Mistborn é uma série de livros de fantasia do famoso escritor Brandon Sanderson. Os livros estão atualmente divididos em Primeira Era e Segunda Era, com planos do autor de expandir até a Quinta.
Essas Eras, compostas por 3 a 4 volumes cada, são de estilos diferentes. Apesar de se passarem no mesmo mundo, cada uma se passa em uma “época” distinta, começando com fantasia épica, passando por Steampunk, Modern Day, e Cyberpunk, até finalizar com a Space Opera.
De acordo com o autor, as Eras podem ser lidas sem uma ordem específica, mas nós não recomendamos, já que a Era 2 tem várias referências da Era 1.
Qual a ordem para ler Mistborn?
No total, hoje Mistborn tem 7 livros publicados, sendo que o último, The Lost Metal, ainda não chegou no Brasil.
Se juntar todas as cinco Eras que Brandon Sanderson está planejando, teremos 16 livros até o fim da série.
Explicamos cada uma das Eras abaixo, mas esta é a melhor ordem para ler todos os livros de Mistborn:
- Mistborn Primeira Era:
- O Império Final
- O Poço da Ascensão
- O Herói das Eras
- Mistborn Segunda Era:
- A Liga da Lei
- As Sombras de Si Mesmo
- Os Braceletes da Perdição
- The Lost Metal (não traduzido)
- Mistborn Terceira Era (ainda não escrita, apenas confirmada)
- Mistborn Quarta Era (ainda não escrita, planejada)
- Mistborn Quinta Era (ainda não escrita, planejada)
Primeira Era de Mistborn
Não é à toa que Sanderson, autor também de Elantris e O Caminho dos Reis, é considerado um dos melhores autores de fantasia da atualidade. Mistborn possui um universo inovador, uma trama cheia de mistérios e personagens muito bem explorados.
Na Primeira Era somos apresentados ao mundo onde tudo que se vê são cinzas e brumas densas. A sociedade é dividida em nobres, escravos e um ministério de aço com homens que tiveram seus corpos modificados exclusivamente para matar qualquer um que agir fora do que é estabelecido para sua classe.
A magia que temos nesse livro é a queima, através da ingestão, de alguns metais que dão habilidades especiais para o utilizador. É onde entram Kelsier e Vin, dois “nascidos da bruma”, capazes de utilizar todos os tipos de metais, uma qualidade rara que deveria existir apenas no círculo mais fechado do imperador.
É onde também conhecemos o Senhor Soberano, deus que governa escravos e nobres – e que é simplesmente imortal. Porém Kelsier quer provar ao contrário.
A Primeira Era é dividida em 3 volumes gigantescos, porém com uma história digna de estar na nossa lista de melhores livros de fantasia. Seu gênero principal é fantasia épica.
Ordem dos livros de Mistborn Primeira Era
Essa é a ordem e o resumo de cada um dos livros da Primeira Era:
1. O Império Final
O Império Final começa devagar, nos dando um grande contexto sobre esse universo e sua forma peculiar de magia. Mas não se engane, o ritmo muda completamente conforme você acompanha Kelsier, Vin e seu bando na tentativa de encontrar os pontos fracos do Senhor Soberano.
Vin, que é a personagem principal aqui, é uma menina que passou a vida toda se escondendo. Sua única habilidade de “dar sorte” para as negociações da gangue foi o que a fez sobreviver até agora.
Mas quando Kelsier, um cara estranho e cheio de cicatrizes, mostra o que ela é, o que é capaz de fazer e seu plano maluco para mostrar que é possível libertar os skaas, a classe escrava, ela se torna peça principal nessa revolta.
O Império Final é um livro cheio de reviravoltas e com uma história muito bem elaborada, com diversas camadas. E que vai fazer você ir direto para o segundo volume. Eu explico mais sobre o universo e a história na resenha de O Império Final.
2. O Poço da Ascensão
Depois do desfecho complicado do primeiro livro, é a vez do jogo político entrar em cena. Mas mesmo com as intrigas de mesa, as cenas de luta continuam incríveis, como já era de se esperar de Brandon Sanderson.
Nesse volume Vin precisa proteger Elend e, durante suas vigias, ela conhece um novo alomântico, tão poderoso quanto ela mesma.
Além desse novo personagem, coisas estranhas começam a acontecer com as brumas, e Vin não para de pensar nas palavras do Senhor Soberano.
Se você não se importa com spoilers, você pode ler a resenha de O Poço da Ascensão.
3. O Herói das Eras
Um herói (ou heroína) de fato é um bom título para esse livro.
É o fim de uma era com um término difícil, e talvez impossível, de prever (principalmente se você leu só o primeiro livro).
