Devoradores de Estrelas é o novo livro de Andy Weir, autor de Perdido em Marte e Artemis. Nessa nova ficção científica, o autor injeta muito mais mistério na trama e o resultado é incrível.
Onde é que eu estou?!
Devoradores de Estrelas é daqueles que quanto menos você sabe sobre ele, mais imersiva se torna a leitura: o protagonista acorda em um local desconhecido, sem memória, sem ao menos lembrar seu próprio nome e tudo que ele sabe é que dormiu por um longo tempo. Ao seu lado estão os cadáveres de duas pessoas e é junto com ele que vamos descobrir o que de fato aconteceu.
Ryland Grace, com o tempo, vai lembrando de alguns fatos e descobre que está em uma espaçonave a milhões de quilômetros da terra e com um objetivo: salvar a terra.
“Eu não sei por que e não sei o que poderíamos fazer a respeito disso. O que eu sei é que o Sol está morrendo. ”
Devoradores de Estrelas
O livro narra a história em dois momentos diferentes: o presente com Ryland Grace na espaçonave tentando descobrir o que exatamente precisa fazer, e flashbacks que explicarão todo o caminho percorrido até ali.
O destino de bilhões será consequência dos atos de Ryland Grace.
O livro com brinde está disponível na Amazon.
Uma grata surpresa em Devoradores de Estrelas
Gostei muito do primeiro livro de Andy Weir, Perdido em Marte. Nessa história, o personagem Mark Watney é enviado para Marte e é dado como morto. Abandonado e sozinho em solo marciano, Mark utilizará todo o seu conhecimento científico para sobreviver. É um livro envolvente e muito engraçado, te faz querer não parar de ler para saber o que vai acontecer.
Ganhou uma ótima adaptação para os cinemas com Ridley Scott na direção e Matt Damon como o protagonista. O filme acabou recebendo 7 indicações ao Oscar, inclusive melhor filme e melhor roteiro adaptado.
Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho.”
Ryland Grace
E então saiu o segundo livro do autor: Ártemis. Aqui o autor nos leva para uma conspiração na primeira e única cidade da lua. A expectativa estava nas alturas, e para mim o livro não conseguiu chegar nem perto da qualidade de Perdido em Marte.
Decepção é a palavra que define a história. Obviamente existem alguns pontos positivos, mas em geral o livro não me agradou.
Bom, depois disso Devoradores de estrelas foi lançado e apesar da preocupação…sim, ele é incrível!
E gostaria de dar os parabéns para a Editora Suma que trouxe o livro com o título muito melhor e mais atraente que o original: Project Hail Mary. Devoradores de estrelas é um livro que apesar do seu mistério, é muito bem-humorado.
“Toc-toc-toc. Não. Isso não é nem um pouco assustador. Estar em uma espaçonave a doze anos-luz da terra e ouvir uma batida na porta é totalmente normal.”
Ryland Grace
Se for para citar algo “negativo” do livro que pode afastar algumas pessoas, com certeza seria a quantidade de explicações técnicas. Por isso o livro se encaixa no subgênero Ficção científica hard, onde a história tem como característica a precisão científica. Então temos alguns detalhes curiosos de como funciona um determinado equipamento, teorias científicas e termos técnicos.
Só para deixar claro, no meu caso não vi isso como um problema, até porque já estava preparado – os outros livros do autor possuem a mesma estrutura. Mas o livro não te deixa perdido, sempre com ótimas analogias que fazem o leitor leigo entender de uma forma fácil.
Esperança
Com muita coisa que já passamos, e principalmente nos últimos anos, às vezes pensamos que os humanos não têm mais jeito. Ouvimos coisas como “Um meteoro deixou de ser uma preocupação, para se tornar uma esperança” quando se trata sobre o futuro da humanidade.
De fato, é difícil ter fé na humanidade. Por isso muitas ficções tratam o futuro da nossa espécie de forma sombria e catastrófica. Mas e se de alguma forma, perante a algum evento próximo, nosso futuro dependesse unicamente de nossa união?
“A humanidade pode ser muito impressionante quando decide fazer alguma coisa.”
Devoradores de Estrelas
Devoradores de estrelas aborda a resiliência humana. Tanto coletiva como individual. Decisões difíceis serão tomadas e erros serão cometidos, mas a amizade e empatia serão pontos que farão a diferença nessa história.
Você vai rir, se emocionar e ficar tenso nesse livro que se encontra como uma das minhas leituras favoritas de 2021.
Minha avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Livro excelente. Li no Kindle mas vou comprar a versão física só pra ter o prazer de ler novamente na versão impressa.
Show de bola! Da tempo tranquilo de reler para o filme!
Gostei muito da resenha, e o que achei mais legal nela foi que me tirou um medo, de comprar o livro e não gostar por não entender a parte mais técnica, fiquei muito feliz de saber que ele ter analogias para que todos possam entender. Parabéns!!
Gostei da resenha super indico!!!!
Ótima resenha! Entre este livro e o Dormir em um mar de estrelas, do Christopher Paolini, qual será o melhor?
Oi Fernando, por enquanto não li “Dormir em um mar de estrelas”, apesar de estar no radar! Acredito que o que pode diferenciar os dois livros seja a questão da apuração cientifica, o devoradores de estrelas é muito baseado na nossa tecnologia e no nosso conhecimento atual, claro que ele apresenta coisas que não foram inventadas, então arrisca em citar tecnologias que não temos ainda. No livro do Christopher Paolini eu acho que ele não se prende tanto a fidelidade cientítica (Estou falando isso sem ter lido, posso estar errado).