Se não houver amanhã, de Jenniger L. Armentrou, é um livro de romance adolescente, só que com uma história trágica.
Nessa resenha, vou falar mais sobre esse livro e sua história que, apesar de triste, pode acontecer com qualquer um de nós.
Um pouco mais sobre a história
Se não houver amanhã conta a história de Lena, uma garota normal que lê muitos livros, tem 3 melhores amigas, uma mãe que a apoia e, além de tudo isso, está no último ano do colégio, uma fase da vida com muitos sentidos especiais.
Como qualquer garota, ela tem uma queda por outro garoto do colégio, o Sebastian. Mas, além de ele ser seu vizinho, ele é também seu melhor amigo de infância.
Simplesmente não havia motivos para achar que seu amor era correspondido, e por isso ela nunca teve coragem de dizer a ele o que sentia.
Porém, um dia o pior acontece: Lena e mais 4 amigos se envolvem em um acidente grave. E ela é a única que sobrevive.
Com a perda dos seus amigos, Lena precisa encarar a culpa de suas decisões. Precisa entender o que é a vida e passar por um momento de luto muito difícil.
Tudo isso enquanto resolve o que ela e Sebastian possuem juntos.
O que achei da leitura
O livro tem uma narrativa bastante lenta no começo. Ao meu ver, a histórica pecou um pouco com descrições longas e desnecessárias, com analogias clichês e romantizadas demais.
Por exemplo, Sebastian, o mocinho dessa história, é aquele garoto americano perfeito: bonito, jogador de futebol, popular, mas tem uma amizade/queda por uma garota normal e longe dos holofotes.
(Sim, as primeiras páginas de Se não houver amanhã são basicamente de um romance adolescente típico americano.)
Mas, de forma um tanto inesperada, o livro aborda um assunto muito mais delicado: a diferença entre culpa e responsabilidade e, principalmente, em como achamos que acidentes ou tragédias nunca irão acontecer conosco.
Mesmo sabendo das possibilidades, muitos ainda bebem e dirigem, sem pensar no que pode acontecer com elas (ou com os outros). E este é um assunto que eu acredito que precisa ser falado.
De forma geral, o livro é uma leitura boa e diferente. Porém, mesmo sendo uma leitura fácil, devo dizer que não aconselho para quem busca apenas uma história de amor.
Assim como nos livros de Colleen Hoover, o livro é um pouco mais pesado, e aborda um acidente fatal com até algumas cenas descritivas que podem deixar algumas pessoas mais incomodadas.
“- Bem, muitas vezes é difícil para as pessoas admitirem que elas também já fizeram escolhas que potencialmente poderiam ter transformado vidas, mesmo que não tenham recebido as consequências dessas ações. É ainda mais difícil para as pessoas olharem para si mesmas e reconhecerem que não são perfeitas, que às vezes, na vida delas, elas também foram essa pessoa.”
Sinopse de Se não houver amanhã
Título: Se não houver amanhã
Título original: If there’s no tomorrow
Autora: Jennifer L. Armentrout
Páginas: 384
Lançamento original: 2018
Sinopse: “Da autora best-seller Jennifer L. Armentrout, de Obsidiana (Saga Lux), este romance genuíno retrata as consequências de cada pequena decisão…
Lena Wise está sempre ansiosa pelo dia seguinte, especialmente porque está começando o último ano da escola. Ela está decidida a passar o máximo de tempo possível com os amigos, completar as inscrições da faculdade e talvez informar seu melhor amigo de infância, Sebastian, sobre o que realmente sente por ele. Para Lena, o próximo ano vai ser épico — um ano de oportunidades e conveniências.”
Leia os primeiros capítulos na página do Google.
E você, já leu Se não houver amanhã? O que achou?