Manual de assassinato para boas garotas é um livro de suspense young adult protagonizado por Pip, umas adolescente de 17 anos, que, para o projeto final da escola, resolve investigar um assassinato que aconteceu 5 anos atrás.
O crime foi considerado solucionado mesmo sem a polícia ter encontrado um corpo. Levaram em consideração várias evidências, além do principal suspeito ter se suicidado e deixado um recado falando que cometeu o crime.
Porém, para a Pip, não fazia sentido um cara, que foi gentil com ela quando mais nova, um aluno exemplar, ter cometido o assassinato da sua namorada, que era a queridinha e a garota popular da escola.
Entre relatórios e revelações: a jornada de Pip e Ravi em busca da verdade
Manual de Assassinato é escrito em primeira e terceira pessoa, e a autora Holly Jackson realmente soube escrever o livro de uma forma que prende o leitor.
Em primeira pessoa, acompanhamos o projeto da Pip ganhando forma, através dos relatórios, anotações das descobertas, transcrições das entrevistas, imagem do diário da Andie Bell, entre outros.
Uma das primeiras ações que a Pip toma ao iniciar seu projeto é bater na porta da casa da família do Sal Singh, considerado o assassino, para pedir uma entrevista para os familiares.
Logo ela ganha a confiança de Ravi, irmão do Sal, que passa a ajudá-la nessa busca por respostas. Mas, além de querer desesperadamente limpar o nome de seu irmão, ele busca justiça.
A família do rapaz é perseguida e maltratada na cidade, obrigando inclusive o Ravi a sair da escola e trabalhar em uma cidade vizinha por não conseguir emprego na cidade onde o crime aconteceu.
A partir dessa parceria, começamos a acompanhar a investigação junto com eles, observando as entrevistas com a polícia, amigos dos envolvidos, professores, etc.
Não demora muito para eles perceberem que a Andie Bell não era a melhor pessoa do mundo como as reportagens falavam. Também passam a notar que tem peças faltando nesse quebra-cabeça.
Isso fica ainda mais evidente quando Pip começa a receber ameaças.
Minha opinião sobre o livro Manual de assassinato para boas garotas
Mesmo o livro sendo um suspense adolescente, eu gostei que ele aborda problemas como relacionamentos, problemas na escola e drogas.
Além disso, acredito que a autora Holly Jackson soube usar muito bem os diálogos; eles são gatilhos para continuarmos a ler, já que queremos saber o que acontece.
Mas não vou mentir, o livro começa a ficar melhor da metade pra frente.
Até é justificável: na primeira metade é mais uma introdução ao caso, e só depois a Pip começa a descobrir novas informações.
E já que estamos falando sobre a protagonista, por mais que você goste dela, afinal ela é carismática, curiosa e corajosa (se mete em cada situação perigosa, que olha!!!), tem alguns momentos que você fica: não é possível que essa adolescente descobriu isso!
Algumas coisas parecem meio convenientes, mas, enfim, eu juro que é impossível acertar tudo o que acontece no final.
Manual de assassinato tem muitas reviravoltas! Por isso, te garanto que a história vale a pena ser lida!
Ah!! Ao terminar o livro dá para perceber que ainda ficaram alguns segredos no ar. Acredito que seja intencional da Holly Jackson para ter o “gancho” para os próximos livros.
Adaptação do livro confirmada
Sim, Manual de assassinato para boas garotas ganhou série pela BBC e vai chegar no Brasil pela Netflix.
A atriz de Pip é Emma Myers (de Wandinha) e o ator Zain Igbal interpreta o Ravi.
A série chegou por aqui em agosto de 2024.
Ordem de leitura da série Manual de assassinato
Manual de assassinato para boas garotas faz parte de uma série! Com mais 3 livros, nós criamos um guia completa com a ordem dos livros e mais curiosidades de Manual de assassinato para boas garotas.
Segue o link para não ler na ordem errada 👆🏻.
Um pouco sobre a autora Holly Jackson
Holly Jackson atualmente tem 31 anos. Nascida e moradora da Inglaterra, ela é formada em Linguística Literária e Escrita Criativa.
Quando não está escrevendo gosta de jogar videogame e assistir a documentários sobre crimes reais para fingir que é uma detetive (será que vem daqui a paixão por investigação da Pip? hehe).
Ela escreve desde os quinze anos e se tornou autora best-seller do New York Times com sua série de estreia, Manual de assassinato para boas garotas. Além dos 4 livros do Manual de assassinato, ela também escreveu Os cinco sobreviventes, lançado em 2023, e mais o livro O Reaparecimento de Rachel Price, que chegou no Brasil em outubro de 2024.
Sinopse do livro
Manual de assassinato para boas garotas
Autora: Holly Jackson
Editora: Intrínseca
Ano: 2022
Páginas: 445 páginas
Gênero: Suspense para adolescentes
Uma investigação obsessiva, cheia de reviravoltas e com um final de tirar o fôlego.
Todos em Little Kilton conhecem essa história. Andie Bell, a garota mais bonita e popular da escola, foi assassinada pelo namorado, Sal Singh, que se suicidou após o crime. Na época, não se falava em outra coisa. Cinco anos depois, Pip ainda vê as marcas que a tragédia deixou na cidade, desde as matérias tendenciosas da imprensa local até o ostracismo da família das vítimas.
Mas a garota tem a impressão de que há peças faltando nesse quebra-cabeça. Ela conhecia Sal desde a infância, e ele sempre foi gentil. Por que teria se tornado um assassino? E será que Andie era mesmo tão angelical quanto a imagem construída após a sua morte?
Prestes a se formar no Ensino Médio, Pip decide analisar o crime em seu projeto de conclusão de curso e questionar alguns pontos da versão oficial. Porém, quando a pesquisa revela segredos aterrorizantes, ela percebe que se aproximar da verdade pode custar sua vida.
Nessa investigação obsessiva e repleta de reviravoltas, Pip começa a se questionar se ainda é uma boa garota, no fim das contas. Porque, com a ajuda de Ravi, irmão mais novo de Sal, ela está disposta a tudo para fazer seu dever de casa, proteger quem ama e reescrever a história de sua cidade.
Avaliação de Manual de assassinato para boas garotas
O livro é uma ótima leitura de suspense, mesmo que seja uma leitura young adult. Tem muitas reviravoltas e é difícil prever tudo que acontece até o final! Gostei muito da leitura!
Lados positivos
- O livro prendeu minha atenção, foi uma leitura rápida e fácil.
- A investigação te faz querer saber mais
- Muitos plots
Lados negativos
- Adolescente prodígio hehe
- Impossível uma jovem de 17 anos descobrir tudo isso e a polícia não.