Com o fim de 2020 chegando, eu comecei a pensar mais sobre o que fazer para aproveitar os meus dias da melhor maneira possível e saber se estou no caminho certo para alcançar os meus objetivos.
Parte da motivação para pensar nisso era que eu estava acordando cada vez mais cansada e minha motivação começou a cair drasticamente. Não demorou muito para eu entender que uma das causas era porque a minha rotina atual não estava funcionando e que eu precisava repensar meus hábitos como um todo.
Então pensei: por que não começar o dia fazendo algo que é apenas para mim? Afinal as primeiras horas da manhã são os nossos melhores horário de foco e motivação.
E foi a melhor mudança de hábito que fiz.
Comecei a ler sobre o Bullet Journal, uma espécie de diário hiper otimizado, e resolvi dar uma chance. Escrever coisas sobre a minha vida e meus objetivos parecia um bom jeito de começar a minha manhã.
Desde então eu só tenho coisas boas para dizer. Me ajudou a pensar sobre como fazer meus dias valerem a pena, reduziu minha ansiedade, deu mais foco no meu trabalho e até entendi como algumas situações tem um impacto na minha motivação e saúde.
As vantagens do Bullet Journal
O principal objetivo desse tipo de diário é ser rápido e adaptável às suas necessidades. Se você quer começar a organizar suas tarefas diárias, use-o pra isso. Se você quer controlar os gastos, anote tudo o que for preciso nele.
Não há regras. Ele é um caderno seu e deve ser usado para o que for mais proveitoso para você. Alguns exemplos do que tem funcionado para mim:
Produtividade
Uma das maiores vantagens que percebi é sobre a minha produtividade. Eu tenho uma tendência de ter uma lista enorme de afazeres, cheia de pequenas coisas que preciso e, muitas vezes, tenho preguiça de fazer.
Com o meu caderno, eu seleciono 1 tarefa que preciso fazer naquele dia. Claro que posso fazer mais de 1, se eu quiser e tiver tempo, mas pelo menos eu sei que terei feito a tarefa mais importante da minha lista naquele momento. Acabo até priorizando muito melhor o meu tempo.
Novos hábitos
O diário em tópicos também pode ser um ótimo jeito para desenvolver novos hábitos. Você pode ir anotando os seus objetivos, as ações e a periodicidade que você tem feito aquelas tarefas. Marcando as atividades todas as manhãs, você acaba lembrando de fazê-las.
Agora quase nunca perco meus 5 minutinhos de inglês por dia.
Entender possíveis padrões
O nosso corpo costuma dar alguns sinais, como, por exemplo, a dor de cabeça. Anotando quando ela acontecia, percebi ela aparecia mais nos finais de semana, depois de uma faxina.
Também percebi que tomar café depois do almoço aumentava minha tendência a ter insônia. Passei também a me regrar um pouco mais na quantidade de cafeína que consumo.
Estimular a criatividade
Eu não faço desenhos ou coisas rebuscadas no meu diário, mas para quem gosta também é uma ótima forma de se expressar. Pode ser com caneta, lápis, o que for. O importante é fazer sentido pra você e você se sentir feliz com o seu caderno.
Melhorar o humor e a motivação
Às vezes, quando eu acordo um pouco desanimada ou de mau-humor, eu uso o caderno para pensar no motivo. Não só penso no motivo, mas o que posso fazer com aquilo para me sentir melhor. Nem sempre é possível, mas a maioria das vezes funciona.
Também gosto de voltar na minha página de objetivos e ver o quanto evolui nesse tempo. Isso me ajuda a ter mais garra para continuar no caminho que escolhi.
Como começar um Bullet Journal
Quando eu comecei, eu não sabia muito bem o que escrever no meu diário. Eu escrevia basicamente sobre as minhas tarefas diárias e isso funcionou por alguns dias.
Em algum momento do primeiro mês, lembrei desse livro que eu tinha comprado por engano, o Diário em Tópicos.
Por a capa ser tão bonitinha, comprei achando que era um caderno para começar um bullet journal nele mesmo.
Na verdade, o livro Diário em Tópicos é sobre como e o que começar a escrever no seu caderno. Definitivamente não é sobre escrever aqueles longos e dramáticos diários de adolescente. É sobre como manter um registro das coisas que são importantes para você, com várias ideias de como acompanhar as diversas áreas da sua vida.
Minha estratégia foi bem simples: todo dia lia 1 ou 2 recomendações e colocava no meu próprio caderno. Fiz aos poucos, borrei algumas coisas, mas nada que eu realmente me importasse.
E agora eu tenho um pequeno sisteminha que me ajuda a entender meus dias, minhas prioridades e minhas rotinas.
Às vezes meus dias só têm uma lista. Às vezes escrevo sobre algo que andei pensando, ou uma ideia que me animou. Outros dias procuro agradecer pelas coisas que alcancei, porque é muito fácil ficar vidrado só nas coisas que ainda não temos.
