Para um bom leitor, nada é melhor do que terminar o ano com uma retrospectiva dos livros que leu e planejar a leitura do ano seguinte. Eu adoro organizar os meus livros na estante e já imaginar mais ou menos uma ordem do que vai aparecer na minha cabeceira nos próximos dias.
Então, para fechar o ano de 2017, esses é o meu resumo literário de 2017 por ordem cronológica:
1. Fate/Zero #02
Minha nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
O que achei: Fate/Zero é uma light novel (livro com ilustrações) japonesa que derivou do anime homônimo. Confesso que eu gosto muito da história da saga Fate, e não tinha como eu não gostar desse livro. As histórias japonesas me fascinam justamente porque conseguem sair mais do óbvio do que os clássicos americanos.
2. O Nome do Vento
Minha nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
O que achei: Com certeza essa foi uma das leituras mais longas e mais rápidas que eu fiz esse ano. Esse livro realmente encanta e vale muito a pena para quem adora fantasia medievais! Você poder ler a minha resenha de O Nome do Vento para conferir todos os detalhes.
3. Dragões do Crepúsculo do Outono
Minha nota: ⭐⭐⭐
O que achei: Essa saga é um pouco chata de ler. O livro é apenas o segundo da série e eu acabei nem comprando o terceiro. Apesar da leitura lenta, eu gostei da ambientação Dungeons&Dragons e dos personagens do livro. Todos tem uma personalidade bastante marcante e as vezes até um pouco caricata.
4. A Maldição do Tigre
Minha nota: ⭐⭐
O que achei: O assunto delicado do ano 😋. Quando comprei o box da série, achei que seria uma história a la Rick Riordan, só que com mais romance. Como estava enganada!
5. O Resgate do Tigre
Minha nota: ⭐
O que achei: Aqui que a história da Saga do Tigre decaiu violentamente com o triângulo amoroso entre os irmãos e a personagem principal. Mas, por eu ser muito teimosa e já ter gasto o meu dinheiro, continuei a leitura.
6. Trabalhe 4 Horas por Semana
Minha nota: ⭐⭐⭐⭐
O que achei: Este livro de não-ficção me fez pensar muito sobre o trabalho e o meu tempo. Ele é resumidamente sobre trabalhar menos, ser mais produtivo e ganhar mais.
Apesar de ser muito voltado para o mercado americano, tem várias coisas que conseguimos aproveitar para o nosso dia a dia.
7. A Garota no Trem
Minha nota: ⭐⭐⭐
O que achei: Recomendado por uma amiga, esse livro de thriller psicológico me deixou até um pouco ansiosa para entender o que estava por trás do desaparecimento de uma das personagens. Você pode ler mais sobre a minha opinião na resenha de A Garota no Trem aqui do blog.
8. Fate/Zero #03
Minha nota: ⭐⭐⭐⭐
O que achei: Ótima continuação da Novel! É nesse volume que as batalhas começam e os esquemas acontecem.
9. A Canção do Sangue
Minha nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
O que achei: Maravilhoso! A Canção do Sangue é aquela velha história de fantasia medieval com o ‘que’ a mais: uma magia antiga, mistificada e proibida pela religião do país. A resenha de A Canção do Sangue foi o primeiro post do blog e iniciou toda esse incrível projeto que é o Amor por Livros.
10. A Mediadora – O Pedido
Minha nota: ⭐⭐⭐
O que achei: Quando eu era criança, eu simplesmente adorava a saga A Mediadora. Li e reli incontáveis vezes e me identificava muito com a personagem principal (uma ‘bad girl’). O conto O Pedido se passa poucos anos depois do final do último livro, e antecede o retorno de Suze Simon com o livro Lembranças, lançado em 2016. Recomendo para matar a nostalgia. 😊
11. Alice’s Adventure in Wonderland
Minha nota: ⭐⭐⭐⭐
O que achei: Eu sempre quis conhecer a verdadeira história de Alice no País das Maravilhas. Quando vi o livro de graça na Amazon, logo resolvi comprar e me jogar na leitura. Além de ter sido muito divertido, também aproveitei para dar uma treinada no inglês.
