Chegou o meu momento de panfletar os livros da minha autora nacional favorita: Carina Rissi!
Para quem não a conhece, estou falando de uma das maiores autoras brasileiras de romance da atualidade — e a opinião não é só minha, mas dos números absurdos de fãs, da quantidade de livros vendidos e do sucesso em eventos como a Bienal do Livro.
Como Carina Rissi já lançou muitos livros e séries distintas, decidi escrever esse guia para vocês entenderem melhor por ondem começar e qual a ordem correta de leitura dos livros da autora 🤭.
Ordem dos livros de Carina Rissi
Carina Rissi tem no total 12 livros publicados!
São 2 séries principais, Perdida e Família Cassini, e mais algumas histórias de volume único (pelo menos por enquanto).
Conheça cada uma das séries da escritora 👇🏻
1. Série Perdida
A série Perdida possui 6 livros, mas os 3 primeiros, “Perdida”, “Encontrada” e “Destinado”, contam a história do casal principal (Ian e Sofia), sendo o terceiro narrado pelo mocinho.
Já “Prometida” é sobre Elisa, a irmã do Ian; “Desencantada” traz Valentina, uma amiga dos personagens e; “Indomada” finaliza a série com as filhas já adultas e o depois do “felizes para sempre” do casal principal.
Ah, e para quem criar/ou já criou um ranço pela Valentina lá no primeiro livro, eu prometo que vale muito a pena ler o romance dela depois. A mudança na personagem foi tanta que ele se tornou um dos meus livros favoritos da Carina.
Ordem dos livros da série Perdida
- Perdida: um amor que ultrapassa barreiras
- Encontrada: à espera do felizes para sempre
- Destinado: As memórias secretas do Sr. Clarke
- Prometida: uma longa jornada para casa
- Desencantada: encontrando os segredos do amor
- Indomada: os laços inquebráveis do amor
Conheça cada um dos livros da série 👇.
1. Perdida: um amor que ultrapassa barreiras
Páginas: 364
Lançamento: 2013
Que atire a primeira pedra quem nunca esqueceu o celular no bolso, foi no banheiro e quase enfartou o salvando no último momento (amém). Porém, a Sofia não teve tanta sorte assim. Tanto o celular quanto a dignidade pararam no fundo de uma privada de balada, obrigando-a a comprar um novo no dia seguinte. Mas, ok, problema resolvido, né?
Exceto que, quando ela liga o aparelho novo, ele a teletransporta para 1830!
Isso mesmo, ela viaja no tempo e vai parar no século XIX vestindo regata e mini saia. Pronta para ser condenada por bruxaria, né? Confusa, sozinha e sem dinheiro, pelo menos do tipo que aceitariam por lá, ela se vê à mercê dos favores de um viajante que a socorre pelo caminho.
E se encontrar uma forma de voltar para o futuro não fosse difícil o suficiente, apaixonar-se por alguém da época errada certamente não facilita suas decisões.
2. Encontrada: à espera do felizes para sempre
Páginas: 476
Lançamento: 2014
Sinopse: Sofia está de volta ao século dezenove e mais que animada para começar a viver o seu final feliz ao lado de Ian Clarke. Ela conta com a ajuda de sua cunhada, Elisa, para aprontar os preparativos de seu casamento, para que tudo saia dentro dos costumes da época, ou pelo menos quase tudo. Afinal a tradição local é que a cerimônia seja celebrada em Latim, língua que Sofia não está nem perto de dominar.
Esse é só um dos desafios que Sofia precisará enfrentar. Tudo indica que se tornar a Sra. Clarke não vai ser tão simples quanto ela imaginava. As confusões encontram a garota antes mesmo de ela chegar ao altar – e uma tia intrometida que quer atrapalhar o relacionamento é apenas mais uma delas.
3. Destinado: As memórias secretas do Sr. Clarke
Páginas: 462
Lançamento: 2015
Sinopse: A história se passa cerca de um ano e meio após o livro anterior, Encontrada. Aqui encontramos Ian Clarke, protagonista de Destinado, um cavaleiro que se considera um homem de sorte, na verdade ele sabe muito bem disso.
