Amêndoas é um livro lindo, brutal, interessante, triste, delicado e surpreendente.
E antes que me perguntem: Não, eu não sou fã do BTS, mas sei que o livro ficou super famoso pois um membro da banda coreana o indicou.
Descobri Amêndoas quando o selecionaram no clube da leitura que participo. O tema do mês era “livro com nome de uma comida ou relação com comida”, e os selecionados foram Amêndoas, Amor & Gelato e Saboroso Cadáver.
Depois de duas integrantes do clube falarem super bem de Amêndoas, resolvi me aventurar e ler o livro, afinal, das três opções, só faltava a resenha dele aqui no blog Amor por Livros.
Sobre o livro Amêndoas
Escrito com capítulos curtos, Amêndoas é narrado pelo protagonista Yunjae, um menino com uma condição neurológica chamada Alexitimia.
Essa condição faz com que a pessoa não consiga expressar sentimentos. Não consegue sentir amor, raiva, felicidade, medo, frustração, entre muitos outros. Além disso, ele também não tem a capacidade de perceber as emoções no outro ou no ambiente.
Como foi diagnosticado muito cedo, a mãe de Yunjae o preparou ao longo dos anos para imitar as expressões de sentimentos e identificar nas pessoas algumas expressões. Tudo para reduzir a sensação de que ele é “esquisito”, muito por conta do medo dela de ele ser ainda mais excluído pelos colegas.
Yunjae, por sua vez, consegue viver relativamente bem com sua estranheza perante seus colegas de escola. Com os anos, ele passou a lidar com o bullying e a exclusão, mas ele continua não sentindo nada em relação a isso.
Ele, que não tem amigos, vive com a mãe e a avó em um apartamento em cima do sebo da mãe, assim os livros são suas únicas companhias fora da família.
Todos os anos, como parte de uma tradição, a família de Yunjae sai para jantar para comemorar o seu aniversário. Porém, no seu décimo sexto aniversário, acontece uma tragédia que vira a vida dele de cabeça para baixo.
Sem poder contar com a ajuda da mãe e da avó, Yunjae se vê sozinho, tendo que lidar com a vida, com a perda e com a complexidade de conhecer novas pessoas em sua vida.
A vida adquire vários sabores conforme acontece.
Outros pontos sobre o livro
A partir desse ponto, não tem como falar sobre o Amêndoas sem dar spoilers e estragar a história. Por isso, deixo apenas mais alguns pontos sobre o livro:
- O nome do livro é Amêndoas pois a mãe de Yunjae leu em uma pesquisa que comer amêndoas faria com que uma parte específica do cérebro dele evoluísse e com isso ele teria maior possibilidade de passar a sentir as emoções.
- Após o 16° aniversário, ele passa a lidar com novos personagens complexos e com camadas muito bem descritas pela autora Won-pyung Sohn.
- Uma das coisas que mais gostei é que, como o livro é escrito do ponto de vista do Yunjae, a autora consegue descrever muito bem as situações acontecendo mas sem passar emoção nelas (a única emoção é a sua lendo, mas do personagem vivenciando: zero).
O livro é uma sucessão de acontecimentos que te pegam desprevenido e te surpreendem, bons ou ruins.
Eu amo ler o livro sem ler a sinopse antes. Isso faz a experiência da leitura ser ainda melhor para mim. É um risco que gosto de correr, e, dessa vez, fiquei extremamente feliz e grata.
Minha avaliação é 5 estrelas, eu amei todo o livro e certamente leria ele novamente.
Sobre a autora Won-pyung Sohn
A autora sul-coreana Won Pyung Sohn é uma diretora de cinema e roteirista. Formada na Sogang University em ciências sociais e filosofia, e na Korean Academy of Film Arts como diretora de cinema.
Amêndoas foi seu romance de estreia e já recebeu o Prêmio Changbi de Ficção para Jovens Adultos, e pelo Prêmio Jeju 4.3 Peace Literary.
Melhores frases do livro Amêndoas
“…uma livraria é um lugar densamente populado por dezenas de milhares de autores, mortos ou vivos, morando lado a lado. Mas livros são silenciosos. Eles permanecem em silêncio até que alguém folheie uma página. Somente aí deságuam suas histórias, calma e completamente, sem nunca ir além do que eu posso aguentar por vez.”
“Eles devem ter esperado sintomas visíveis de pesar, solidão e frustração da minha parte. Mas o que flutuava dentro de mim não eram emoções, eram perguntas.
Do que é que mamãe e vovó estavam rindo com tanta alegria?”
“As palavras não me diziam nada, mas isso não importava. Era suficiente que meus olhos se movessem ao longo delas. Eu cheirava os livros, olhos vagarosamente traçando o formato e os riscos de cada letra. Para mim, era tão sagrado quanto comer amêndoas.”
“Não existe pessoa que não possa ser salva. Existe apenas alguém que desiste de tentar salvar os outros.”
Amêndoas
“Não sei como essa história vai se desenvolver. Como eu disse, nem você, nem eu, nem ninguém consegue saber de verdade se uma história é feliz ou triste. Talvez seja impossível categorizar uma história tão precisamente, para começo de conversa. A vida adquire vários sabores conforme acontece.“
“Eu decidi confrontá-la. Confrontar qualquer coisa que a vida jogue em cima de mim, como sempre fiz. E sentir tanto quanto eu puder. Nem mais nem menos.”
Sinopse de Amêndoas
Autora: Won-pyung Sohn
Páginas: 288
Idade indicativa: 14+
Lançamento original: 2016
Eu tenho amêndoas em mim.
Assim como você.
Assim como quem você ama e quem odeia.
Mas ninguém consegue senti-las.
Você só sabe que elas existem.
Esta história é, em resumo, sobre um monstro encontrando outro monstro. Um dos monstros sou eu.
Yunjae nasceu com uma condição neurológica chamada alexitimia, ou a incapacidade de identificar e expressar sentimentos, como medo, tristeza, desejo ou raiva. Ele não tem amigos ― as duas estruturas em forma de amêndoas localizadas no fundo de seu cérebro causaram isso ―, mas a mãe e a avó lhe proporcionam uma vida segura e tranquila. O pequeno apartamento em que moram, acima do sebo da mãe, é decorado com cartazes coloridos com lembretes de quando sorrir, quando agradecer e quando demonstrar preocupação.
Então, no seu décimo sexto aniversário, véspera de Natal, tudo muda. Um ato chocante de violência destrói tudo que Yunjae conhece, deixando-o sozinho. Lutando para lidar com a perda, o garoto se isola no silêncio, até a chegada do problemático colega de escola Gon.
Conforme começa a se abrir para novas pessoas, algo se modifica lentamente dentro dele. Quando suas novas amizades passam a apresentar níveis de complexidade, Yunjae precisará aprender a lidar com um mundo que não compreende e até se colocar em risco para sair de sua zona de conforto.
Vi a indicação desse livro na Biblioteca da minha faculdade e o título me chamou atenção. Agora fiquei mais curiosa ainda com essa resenha. Vou ler assim que puder.