Quem Pensa Enriquece é um livro de desenvolvimento pessoal de Napoleon Hill lançado em 1937. Desde então, além de ter recebido diversas atualizações, o livro tornou-se leitura obrigatória para quem quer aumentar seu patrimônio financeiro mas ainda não sabe como começar.
Em resumo, Napoleon Hill compila em Quem pensa enriquece seus conhecimentos adquiridos em diversas entrevistas com homens bem-sucedidos, como Henry Ford e Andrew Carnegie, em ensinamentos ainda atuais, práticos e inspiradores sobre como desenvolver uma mentalidade positiva, estabelecer metas e planejar ações.
Esses ensinamentos, diferente de outros livros de autoajuda, são explicados de um jeito prático. Eles envolvem a importância de possuir autocontrole, de reconhecer seus maiores medos e de ter objetivos claros com ações executáveis – e realmente acreditar que você é capaz de alcançá-los.
A leitura do livro, para mim, apesar de algumas partes não ressoarem comigo, foi positiva. Consegui colocar meus objetivos em perspectiva e entender melhor meus receios e medos (quais são eles e como não deixar que me limitem).
Em alguns trechos do livro, Napoleon Hill também nos relembra que otimismo e foco, em geral uma “mente positiva” como é abordado no livro (que nada tem a ver com energia cósmica ou fé religiosa), é capaz de trazer grandes resultados. As duas atitudes mantêm a nossa mente alerta a ideias e oportunidades que, sem isso, passariam despercebidas.
É claro que, como todo conselho, o que o autor traz pode ser usado ou interpretado de uma forma incorreta.
É por isso que é sempre importante entender o contexto e a intenção do que é descrito no livro. Afinal, a temática aqui, especificamente, é sobre aumento patrimonial (independente do nível de riqueza que você gostaria de chegar, como falei no resumo de Os segredos da mente milionária também).
Seguir por um lado extremo, como ter excesso de otimismo, metas pouco realistas, foco excessivo em dinheiro, falta de ética ou de equilíbrio na vida são tão ruins quanto não ter nenhuma dessas atitudes.
Dito isso, confira agora os melhores trechos que separei do livro Quem pensa enriquece.
Melhores frases de Quem Pensa Enriquece
“Quando um homem realmente deseja alguma coisa tão profundamente que se dispõe a apostar todo seu futuro em uma única jogada para conseguir essa coisa, ele tem certeza da vitória.”
Napoleon Hill
“Quando a oportunidade surgiu, veio de uma direção diferente e com uma forma distinta das que Barnes esperava. Esse é um dos truques da oportunidade. Ela tem o hábito tímido de entrar pela porta dos fundos. E frequentemente surge disfarçada de infortúnio ou derrota temporária. Talvez por isso tantas pessoas deixem de reconhecer a oportunidade.”
Napoleon Hill
“Uma ideia sólida é tudo que você precisa para alcançar o sucesso.”
Napoleon Hill
“Uma das principais fraquezas da pessoa comum é ter muita familiaridade com a palavra impossível.”
Napoleon Hill
“Tudo é uma questão de perspectiva e hábito. O mesmo é válido para sua crença no que uma pessoa pode realizar. Se você desenvolveu o hábito de ver a vida apenas de sua perspectiva, pode cometer o engano de acreditar que suas limitações são, de fato, a medida correta das limitações.”
Napoleon Hill
“Ter um desejo ou uma definição de objetivo para sua vida tem um efeito sinérgico sobre a capacidade de atingir metas. À medida que se torna melhor no que faz, você dedica todos os recursos que tem à realização de seu objetivo, fica mais alerta para oportunidades e toma decisões mais depressa.”
Napoleon Hill
“Um desejo ardente de ser e fazer é o ponto de partida de onde o sonhador deve começar. Sonhos não nascem da indiferença, da preguiça ou da falta de ambição.”
Napoleon Hill
“Existe uma diferença entre querer uma coisa e estar pronto para recebê-la. Ninguém está pronto para alguma coisa até acreditar que pode tê-la.”
Napoleon Hill
“Não há limitações para a mente, exceto aquelas que reconhecemos.”
