Quando a minha coleção literária começou a crescer, uma das minhas principais dúvidas era como conservar melhor meus livros e fazê-los durarem mais.
Naquela época, li vários artigos vagos e contraditórios na internet, que não ajudaram a tirar meu receio de perder minha coleção para manchas, insetos ou qualquer outra praga que pudesse acabar com meus livros.
Uma verdadeira decepção.
Mas então, para acabar com essas dúvidas de vez, eu resolvi ir atrás das práticas de conservação usadas por grandes bibliotecas e centros de conservação e preservação de livros.
E agora você pode contar com um post que vai tirar todas as suas dúvidas e fazer sua coleção durar ainda mais 💙.
Guia definitivo de conservação de livros
Livros são coisinhas frágeis. O papel, o principal material utilizado, absorve umidade, quebra, amassa fácil ou desbota com o tempo.
A boa notícia é que, apesar de serem um pouquinho mais chatos de cuidar, conservar livros não é algo tão difícil quanto parece. Basta só prestar atenção em alguns pontos para que eles durem muitos e muitos anos.
Neste guia, você vai ver todas as respostas para as suas dúvidas com 13 dicas de como manter seus livros bem conservados. Elas estão separadas em 3 passos, que vão desde a escolha do cômodo até material de embalagem. Separei também 2 capítulos extras sobre armazenamento e cheiros de mofo.
Passo 1: escolhendo o local para manter seus livros
1. Escolha um ambiente arejado
Lugares abafados ou que absorvem umidade irão mofar seus livros com o tempo, então evite garagens, banheiros ou quartos que não recebam iluminação natural.
Se você mora em cidades mais quentes e secas, provavelmente não terá tanto problema com isso.
2. Escolha uma parede longe da umidade e da luz direta
A parede que você escolher apoiar a sua estante deve estar o mais longe da umidade possível. Então evite paredes divididas com o banheiro ou com a área externa da casa, já que elas estão sempre em contato com a água.
Também nada de deixar os livros pegarem sol ou luz diretamente. A luz desbota as lombadas dos livros com o tempo, principalmente as tintas em vermelho.
Além disso, a luz ultravioleta, geradas pelo sol e pelas lâmpadas florescentes, é uma das maiores causadoras de danos. Ela que pode fazer seu livro amarelar mais rápido.
Os danos causados pela luz são cumulativos, ou seja, uma exposição à luz fraca por um longo período de tempo é tão prejudicial quanto luz forte por um curto período de tempo.
Passo 2: organizando seus livros na estante
1. Preste atenção ao material da sua estante
Essa é uma dica valiosa: a escolha do material da sua estante pode ter um impacto significativo na preservação dos seus livros.
Estantes feitas de madeira, por exemplo, podem liberar ácidos que, ao longo do tempo, podem danificar o papel, deixando-o com manchas. Se você já possuir uma, confira se a madeira está selada ou adicione algum outro material (sem ácido, como filme de poliéster ou até vidro) entre a prateleira e o livro.
Se você está se perguntando qual seria o melhor material para estante, saiba que são as de metal esmaltado.
2. Deixe os livros em um lugar mais alto
Além de manter a estante bonita, organizar seus livros de maneira estratégica pode ajudar a conservá-los por mais tempo.
Coloque os seus livros na segunda prateleira de cima para baixo, o mais longe possível do chão. Quanto mais baixos os livros estiverem, mais contato terão com a poeira do dia a dia. Mas por que na segunda prateleira de cima para baixo? Porque também é bom ter uma prateleira ou alguma proteção acima dos livros.
Observação: lembre-se de que você precisará limpar essa estante regularmente, então ela precisa estar em um lugar de fácil alcance também.
3. Afaste os livros da parede para preservá-los da umidade
Eu já comentei sobre deixar os livros longe de paredes úmidas, mas tenho outra dica importante: deixe os livros com pelo menos 2 cm de distância da parede para evitar qualquer tipo de umidade ao máximo.
Essa distância ainda ajuda a circular o ar na parte de trás do livro.
