Sombra e Ossos é um livro de fantasia recheado de ação, magias interessantes e uma mitologia e histórias fortemente inspiradas na Rússia Imperial.
É o primeiro de uma trilogia que apresenta o chamado Grishaverso, expandido em mais duas duologias, e é também o debut da autora Leigh Bardugo.
Além da sinopse de Sombra & Ossos
As primeiras páginas de Sombra & Ossos nos apresentam a um cenário relativamente comum no campo da fantasia adolescente: Alina Starkov é uma jovem de 16, 17 anos sem qualquer característica marcante. É magra demais, doente demais e sua aparência, no geral, é mediana e imemorável.
Alina é apaixonada por Maly, seu lindo e popular amigo de infância, que consegue todas as garotas que quer e que nunca viu Alina como nada além de uma amiga. Os traços mais distintos de ambos é que eles são jovens que servem no exército: Maly é um excelente atirador, e Alina, uma cartógrafa aceitável.
Apesar da introdução bastante clichê, em poucas páginas vemos qual é o diferencial no universo criado por Bardugo: Maly e Alina estão se preparando para embarcar em um esquive (uma espécie de barco terrestre) para atravessar, junto de um largo grupo de magos, a temida e mortal Dobra das Sombras.
A Dobra das Sombras é um rasgo de escuridão, que percorre quilômetros da nação de Ravka, povoado por criaturas voadoras carnívoras e violentas. É necessário atravessá-la constantemente para que cheguem ao lado oeste do país, a porção que se conecta ao oceano e, consequentemente, com o resto do mundo.
A excursão rapidamente dá errado. Alina é ferida, e Maly é pego pelos monstros tentando protegê-la. Vendo-o prestes a morrer, um poder inimaginável desperta dentro de Alina. O poder de invocar e usar luz, que pode salvar toda a nação, ou destruí-la.
“Quando era pequena, tinha medo do escuro.”
O Mundo dos Grisha
A dinâmica que o universo criado por Leigh Bardugo tem com magia é levemente diferente do que a usual.
Magos de Ravka são conhecidos como Grisha (em outras nações eles possuem outras denominações, mas essa é a “oficial”), e eles são divididos em três ordens:
- A Ordem dos Corporalki, que usam vermelho, capazes de parar um coração com o menor movimento da mão e curar um corpo com a mesma facilidade;
- Os Etherealki, vestidos de azul, que podem controlar um determinado elemento;
- E os Materialki, de roxo, que manipulam minérios e materiais químicos.
Além disso, a hierarquia entre as ordens gera tensão e preconceitos que causam uma intriga política muito curiosa de se acompanhar.
“Você está tremendo,” disse ele.
“Eu não estou acostumada com gente tentando me matar.”
“Sério? Eu nem dou mais atenção.”
Os Grishas são liderados por um homem enigmático e poderoso conhecido como Darkling, que possui um poder único: ele é capaz de manipular sombras.
Seu principal objetivo é se livrar da Dobra das Sombras, uma maldição lançada em Ravka pelo seu ancestral. Quando Alina revela seus poderes, invocando em suas mãos a luz do sol, ele sente que o destino finalmente lhe trouxe o único modo de salvar a todos.
Toda essa intriga ocorre dentro da corte de Ravka, inspirada na Rússia Imperial, mas ao mesmo tempo apresentando um universo industrial, cheio de armas e tecnologias inclinadas à estética steampunk. Esses detalhes foram os que me atraíram para o livro.
Eu amo as clássicas fantasias europeias medievais, mas coloque nas minhas mãos uma fantasia em um outro período, ou inspirado em uma localidade que não seja a Europa Ocidental, e vou me trancar no meu quarto para devorá-la o quanto antes. A mudança de ares é refrescante.
Os personagens
Neste primeiro livro, Alina não se destaca muito como protagonista.
Como apontado acima, ela é uma protagonista bem típica: uma jovem que “não é como as outras garotas”, sem popularidade ou amigos, e que se vê de repente lançada em um mundo novo e desconhecido com poderes que ela não compreende.
Além disso, ela constantemente rejeita sua responsabilidade, e com quase tanta constância suspira e sofre por Maly.
Ainda assim, a rejeição de Alina à ideia de “Salvadora da Pátria” é fácil de se simpatizar e compreender uma vez que nos é apresentado seu passado.
Poucas pessoas gostariam de assumir um manto tão pesado, ainda mais em um país falido, preso em uma guerra de dois frontes e à beira de uma guerra civil—é, não está fácil para a Alina.
Maly é, pessoalmente, meu maior problema com essa trilogia. Assim como Alina, ele é um interesse romântico bem comum: bonito, charmoso, popular—e aparentemente só se interessa por Alina quando ela ganha poderes e é levada para longe dele.
A dinâmica deles funciona muito melhor quando agem como amigos de infância do que como casal.
“Eu senti a sua falta a cada hora. E sabe qual foi a pior parte? Isso me pegou completamente desprevenido.”
Sombra & Ossos (e o restante da trilogia) começa a brilhar quando apresenta os personagens secundários. O elenco de secundários é mais diversificado e, na maior parte das vezes, muito mais cativante do que os dramas de Alina e Maly.
Temos o Darkling, o líder dos Grisha, braço direito do rei e descendente do homem que criou a Dobra. Ele é imensuravelmente poderoso e, em batalha, implacável. Ele é, sem dúvidas, um dos personagens mais populares do Grishaverso. É misterioso, com um passado interessante e cativante, além de ser moralmente ambíguo, apegado à ideia de “os fins justificam os meios”.