Napoleon Hill
“Um desistente nunca vence – e um vencedor nunca desiste.”
Napoleon Hill
“A pessoa que não se arrisca geralmente tem que aceitar o que sobra depois que os outros acabaram de escolher. Cautela em excesso é tão ruim quanto a falta dela. Os dois extremos devem ser evitados. A própria vida é cheia de riscos.”
Napoleon Hill
“Minha análise de várias centenas de pessoas que acumularam fortunas (…) revelou que todas elas tinham o hábito de tomar decisões prontamente e de mudar essas decisões de forma lenta. As pessoas que não conseguem acumular dinheiro, sem exceção, têm o hábito de tomar decisões muito lentamente, quando tomam, e de mudar essas decisões de forma rápida e frequente.”
Napoleon Hill
“Opiniões são os bens mais baratos da terra. Todo mundo tem uma coleção delas pronta para dar a quem quiser ouvi-las. Se você é muito influenciado pelas opiniões dos outros quando toma decisões, não terá sucesso em nenhuma empreitada.”
Napoleon Hill
“O mundo costuma abrir espaço para pessoas cujas palavras e ações demonstram que elas sabem para onde estão indo.”
Napoleon Hill
“O ponto de partida de todas as conquistas é o desejo. Tenha sempre isso em mente.”
Napoleon Hill
“As pessoas que aprendem pela experiência a importância da persistência não aceitam a derrota como algo mais que temporário.”
Napoleon Hill
“A persistência é um estado mental, portanto, pode ser cultivada.”
Napoleon Hill
“Saber o que você quer é o primeiro e mais importante passo em direção ao desenvolvimento da persistência. Um motivo forte o forçará a superar dificuldades.”
Napoleon Hill
“O medo, o pior de todos os inimigos, pode ser superado quando você se força a executar a repetir atos de coragem.”
Napoleon Hill
“A hora de cuidar de uma ideia é no momento em que ela nasce.”
Napoleon Hill
“O medo da crítica é o que mata a maioria das ideias que nunca chegam ao estágio de planejamento e ação.”
Napoleon Hill
“O cérebro humano pode ser comparado a uma bateria elétrica. É fato que um grupo de baterias fornece mais energia do que uma só bateria. Também é fato que a quantidade de energia fornecida por cada bateria depende do número e da capacidade das células que ela contém.”
Napoleon Hill
“As pessoas assumem a natureza, os hábitos e o poder de pensamento daqueles com quem se associam.”
Napoleon Hill
“Quanto mais você usa a faculdade criativa, mas alerta e receptivo se torna a fatores que se originam fora da sua mente consciente. E, quanto mais essa faculdade criativa é usada, mais você confia nela para desenvolver seus pensamentos e ideias. Essa faculdade só pode ser cultivada e desenvolvida pelo uso.”
Napoleon Hill
“A presença de emoções destrutivas na mente humana pode envenená-la de um jeito que destrói seu senso de justiça e imparcialidade.”
Napoleon Hill
“A mente é uma criatura de hábito. Ela prospera com os pensamentos dominantes que a alimentam. Pela força de vontade, você pode desestimular a presença de qualquer emoção e incentivar a presença de qualquer outra. O controle da mente pelo poder da vontade não é difícil. O controle vem da persistência e do hábito. O segredo do controle reside na compreensão do processo de transmutação. Quando qualquer emoção negativa se apresenta em sua mente, ela pode ser transmudada em uma emoção positiva ou construtiva pelo simples procedimento de mudar seus pensamentos.”
Napoleon Hill
“A mente subconsciente não permanece ociosa. Se você não planta desejos em sua mente subconsciente, ela se alimenta dos pensamentos que chegam a ela como resultado de sua negligência.”
Napoleon Hill
“Existem sete grandes emoções positivas e sete grandes emoções negativas. As negativas entram em seus pensamentos naturalmente e vão direto ao subconsciente sem nenhuma ajuda sua. As emoções positivas devem ser injetadas pelo princípio de autossugestão nos impulsos de pensamento que você deseja transmitir à mente subconsciente.”
Napoleon Hill
“Afirmações devem ser declaradas sempre como positivas. Afirme o que você quer, não o que você não quer.”
