Já sou fã de carteirinha da C. J. Tudor desde o primeiro livro que li dela, O que aconteceu com Annie. Desde então tenho colocado todos os livros dela na minha lista de leitura.
Já li As outras pessoas e também Garotas em Chamas, que vou contar um pouco mais sobre ele abaixo.
Depois desse livro, posso falar que com certeza leria até a lista de mercado da autora.
Isso que ainda nem li O homem de giz, o livro mais famoso dela.
Se você ainda não conhece a autora, dê uma olhadinha sobre todos os livros de CJ Tudor. Você vai encontrar mais sobre a autora também.
O que eu achei de Garotas em Chamas
QUE LIVRO meus amigos!
Sabe aquele suspense com plot twist que você não consegue imaginar?
Garotas em Chamas é assim, te prende a atenção desde o início do livro e não é previsível o que vai acontecer.
A C. J. Tudor mantém seu padrão de capítulos curtos que faz a leitura fluir muito bem. Como nos demais livros, este também conta com um pouco de sobrenatural. Como não gosto de nada que envolva espíritos, aparições ou nada nesse sentido, eu senti MEDO em algumas partes, tanto que li Garotas em Chamas quase 100% durante o dia.
Não um medo absurdo, mas aquele desconforto leve que até nos instiga a querer saber mais.
Stephen King já comentou que a C. J. Tudor é uma das autoras mais promissoras de suspense e até indica os livros dela. Ela, por sua vez, só tem a cada livro confirmado isso – sua escrita vem melhorando a cada lançamento e estou muito ansiosa pelos próximos.
Dos livros que já li, acredito que Garotas em Chamas é o melhor livro da CJ Tudor até o momento.
Um pouco sobre a história
Garotas em Chamas acompanha a protagonista Jack e sua filha Flo em uma mudança de cidade após um escândalo. O livro é narrado por elas e uma terceira pessoa, um homem misterioso que só descobrimos quem é no desenrolar da história.
Jack é uma vigária e após a polêmica misteriosa é transferida para a paróquia de uma cidade do interior chamada Chapel Croft, uma cidade que à primeira vista parece pacata e calma, mas que não demora muito para que seus mistérios deixem a nova vigária desconfortável.
Já de cara, na primeira manhã na nova cidade, Jack recebe um presente anônimo um tanto enigmático e aterrorizante: um kit exorcismo!! Quase parei de ler ali – sou muito medrosa -, mas mesmo tensa continuei.
Logo depois ela descobre mais dois acontecimentos importantes.
→ Primeiro, o antigo vigário se suicidou enforcado na atual capela;
→ Segundo, uma lenda urbana sobre a cidade e as Garotas em Chamas.
Essa história surgiu porque a mais de 100 anos atrás a cidade foi cenário de uma execução, após uma perseguição religiosa, onde 8 pessoas morreram queimadas em fogueiras ao lado da paróquia. Dessas pessoas, 2 eram meninas ainda no início da adolescência. A lenda urbana diz que elas assombram o lugar e aparecem quando algo ruim vai acontecer.
Todos os anos a cidade tem um ritual de homenagear os 8 mártires fazendo bonecos de palito e queimando eles. Esses bonecos são conhecidos como Garotas em Chamas.
O que acontece é que a Jack começa a receber várias Garotas em Chamas na porta de casa como forma de assustá-la. Mas ela é uma vigária muito diferente dos outros. Ela é corajosa (ou finge ser em alguns momentos) e decide começar a investigar mais sobre a cidade e seus moradores. Nem preciso dizer que gera muito desconforto pra eles, né?
Em paralelo a isso, existem mais 2 mistérios acontecendo: o desaparecimento de 2 garotas há mais de 30 anos e também uma busca por alguém que é narrada por um homem misterioso.
Opinião final
Como os livros anteriores da C. J. Tudor, neste também podemos contar com algumas coisas sobrenaturais, mas posso dizer que nesse livro ela deixa um pouco mais claro esses elementos, enquanto nos outros muitas vezes fica subentendido.
Um ponto bem bacana de trazer é que a protagonista me surpreendeu algumas vezes. Quando li que ela era vigária já criei na minha cabeça uma imagem de uma mulher mais velha, chata, cheia de regras e meio fanática pela religião, mas o que a autora nos entrega é uma vigária que faz piada com a profissão, que escuta rock, bebe vinho e que se diverte.
Eu achei esse livro muito bom. Tudo é bem explicado, todas as pontas são amarradas e ele tem um mistério, mas na dosagem certa. Minha avaliação dele é 5 estrelas com vontade de ler novamente.
Sinopse de Garotas em Chamas
Sinopse: Há muito tempo uma história sinistra é contada na pequena Chapel Croft. Cinco séculos atrás, mártires protestantes foram traídos, e então queimados. Trinta anos atrás, duas adolescentes desapareceram sem deixar vestígios. E há algumas semanas, o responsável pela paróquia local se enforcou na nave da igreja.
A reverenda Jack Brooks, mãe solteira de uma jovem de quatorze anos, chega a esse vilarejo em busca de um recomeço. Em vez disso, encontra um lugar tomado por conspirações e segredos, e é recebida com um estranho pacote de boas-vindas: um kit de exorcismo e um bilhete: Não há nada escondido que não venha a ser descoberto.
Quanto mais Jack e sua filha, Flo, exploram a cidadezinha e conhecem seus estranhos moradores, mais as duas se aprofundam em feridas antigas, mistérios e suspeitas. E, quando Flo começa a ver meninas ardendo em chamas, fica evidente que há fantasmas por ali que se recusam a descansar em paz.