Flores para Algernon é uma obra do escritor Daniel Keyes, lançada em 1966. Sua história é sobre um homem com retardo mental que passa por uma cirurgia inédita, ganhando uma super inteligência.
Porém, essa cirurgia pioneira faz com que Charlie, que era um homem educado e de bom coração, passe a ver sua realidade com outros olhos. Olhos mais amargos.
Ele passa a ver o desprezo dos outros e o seu próprio.
O livro é narrado pelo próprio Charlie, enquanto ele descreve, em seus relatórios de progresso, seu dia a dia e pensamentos. Nas primeiras páginas, ele escreve errado, com vários erros de ortografia, mas, após o sucesso da cirurgia, ele aprimora sua escrita progressivamente.
Toda a sua “evolução” é contada de uma forma comovente, delicada e profunda. Um dos motivos pelos quais o livro, inclusive, se tornou um dos meus livros favoritos de ficção científica.
Durante essa história, é impossível não destacar as frases mais impactantes. Foi apenas natural. E agora resolvi também compartilhar com vocês:
As melhores frases de Flores para Algernon
“Se você é intelijente você podi ter muitos amios pra conversar e você nunca fica solitário sosinho o tempo todo.”
“Estava tudo bem enquanto eles pudessem rir de mim e parecer inteligentes à minha custa, mas agora eles se sentiam inferiores ao imbecil. Comecei a ver que, por meio do meu surpreendente crescimento, eu os fiz encolher e enfatizei suas inadequações. Eu os havia traído, e eles me odiavam por isso.”
“Como posso fazê-lo entender que ele não me criou? Ele comete o mesmo erro que os outros quando olham para uma pessoa de mente débil e riem porque não entendem que existem sentimentos humanos envolvidos. Ele não percebe que eu era uma pessoa antes de vir pra cá.”
“Agora entendo que um dos motivos importantes para ir à universidade e obter uma educação é aprender que as coisas que você acreditou a vida toda não são verdade, e nada é o que parece ser”
“Nenhum deles me olhava nos olhos. Eu ainda consigo sentir a hostilidade. Antes, riam de mim, desprezando-me por minha ignorância e estupidez; agora, eles me odiavam por meu conhecimento e compreensão. Por quê?”
“Mas o que há de errado com uma pessoa que quer ser mais inteligente, que quer adquirir conhecimento, entender-se e entender o mundo?”
Charlie em Flores para Algernon
“Que estranho é o fato de pessoas de sensibilidade e sentimentos honestos, que não tirariam vantagem de um homem que nasceu sem braços ou pernas ou olhos, não verem problema em maltratar um homem com pouco inteligência.”
“Então é assim que uma pessoa chega a se desprezar: sabendo que está fazendo a coisa errada sem conseguir parar”
Flores para Algernon
“Estranho sobre aprender; quanto mais longe eu vou, mais vejo o que nunca soube que sequer existia. Algum tempo atrás, tolamente imaginei que poderia aprender tudo – todo o conhecimento existente. Agora espero apenas ser capaz de saber de sua existência e entender um mínimo disso.”
“Apenas pouco tempo atrás aprendi que as pessoas riam de mim. Agora consigo ver que inconscientemente me juntei a eles, rindo de mim mesmo. Isso dói mais que tudo.”
“Até um homem de mente fraca quer ser como os outros homens. Uma criança pode não saber se alimentar, ou o que comer, mas ela conhece a fome.”
Charlie em Flores para Algernon
“O que quero dizer é que Charlie Gordon existe no passado, e o passado é real. Você não pode construir um novo edifício em uma área até destruir o que existia antes, e o antigo Charlie não pode ser destruído.”
“Charlie não existe apenas no passado, ele existe agora. Em mim e em torno de mim.”
“Problemas emocionais não podem ser resolvidos como problemas intelectuais.”
Charlie em Flores para Algernon
“Apesar de sabermos que, no fim do labirinto, a morte nos aguarda (e isso é algo que nem sempre soube, até pouco tempo atrás, pois o adolescente em mim pensava que a morte acontecia só com outras pessoas), vejo agora que o caminho escolhido pelo labirinto me faz quem sou. Não sou apenas uma coisa, mas também uma maneira de ser – uma das muitas maneiras -, e saber os caminhos que percorri e os que me restam vai me ajudar a entender o que estou me tornando.”
“O problema real é que não há lugar pra ninguém em lugar nenhum.”
Charlie em Flores para Algernon
“Inteligência e educação sem doses de afeto humano não valem droga nenhuma.”
Charlie em Flores para Algernon
“Inteligência é um dos maiores presentes humanos. Mas muito frequentemente a busca por conhecimento exclui a busca por amor.”
“Existem muitas pessoas que darão dinheiro ou bens materiais, mas poucas que darão tempo e atenção.”
Winslow em Flores para Algernon
“Quando eu era retardado, tinha muitos amigos. Agora não tenho ninguém. Oh, conheço várias pessoas. Várias e várias pessoas. Mas não tenho nenhum amigo de verdade, nenhum amigo que signifique algo para mim, e ninguém para quem eu signifique algo.”
“É doloroso pensar assim, mas suspeito que o que temos é mais do que a maioria das pessoas encontra numa vida inteira.”
Tenho que tentar guardar algumas das coisas que aprendi. Por favor, Deus, não me tire tudo.
Charlie em Flores para Algernon
“P.S. porfavor si você tive uma opotunidadi colo qui umas flores no tumulo du Algernon nu quintau”
A última frase de Flores para Algernon sempre me lembra de todo o arco do livro. E você, o que sentiu com essa leitura, o que significou para você?