Napoleon Hill
“O cérebro estimulado pelas emoções funciona em um ritmo muito mais rápido do que quando as emoções estão calmas ou ausentes. O resultado é o aumento do pensamento a tal ponto que a imaginação criativa se torna altamente receptiva às ideias.”
Napoleon Hill
“O homem que realmente sabe o que quer da vida já percorreu boa parte do caminho para conseguir o que quer.”
Napolleon Hill
“A indecisão brota do medo.”
Napoleon Hill
“Tão sutil e profundamente arraigada é a emoção do medo que você pode passar pela vida e nunca reconhecer sua presença.”
Napoleon Hill
“O medo da crítica rouba as pessoas de sua iniciativa, destrói seu poder de imaginação, limita sua individualidade, tira sua autossuficiência e as prejudica de muitas outras maneiras.”
Napoleon Hill
“A crítica cria medo no coração humano, ou ressentimento, mas não constrói amor ou carinho.”
Napoleon Hill
“A preocupação é um estado mental baseado no medo. Funciona lentamente, mas de maneira persistente. É insidioso e sutil. Passo a passo, penetra até paralisar a faculdade do raciocínio e destruir autoconfiança e iniciativa. A preocupação é uma forma de medo contínuo causada pela indecisão. Portanto, é um estado mental que pode ser controlado.
Napoleon Hill
“Com a indecisão, os seis medos básicos são traduzidos em um estado de preocupação. Alivie o medo da morte tomando a decisão de aceitar a morte como um evento inevitável. Elimine o medo da velhice tomando a decisão de aceitá-la não como uma desvantagem, mas como uma grande benção que traz consigo sabedoria, autocontrole e compreensão.
Napoleon Hill
“Elimine o hábito da preocupação em todas as suas formas, tomando a decisão geral de que nada que a vida tem a oferecer vale o preço da preocupação.”
Napoleon Hill
“É praticamente certo que a pessoa que fala constantemente de pensamentos negativos ou destrutivos vai sentir os resultados dessas palavras na forma de retorno destrutivo, mas até os pensamentos negativos sem palavras voltam para vocês.”
Napoleon Hill
“A presença de qualquer emoção destrutiva na mente desenvolve uma personalidade negativa, que repele as pessoas e muitas vezes as converte em antagonistas.”
Napoleon Hill
“Para se proteger contra influências negativas, seja as que você mesmo cria, seja as que resultam de pessoas negativas ao seu redor, reconheça que sua força de vontade é sua defesa. Você pode colocá-la em uso constante até construir uma muralha de imunidade contra influências negativas em sua vida.”
Napoleon Hill
“Mantenha a mente fechada para todas as pessoas que o deprimem ou desencorajam de alguma maneira.”
Napoleon Hill
“Procure deliberadamente a companhia de pessoas que o influenciem a pensar e agir por si mesmo.”
Napoleon Hill
“Se você não consegue controlar a própria mente, pode ter certeza de que não vai controlar mais nada.”
Napoleon Hill
“O controle da mente é resultado de autodisciplina e hábito. Ou você controla sua mente ou ela controla você. Não existe meio-termo.”
Napoleon Hill
“A vida é um tabuleiro de xadrez, e o jogador na sua frente é o tempo. Se você hesitar antes de fazer o movimento ou se não fizer o movimento prontamente, suas peças serão varridas do tabuleiro em pouco tempo. Você está jogando contra um parceiro que não tolera indecisão.”
Napoleon Hill
Quem foi Napoleon Hill
Napoleon Hill foi um escritor e palestrante americano, nascido em 1883 e falecido em 1970. Ele é mais conhecido por seu livro Quem Pensa Enriquece, que se tornou um best-seller mundial e um clássico da literatura de autoajuda.
Hill alega que passou grande parte de sua vida estudando as características e as estratégias das pessoas mais bem-sucedidas de sua época e usou esses insights para criar suas obras. Além de Quem Pensa Enriquece, Hill também escreveu outros livros sobre sucesso pessoal e profissional, como Mais esperto que o diabo.
Conheça também as melhores frases de Mais esperto que o diabo!