O livro Diário em Tópicos, apesar de ajudar com as ideias e exemplos bonitinhos, também não precisa ser seguido à risca. A melhor maneira de começar é ir aos poucos. Seu diário não precisa ser lindo logo de cara, você vai pegando o jeito com o tempo.
Você pode conferir um pouco do conteúdo do livro nesse post do Buzzfeed que a própria autora escreveu.
Como tornar o Diário em tópicos um hábito
Mantenha ele em algum lugar prontinho para ser escrito, com caneta e lápis a disposição. Essa é a minha maior dica, uma que aprendi com outro livro, O Milagre da Manhã.
No meu caso, eu deixo na mesa da cozinha, o primeiro lugar que vou quando acordo. Se já sento para tomar café, e o caderno já está ali, prontinho para ser escrito, na minha frente, por que não escrever?
Se você mora com outras pessoas, entendo que pode ser um pouco mais complicado. Nesses casos, você pode deixar na sua escrivaninha ou em cima do notebook. Assim você não abre o computador antes de dar uma olhadinha no seu caderno.
O mais importante para eu ter transformado essa atividade em um hábito é que não me sinto obrigada a fazê-lo de algum jeito específico. Eu gosto do processo que criei para mim, com simplicidade e poucas canetas boas. Gosto de rever algumas ideias e pensamentos quando preciso – e por isso continuo.
Tem dias que escrevo 2 afazeres, tem dias que escrevo uma página inteira de ideias e pensamentos que quero guardar. Tudo depende da minha motivação para fazer aquilo.
Sei que esse pequeno hábito matinal me ajudou a ter dias muito mais significativos, sendo uma das principais mudanças a redução da minha ansiedade nesse tempo de quarentena. Agora eu sei que, apesar de alguns planos estarem parados, outros estão progredindo.
E espero que esse conteúdo também te ajude a repensar suas manhãs.
Se você também quer fazer o que está ao seu alcance para ser melhor todos os dias, que tal começar a escrever em um caderno?
Se você se interessou pelo livro, você pode encontrar O Diário em Tópicos na Amazon.
Ficou alguma dúvida sobre o método de bullet journal? Deixa aqui nos comentários 🙂
“Cafeína é uma droga que causa dependência.” Varella, Dráuzio.
HAHA
Olha, ano passado foi um ano muito atípico, a falta de objetivos claros, os problemas decorrentes do isolamento social como o afastamento familiar, a queda nas vendas e serviços, tudo isso me pegou de um jeito que eu jamais imaginava que fosse acontecer. Em questão de meses me encontrei em uma crise depressiva fudida, cercado de problemas cujos quais não conseguia pensar em soluções e a ansiedade me consumindo dia após dia.
De lá pra cá muita coisa mudou, rotinas, objetivos, amizades, visão de mercado, etc, mas ainda vejo que preciso acertar muitas coisas na vida.
Mais um livro pra lista de leitura porque se ele te ajudou a colocar as coisas em ordem, com certeza vai me ajudar a fazer o mesmo.
Obrigado! 😀
PS: você percebe o quanto a vida mudou quando você clica em adicionar ao carrinho e as sugestões de compra são “Rolo adesivo para remoção de pelos” e “Fraldas Pampers G”
HAHAHAHA
Só posso imaginar como 2020 se provou difícil, principalmente para quem é autônomo 🙁
A depressão, a falta de convívio e a própria questão do vírus não ajudaram, né?
Já faz quase um ano que eu escrevo todos os dias a lista combinada de objetivos + tarefas + gratidão. Tem dias que não tem jeito, ainda vem a tristeza e a dificuldade de lidar com os problemas. Mas é mais uma ferramenta pra mostrar que a gente está no caminho de algo melhor.
O que eu fiz no meu bullet journal depois de alguns testes (é chique falar em inglês rs):
• lista de objetivos
• lista de metas com foco nesses objetivos
• diariamente: lista de tarefas (priorizadas), acompanhamento de hábitos que quero construir, 3 motivos para ser grato (às vezes só consigo 1) e, quando algo me incomoda e é controlável, uma lista de 5 coisas que posso fazer para resolver aquilo.
Espero que ajude você também <3
Com certeza ajudou e pá, está comprado, só esperando chegar 😀
Ultimamente está difícil manter o foco, tem tanta coisa acontecendo que as vezes eu acordo de manhã e fico pensando “o que será que vai acontecer hoje, CARALH@##@#!”
HAHAHAHA
Mas não posso me perder no meio disso tudo, tem coisa demais em jogo né!
Vou seguir as suas dicas aqui pra incorporar este bom hábito na minha rotina. Conforme for acontecendo vou te informando e desde já, muito obrigado! <3