O Grishaverso é o nome dado à série expandida de livros de fantasia da escritora mundialmente conhecida Leigh Bardugo. Ele é composto por três séries de livros: a primeira é a trilogia Sombra e Ossos; a segunda, a duologia Six of Crows; e a terceira e (atualmente) última é a duologia Nikolai.
Todos estes livros compartilham de cenários e personagens, mas contam histórias distintas que podem ser lidas separadamente, o que torna a inclusão de leitores novos muito mais fácil.
Eu mesma comecei lendo o primeiro livro da trilogia Sombra e Ossos, para depois pular direto para Six of Crows – que, na minha opinião, é uma história muito melhor do que as demais em todos os sentidos.
O Grishaverso é um mundo rico, inspirado num cenário steampunk repleto de magia, conflito e personagens extremamente cativantes e memoráveis. A magia dos Grisha (os equivalentes a magos no universo de Bardugo) é constantemente explorada e aprofundada, assim como as dinâmicas econômicas e políticas das nações existentes, o que torna o acompanhamento da saga completa uma aventura dinâmica e interessante.
Conheça a ordem dos livros do Grishaverso de Leigh Bardugo:
Ordem da Trilogia Sombra e Ossos
A trilogia Sombra e Ossos foi o primeiro livro de Bardugo e, também, seu primeiro grande sucesso. Nessa série de livros somos apresentados à Alina Starkov, uma jovem Grisha que descobre ser capaz de invocar a luz do Sol, o Darkling, seu oposto, um Grisha que comanda sombras, além de um elenco diverso e incrível de personagens secundários.
Ao longo dos três livros, acompanhamos a jornada de Alina para aceitar e fortalecer seu poder. Ela é a única capaz de salvar sua nação da Dobra das Sombras, um território amaldiçoado e cheio de monstros que pode consumir a tudo e todos que ela ama.
Mas isso não é tudo: guerra e inimigos humanos também batem à porta do país, trazendo consigo a ameaça de um colapso completo. Resta a Alina e a seus amigos e aliados a responsabilidade de resolver todos esses problemas.
A trilogia é composta por três livros relativamente curtos: todos estão na média de umas trezentas e poucas páginas.
1. Sombra e Ossos
Lançamento original: 2012
Páginas: 288
O primeiro livro é uma leitura rápida e fácil mesmo nos momentos mais parados da trama.
Conhecemos Alina e seus dramas pessoais, mas também somos rapidamente lançados no fascinante mundo dos Grisha, soldados capazes de usar magia. São raros e essenciais para garantir que os inimigos da nação não invadam o país por todas as direções.
Alina, porém, não é desejada como um soldado qualquer: com seu recém-descoberto poder de invocar luz solar, ela é a única esperança do país de destruir a misteriosa e letal Dobra das Sombras. Eu falo mais na resenha de Sombra e Ossos.
2. Sol e Tormenta
Lançamento original: 2013
Páginas: 352
Após traições e reviravoltas que tornam Alina uma fugitiva, ela passa semanas escondida.
Mas fugir não soluciona nenhum de seus problemas. É preciso lutar.
Este livro sofre da chamada “Síndrome do Segundo Livro”, mas ainda assim é uma leitura fluida. Além disso, tem grandes momentos de ação e apresenta três dos melhores personagens de todo o Grishaverso: Nikolai e os gêmeos Tolya e Tamar. Também falo mais na resenha de Sol e Tormenta.
3. Ruína e Ascensão
Lançamento original: 2014
Páginas: 336
Como o título sugere, momentos de ruína e ascensão perseguem Alina e seus companheiros ao longo do agitado livro final da trilogia Sombra e Ossos.
O final dividiu opiniões (pessoalmente, não gostei muito dele), mas seu encerramento abre margem para a adorada sequência: Six of Crows. Veja minha opinião completa na resenha de Ruína e Ascensão.
Ordem da Duologia Six of Crows
Six of Crows tem uma personalidade completamente diferente de seu antecessor.
Onde a história de Alina era sobre dever, heroísmo e o peso da responsabilidade de salvar o mundo, Six of Crows é sobre um sexteto caótico de pessoas extremamente diferentes entre si, unidas por um objetivo comum: dinheiro além de seus sonhos mais ousados.
É composto por dois livros maiores e mais complexos do que os da trilogia anterior. Em Six of Crows, Leigh Bardugo abandona as limitações de uma narrativa em primeira pessoa de um personagem só, e expande para uma narrativa em terceira pessoa de seus seis novos protagonistas.
Além disso, Leigh Bardugo também criou uma história bastante independente. É possível começar direto por Six of Crows, sem se sentir perdido.
A maioria das referências à trilogia Sombra e Ossos é breve e vaga, nada que afete a leitura. Inclusive, é muito recomendado que se comece por essa duologia, visto que a qualidade geral do livro é visivelmente superior.
📌 Compre o box com brinde na Amazon
1. Six of Crows: Sangue e Mentiras
Lançamento original: 2015
Páginas: 376
Kaz Brekker é um ladrão ambicioso e vingativo, o melhor da cidade. Em uma noite úmida, um mercador influente lhe oferece um trabalho impossível: invadir a prisão mais bem protegida do mundo, e extrair de lá um prisioneiro valioso. A recompensa: dinheiro, muito, muito dinheiro.
Mas esse não é um trabalho de um homem só. A partir disso, ele recruta uma equipe diversificada de criminosos ao melhor estilo Onze homens e um segredo para efetuar um roubo criativo, repleto de magia e carregado com personagens impressionantes e inesquecíveis—por bem ou por mal.