É o tipo de leitura que me fez querer voltar para o livro 1 só para pegar os detalhes que perdi, como contei na resenha de O Herói das Eras.
Não acredito ser possível falar sobre o enredo desse livro sem dar algum spoiler, então vou só dizer que todas as pontas soltas são finalmente explicadas (e muito coisa acontece nessas 671 páginas).
Por fim, vale saber que, se você está em busca dos livros à venda, as edições físicas estão bem difíceis de achar já que a editora não fez mais tiragens novas.
Mas isso está próximo de mudar! Teremos uma nova edição em 2024 agora pela editora Trama (antes era a editora Leya).
Segunda Era de Mistborn (Wax e Wayne)
A segunda era acontece 300 anos depois de O Herói das Eras, e agora o personagem principal é Wax Ladrian.
Os livros são bem mais curtos (300 páginas, em média) e a saga é dividida em 4 livros – sendo que o último, The Lost Metal, ainda não foi lançado no Brasil e ainda não tem previsão para isso acontecer (apesar que em 2023 a Trama comprou os direitos dos livros).
A Segunda Era tem um estilo mais Steampunk.
Ordem dos livros de Mistborn Segunda Era
Essa é a ordem e o resumo de cada um dos livros da Segunda Era, também conhecida como série Wax e Wayne.
1. A Liga da Lei
Lançamento: 2017
Páginas: 308
300 anos após os acontecimentos de O Herói das Eras, e agora em um cenário estilo velho oeste e Steampunk, os poderes dos nascidos das brumas se misturam com armas de fogo, trens e outras tecnologias.
Já os personagens principais são agora Wax e Wayne, que além de serem carismáticos, possuem uma ótima sintonia. Juntos eles vão tentar desvendar um roubo seguido de sequestro. Veja mais sobre o que achamos da leitura na resenha de A Liga da Lei.
2. As Sombras de Si Mesmo
Lançamento: 2017
Páginas: 370
Após um ano dos acontecimentos de A Liga da Lei, temos um novo inimigo: um assassino, talvez com os poderes de feruquemia, está a solta, e a cidade de Elendel está envolta em caos.
Esse é o livro mais agitado que o primeiro, com acontecimentos que podem afetar todo o planeta Scadrial. Os personagens continuam sendo ótimos, agora também com um destaque particular para Steris.
A nossa opinião completa sobre o livro você encontra na resenha de As Sombras de Si Mesmo.
3. Os braceletes da perdição
Lançamento: 2017
Páginas: 404
Sinopse: Em Os braceletes da perdição, Wax é recrutado para viajar ao sul para investigar a existência de metais que teriam pertencido ao Senhor Soberano, e conservariam seu poder.
Mas, ele descobrirá pistas que apontam para o verdadeiro objetivo de seu tio Edwarn e da obscura organização da qual ele faz parte.
4. The Lost Metal
Lançamento: 2022
Páginas: 507
O quarto volume da Segunda Era se chama The Lost Metal (O Metal Perdido) e sua data de lançamento foi no dia 15 de Novembro de 2022, em inglês.
Por enquanto não temos nenhuma notícia sobre a data de lançamento do livro no Brasil.
Terceira Era de Mistborn
A Terceira Era de Mistborn ainda não foi publicada, mas deve ser dividida em 3 livros e se chamará Ghostbloods.
Sanderson diz que planeja começar a escrever o primeiro livro em 2025, após terminar todas as revisões do último livro de Os Relatos da Guerra das Tempestades.
Porém, ele só deve publicar os livros quando todos eles já estiverem prontos, ou seja, por volta de 2027, 2028 e 2029.
Esta Terceira Era deve se passar com uma tecnologia similar à nossa do século 21, misturada com a magia da alomancia.
Quarta Era de Mistborn
A quarta era está planejada para ser uma história Cyberpunk. A confirmação veio pelo autor em uma série de perguntas e respostas na Chicago Comic & Entertainment Expo de 2024.
Provavelmente será uma trilogia com livros curtos como a Segunda Era.
Quinta Era de Mistborn
Já a Quinta Era, que ainda está muito, muito longe de chegar, será uma “Space Opera“. Ou seja, será um livro com temática espacial. Provavelmente também será uma trilogia.
Como já falei, toda a série Mistborn está planejada para ter no total 16 livros.
Contos de Mistborn não traduzidos
Brandon Sanderson já publicou 3 contos que se passam no universo de Mistborn, todos disponíveis individualmente ou na coletânea “Arcanum Unbounded”.
Nenhum dos contos foi traduzido até agora, porém os direitos da coletânea já foram comprados no Brasil pela editora Trama.
- The Eleventh Metal (O Décimo Primeiro Metal). Conta um pouco mais sobre a história de Kelsier.