Ele encontrou a felicidade que tanto almejava ao lado de sua amada (e complicada) Sofia. Não que tenha sido fácil – mas o que é simples quando o assunto é sua esposa? O destino tem sido gentil, e por essa razão Ian se esforça tanto para ser um bom marido, um bom pai, um bom irmão.
Entretanto sua felicidade começa a ruir no baile de aniversário de sua irmã, Elisa. Ian assiste, impotente, enquanto sua vida perfeita se transforma em uma terrível catástrofe. A noite é desastrosa, e Elisa, a menina que ele jurou proteger, se torna alvo de um escândalo.
Mas o pior ainda está por vir. Um assunto do passado, um pesadelo que há muito o persegue, retorna para assombrá-lo. Aterrorizado com a possibilidade de perder Sofia outra vez, Ian segue seu coração na tentativa de proteger a mulher que ama, sem se importar com as consequências. Ele só não suspeitava de que o preço a pagar seria tão alto…
4. Prometida: uma longa jornada para casa
Páginas: 476
Lançamento: 2016
Sinopse: Elisa anda um pouco entediada. Seus dias parecem iguais e os bailes há muito deixaram de trazer algum prazer a ela. Não que seja uma surpresa, pois sempre que ela está presente os eventos se tornam um desastre! E é injusto, já que ela foi uma boa moça a vida toda. Nascida em uma das famílias mais influentes, a jovem aprendeu desde pequena a respeitar as normas sociais e se manter longe de escândalos. Na única vez em que ignorou uma dessas regras acabou noiva.
E foi apenas um beijo, ora bolas! Um beijo com o qual Elisa fantasiou desde que conheceu e se apaixonou irrevogavelmente pelo belo e gentil jovem médico e que, como acontece nos contos de fadas, mudou sua vida para sempre. Mas não da maneira que ela esperava. Como consequência, agora está prometida a alguém que a despreza tanto que preferiu viver em outro continente. Tudo o que ela deseja é que as coisas permaneçam assim. Mas Elisa não sabe que seu noivo está a caminho do Brasil, e ela terá de enfrentar o homem cujo coração um dia se viu forçada a partir.
5. Desencantada: encontrando os segredos do amor
Páginas: 476
Lançamento: 2018
Sinopse: Chegou a vez de o leitor conhecer melhor Valentina, a grande amiga de Elisa Clarke.
Uma moça desiludida com o amor, porém prestes a descobrir que a vida ainda lhe reserva grandes – e maravilhosas – surpresas. Em vez de bailes e romance, tudo o que a jovem deseja é encontrar um jeito de viver com dignidade longe do pai e da madrasta, a qual tem como hobby fazer da vida dela um inferno.
A oportunidade surge com uma proposta de casamento. Quase passando da idade de se casar, Valentina cogita aceitar. Seu coração não se alvoroça com o pretendente, mas ela não está desesperada à procura do amor. Seria um bom arranjo… se o capitão Leon Navas não cruzasse o seu caminho. O misterioso espanhol é mal-educado, irritante, atrevido – além de lindo -, e Valentina ficaria muito feliz se jamais voltasse a vê-lo.
Mas o destino parece decidido a reuni-los e, após um equívoco embaraçoso, ela está noiva de Leon, de quem pouco sabe, exceto que seu coração dispara toda vez que seus olhares se cruzam e que irritação não é o único sentimento que o capitão lhe desperta.
6. Indomada: os laços inquebráveis do amor
Páginas: 616
Lançamento: 2021
Sinopse: Duas décadas se passaram e Sofia ainda vive seu “felizes para sempre” no século XIX. Ela e Ian seguem loucamente apaixonados, para o constrangimento das filhas, duas jovens mulheres opiniosas e obstinadas. A vida não poderia ser melhor! Ou assim ela pensava.
Um problema na fábrica ameaça enviar Sofia para a prisão, distraindo-a das ações do marido. Ela jamais desconfiou de que Ian fosse capaz de esconder algo tão grave. Se tivesse percebido antes…
Marina aprendeu a ocultar seus sentimentos até de si mesma. As exceções são seus amados cavalos, o melhor amigo (que a trocou pela estúpida Europa!) e a irmã caçula. Não há o que ela não faça por Ana Laura, e estava certa de que a dedicação era recíproca. Então por que Ana ficou tão horrorizada ao saber de seu noivado?
Como Ana Laura poderia não estar aos pedaços, se o noivo da irmã permeia todas as suas fantasias românticas? Desesperada para manter seus sentimentos em segredo, a saída que ela encontra é se afastar do casal. Sua resolução evapora quando um homem misterioso a procura e alerta que Marina corre perigo. A única capaz de ajudá-la é Ana. Mas quem vai salvar seu coração?
2. Trilogia da Família Cassini
Essa trilogia se chama “Família Cassani” por cada livro seguir um mocinho da mesma família.
Aqui, são três romances de casais completamente diferentes, mas eu ainda indico a ler na ordem porque as histórias se entrelaçam em determinados momentos.
Ordem dos livros da trilogia Família Cassani
- Procura-se um marido
- Mentira perfeita
- Amor sob encomenda
Conheça cada um dos livros da trilogia Família Cassani 👇
1. Procura-se um marido
Páginas: 598
Lançamento: 2013
O desespero de ser milionária em um dia e ter que pegar o ônibus das 18h no outro.
Alicia vem de uma família rica, sempre teve tudo do bom e do melhor, porém, com o falecimento do avô, descobre que só terá direito a sua herança seguindo uma regra absurda de se casar.
Mas se vocês acham que isso significa que ela “entrará na linha” tão facilmente, não a conhecem; a louca coloca um anúncio no jornal procurando um marido! E o candidato perfeito acaba sendo alguém que trabalha na mesma empresa e que ela não suporta…
2. Mentira Perfeita
Páginas: 687
Lançamento: 2016
Quando a balela sai completamente do controle. Julia foi criada pela tia; é uma jovem extremamente inteligente e estudiosa, mas passa longe de ser um modelo de interação social.
Quando a tia vai parar no hospital e os médicos não lhe dão nenhuma esperança, ela mente para a senhora inventando um namorado como forma de confortá-la nos momentos finais…
Contudo, temos uma recuperação milagrosa da tia Berê e um coração fragilizado que não pode lidar com situações muito fortes, por exemplo, descobrir a traição da sobrinha… E a mocinha precisa correr atrás de um namorado falso. 😂
3. Amor sob encomenda
Páginas: 705
Lançamento: 2019
Idade indicativa: 14+ anos
Imagina você descobrir que o seu namorado de anos comprou uma aliança, desesperar-se com a ideia do grande pedido e acabar levando um pé na bunda ao saber que, na verdade, ele vai se casar com outra mulher.
Quer que a dor seja mais profunda? Fácil!
E se você ficar responsável pela organização da festa de casamento, sendo que a sua carreira depende do sucesso desse evento? Sinceramente, a Melissa é muito mais evoluída do que eu jamais seria. Mas se tem uma pessoa que a tira do sério rapidinho é o seu novo colega de apartamento.
Livros únicos com promessas de continuações
Carina Rissi tem 2 livros que provavelmente vão ganhar continuações:
No mundo da Luna
Páginas: 711
Lançamento: 2022
Creio que a maioria de nós já passou pelo perrengue do primeiro emprego, a falta de experiência e a necessidade de aceitar algo que não era bem a nossa pretensão.
Luna acabou de se formar em jornalismo, sonha em escrever, mas aceita uma posição de recepcionista como porta de entrada de uma revista. Quando finalmente surge um vislumbre de coluna, é o horóscopo (que ela não entende e nem acredita). Mas é pegar ou largar, mesmo com um chefe que ela odeia.
Quando parece que vai dar certo, sua vida amorosa vai pelo ralo, ela enche a cara e acaba acordando do lado errado da cama. Ou melhor, na cama errada.
Quando a noite cai
Páginas: 623
Lançamento: 2017
A mocinha que é um verdadeiro ímã para desastres. Depois de perder mais empregos do que consegue contar, alagar o lugar que seria sua próxima entrevista e quase ser atropelada ao pisar na rua, é natural achar que perdeu completamente a cabeça ao ver o homem dos seus sonhos bem na sua frente. Literalmente.
Briana sonha com o mesmo homem a meses, vivendo histórias de aventuras medievais, e encontra o seu sósia no mundo real! Com um empurrão e tanto do destino, ele a contrata como assistente e, quanto mais ela o conhece, mais coincidências bizarras surgem. Mas seus sonhos não passam disso, de fantasias; ou será que não?
