2022 finalmente chegou ao fim. Com as festas, também chega o momento mais esperado de todo leitor: definir a meta de leitura do ano que vem e contar todos os livros que leu durante 2022.
Aqui na equipe do Amor por Livros, esse foi o ano em que também ganhamos a participação de mais 2 resenhistas, totalizando 5 participantes com 5 gostos literários bem diferentes.
Por isso, separados os nossos melhores livros por cada integrante e também por gênero literário. Vou te dizer: selecionar apenas as melhores leituras foi muito difícil 😂.
Livros de Fantasia
Todos os livros épicos já estão na nossa lista de melhores fantasias. Pode acompanhar lá que está sempre atualizada 😉.
O Último Desejo – The Witcher #1
Lido por Ana
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
The Witcher realmente foi uma leitura que me surpreendeu. Eu li depois de conhecer a série e os jogos e, mesmo assim, os livros de toda a saga The Witcher (que ainda não terminei de ler) estão entrando na minha lista de meus favoritos de fantasia.
O que mais gostei do livro foi ele ser em formato de contos, introduzindo ao universo com algumas curtas explicações aqui e ali, sem ser chato ou monótono.
Fora que toda descrição é muito pontual e precisa, apenas o suficiente para nos fazer pintar a cena. Cada personagem também tem descrições faciais e até de movimentos que dizem muito sobre ele. Melhor de tudo: cada personagem de fato é único. Eu conto mais o que achei sobre o livro na resenha de O Último Desejo.
O Caminho dos Reis – Os Relatos da Guerra das Tempestades #1
Lido por Jael
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
O começo do livro parecia que ia ditar o tom da história, com o uso frenético de magia o tempo todo, como em Mistborn. Mas o que Sanderson faz é nos dar um gostinho do que ainda estar por vir.
Tudo vai aos pouquinhos sendo contado, e os personagens vão sendo construídos de uma maneira muito instigante. O Caminho dos Reis é gigante, mas nunca tedioso. Muitas informações são lançadas ao longo das 1240 páginas. À medida que avançamos na leitura, vamos conseguindo associar vários pontos que a princípio pareciam não ter ligação.
Sanderson é um mestre em colocar informações em algum lugar, parecendo algo muito trivial, que depois acaba se revelando algo essencial. Nada que o autor coloca é inútil, tudo enriquece a história de alguma maneira.
Recomendo muito este livro, e se você já é fã de Brandon Sanderson, tá esperando o quê?
O Poço da Ascensão – Mistborn Primeira Era #2
Lido por Jael
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Mais um do Brandon Sanderson!
Sequência incrível! O livro narra as consequências dos eletrizantes acontecimentos ocorridos em Império final.
Mesmo centrado em questões mais políticas, é uma história empolgante, que, ao mesmo tempo que fecha muitas lacunas, abre muitas outras. Brandon Sanderson já se tornou um dos meus autores favoritos.
Já temos resenhas do primeiro livro: Império Final e do segundo, O Poço da Ascensão.
O Herói das Eras – Mistborn Primeira Era #3
Lido por Júlia
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Mistborn é minha trilogia de fantasia favorita (e nesse time, não sou a única!), então era impossível que eu não incluísse a conclusão épica da história de Vin, Elend e Sazed na minha lista de melhores do ano (e melhores da vida).
Sanderson é um autor que defende que “maior não é necessariamente melhor”, mas ele não se acovarda diante da possibilidade de tornar os dramas e reviravoltas de sua obra cada vez mais grandiosos. Fiquei de boca aberta e engasguei de choque incontáveis vezes ao longo de O Herói das Eras, e inclusive derramei algumas lágrimas. Fechei o livro com um sentimento de satisfação e saudade.
Poucas trilogias mantêm sua qualidade do início ao fim, mas Sanderson melhorou a cada livro, e entregou uma obra-prima da Fantasia Épica no encerramento da primeira era de Mistborn.
Você pode ler a resenha sobre o Herói das Eras aqui no blog.
