Anne de Avonlea é o 2º livro da série de Anne de Green Gables. Nesta continuação, acompanhando a história de Anne Shirley agora como uma querida professorinha em sua fase adolescente.
Na minha opinião, apesar de o livro não ter o mesmo encanto do primeiro, ainda assim é uma leitura prazerosa e fácil! Vem que eu vou falar sobre cada um dos pontos desse livro.
A história de Anne de Avonlea
O fim do primeiro livro (Anne de Green Gables) mudou o rumo da vida de Anne, e partiu o nosso coraçãozinho. Por conta disso, ela terminou seus estudos e resolveu voltar para Green Gables, junto com Marilla.
Pois é… seu sonho de ir para a faculdade foi deixado de lado para poder cuidar da pequena fazenda.
Mas Anne não fica chateada ou sente qualquer tipo de remorso por isso. Ela realmente ama Avonlea, Green Gables e seu quartinho, e vê que esse momento é apenas uma curva na estrada. Não é possível ainda ver o que será do futuro, mas não quer dizer que seja o fim.
“Há muitas Annes diferentes dentro de mim. (…) Se eu fosse apenas uma Anne, seria muito mais cômodo, mas eu não seria nem um pouco interessante quanto sou.”
De volta à sua cidade natal, Anne passa a ser professora na escolinha local, onde ela mesma estudou. Não só ela, mas Gilbert e suas amigas também se tornam professoras em outras cidades próximas, cada um com suas próprias ideias sobre a forma ideal de ensinar seus alunos.
Dedicada em tudo que faz, Anne quer ser a melhor professora possível para seus alunos, evitando quaisquer maus tratos e punições que mesma odiava quando era criança. Seu maior desejo é ganhar o respeito e amor de todos os pequenos. Mas essa tarefa não será tão fácil e doce quanto ela imaginava. Até porque estamos falando de Anne, e ela sempre faz alguma trapalhada.
No seu caminho, ela também encontrará ainda mais almas gêmeas além de Diana: o vizinho rabugento, o criativo aluno e uma solteirona que vive em uma casa dos sonhos. Mas essa parte vou deixar você conhecer sem spoilers 💙.
O que achei da leitura
Anne de Avonlea foi uma leitura bem calma e prazerosa, sem muitos altos e baixos.
Apesar de ser um livro simples, gostei de acompanhar as aventuras de Anne Shirley como uma adolescente mais sensata, mas ainda muito carismática e criativa. Quero muito continuar a leitura para saber como será essa nova fase dela!
Durante a leitura, também fiquei na expectativa para saber se teríamos mais detalhes sobre o romance de Anne e Gilbert. Mas já vou dizendo: não, não tem nenhum romance entre eles nesse livro.
Anne não tem olhos para Gilbert, apesar de ele só ter olhos para ela.
Mas o próximo volume, Anne da Ilha, falará justamente desse momento que Anne começa a notá-lo. 💙
“Esta é a pior parte de crescer, e estou começando a me dar conta disso. As coisas que você queria muito quando criança não parecem tão maravilhosas assim quando você as conquista.”
A saga de Anne de Green Gables
Com um total de 13 livros, a série de Anne de Green Gables foi escrita pela autora L. M. Montgomery e conta toda a história de Anne dos seus 11 até seus 75 anos.
Nessa série acompanhamos Anne e suas muitas histórias cativantes enquanto ela cresce e enfrenta desafios, faz amizades duradouras, estuda na universidade, se casa e constrói uma família própria.
Confira os livros que já resenhamos por aqui na sequência de leitura:
Oba, muito boa a resenha. Tenho todos os livros menos esse. Ajudou bastante, principalmente saber dela e do Gilbert hahaha
Boa, que bom que curtiu a resenha! Pois é, Anne de Green Gables é fofo, mas não é romântico 😅
Comprei a versão em inglês e mesmo sabendo o idioma estou lendo com ajuda do tradutor. O vocabulário é bem robusto e difícil mas estou adorando. Pretendo ler as sequências em inglês .
Eu sou fã da série de Anne de Green Gables, até comprei livros pra continuar com a série através da leitura. Adoro romance, drama, ciúmes é muito legal é um livro ótimo.
Sim! Estou gostando muito da leitura até agora, apesar de meu principal livro continuar sendo o primeiro 💙