Vilões dos contos de fadas modernos
E aqui estão os livros que mais se diferem da proposta de escrita da Carina. “O Livro dos Vilões” é uma coletânea de contos escritos por autoras nacionais e internacionais trazendo histórias modernas dos maiores vilões dos contos de fada.
A personagem escolhida pela Carina é a madrasta má da Branca de Neve que, depois da publicação dos contos, ganhou sua própria novela em “Menina Veneno”. Porém, tenho que admitir que estes títulos não ganharam meu coração, minhas indicações costumam ser as outras 11 obras.
O Livro dos Vilões
Páginas: 288
Lançamento: 2014
Sinopse: Organizado da mesma forma que O livro das princesas – também com o esquema de dois populares autores nacionais, e dois nomes famosos do exterior – O livro dos vilões reúne estes autores para uma coletânea de contos sobre vilões icônicos dos contos de fadas.
As irmãs de Cinderela? Malévola? Madrastas e lobos? Carina Rissi, Cecily Von Ziegesar, Diana Peterfreund e Fábio Yabu estão aqui com a mensagem: este não é um livro tão bonzinho quanto o seu antecessor.
Menina Veneno
Páginas: 183
Lançamento: 2017
Idade indicativa: 14+ anos
Sinopse: Você conhece a história de uma certa princesa que sofreu inúmeras tentativas de assassinato por sua madrasta, uma delas com uma maçã envenenada. O bem contra o mal, a indefesa donzela ameaçada pela perversa Rainha… É bonito, não é mesmo?
Francamente, me embrulha o estômago só de falar dessa história da carochinha. Eu não sou uma bruxa, não sou má e eu nunca planejei matar ninguém. Por anos, fui a maior modelo do planeta, o nome mais poderoso do mundo da moda… Até o dia em que a insossa da minha enteada, Bianca, roubou a minha maior campanha.
E as adaptações para a telinha dos livros da Carina Rissi?
Pois é, novembro de 2022 veio com o lançamento do filme “Procura-se”, adaptação de “Procura-se um marido”, e a série de TV “No mundo da Luna”, para levar as fãs à loucura.
Particularmente, não gostei da série “No Mundo da Luna”. Achei que não representou a história do livro e que não mostrou a essência dos personagens. Assisti todos os episódios com a mente mais aberta possível, mas não funcionou para mim.
Já o filme “Procura-se” foi sucesso! Uma vez que a adaptação tem uma hora e meia e o livro é enorme, claro que houveram (muitas) mudanças para condensar a história, porém o resultado me encantou. Desde o roteiro, a ambientação, até os detalhes no figurino, tudo mostrou como a equipe realmente leu o livro. Meu xodó!
E para testar os nossos corações de vez, em julho de 2023 estreou o filme “Perdida” nos cinemas.
O que é o sub gênero Chick-lit da Carina?
Com um pé no contemporâneo e o outro no romance de época, todos os livros de Carina Rissi são “chick-lits”: um sub gênero dos romances escrito e focado exclusivamente nas mulheres, tratando de temas do cotidiano feminino. Também são conhecidos como leituras mais leves e extremamente divertidas, basicamente comédias românticas.
Quem é Carina Rissi
Nascida em São Paulo, e apaixonada pelos livros da Jane Austen, Carina já vendeu mais de 700 mil exemplares e teve seus romances traduzidos para Portugal, Rússia, Ucrânia, Itália e França.
Sua primeira e principal obra é “Perdida” (escrita em meados 2010 e publicada em 2013), com uma adaptação para os cinemas em 2024, seguida pelos best sellers “Procura-se um marido” (2012) e “No mundo da Luna” (2015) — ambos adaptados pela HBO Max em 2022.
A escritora tem muitos fãs, e às vezes até participa de alguns eventos pelo Brasil, como a Bienal do Livro.
Inclusive, deixa eu me achar falando que quase morri do coração conhecendo-a na Bienal de São Paulo de 2016. Depois de mais de 4h de espera na fila de autógrafos e de termos parado o evento causando um pequeno caos nos corredores 😂.