Lugar Nenhum
Lido por Júlia
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Sou uma admiradora do Neil Gaiman há anos, especialmente como pessoa. Ele é extremamente preocupado com causas sociais, é gentil, paciente e nunca cansa de espalhar sua sabedoria nas redes sociais.
Por muito tempo, porém, não conseguia admirar igualmente seus livros. O primeiro livro dele que li foi Deuses Americanos, e apesar de achar o conceito genial, não me empolguei com a execução.
Minha falta de entusiasmo mudou quando li Sandman, que se tornou rapidamente um dos meus quadrinhos favoritos de todos os tempos. E na área dos livros, a opinião se transformou por completo quando dei uma chance a Lugar Nenhum.
Lugar Nenhum é uma fantasia urbana criativa e engraçada, carregada pelo humor tipicamente britânico enquanto nos apresenta à fascinante Londres de Baixo, uma Londres subterrânea habitada por todas as pessoas invisíveis ao mundo, como mendigos, mas também reis ratos, uma dupla assustadora de irmãos assassinos, monstros em labirintos e uma excêntrica família que abre portas em qualquer lugar.
A riqueza do universo criado por Gaiman, entremeada ao mundo real, me encantou. Todos os personagens me faziam rir, e suas personalidades distintas os tornaram muito memoráveis. Terminei a leitura com o coração quentinho.
Livros de ficção científica
Flores para Algernon
Lido por Ana
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Peguei Flores para Algernon para ler pelo Prime Reading sem saber nada sobre ele e acabou que foi um dos melhores livros de ficção científica que já li.
Não tanto pela abordagem científica da super inteligência, mas por ser um livro muito bem escrito e delicado que reflete sobre o papel de cada um na sociedade.
A leitura tem um ótimo ritmo e nada é enrolado demais ou rápido demais. A estrutura da narrativa é impecável. Conheça mais do livro na resenha de Flores para Algernon.
O Ceifador – Scythe #1
Lido por Jael
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
O ceifador é o primeiro livro da série Scythe, criada por Neal Shusterman. Neste mundo ambientado no futuro, a humanidade venceu a fome, doenças e até mesmo a morte. Com a superpopulação entrando em cena, os ceifadores são os únicos que podem tirar uma vida e controlar o limite de pessoas na terra.
O ponto forte do livro é sua fluidez, a leitura anda muito rápido! Quando eu pensava em ler algumas páginas, me pegava extrapolando, fazendo assim terminar em questão de poucos dias. Conto mais na resenha de O Ceifador.
Livros de ficção
Anne de Green Gables – Saga de Anne de Green Gables #1
Lido por Ana
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Anne de Green Gables só tem uma palavra que eu posso usar: encantador.
Fiquei com muito receio de não gostar do livro porque eu não gostei da série Anne with an E, mas a história não é tão dramática, e Anne, apesar de no começo ser super tagarela e dramática, vai crescendo e amadurecendo muito rápido com os cuidados de Matthew e Marília.
A história da pequena e magra órfã tem muitos livros, como falamos na ordem dos livros de Anne de Green Gables, mas o 1º me marcou por ser simples e ainda assim muito prazeroso de ler.
Você pode ler minha resenha de Anne de Green Gables para saber mais o que eu achei dessa leitura.
Livros de suspense
Garotas em Chamas
Lido por Bruna
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Garotas em chamas é o 4° suspense da autora C.J. Tudor, e na minha opinião o melhor dela até o momento.
Conta a história de uma reverenda que após um escândalo em sua paróquia se muda com sua filha adolescente para uma cidadezinha no interior e tem o desafio de conhecer os seus estranhos moradores e lidar com algumas coisas meio sobrenaturais que acontecem por lá.
O livro tem capítulos curtos, uma protagonista bem surpreendente e uma história que te prende e muito bem amarrada. Você pode saber mais sobre esse livro na nossa resenha de Garotas em Chamas.