- Allomancer Jak and the Pits of Eltania, Episodes 27 through 30
- Mistborn: Secret History (Mistborn: história secreta). Vai além do que é contado na Primeira Era e tem alguns spoilers da Segunda Era também.
Mistborn e o universo compartilhado da Cosmere
A saga Mistborn, além de ser dividida em diversas eras, compartilha o mesmo universo dos livros Elantris e O Caminho dos Reis.
Todos eles fazem parte do grande universo da Cosmere, contendo seus próprios planetas e sistemas de magia. Nós contamos tudo que sabemos, inclusive sobre quais livros fazem parte desse universo, no post sobre todos os livros de Brandon Sanderson.
O futuro da saga Mistborn no Brasil
Alguns anos atrás, a LeYa deixou de publicar livros de Brandon Sanderson no Brasil. Por isso é tão difícil encontrar esses livros para vender.
Porém, em julho de 2023, a editora Trama, que já comprou outros direitos do escritor e já lançou O Caminho dos Reis e Tress, também já adquiriu os direitos de todos os livros publicados de Mistborn.
De acordo com o site oficial do Brandon Sanderson, os 3 livros da Primeira Era devem chegar no segundo semestre de 2024!
Parabéns pela postagem e pelas indicações dos livros além de trazer bastante contexto pra esse universo e suas eras diferentes!!☺️☺️☺️🤌🤌👌👌🤙🤙👍👍
Obrigada, César!! Obrigada também por acompanhar as notícias e comentar por aqui. Fãs do Brandon são demais 👊🏻👊🏻
Showw!!🥰🥰🥰
Esse autor me fez amar Elantris,mas depois dessa matéria descobri o quanto ele é ocupado com outras sagas. Misericórdia, acho que nem ele e nem eu estaremos vivos pra ver a continuação de Elantris.
Hahahah eu entendo o que você quer dizer 😅! Mas acredito que podemos ter fé, já que o Sanderson pretende trabalhar apenas na Terceira Era antes de voltar a escrever a continuação de Elantris (em torno de 2029). O jeito é torcer para que ele continue escrevendo muito e com muita saúde nos próximos anos 😂.
Se tem alguém em quem confio, é no Brandon Sanderson. Além de lançar os livros normalmente, lança outros que nem tinha comentado (projetos secretos). É mais fácil ver Elantris 2 (livro que ele já disse que vai escrever) do que outros livros aí que estamos esperando há quase 15 anos (alô George Martin e Patrick rothfuss)
Eu sei que seria pedir de mais,mas seria incrível se tivéssemos uma era com a temática retrofuturista no que seria a década de 50 naquele mundo,as possibilidades são enormes pra expansão de mundo,quem sabe não surja no futuro uma ideia dessa,mas sem prejudicar os outros livros, poderia até só ser um livro caso realmente tivesse uma era futurista.
“The Lost metal” é de explodir a cabeça!!! Mas recomendo que só seja lido deStormpois de lerem os 4 livros de “Stormlight archive”… (Temos dois em português… “O caminho dos reis” e “Palavras de radiancia”). Se vc não domina o inglês, como eu, recomendo as versões em espanhol.
Oi Anderson!
Obrigada pelo seu comentário!
Sim, Lost Metal é uma loucura do começo ao fim, certamente foi o livro que mais gostei em Mistborn – Segunda Era.
Em seu vídeo mais recente sobre a ordem de leitura da cosmere, o Brandon Sanderson recomendou ler toda a Segunda Era após Way of Kings, mas antes de Words of Radiance e os demais livros de Stormlight, e eu concordo, visto que é uma série bem leve comparada à Stormlight e dá um gostinho de certas tramas que vemos ao longo dessa saga.
Olá! Você sabe onde consigo o terceiro livro da primeira era? Não encontro em lugar algum :c
Esse livro novo não tem mais, só se você quiser comprar os 3 livros juntos 🙁
Procurei em sebos e tudo mais, e a única opção que achei foi um usado (hoje por 110 reais) e no Enjoei por 80.
Tá valendo mais comprar a trilogia toda na versão ebook kindle, por R$ 84.
Também, né, com o preço que sai um livro aqui no brazeell…
Tá, como assim a LeYa fez isso!?
Ok, agora eu fiquei chateado :/
Tava esperando esse 4º livro vir e pelo visto vou continuar esperando, assim como “Best Served Cold” que é o 4º livro da saga “A Primeira Lei” e até hoje não se tem nem ideia se vai sair em PT-BR…
ÇÇ
Pois é :/
A editora Trama está com os direitos da saga The Stormlight Archives, parece. Em geral, a Editora Suma tem comprado esses direitos abandonados. O jeito é ver o que acontece por aqui.