4. Não empilhe ou deixe os livros na diagonal
Os livros devem ficar na vertical, com espaço suficiente entre eles para que seja possível retirá-los da estante sem amassá-los.
Não tem problema deixar um ou outro deitado, mas tente não empilhar muitos volumes para não forçar a coluna do livro com o peso.
O melhor jeito de fazê-los ficarem em pé sem que eles sofram é usar um aparador de livros. Você pode aproveitar para decorar a estante com eles.
5. Organize os livros por tamanho
O ideal é deixar os livros com o mesmo tamanho juntos para que um dê suporte ao outro da melhor forma possível.
Já me aconteceu de uma capa entortar ou manchar porque ele tinha um tamanho diferente.
Porém, se o livro for muito alto e muito fino, é melhor deixar ele na horizontal mesmo. Alguns tamanhos de livros não se sustentam bem sozinhos e podem entortar com o tempo.
6. Não retire o livro segurando pela parte superior da lombada
Essa dica é da Library of Congress: ao retirar um livro da estante, evite segurá-lo pela parte superior da lombada. Essa prática pode danificar a estrutura do livro e causar desgaste na lombada.
Ao invés disso, empurre suavemente os livros adjacentes para trás e segure o livro desejado pelo meio da lombada, puxando-o com cuidado.
Passo 3: cuidados no uso diário e na limpeza dos seus livros
1. Use apenas marcadores de papel ou fitilhos (as fitinhas que vêm com capas duras)
Eu adoro marcadores de metal ou aqueles cheios de detalhes, mas infelizmente eles marcam as páginas para todo o sempre.
Evite principalmente clipes que, além de amassar, mancham as páginas com ferrugem.
2. Não abra o livro além de 180º
Tente não abrir o livro além do que ele já abre naturalmente, pois isso pode danificar a lombada e comprometer a estrutura do livro (quem aí já teve uma capa que descolou ou uma lombada que amassou?).
Eu particularmente estou acostumada a abrir o livro no máximo a 90º.
3. Mantenha as mãos limpas ao ler o seu livro
Não coma perto deles e tente lavar a mão antes de começar a ler suas obras favoritas. A gordura das mãos é facilmente absorvida pelo papel.
E nem preciso falar que comida atrai insetos, né?!
4. Mantenha uma rotina de limpeza no quarto e na estante
Poeira, sujeira e outras partículas podem se acumular rapidamente, causando danos às capas e páginas ao longo do tempo. Aspire ou varra o chão regularmente e limpe as superfícies da estante com um pano seco ou levemente úmido.
Lembre-se de retirar os livros da prateleira ocasionalmente para limpar bem todas as áreas, inclusive as menos acessíveis (pó chega em qualquer lugar).
5. Mantenha uma rotina de limpeza dos livros
Para limpar e tirar o pó dos livros, você precisa segurar ele bem fechado para evitar que o pó entre pelas páginas. Então é só passar um pano ou um pincel na direção da lombada para o final da página.
Outra dica é usar aspirador de pó (mas com cuidado para não amassar ou riscar as páginas).
6. Evite a proximidade com materiais ácidos
Por fim, mantenha os livros afastados de itens como fitas adesivas, cola, papelão comum e outros materiais que não sejam livres de ácido. Além disso, evite a proximidade com materiais ácidos como silicones de cura ácida, ou materiais contendo amianto, enxofre ou chumbo.
Produtos de poliuretano, como tintas, vernizes e espumas, assim como vinis instáveis contendo cloro (por exemplo, policloreto de vinila – PVC e cloreto de vinilideno) também podem liberar ácidos voláteis prejudiciais.
Como falamos lá no começo, a madeira também é um material que libera ácido com o tempo.
Como armazenar os seus livros?
Se você vai se mudar ou precisa guardar os livros separadamente, outros cuidados precisam ser tomados para que seus livros não sofram tanto!
1. Se for guardá-los, use apenas materiais sem ácido
Você pode escolher papéis sem ácido ou plásticos como poliéster, polipropileno e polietileno. Mas lembre que, se o local for úmido, seus livros ainda vão precisar respirar e podem até amarelar mais rapidamente se ficarem fechados.
