Nunca achei que fosse ler algum livro da Lucinda Riley. Acreditava que eram todos de romance de época, mas A Carta Secreta entrou para a lista de livros do clube de leitura que participei.
Então, quando resolvi me arriscar a ler, foi quando descobri que ela tinha alguns livros de suspense.
Quem é Lucinda Riley?
Poderíamos falar muito sobre a autora Lucinda Riley, mas um breve resumo é que ela é uma autora irlandesa e, entre seus vários livros de sucesso, a série mais conhecida é Sete irmãs, onde cada livro conta a história de uma irmã.
Lucinda faleceu no final de 2021 devido a um câncer. Ela estava em casa e com a família. A notícia pegou todos os fãs de surpresa, pois ninguém sabia que ela estava doente.
No Natal daquele ano, ela anunciou que havia finalizado o último livro de Sete Irmãs e, após seu falecimento, foi informado que ela também deixou outras obras encaminhadas para que seu filho as finalizasse.
Polêmica sobre A carta secreta
A carta secreta foi lançada em 2019, mas na verdade foi um relançamento. A primeira versão dele foi publicado em meio a polêmicas que envolviam a família real britânica e o falecimento da Princesa Diana.
Misteriosamente, o livro começou a ser boicotado. Os pedidos de compra e eventos de lançamento começaram a ser cancelados sem justificativa. O editor cancelou o contrato com a Lucinda Riley e ela não conseguiu um novo contrato por anos, até que alterou seu sobrenome.
Agora, mais de 20 anos depois, a obra sofreu algumas alterações, como o nome original que era Seeing Double (visão dupla) e passou a ser A carta secreta.
Outra mudança é da ambientação, antes em outra época, alterada para os dias de hoje para que pudesse ser justificado o uso de algumas ferramentas tecnológicas na história.
Embora já no início do livro a autora fizesse uma nota explicando um pouco sobre essa polêmica e reforçando que a obra se trata de uma família real britânica fictícia, é quase impossível não associar as “fofocas”, intrigas e segredos com a família real verdadeira.
Um pouco sobre o livro
A obra se inicia com o falecimento de um grande ator que, no leito de morte, tenta revelar um segredo para sua neta querida da qual tinha uma forte ligação. Mas ele acaba morrendo antes de contar, apenas dizendo que era algo relacionado a uma carta.
Em paralelo, começamos a acompanhar uma jovem jornalista que foi selecionada para cobrir o funeral desse ator. Na cerimônia, ela se se senta nos fundos, ao lado de uma senhora que começa a passar mal. Ela, com seu bom coração, acaba ajudando essa velhinha e a levando para casa.
Ao chegar na casa da senhora, logo nota que tem alguma coisa muito estranha com a vida que ela tem, como se tivesse sido abandonada. Jornais empilhados, louças sujas, tudo desorganizado.
Ela fica um pouco assustada e oferece ajuda, mas a senhora apenas lhe entrega uma carta e lhe diz que se ela não voltasse a encontrar mais a senhora, era para a Joana encontrar a Dama do cavaleiro branco.
Como a jornalista está no início de carreira e com muita vontade de encontrar um grande furo para fazer história, logo se interessa por saber mais. Ela lê o conteúdo da carta e, sem entender, começa a pesquisar.
Não demora muito para descobrir que existem muitas pessoas tentando esconder o mistério dessa carta e que há mais de 70 anos eles vêm fazendo de TUDO para que esse segredo não seja descoberto.
Minha opinião sobre A carta secreta
Pode ser que quem esteja acostumado com os romances da autora não goste tanto de A carta secreta por não ter o amor como foco principal, mas eu adorei!
É um daqueles thrillers que te surpreende pelo plot twist, pela investigação, pela escrita.
O livro envolve muitas mentiras de família e não sabemos em quem confiar.
As reviravoltas e surpresas acontecem até a última página do livro, mas não é o tipo de suspense que a história se desenrola só no final. O tempo todo o livro vai te trazendo pistas para descobrir qual é o escândalo e mesmo assim eu não tinha ideia do segredo – foi algo inesperado.
A Lucinda Riley foi muito assertiva em usar a família real britânica (e corajosa hehe). Isso deixou A carta secreta ainda mais interessante.
Por mais que soubesse que era ficção, me peguei algumas vezes pesquisando no Google os escândalos reais para ver se tinham alguma ligação com o livro.
Foi uma experiência diferente que eu gostei muito. Minha avaliação do livro é 5 estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐.
Já incluí na minha longa lista de leitura os outros suspenses da autora!
Sinopse de A Carta Secreta
Quando sir James Harrison, um dos maiores atores de sua geração, morre aos 95 anos, deixa para trás não apenas uma família arrasada, mas também um segredo capaz de abalar o governo britânico.
Joanna Haslam, uma jovem e ambiciosa jornalista, é designada para cobrir o funeral, no qual estão presentes algumas das maiores celebridades do mundo. Mas ela se depara com algo sombrio por trás de todo aquele glamour: a menção a uma carta que James Harrison deixou, cujo conteúdo algumas pessoas escondem a todo custo há setenta anos.
Enquanto procura retirar o véu de mentiras que encobre o segredo e dar o furo jornalístico do século, Joanna percebe que forças poderosas tentam impedi-la de descobrir a verdade. E elas não vão se deixar deter por nada para chegar à carta antes dela.