A Última Festa
Lido por Bruna
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Esse foi o primeiro livro de suspense da autora Lucy Foley e conta a história de nove amigos que se reúnem para celebrar a virada de ano em um lugar afastado na Escócia. O lugar fica ainda mais isolado devido a uma nevasca.
Após a festa de ano novo é encontrado uma pessoa morta e, como o lugar está isolado, isso significa que o assassino ainda está entre eles.
O livro é muito bem escrito: você vai descobrindo as intrigas entre os amigos e percebendo que nem todos eles se conhecem tão bem assim. É o tipo de livro que consegue manter o mistério até o fim. Gostei tanto que também fiz uma resenha de A Última Festa aqui para o blog.
Livros de Romance
Teto para Dois
Lido por Bruna
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Teto para dois foi uma doce leitura. Não posso dizer que me surpreendeu pois pelo tanto de sucesso e indicação que ele teve eu já esperava ser bom.
Ele conta a história de duas pessoas que não se conhecem e acabam precisando dividir um apartamento de 1 cama apenas em horários alternados. Sem nunca estarem presentes no mesmo momento, eles precisam definir algumas regras e passam a conversar por recados em post-it.
É um livro leve, divertido, com algumas camadas, mas muito bem escrito. Falo mais na resenha de Teto para Dois.
Anexos
Lido por Júlia
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Gosto muito de Rainbow Rowell. Fangirl é um dos meus livros de conforto, e o releio uma vez por ano pela nostalgia e pela fluidez da leitura. Rowell sabe proporcionar muito bem momentos de suspiro, de sorrir para as páginas e de torcer para que, pelo amor de deus, o casal se beije logo.
Anexos apresenta todos esses quesitos, com um bônus de ser extremamente bem-humorado. Uma piada aqui e ali são perdidas (pelo menos para mim) visto que a história se passa na virada do milênio, mas no geral é uma leitura fácil de devorar, e os personagens são tão cativantes que é difícil não torcer por eles. Porém, é um livro que requer muita paciência, porque nunca vi um casal demorar tanto para se aproximar!
Já falamos sobre o livro também na resenha de Anexos.
Ele: Quando Ryan conheceu James 🌶️
🌶️ Romance hot (18+)
Lido por Gabi
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Wes e Jaime se conhecem desde muito cedo como amigos, rivais e colegas de quarto num acampamento de hóquei, mas é apenas com 18 anos que uma aposta boba mostra que pode existir alguma coisa além disso. E que aposta! Porém os resultados dessa brincadeira os afasta por 4 anos.
Agora, na reta final da faculdade, um jogo os coloca frente a frente e do reencontro saem faíscas! A forma como eles retomam a amizade e a transformam em um envolvimento romântico acabou comigo. E como o livro pareceu ter como objetivo me causar um ataque cardíaco, este é (de longe) o romance mais sensual que já li da Elle. Além de super divertido por ser contato pelo ponto de vista de dois homens.
PS: Nem só de cenas hot e declarações fofas esta leitura é feita, também temos uma cutucada muito bem dada sobre homofobia.
Geek 🌶️
🌶️ Romance hot (18+)
Lido por Gabi
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Indico para todo mundo que ama um romance hot e tem uma queda por mocinhos tímidos, românticos e nerds. Além de gostar de várias referências inusitadas de Star Wars.
Para um romance, o livro é enorme (tem boas 500 páginas), mas devorei em 3 dias. Com uma construção de personagens muito bem pensada, a autora ganhou pontos comigo por desconstruir vários preconceitos sobre ambos: a líder de torcida popular e o cara de TI que se esconde pelos cantos. Além de frisar alguns princípios básicos de um relacionamento saudável, temos os pombinhos namorando escondidos pela faculdade, um clichê invertido com ele perdendo a virgindade, e algumas aulas de pole dance que deram o que falar.
Para não dizer que foi 100% perfeito, achei que uma cena de briga entre os garotos foi longe demais, mas passei pano para o Eric porque quero guardá-lo num potinho 😆.