2. Caixas de papelão servem apenas para transporte
Desde que você retire os livros da caixa o mais breve possível, não tem problema carregá-los em material normal, como papelão. É só evitar caixas que eram de alimentos, já que podem atrair insetos. Eu costumo evitar caixas de produtos fortes de limpeza também.
3. Você pode usar sacos plásticos individuais nos seus livros, desde que eles sejam livres de ácido
Uma prática bastante utilizada para a conservação de livros e evitar o pó são os saquinhos de plástico. Eles podem ser usados, sim.
Mas com uma grande ressalva: se você olhar como as grandes bibliotecas – os verdadeiros conhecedores de como conservar livros – armazenam suas obras, você vai ver que eles não fazem isso. Museus e bibliotecas geralmente utilizam caixas de papel com tamanho personalizado.
Não qualquer papel, mas um papel sem ácido e lignina que não irão prejudicar as páginas do livro.
“Uma regra geral em conservação de papel é que você o armazena em papel”
Preservation Equipament
Como tirar o cheiro de mofo dos livros?
Não é garantido, mas é, sim, possível remover o cheiro de livros antigos ou que foram expostos a umidade por muito tempo.
Uma maneira que a NDCC explica é utilizando duas latas de lixo, uma grande (com tampa) e uma pequena. Você precisará também de um material que absorva odores, como bicarbonato de sódio ou areia de gato de argila (sem perfume ou zeólitos).
Com os itens na mão, coloque o material no fundo da lata maior. Dentro da lata menor, que vai dentro da lata maior também, coloque o seu livro.
Depois é só deixar por um bom tempo, dando aquela conferida de tempos em tempos para ter certeza que está tudo certo.
Conclusão
E aí, consegui tirar todas as suas dúvidas? Eu com certeza aprendi muito e já apliquei várias dessas dicas na minha própria estante, principalmente sobre a distância da parede e o material das prateleiras!
As referências também são várias, e se você quiser ver o original em inglês, vou deixar os links aqui.
Me conta se alguma delas te surpreendeu!
Referências:
NEDCC - Northeast Document Conservation Center
Preservation Equipament
Library of Congress
The University of Chicago Library
Art Institute Chicacho
Canadian Conservation Institute
State Library of Queensland
Library of Congress
Muito bom o conteúdo, vai ajudar bastante.
A Luz de led danifica os livros?
E qual a sua opinião sobre embalar o livro com filme pvc ou a vácuo?
Que bom que curtiu, Josemar!
Bom, a luz de LED é a mais adequada para se ter perto de livros, já que ela não emite raios UV (o causador dos maiores problemas). Porém, com o tempo, qualquer luz pode ser problemática e é por isso que museus e centros de conversão aconselham a manter a maior distância da iluminação direta possível. Você só precisa se preocupar com a distância e a potência da lâmpada que você pretende usar.
Porém, mesmo se a lâmpada estiver próxima dos livros, se for para ligar só às vezes, ao longos dos anos você não deve sentir o efeito.
Já sobre embalar com filme PVC, eu totalmente desaconselho se não for um plástico específico para livros. O PVC pode liberar ácidos com o tempo, além de ficar amarelado, quebradiço, feio e fazer com que os livro grudem um no outro. A vácuo também cairia no mesmo problema; vai depender do tipo de plástico você usa para proteger o livro. A minha solução é fazer uma capa de plástico apenas na parte superior dos livros, apenas para evitar o pior da poeira.
Muito interessante estas dicas!
Hoje vi um vídeo sobre o uso de sílica para conservação de materiais diversos já que elas estão presentes no nosso dia a dia e vem frequentemente em embalagens diversas e afins, será que para livros a mesma prática vale?
Vale, sim! Os livros precisam estar em um ambiente com a umidade relativa do ar entre 45 a 55% (de acordo com a Biblioteca Britânica). Se na sua casa a umidade varia muito e é alta por muitos dias e, ainda por cima, fizer muito calor, a sílica em gel pode ajudar a controlar o mofo.
