A cada dois anos acontece o maior evento para um apaixonado por livros, a Bienal do Livro. Intercalando entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo (e agora em Brasília com sua 4ª edição), o evento promete muitas atrações e valores super baixos nos exemplares.
Mas com um espaço tão grande no evento, muitos dias de programação e diversas opções de estantes, rola aquela dúvida e insegurança para aproveitar ao máximo tudo, não é mesmo? Então vem conferir em primeira mão as melhores dicas para como aproveitar a Bienal do Livro!
Os preços dos livros
As principais atrações de toda Bienal de Livros com certeza são as ofertas para quem quer completar a coleção. Porém, em meio de tantos estandes diferentes, fica difícil saber por onde começar a procurar e onde realmente vale a pena comprar.
Por isso, antes de ir para eventos assim, sempre fique atento ao preço em lojas onlines como Amazon e Submarino. Assim você já sabe qual o preço base dos livros que deseja e se vale a pena ou não comprar naquele dia.
Se você realmente estiver procurando por pechinchas, o verdadeiro ouro está nos estandes de livrarias que vendem livros à R$10 ou R$20 reais. Geralmente os livros que mais valem a pena estão no meio de outros livros que não são tão famosos, e por isso você precisa olhar e vasculhar com bastante calma.
Mas, por favor, vamos manter tudo organizado para o próximo leitor também conseguir procurar com a mesma facilidade que você, né?
Já nos estandes das editoras é difícil encontrar um preço muito atrativo, mas vale a pena se você não quer gastar com o frete para um único livro. Os livros também ficam mais organizados e fica mais fácil achar o que você precisa.
As atrações
Antes de chegar no evento, dê uma olhada em todas as atrações que ocorrerão nos dias que você estiver na Bienal do Livro. Você pode ver uma entrevista com escritor famoso ou bater um papo sobre como se tornar um escritor de fantasia, tudo de graça.
Por isso é importante fazer uma agenda do que você quer ver e separar o tempo para só passear no evento. Sempre tem pequenos eventos acontecendo na Bienal.
Sessões de autógrafos
Além de dar aquela preenchida na estante, na Bienal você tem a possibilidade de encontrar com os autores dos livros que você mais gosta. Para isso, o evento está preparado com uma área dedicada aos autógrafos, mas é preciso se programar antes pois existe um número limitado de pessoas para os autógrafos.
No site da Bienal do Livro você consegue ver a programação com dias, horários e autores que estarão dando autógrafos. Além disso, é no site que você pode retirar a sua senha. Isso mesmo, você precisa retirar uma senha antecipadamente.
As novidades das editoras
Fique atento, também, ao que as editoras estão programando para a Bienal, pois muitas delas preparam atrações especiais nos estandes para o público.
Isso vai desde lançamentos de livros, kits promocionais e brindes exclusivos para o evento, até estruturas lindas nos estandes que podem ser bastante exploradas.
Sem falar, é claro, que algumas editoras também promovem encontro com os escritores em sessões exclusivas de autógrafos no próprio estande. Vale a pena acompanhar as redes sociais das principais editoras que estarão na Bienal do Livro.
Tirar fotos nos seus cenários favoritos
Além de uma enorme quantidade de livros que uma Bienal oferece, alguns estandes também produzem cenários literários para você tirar várias fotos.
Na Bienal do Livro de São Paulo de 2018, por exemplo, a editora LeYa criou seu exemplar do Trono de Ferro, direto de Game of Thrones, que você podia sentar e tirar a sua foto como Rainha/Rei dos Sete Reinos.
Mas claro que, com a quantidade de pessoas que esses eventos reúnem, as filas para essas atrações são sempre enormes e, infelizmente, não tem como evitá-las totalmente.
Então a dica para passar menos tempo em pé é tentar chegar já no primeiro horário do evento. Você também pode deixar para o fim da noite, mas pode ser arriscado porque os estandes geralmente fecham pontualmente e não deixam mais ninguém tirar foto – por mais que você esteja na fila aguardando.
Conhecer outras pessoas que gostam dos mesmos livros que você
Você também pode aproveitar os momentos das filas e outros encontros para conhecer pessoas que, além de amar livros, podem gostar dos mesmos títulos que você!
Se você tem vergonha de falar com as outras pessoas, use uma camiseta ou acessório do seu livro favorito. Isso vai te ajudar a iniciar uma conversa 🙂
6 dicas para aproveitar melhor a Bienal
- Qual dia ir?
Para aproveitar bem o evento, os melhores dias para ir são entre segunda e quinta, pois nos finais de semana o fluxo de pessoas é mais intenso. - Quais horários?
Como o evento ocorre até mais tarde, a melhor opção é chegar no final do dia. Assim você também foge um pouco do trânsito da cidade na hora de sair da bienal. - Como ir (transporte)?
A melhor opção com certeza é carro ou táxi (uber). Isso porque o metrô mais próximo precisa dar uma bela caminhada. Para quem não conhece o local, acaba gerando aquela incerteza de caminhar pelo trajeto na saída. Já na hora de chegar, o evento disponibiliza ônibus gratuitos, porém a fila de espera é bem grande. - Vim de fora, onde me hospedar?
Sem dúvida próximo ao local do evento, no caso da bienal de São Paulo, o hotel que mais vale a pena é o que está no espaço do Parque Anhembi. Mas uma opção mais centralizada da cidade acaba sendo prático para visitar outros locais também 😉 - O que vestir e levar?
Sem dúvidas um tênis muito confortável e uma roupa leve. Como você vai caminhar bastante, escolher uma roupa confortável já ajuda muito. Uma boa mochila também ajuda a carregar os livros, já que eles são meio pesados. - Qual é a melhor hora de comprar livros?
Sair comprando logo no primeiro estande que você chegar não é uma boa decisão. Isso porque se você procurar um pouco mais, verá que tem opção mais barata. A dica é passear pelo local todo, anotar no mapa quais os preços mais baratos e depois só voltar. - Devo levar comida para o evento?
Sim! Leve lanches e água: lá no evento os valores são bastante salgados.
Ir na Bienal do Livro é uma experiência que todo leitor apaixonado precisa sentir uma vez, pelo menos!
Você já foi para a Bienal? Como foi essa experiência? Conte nos comentários.