Imperfeitos
Lido por Gabi
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Um romance chick-lit que eu não dava nada, que só li por causa de um Clube do Livro, e fui surpreendida em todos os níveis. Terminei querendo abraçar e esganar a autora na mesma medida por ter me entregado um casal incrível, criado uma tensão sexual de outro mundo e cortado a cena erótica!
Depois da festa de casamento da irmã ter sido um desastre, a mocinha embarca numa viagem de Lua de Mel (falsa) com o irmão do noivo, um homem que ela odeia e que não a suporta, para uma ilha paradisíaca. Quer dizer, prontos para se matarem com o barulho do mar de fundo. Até perceberem que todo esse despeito pode ser um outro sentimento escondido por anos e extremamente mal interpretado por ambos.
Entre as mentiras para o hotel, as histórias sem pé nem cabeça que inventam para outros hóspedes, e alguns passeios pelo Havaí, temos um romance cão e gato cheio de fagulhas e provocações, apenas uma cama no quarto e uma reconciliação que me deixou sorrindo por muito tempo.
Lágrimas de amor e café 🌶️
Lido por Gabi
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Envolvente, apaixonante e que me deixou com os nervos à flor da pele.
Aqui temos uma história que se passa no início de 1900 nas fazendas de café do Brasil. Angelina (italiana) é “vendida” em casamento para um barão do café que a traz para terras brasileiras e a mostra o quão triste e abusivo um matrimônio pode ser.
Sem nenhum momento de carinho ou respeito com o marido (e correndo perigo em vários momentos), ela descobre o amor nos olhos carinhosos e no sorriso contagiante de Vicenzo — um colono que veio para a América atrás de uma vida melhor. Mas a vida dos dois não poderia ser mais miserável, até desafiarem a lei, o poder, as próprias convicções, e ficarem juntos.
O livro é lindo e o romance tocante e encantador, mas deixo o alerta de não ser uma leitura tão leve dado os abusos sofridos pela protagonista. Mais detalhes na resenha de Lágrimas de Amor e Café.
Diga sim ao marquês 🌶️ – Castles Ever After #2
Lido por Gabi
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Uma mocinha de época que acaba de herdar um castelo, planeja romper o noivado e sonha em abrir uma cervejaria? Nota máxima para Tessa em desafiar os costumes e questionar o lugar da mulher na sociedade.
Clio teve seu futuro decidido pelos pais ao combinarem um casamento de conveniência quando ainda era adolescente e, ok, ela estava animada com a perspectiva de se casar com um marquês, mas quando esse homem some por 8 anos, ele decide romper o compromisso. O problema é que ela precisa da ajuda do irmão do noivo para conseguir a anulação…
Rafe então se vê preso entre testes de bolos e tecidos para convencer Clio a manter o casamento, e num exercício diário para se lembrar que a noiva não é sua! Sim! Uma história de melhores amigos na infância, para quase cunhados, para um romance proibido.
Uma duquesa qualquer 🌶️ – Spindle Cove #4
Lido por Gabi
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Nada como ler uma série que você adora, de uma autora que você ama, e encontrar um novo favorito. Convido todos a se deliciarem com Spindle Cove: uma série de época que se passa em uma vila bem longe dos eventos da alta sociedade, um refúgio para todas as damas “inadequadas”, ou seja, um grupo de mulheres capaz de colocar Londres abaixo.
Este livro, em especial, traz uma pitada a mais de sarcasmo contra as regras da sociedade quando a mãe do mocinho o desafia a escolher qualquer mulher da vila que ela a transformará em uma duquesa perfeita. Como a última coisa que ele quer é se casar, escolhe a mais improvável de todas: a moça que trabalha na taverna. Mas será que ele realmente escolheu a mais incorreta para o papel ou a que mais lhe chamou a atenção?