Só lembrando que tirar umidade demais também danifica as páginas, mas a sílica que vem nesses pacotinhos são bem poucas e é difícil dizer até onde elas conseguem absorver.
Olá! Como fazer para deixar os livros guardados por meses. Viajarei e não tenho ideia do que fazer. Só pensei em limpá-los e embrulhar em papel filme. Tá certo isso?
Oi, Samara! Tão difícil deixar os livros em casa, né? Eu fico morrendo de pena da minha estante quando fico longe por muito tempo.
Se você não tiver ninguém para espaná-los de tempos em tempos, a minha sugestão seria guardá-los limpos em uma caixa de plástico (preferencialmente de polipropileno e polietileno) em um ambiente seco e sem contato direto com o sol. Se não forem muitos, você também pode utilizar saquinhos de plástico para guardá-los, mas lembre-se que efeitos dourados ou prateados (hot stamp) podem colar na superfície do plástico, tirando-o da capa.
Eu só não aconselho muito papel filme. Ele fica muito ruim de manusear, mas como não vai ser mais de um ano, acredito que também dá para usar (só lembra de tirar eles quando voltar).
O que eu faço com os meus: cada um deles tem uma capinha de plástico que cobre apenas a parte de cima dos livros, assim o pó fica no plástico e não no papel. Como moro em uma região muito úmida, guardar em caixas pode potencializar o problema, então prefiro deixá-los na estante mesmo.
Muito obrigada, Ana! Vou tentar deixá-los em caixas de plástico. Também tenho um espaço, ainda em desenvolvimento, para falar de leituras. Deixo aqui para quem se interessar. https://www.instagram.com/trechos.blog/
Olá. E quando compramos o livro que vem embalado no plástico individualmente e não vamos le-lo de imediato, podemos guarda-los na própria embalagem, ou prejudica?
Eu mantenho livros novos na embalagem de plástico até lê-los. Afinal, eles não entraram em contato com nenhuma sujeira, como gordura, e estão praticamente selados a vácuo. Estou fazendo um teste com uma coleção que comprei: alguns estão na embalagem original e outros não. Depois publico aqui!
Gostei muito do seu conteúdo, mas fiquei com uma dúvida. A respeito da luz, eles não podem entrar em contato com a luz direta do sol? Mas indireta pode? Porque fica difícil colocar eles num ambiente que a luz solar não entre.
Obrigada, Bruno!
Sim, luz indireta não tem problema. Até bom que o quarto receba luz, isso quer dizer que ele é mais arejado.
Só tente deixar os livros em vermelho mais distantes da luz, pois são eles que mais desbotam. Ah, e uma cortina (pode ser até as mais finas) para os momentos mais intensos do dia também ajuda bastante.
Nossa foi de grande ajuda, vou seguir todas as dicas!
Mas tenho uma dúvida, eu acho lindo os livros de capa dura, mas muitos são edição limitada, queria uma capa dura para colocar o livro no meio, só para decoração mesmo. Mas tbm me interessei em um modelo que era de caixa, prejudica a saúde do livro?
Fico muito feliz em ajudar, Nicoli! De verdade 😍
Realmente, os livros de capa dura são geralmente limitados, mas tem muitas edições lindas por aí, hein!
Sobre a sua dúvida, se você estiver falando daquelas coleções que vem com um “box” (uma caixa de papel, geralmente), elas tem alguns poréns.
Em geral depende da qualidade de como eles foram montados. Por exemplo, muitos usam cola normal, para baratear os custos, que com o tempo vão amarelando e passando o problema para os livros. Infelizmente já perdi uma coleção assim.
Outro problema é que, se o ambiente tiver uma variação de temperatura e umidade alta, os livros não vão conseguir respirar dentro da caixa, o que pode prejudicá-los também (ou acelerar algum outro problema, como da cola).
Hoje só tenho 1 desses na minha estante e, pelo menos por enquanto, tem aguentado bem. Gosto porque ajuda a evitar o pó direto, mas eu costumo tirar os livros e deixarem eles respirando quando estou fazendo a faxina da estante.