O Labirinto de Fogo é o terceiro volume da saga As Provações de Apolo.
Como já vimos em O Oráculo Oculto, o volume 1, e A Profecia das Sombras, o volume 2, O Labirinto de Fogo é o próximo oráculo que Apolo precisa salvar das mãos do Triunvirato.
A história de O Labirinto de Fogo
A dedicatória do autor, no começo do livro, é apenas a seguinte:
“Para Melpômene, a Musa da tragédia.
Dedicatória de Rick Riordan
Espero que você esteja satisfeita.”
Ela realmente resume o que encontrei nesse volume da saga: uma tragédia após a outra.
Depois de destruir o Oráculo das Sombras, como Apolo prometeu, e Meg conjurar Grover de uma… plantação (?), Apolo precisa seguir para sua próxima profecia e impedir a destruição de um novo oráculo.
Só que desta vez o trio precisará seguir pelo Labirinto, o qual, além de estar soltando fogo por aí sem motivo aparente, nunca deixa as pessoas simplesmente passearem por ele sem alguns perigos.
Depois de se perderem e sua passagem ser surpreendida por estriges, eles logo conseguem chegar a sua próxima base, um local abandonado cheio de dríades de cactos e outras plantas.
– ESTRIGES SÃO PERIGOSAS.
Apolo e a flecha de Dodona
– Nossa, mais uma vez sua sabedoria traz luz à escuridão.
– CALA A TUA BOCA – retrucou a flecha.
Lá eles descobrem que a região está sofrendo com incêndios – além dos causados por humanos – gerados por algum mal. Um mal pior que Nero, uma ameaça a qualquer pessoa que entrar em seu caminho.
Participação de outros personagens da saga de Percy
É nesse volume que temos a volta de Piper e Jason, o casalzinho de Os Heróis do Olimpo que não é mais um casalzinho. Mesmo brigados, a dupla vai ajudar Apolo e Meg a entrar no Labirinto e salvar toda região.
“Nada melhor para incrementar uma missão perigosíssima do que um dramalhão de um ex-casal de heróis que podem ou não ter contado toda a verdade um para o outro (e para mim).”
Apolo sobre o casal
Só que algo muito terrível irá acontecer a algum deles. O time vai precisar enfrentar a profecia que Jason recebeu: alguém irá morrer. Querendo eles ou não.
O que eu achei da leitura de O Labirinto de Fogo
Esse livro realmente foi bastante trágico.
No começo, temos um pouquinho mais da história de Meg e seu pai explicada. Temos o rompimento de Piper com Jason e o fim da carreira do pai dela. Os incêndios destruindo a natureza e as dríades. Apolo com cada vez menos poderes…. e a morte de alguém.
Lendo Percy Jackson eu nunca espero ver um personagem realmente morrendo. Até em Os Heróis do Olimpo o Leo acaba voltando!
Mas aqui, pelo menos até esse volume, a morte, como foi profetizada, é real. E bem triste 😭.
Foi uma leitura bem mais séria, apesar das ocasionais piadas de Apolo!
“E essa foi a primeira vez que Chevette, amarelo e atraente foram usados juntos em uma frase.”
Em geral, foi uma boa leitura. Nota 4 de 5.
Sobre a série As Provações de Apolo
A série, que faz parte do universo de Percy Jackson escrita por Rick Riordan, conta a história de Apolo durante sua punição (dada por Zeus, seu querido pai) como um mero mortal na Terra. Em cada livro, o ex-deus irá precisar libertar um oráculo das forças dos imperadores para que as profecias, e o destino dos semideuses, retornem a moldar o futuro como deveriam.
Livros de As Provações de Apolo que já resenhamos:
- O Oráculo Oculto
- A Profecia das Sombras
- O Labirinto de Fogo
- A Tumba do Tirano
- A Torre de Nero
A saga tem no total 5 livros e é uma continuação direta da trilogia Percy Jackson e os Heróis do Olimpo.