12. A Viagem do Tigre
Minha nota: ⭐
O que achei: Após uma trégua com outros livros, continuei a minha árdua tarefa de terminar a leitura da saga. A história continuou ruim, mas eu tinha que terminar de ler os 4 livros.
13. Reengenharia Mental
Minha nota: ⭐⭐⭐
O que achei: Livro curto sobre como mudar a forma de pensar e ser uma pessoa mais positiva. Acabei não escrevendo uma resenha porque não me impactou muito, mas é uma boa leitura para aqueles dias que precisamos de algumas palavras para nos por para cima.
14. O Clã dos Magos
Minha nota: ⭐⭐⭐
O que achei: O primeiro livro dessa tão famosa saga me decepcionou um pouco. A ambientação é legal, mas a história foi muito enrolada para o meu gosto. Estou sinceramente esperando que a continuação seja mais empolgante. Você pode conferir todos os meus pontos positivos e negativos na resenha de O Clã dos Magos.
15. Belgravia: Dançando para a batalha
Minha nota: ⭐⭐⭐
O que achei: Esse livro de romance de época foi pensado exclusivamente para o modelo de e-book. Você não compra o livro inteiro, mas sim os capítulos separadamente, como se fosse um seriado. O primeiro capítulo estava de graça na Amazon e já dá um bom gosto da narrativa, dos personagens e na intensidade da história. Nada extraordinário, mas interessante.
16. Egito: Terra dos Faraós
Minha nota: ⭐⭐
O que achei: Sempre me encantei pela capa dourada e as páginas em preto desse livro. Mas, infelizmente, o livro é meio mal escrito. Não tem uma linha cronológica, o escritor vai e volta nos faraós e deixa algumas pontas soltas. As imagens e a edição são maravilhosas, mas pecaram muito no texto.
17. O Destino do Tigre
Minha nota: ⭐
O que achei: Finalmente, o fim! O casal se define, os ‘mistérios’ são mais ou menos respondidos e até rola casamento. É isso aí, consegui finalizar a saga.
18. Não me faça pensar
Minha nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
O que achei: Não me faça pensar é a leitura básica para todos que trabalham com interfaces digitais. Ele tem várias dicas práticas para construções de sites e também de como fazer testes de usabilidade com custos mínimos. O máximo desse livro é que ele é cheio de tiradinhas engraçadas, que minimizam um pouco o peso da leitura. Eu gostaria que todos os livros didáticos fossem assim.
19. Fate/Zero #04
Minha nota: ⭐⭐⭐⭐
O que achei: Continuação e quase finalização da novel de Fate/Zero. Uma boa leitura, com vários destaques para as verdadeiras essências dos personagens. Muito mais brutal que o anime, na verdade.
20. A Fonte
Minha nota: ⭐⭐
O que achei: A Fonte é um livro bem raso, mas bem à frente do seu tempo. Ele fala sobre feminismo, isso em 1980, quando o assunto era ainda menos comentado. Não achei que valia a pena fazer uma resenha porque a história não tinha bem um enredo elaborado.
Meus destaques de 2017
Favorito:
🏆 O Nome do Vento
Menção honrosa:
🏅 A Canção do Sangue
Decepção:
🏴 O Resgate do Tigre
O que deve vir em 2018
- A Aprendiz
- O Lorde Supremo
- The Complete Folk & Fairy Tales of The Brothers Grimm
- Os Segredos da Mente Milionária
Deixe sua opinião
Qual dos livros que você mais gostaria de ver aqui no blog para o ano de 2018?
Ou qual livro você me recomendaria ler?
Claro que eu não podia esquecer a mensagem de fim de ano, né?
Desejo que todos vocês tenham ótimas festas, muitos livros e muitas histórias incríveis no ano que vem. Feliz 2018!