Sofri com o segredo do mocinho, amei a força dele, assim como o espírito de luta da protagonista que jamais dá para trás na busca do seu sonho. E o que dizer das relações familiares? Temos discussões incríveis sobre se abrir e aceitar ajuda e, por outro lado, a importância de se distanciar de pessoas abusivas. E isso tudo é só o plano de fundo de um romance avassalador (com alguns momentos bem hot) no melhor tipo de “casamento falso”.
Ah, e o sonho da mocinha é abrir uma biblioteca na vila! Com todo tipo de livro que “uma dama não deve ler”…
Amor e sorte – Amor & Livros #3
Lido por Gabi
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Que leitura gostosa, e esta aqui foi realmente especial para mim. A autora tem um jeito com as palavras que faz com que as descrições sejam tão bem escritas que realmente te levam para a Irlanda. Li antes de viajar para lá e foi incrível ver alguns lugares que apareciam na história.
Aqui temos dois irmãos em pé de guerra presos em uma viagem de carro que poderia ter sido desastrosa, mas que resultou na sua reaproximação, na criação de laços ainda mais forte de amizade, de um possível novo amor e, mais que tudo, em nos mostrar a importância de nos conhecer, tirar um tempo para curar, e dos passos para superar um coração partido. Tudo isso conhecendo vilas irlandesas, quase caindo de um penhasco considerado patrimônio da humanidade e tentando pegar um voo para a Itália.
Ah, e um ponto que eu achei super interessante é que nem tudo é sobre um romance romântico que deu errado, afinal, um coração machucado pode vir dos diferentes relacionamentos da nossa vida.
O livro é bem jovem, mas as mensagens são para todas as idades. A gente tem uma resenha sobre outro livro da mesma saga, Amor & Gelato.
A seleção – Seleção #1
Lido por Gabi
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Uma leitura atrasada é uma coisa, mas demorar 10 anos para favoritar um livro? Não tenho nem como me defender.
Caso alguém ainda não conheça a história da trama, temos uma sociedade governada por uma monarquia que escolhe os próximos cônjuges através de uma espécie de reality show, reunindo as meninas mais lindas dos reinos para serem escolhidas pelo príncipe. Sinceramente, não foi uma proposta que me cativou. Até eu começar a ler.
A autora conseguiu trazer uma coisa que eu odeio (triângulo amoroso) e mesmo assim me deixar apaixonada. Duas vezes. Além de um Aspen que mostra seu amor de uma forma realista e que se preocupa com as dificuldades do dia a dia, e um Maxon extremamente fofo que se apaixona à primeira vista, mas que respeita a decisão dela pela amizade, a mocinha chega para colocar ordem no castelo! Ou o caos de vez.
E por trás do romance ainda temos uma discussão política fenomenal, desigualdade social, formação de sociedade… Entregou tudo!
Em águas profundas
Lido por Gabi
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
A magia de descobrir um novo autor e me apaixonar perdidamente.
Embora curtinho e super jovem, este livro é a coisa mais fofa do mundo! Embarcando em um mundo de fantasia em que príncipes desbravam o mar e salvam garotos misteriosos em perigo.
Temos um Tal aprendendo a controlar seus poderes e a aceitar a magia que existe na sua vida, apesar do histórico catastrófico na família, e Athen, uma incógnita de olhos profundos e respostas quase tão escorregadias quanto o próprio menino. Entre uma série de desventuras, e apesar da opinião dos outros, eles descobrirão que são muito melhores juntos.
Mas, claro, um romance fofinho entre um príncipe e um segredo não é nada sem um acordo dramático, firmado anteriormente, que é para nos deixar nervosos com o suspense. Não me surpreendeu com os plots, porém me encantou do início ao fim.
E um detalhe na escrita do autor que eu adorei: temos um romance LGBT em que todos os personagens encaram a sexualidade dos meninos com naturalidade. Não temos uma discussão sobre o amor deles, o romance é encarado com naturalidade, apenas mais dois jovens que se amam. Algo que particularmente acredito que falta nos romances do gênero.
Ufa, como disse lá no começo, tem livro para todos os gêneros. E você, quais foram os melhores livros que você leu esse ano?
Adorei essa lista!