A duologia Six of Crows é a favorita do público por diversos motivos, que variam desde a trama eletrizante até seus seis protagonistas inesquecíveis. Falo mais sobre a trama e seus personagens na resenha de Sangue e Mentiras.
2. Crooked Kingdom: Vingança e Redenção
Lançamento original: 2016
Páginas: 448
Ainda lutando para lidar com as consequências do final do livro anterior, Kaz Brekker e sua equipe precisam sobreviver ser mais espertos que seus inimigos, que os cercam por todas as direções.
Crooked Kingdom apresenta um final maravilhoso, emotivo e eletrizante, cheio de reviravoltas e conclusões maestrais para os arcos de desenvolvimento de cada um dos personagens. A essa altura, o verdadeiro desafio é decidir por apenas um personagem favorito dentre os seis criminosos adoráveis que comandam essa história.
Ordem da Duologia Nikolai
Nikolai é, sem sombra de dúvidas, um dos personagens mais queridos do Grishaverso. Carismático, engraçado e charmoso, era inevitável que, em algum momento, ele liderasse uma aventura própria.
1. King of Scars: Trono de Ouro e Cinzas
Lançamento original: 2019
Páginas: 464
Dois anos após os eventos de Sombra e Ossos (e alguns meses após os eventos de Six of Crows), Nikolai é rei de Ravka, o que ele sempre quis.
Mas nada é tão simples: o reino está falido após a guerra, e o próprio Nikolai ainda sofre sequelas mágicas que o transformam em um monstro em momentos imprevisíveis.
Este livro foca em aspectos mais políticos do Grishaverso. Junto disso, Bardugo também explora a mitologia que ela criou em torno dos Santos, Grishas que fizeram atos grandiosos o bastante para serem beatificados.
Tem um ritmo menos estável do que Six of Crows, e muitas vezes as mudanças de personagem mais agregam do que atrapalham, mas é muito interessante acompanhar o desenrolar das múltiplas tramas que se apresentam ao longo do livro. Além do mais, o romance principal é muito promissor.
2. Rule of Wolves: Trono de Prata e Noite
Lançamento: 2021
Páginas: 528
O Grishaverso encontra seu encerramento (por enquanto) com o final dessa obra.
Conforme novos conflitos eclodem por todas as partes, e antigos e novos inimigos surgem, cabe a Nikolai e seus aliados garantirem que Ravka sobreviva uma vez mais.
No geral, a trama desse livro é bastante previsível, mas as participações especiais de personagens queridos em diversos pontos da história tornam vários momentos do livro agradáveis e memoráveis.
Além do mais, ele termina com uma certa interrogação que abre margem para novas sequências, embora Bardugo não tenha feito qualquer anúncio a respeito até o momento.
Prequel: Demon in the Woods
O Demônio na Floresta é a mais recente obra do Grishaverso, lançada em setembro de 2022 nos Estados Unidos e em fevereiro de 2023 no Brasil .
Ele é uma prequel dos eventos da trilogia Sombra e Ossos que se aprofunda na juventude do misterioso Darkling, um dos personagens favoritos do público.
É uma Graphic novel, ilustrada por Dani Pendergast e escrita pela própria Leigh Bardugo. Pode ser lida tanto depois de finalizar a trilogia Sombra e Ossos quanto antes de começá-la. Outro momento apropriado para lê-la seria logo após terminar a duologia Nikolai.
As Vidas dos Santos
As Vidas dos Santos (ou, no idioma de Ravka, Istorii Sankt’ya) é um livro que aborda a mitologia dos Santos da cultura ravkana. O conhecimento destes mártires é central para o desenvolvimento da trama da trilogia Sombra e Ossos e, mais tarde, para a história da duologia Nikolai.
Este livro não possui uma única história: funciona de certa forma como uma “enciclopédia” ao estilo Animais Fantásticos e Onde Habitam e Quadribol através dos Tempos, da série de Harry Potter.
Assim, é uma ótima opção de leitura para qualquer um que achou a mitologia do Grishaverso tão interessante quanto eu e gostaria de saber mais sobre o panteão de Santos martirizados. Pode ser lido em qualquer ponto, mas idealmente após o final da trilogia Sombra e Ossos para evitar spoilers.
A Série Shadow and Bone da Netflix
Em abril de 2021, a Netflix lançou os oito episódios da primeira temporada de Shadow and Bone. A adaptação, que conta com Eric Heisserer como showrunner e tem a própria Leigh Bardugo na produção executiva, começou pela obra inicial, Sombra e Ossos, mas também pegou elementos e personagens da duologia Six of Crows e mesclou ambas.
Apesar das inúmeras diferenças entre a série e os livros, ela é extremamente divertida de assistir e os personagens foram adaptados muito fielmente. A própria Bardugo, em mais de uma ocasião, alertou aos fãs para que vissem a série como uma “fanfic” de sua obra do que como uma adaptação super fiel.
Levando esse alerta em consideração, fica bem fácil ver a série como uma excelente adaptação, além de boa parte das mudanças serem compreensíveis: a história de Sombra e Ossos é muito curta e é cheia de momentos bem parados, o que não funcionaria para ser uma série grandiosa e popular dentro dos padrões Netflix.
A trama e personagens de Six of Crows, por outro lado, são perfeitos para atender a esses requisitos.
E eles tinham razão. A série Shadow and Bone foi um sucesso de público e crítica, e sua segunda temporada foi lançada em março de 2023 na Netflix.
Conheça outras séries de fantasia Young Adult
Se você está buscando conhecer outras sagas de fantasia com ação, guerra e romance, confira nossos outros guias de leitura: