Se você procurar hoje no Google uma lista com indicações de livros de suspense, com certeza irá aparecer pelo menos um dos livros da C. J. Tudor, a nova queridinha do gênero. Ao todo, ela já lançou 4 livros desde 2018 e já alcançou mais de 200 mil cópias vendidas.
Suas obras envolvem suspense, investigação policial e uma pitada de mistério, combinação perfeita para mim que amo esses gêneros.
E é por isso mesmo que li o segundo livro da autora, O que aconteceu com Annie, e vou te contar o que achei da leitura.
O que me atraiu no livro O que aconteceu com Annie
No verso do livro tem a seguinte frase:
Ela me deixou bastante curiosa sobre o que poderia ser a história, mas o que me ganhou mesmo foram as primeiras páginas.
O livro começa descrevendo perfeitamente uma cena de um crime: os policiais encontraram uma professora que se suicidou – após matar seu filho e escrever na parede do quarto com sangue “NÃO É MEU FILHO”.
Durante todo o livro, eu me mantive interessada na história pois a autora descreve muito bem todo o cenário. De quebra, tem uma “pegada” meio sobrenatural que confesso me deixou algumas vezes com um pouco de medo.
O que aconteceu com Annie tem continuação?
Não, o livro O que aconteceu com Annie é um volume único.
Existe, após o final do livro, um epílogo contando uma situação após o desfecho da história, e isso fez com que muitos tivessem essa ideia. Mas a própria autora já informou que seus livros são todos de volume único.
Outro ponto que as pessoas se questionam é se o livro faz parte de uma trilogia pelas capas serem parecidas, mas é apenas uma questão estética.
Além da sinopse
O livro conta a história do Joe que, 25 anos após o desaparecimento da sua irmã Annie, recebe um e-mail anônimo de alguém da sua antiga cidade (onde aconteceu o crime do início do livro).
Essa pessoa misteriosa informa que sabe o que aconteceu com a Annie e que isso está acontecendo novamente.
Joe, que é alcoólatra, está cheio de dívidas de jogo e precisa fugir de pessoas perigosas. Ele acaba decidindo voltar para sua antiga cidade para investigar e tentar obter respostas sobre sua irmã. Afinal, ele não tem nada a perder.
A partir disso, a história é contada em duas épocas diferentes, uma parte se passa em 1992 e conta como foi a adolescência de Joe, e a outra parte se passa no presente quando ele retorna para Arnhill.
Quando ele retorna como professor, percebe que algumas coisas na cidade continuam exatamente como eram quando ele morava ali. As mesmas pessoas com os mesmos comportamentos abusivos, passados de geração para geração, afetando alguns alunos do Instituto Arnhill.
Por dentro todos nós ainda somos crianças. Com os mesmos medos, as mesmas alegrias. Só ficamos mais altos e aprendemos a esconder melhor as coisas.
O que aconteceu com Annie, página 200
O que aconteceu com Annie é o grande mistério do livro, mas a história conta com várias tramas secundárias, desencadeadas pelo que aconteceu com ela.
Entre as situações, tem a morte de um amigo do Joe chamado Chris. O que aconteceu no passado traumatizou Joe por muito tempo e esse retorno não é nada fácil para ele.
O que achei da leitura
Joe é um covarde, medroso, mentiroso e vingativo!
E eu amei isso no livro! Ele é o que realmente é, uma pessoa que, assim como qualquer outra pessoa, tem seus defeitos. Gostei muito da autora não ter feito nele uma mudança da água pro vinho, ter transformado ele em um herói ou algo assim durante o desenrolar da história.
Outro ponto que gostei muito é a forma como a C J Tudor escreve. Ela te deixa na dúvida se o que aconteceu foi algo sobrenatural ou não.
Acredito que vai muito da sua crença. Se você acredita, leva para esse lado misterioso, e se não acredita, consegue encontrar pontos que justifiquem esses momentos sobrenaturais que acontecem durante o livro.
Posso dizer que a autora está sendo reconhecida de forma justa. Eu realmente tive muitos sentimentos enquanto lia o livro, e para mim é isso que faz a escritora ser boa ou não.
Quando discutimos no clube do livro que eu participo sobre O que aconteceu com Annie, as opiniões ficaram divididas entre quem gostou e quem não gostou do livro (imagino que tenha acontecido isso pelo fator sobrenatural).
Eu me encontro ao lado das pessoas que gostaram, por isso avalio esse livro com 4 estrelas ⭐⭐⭐⭐.
Apesar de ser o segundo livro da autora, acho que foi muito bem amarrado e muito bem escrito.
Para finalizar deixo aqui uma frase que me marcou durante a leitura:
(…) quase ninguém fala sobre a morte, não é? É um segredo sujo. E ainda assim, de certa forma, a morte é a parte mais importante. Sem ela, nossa existência seria impensável.
Se você já leu algum deles, comenta o que você achou 🙂
E se ficou interessado, confira o livro na Amazon.
Outros livros de suspense para conhecer
Se você gosta de livros como esse, aqui estão outros livros de suspense que eu resenhei:
Uma resenha incrível, como sempre 😀
Essa autora realmente parece ser muito promissora!
Obrigada!! 🙂
Gostei do que voce escreveu sobre o livro. Tambem li o livro e achei uma otima leitura. Muito bem escrito.
Obrigada!! 🙂
Ótimo resenha.
Também li esse livro e fiquei com medo em algumas partes do sobrenatural..
Obrigada!! A parte dos besouros no encanamento é sinistra né? 🙂
Ótima resenha!
Obrigada!! 🙂
Eu li o Homem de Giz e O que Aconteceu com Annie. Eu adorei os 2. Tanto a forma como foi escrito, como a construção dos personagens e o desenrolar da história. São dois tipos diferentes, que são muito bons. Já tenho os outros dois livros da autora e depois de ler a sinopse deu vontade de passar eles não frente da meta de.leitura hehehe. Parabéns 😍
Ainda não li O Homem de Giz, mas posso te garantir que se gostou do O que aconteceu com Annie você vai adorar o terceiro livro dela As outras pessoas!
🙂