Não tem como não sentir saudades de toda a saga Harry Potter, não é mesmo? Mesmo após anos, os livros continuam sendo maravilhosos e estão gravados no nosso coração. Só que depois de terminar de lê-los, fica a dúvida: o que ler depois de Harry Potter?
Pensando nisso, que tal aproveitar para conhecer novos livros que são no mesmo estilo da tão famosa série de J.K. Rowling? Existem diversas séries que podem te surpreender:
1. Percy Jackson e os Olimpianos
Livros: 5
Autor: Rick Riordan
Percy Jackson é realmente um personagem muito bem-humorado e que me dá muita saudade.
Com certeza foi um dos melhores livros para jovens leitores que eu já li, pois é leve, cheio de aventura e detalhes divertidos da mitologia grega.
E, assim como Harry, não tem uma linguagem infantil!
Se você ficou interessado, você pode conferir também a lista com todos os livros de Percy Jackson (sim, Percy possui várias sagas hahaha).
2. O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares
Livros: 6
Autor: Ransom Riggs
A série O Lar da Srta. Peregrine tem aquela peculiaridade de possuir um universo paralelo que não é acessível para todos os humanos.
Nesse primeiro volume, você precisa passar por todas as provações de Jacob, um garoto comum que se vê dentro de um grande mistério – com um certo toque de magia e coisas desconhecidas.
Também é um título um pouco mais adulto, com seu certo romancezinho dentro da trama. Seu fechamento é com ação e muitas perguntas para serem respondidas no volume 2, Cidade dos Etéreos. Confira a resenha de O Lar da Srta. Peregrina para Crianças Peculiares.
3. As Crônicas de Nárnia
Livros: 4
Autor: C. S. Lewis
Clássico de C. S. Lewis, é difícil não falar de As Crônicas de Nárnia.
Um livro com um universo encantador (e amaldiçoado às vezes), com magia, cavaleiros, reis e rainhas. Uma combinação de fantasia medieval com uma história fantástica, também bem leve e muito marcante.
É um livro que me marcou quando pequena, principalmente por causa dos filmes. Também queria poder abrir o armário e me deparar com esse mundo incrível de leões, reis e rainhas. Interessou você também? Não deixe de conhecer a melhor ordem de leitura de As Crônicas de Nárnia!
4. Desventuras em Série
Livros: 13
Autor: Lemony Snicket
Desventuras em Série já recebeu duas adaptações, então imagino que você pelo menos já ouviu falar sobre os livros.
Aqui conhecemos a história dos 3 irmãos Baudelaire, os mais azarados irmãos do mundo. Depois que eles perdem os pais em um acidade, é uma tragédia após a outra.
Porém Klaus, Sunny e Violet possuem dons especiais, e cada um utiliza sias habilidades para conseguir se livrar das encrencas.
5. O Hobbit
Livros: 1
Autor: J. R. R. Tolkien
O Hobbit foi um dos primeiros livros lançados por Tolkien e é o mais leve de toda a saga da Terra Média. Ele conta a história de Bilbo, um hobbit que não gosta de aventuras, que acaba encontrando O anel.
É uma ótima forma de conhecer esse universo e saber se você vai querer se aprofundar mais em O Senhor dos Anéis.
Uma aventura simples e pequena (o livro tem 1 volume apenas, diferente dos filmes) que vale muito a pena ser experimentado. Se você já leu, não deixe de conferir as diversas ordens de leitura dos livros de O Senhor dos Anéis.
6. Magisterium
Livros: 5
Autor: Cassandra Clare e Holly Black
Magisterium é uma série de livros de fantasia para jovens leitores criada em conjunto por Cassandra Clare (Caçadores de Sombras) e por Holly Black (O Povo do Ar).
A série já está finalizada, e a história segue um pouco a premissa de Harry Potter e Percy Jackson, contando as aventuras de um menino, Callum Hunt, que se torna aprendiz de mago do Magisterium.
Mesmo que Call não queira se tornar um deles, ele tem poderes maiores do que imagino, e estará envolvido em muitos segredos e desafios.
Conheça a ordem completa dos livros de Magisterium.
7. Coração de Tinta
Livros: 3
Autor: Cornelia Funke
Coração de Tinta é um livro que, apesar de ser para jovens leitores, pode ser lido em qualquer idade.
É com certeza também uma história para apaixonados por livros, e fala muito sobre esse amor literário. Eu achei o mistério bastante envolvente, e me fez ler página atrás de página para desvendar todos os segredos de Mo e o Coração de Tinta.
A história conta sobre Meggie, uma menina de 13 anos que vive com seu pai em meio aos livros. Ler é o que ela mais ama na vida (tirando seu pai, que a criou sozinha), e ela sempre tem uma obra ao seu lado.
Um certo dia, quando lia a noite, ela percebe um homem do lado de fora de sua casa. Assustada, ela chama Mo (seu pai), e ele, meio contra a sua vontade, chama a tal visita para entrar. Pela hora, boas notícias não podiam ser, e a visita fala sobre como seu pai está em perigo por causa de um tal de Capricórnio e como ele quer um livro que apenas Mo possui. Além de querê-lo como um dos seus servos.
Sem entender nada, Meggie fica preocupada. O tal homem na porta se chama “Dedo Empoeirado”, e chama seu pai de “Língua Encantada”. Mas esse é só o primeiro mistério que ela precisará desvendar.
8. Os Instrumentos Mortais
Livros: 6
Autor: Cassandra Clare
Os Instrumentos Mortais tem uma pegada mais adolescente e uma pitada de romance proibido. É uma boa leitura se você gosta de romances com fantasia.
Clairy, a protagonista, esbarra no mundo oculto de demônios e anjos. Além de precisar entender essa nova realidade, ela ainda precisa resistir ao garoto dourado que salvou sua vida.
A gente explica sobre todo esse universo no post sobre a ordem de leitura de Caçadores das Sombras.
9. Conjurador
Livros: 3
Autor: Taran Matharu
Sinopse: “O primeiro volume da série Conjurador, O aprendiz é um prato cheio para os fãs de Harry Potter, O Senhor dos Anéis e outros clássicos da fantasia. Com referências a jogos de RPG, Pokémon e Skyrim, o romance mescla a magia dos mundos fantásticos com criaturas poderosas em duelos de tirar o fôlego.
O enredo é em torno de Fletcher, um órfão de 15 anos e, para sua surpresa, conseguiu invocar um demônio do quinto nível. O problema é que apenas os nobres deveriam ser capazes de conjurar criaturas e usá-las na guerra contra os Orcs. Mas plebeus como Fletcher também podem ser Conjuradores, e o garoto consegue uma vaga na Academia Vocans, uma escola de magos que prepara seus alunos para os campos de batalha. Lá, ele irá enfrentar o bullying dos nobres, mas também aprenderá feitiços e fará amigos incomuns, como anões e elfos. Além de se provar digno de uma boa patente na guerra. Fletcher e seu grupo de segregados precisam se unir e vencer o preconceito que sofrem na desigual sociedade de Hominum.”
E aí, você tem outra sugestão de livros parecidos com Harry Potter? Deixe nos comentários 🙂