Temos a belíssima Genya, que apresenta a dinâmica hierárquica dos Grisha à Alina quando ela se junta à corte. Ela é uma Alfaiate, uma Grisha rara da ordem dos Corporalki capaz de alterar aparências. Ela é divertida, sarcástica e fácil de se gostar.
Poderia passar o restante dessa resenha apenas citando e descrevendo cada um dos personagens secundários de Sombra e Ossos, mas acho que o recado está dado: os personagens secundários são a espinha dorsal da trilogia.
Se esses não foram suficientes para convencê-los a ler mais, deem uma chance e leiam pelo menos até o segundo livro, Sol e Tormenta. Poucas pessoas que conheceram Nikolai desistiram da Trilogia Grisha.
Sobre a série Shadow & Bone
Em 23 de abril de 2021, a Netflix lançou todos os oito episódios de Shadow and Bone. A série adaptou por completo o livro Sombra e Ossos, mas adicionou também um tempero a mais: misturou à trama de Alina e Maly o elenco de Six of Crows, a história mais popular dentro do Grishaverso.
Teoricamente, essa é uma mistura inviável devido a linha do tempo—Six of Crows se passa anos depois de Sombra e Ossos. Porém, a própria Bardugo ressaltou em mais de uma ocasião que a série deveria ser vista como uma fanfic do Grishaverso.
E é preciso ser dito: esse aviso é de ouro.
“A única coisa mais poderosa do que você ou eu, somos nós dois juntos.”
Ignorando essas discrepâncias óbvias, a série é um deleite.
A segunda temporada lançou em 16 de abril de 2023.
Sobre o Grishaverso
O Grishaverso é o nome dado à série expandida de livros de Leigh Bardugo. Ele é composto por três séries de livros:
- Trilogia Sombra e Ossos;
- Duologia Six of Crows;
- Nikolai.
Todos estes livros compartilham os mesmos cenários e personagens, mas contam histórias distintas que podem ser lidas separadamente. Eu mesma comecei lendo o primeiro livro da trilogia Sombra e Ossos, para depois pular direto para Six of Crows – que é um dos meus favoritos.
Para conhecer todos os detalhes desse universo compartilhado, conheça todos os livros do Grishaverso.
Sinopse de Sombra & Ossos
Título: Sombra e Ossos
Série: Trilogia Sombra e Ossos #1
Autora: Leigh Bardugo
Editora: Planeta Minotauro
Lançamento original: 2012
Em um país dividido pela Dobra das Sombras – uma faixa de terra povoada por monstros sombrios – e no qual a corte real está repleta de pessoas com poderes mágicos, Alina Starkov pode se considerar uma garota comum. Seus dias consistem em trabalhar como cartógrafa no Exército e em tentar esconder de seu melhor amigo, Maly, o que sente por ele.
Quando Maly é gravemente ferido por um dos monstros que vivem na Dobra, Alina, desesperada, descobre que é muito mais forte do que pensava: ela consegue invocar o poder da luz, a única coisa capaz de acabar com a Dobra das Sombras e reunificar Ravka de uma vez por todas.
Por conta disso, Alina é enviada ao Palácio para ser treinada como parte de um grupo de guerreiros com habilidades extraordinárias, os Grishas. Sob os cuidados do Darkling, o Grisha mais poderoso de todos, Alina terá que aprender a lidar com seus novos poderes, navegar pelas perigosas intrigas da corte e sobreviver a ameaças vindas de todos os lados.
Olá! Eu li a trilogia de Sombra e Ossos e agora estou lendo Six of Crows, uma coisa que não consegui entender nessa trilogia de Sombra e Ossos é como a Alina conseguiu esconder que era uma Grisha quando fizeram o teste nela no orfanato. Você saberia me dizer como ela fez isso? Ou também não sabe?
Eu sei, mas não é uma boa explicação… Alina suprime os poderes subconscientemente porque não quer se separar do Mal.
Soldados grisha vão no orfanato pra testar crianças e falam pra ela que quem passa no teste vai viver na capital e ter vida boa, só que ela não quer deixar ele pra trás (🙄)
O que eu não consegui entender é como eles não descobriram que ela era uma grisha. Pq mesmo que ela não queira ser uma, ela teria que passar no teste, eles teriam descoberto. É isso que nao consigo entender, como eles não descobriram. Mas ok. Obrigada! Amei sua resenha. Vou ver mais de suas resenhas
Oi Ana!
Antes de qualquer coisa muito obrigada pelo seu comentário e palavras carinhosas. Fico muito feliz que minha resenha tenha gerado esse interesse em ti! Isso iluminou minha segunda-feira!
Quanto à questão da Alina, acho muito compreensível que a dúvida se mantenha, pois também acho mal explicado. Basicamente, os grisha não perceberam que Alina também era uma porque ela suprimiu os próprios poderes com tanta intensidade/força de vontade que eles ficaram indetectáveis. Isso explica porque desde o começo do livro ela é tão fraca e doente, pois para um grisha, não usar seus poderes causa males físicos e mentais.
Nunca achei essa explicação satisfatória, e acho que nem os produtores da série acharam, visto que mudaram para a ideia de “se a pessoa estiver sentindo dor durante o teste, isso oculta os poderes”. Ainda não acho uma super explicação, mas considero melhor do que a original.
Espero que isso tenha esclarecido sua dúvida!
Boa semana pra ti!