Anne de Windy Poplars é o quarto livro da saga de Anne de Green Gables, escrito pela autora canadense L.M. Montgomery. Neste livro, Anne retorna com todo o seu encanto e aventuras, como no primeiro livro da série.
“Você sabe que sou do tipo de pessoa que sempre é encontrada pelas aventuras.”
A história é contada principalmente em formato de cartas escritas por Anne para seu querido Gilbert, agora seu noivo, enquanto ela está morando em Windy Poplars, atuando como diretora da escola local.
Durante sua estadia, Anne conhece novas almas gêmeas, enfrenta desafios, aprende lições valiosas e ajuda as pessoas a se conectarem mais com elas mesmas.
Porém fica o aviso: se você espera que Anne de Windy Poplars seja um livro romântico sobre Anne e Gilbert, você vai se decepcionar. Esse definitivamente não é o foco da história.
Além da sinopse de Anne de Windy Poplars
Apesar de Anne e Gilbert terem noivado no livro anterior, em Anne da Ilha, o casal terá que passar alguns anos separados.
Gilbert está estudando medicina em Kingsport e ficará longe por pelo menos mais 3 anos.
Enquanto isso, Anne continua sua carreira como professora e bacharel em Letras e Belas Artes. Agora ela leciona na escola secundária de Summerside, mas já enfrenta problemas desde o início – só de conseguir esse emprego em especial.
Existe uma tal família Pringle na região que é muito unida e politicamente influente, e eles não ficaram nada felizes quando Anne foi escolhida como nova diretora. Eles queriam outra pessoa no cargo, mas Anne estragou seus planos. Como resultado, os Pringles farão de tudo para prejudicá-la e fazê-la desistir.
Sem a pensão dos Pringles, Anne se muda para outra pensão na Rua do Fantasma, com a senhora Braddock, a tia Chatty e sua ajudante Rebecca Dew – na verdade, a verdadeira dona da casa! 😂
Mesmo com a mudança de planos, Anne simplesmente se apaixona pela sua nova estadia, além de ter um relacionamento muito bom com as 3 senhoras.
“A tia Kate está indignada com tamanha superstição, mas acho que prefiro as pessoas supersticiosas. Elas dão cores à vida. O mundo não seria um lugar sacal se todos fossem sábios e sensatos?”
Histórias para se emocionar
Como Anne está em uma nova cidade, ela conhece diversas pessoas. Todos possuem uma história e, em geral, possuem desfechos bem emocionantes.
Uma dessas histórias é a da pequena Elizabeth, uma criança imaginativa, abandonada pelo pai, que está presa em uma casa cheia de regras que podam qualquer espontaneidade da menina.
Ela quer muito ver o pai, mas pensa que ele a abandonou por não a querer, e acredita que um dia será feliz no “amanhã”, na “Terra do Ocaso”.
“Se corrermos com toda velocidade, senhorita Shirley, conseguiremos chegar ao ocaso?”
Anne é a única luz de amor e carinho que a garota conhece, e a história toda é bem tocante.
Enquanto isso, Anne também tenta resolver seu problema com os Pringle, mesmo que todos digam que é um caso perdido. Ao longo da história, ela começa a entender melhor a família e suas motivações, enquanto eles aprendem a apreciar a jovem professora e seu jeito único e encantador.
“Só de chegar a algum lugar, senhorita Shirley, você deixa as pessoas mais felizes.”
O que achei da leitura de Anne de Windy Poplars
Anne de Windy Poplars voltou a ser do tipo de livro que eu esperava da saga de Anne: leve, emocionante, com histórias divertidas, mas ao mesmo tempo reais e que te fazem pensar.
Embora não seja mais a história de uma pequena órfã em busca de um lar, aqui temos tantas histórias diferentes que o foco não estar na Anne não faz falta.
Outro ponto que me fez gostar muito mais desse livro do que o anterior é que Anne voltou a ser mais leve, mais querida. Sem uma visão tão pessimista do mundo e do amor romântico.
A única ressalva que tenho, talvez, seria o amor de Anne e Gilbert que fica muito, mas muito, em último plano. Até nas cartas que “ela escreve para ele”, são omitidas as partes românticas (está escrito no livro a omissão, o que eu achei curioso).
De qualquer forma, eu não senti falta desse lado da história. O próximo livro será sobre a vida do casal juntos, em sua casa dos sonhos.
Se você é fã de Anne de Green Gables, com certeza irá adorar Anne de Windy Poplars. Minha nota foi 4 de 5 ⭐⭐⭐⭐.
Outros livros de Anne de Green Gables
Os livros de Anne de Green Gables foram escritos pela autora L. M. Montgomery e contam toda a história de Anne dos seus 11 até seus 75 anos.
Confira os livros que já resenhamos por aqui: