A Tumba do Tirano é o 4º volume da série As Provações de Apolo, de Rick Riordan.
Neste penúltimo livro da saga, e logo depois da morte de um importante personagem (😢 e você achando que ninguém morria no universo de Percy Jackson), esse é com certeza o volume mais agitado e com mais ação de toda a saga.
Nossos desafios para Apolo e os semideuses
No começo do livro, Apolo e Meg precisam ir até o acampamento Júpiter para avisá-los da guerra iminente e entregar o corpo de seu mais precioso herói que faleceu em O Labirinto de Fogo. (Não vou dizer aqui quem morreu porque é um spoiler!)
E o que já não era uma viagem fácil – com o caixão, a culpa e tudo mais -, fica ainda pior quando monstros mortos-vivos atacam a dupla perto do acampamento.
Nesse início, Apolo continua, até de forma meio exagerada, sendo aquele deus medroso que não consegue fazer muita coisa sozinho.
Ele reclama bastante, até tenta fazer piadas, mas faz muito xixi nas calças. (Sério, Riordan? Ele precisa mesmo ter um problema de incontinência urinária? 😂)
Mas a pegada de A Tumba do Tirano a partir daí, até por conta do rito funerário, é um pouco mais séria que nos outros livros.
Com os desafios – derrotar os iates superarmados dos imperadores e também encontrar a tumba do rei dos mortos-vivos -, Apolo finalmente vai melhorando suas habilidades e se esforçando para ser um cara corajoso e que defende quem ele ama. Sim, Meg incluída nessa lista.
Até durante a guerra para salvar o acampamento, Apolo acaba sendo uma peça chave durante todo o confronto e para de ficar se lamuriando. Ele faz de tudo para salvar os semideuses que muito tempo atrás eram só peças descartáveis para ele.
Mas também outros personagens da saga reaparecem e são importantes para que tudo aconteça conforme os planos. Nesse volume, é a vez de Frank, Hazel e Reyna.
Frank principalmente, com um desfecho muito surpreendente.
O que achei da leitura
A Tumba do Tirano é realmente um livro de Percy como estamos acostumados. É uma leitura mais séria, com consequências e relações mais maduras, e que ganha ritmo com rapidez.
“Mais uma vez, eu tinha desafiado a Lei de Percy Jackson: nunca diga que algo vai dar certo, porque assim que você fizer isso, algo vai dar errado. Bum!”
É o primeiro livro da saga que tem uma guerra épica – daquele tipo que tem reviravoltas e você fica torcendo para dar tudo certo.
E só dá a entender que o último livro, A Torre de Nero, será ainda melhor. Foi realmente uma boa leitura. Nota 4!
Sobre a série As Provações de Apolo
A série As Provações de Apolo, que faz parte do universo de Percy Jackson escrita por Rick Riordan, conta a história de Apolo durante sua punição (dada por Zeus, seu querido pai) como um mero mortal na Terra.
A saga tem, no total, 5 livros e é uma continuação direta da trilogia Percy Jackson e os Heróis do Olimpo.
Se você ficou na dúvida sobre quando começar a leitura, te indico também a ler meu guia completo da série.
Estes são os livros de As Provações de Apolo que temos resenha aqui no blog:
- O Oráculo Oculto
- A Profecia das Sombras
- O Labirinto de Fogo
- A Tumba do Tirano
- A Torre de Nero