Amantes de livros de romance e fantasias, que adoram uma pegada hot, vários escândalos e têm uma queda por casais estilo “faded mates”, esta indicação dos livros de Broken Bonds (Vínculos que nos unem) é para vocês!
Ah, e se preparem porque temos um toque de romance dark e um harém reverso. A série entrega de tudo!
Série de Broken Bonds
Em Broken Bonds, vemos uma sociedade construída através de grupos de “fated mates”, o que aqui equivale a almas gêmeas com uma conexão mágica. Pessoas destinadas a estarem juntas.
E num mundo em que todos buscam pelos seus Vínculos na promessa de um “felizes para sempre”, não há traição maior do que abandonar o seu grupo.
Oleander teve seu destino decidido, ou roubado, aos 14 anos, quando se envolve em um acidente de carro e perde toda a sua família.
Ao acordar no hospital, agora órfã e assustada, ela descobre que possui 5 (!!!) Vínculos a sua procura. Porém, eles não são os únicos, e ela desaparece pelos próximos anos.
Ordem de leitura dos livros de Broken Bonds, série The Bonds that Tie (Vínculos que nos unem)
Com 3 livros lançados no Brasil até agora, a série finaliza com 6 livros no total.
- Broken Bonds
- Savage Bonds
- Blood Bonds
- Forced Bonds (apenas em inglês – lançamento previsto para 2025)
- Tragic Bonds (apenas em inglês)
- Unbroken Bonds (apenas em inglês)
Datas dos próximos lançamentos
A série The Bonds that Tie já está completa lá fora, mas começou a ser lançada no Brasil apenas no início de 2023.
Até o momento, temos apenas os primeiros 3 livros disponíveis no Brasil, mas com o 4º livro, Forced Bonds, confirmado (estava para o segundo semestre de 2024, mas imagino que deve ter ficado para 2025).
As edições brasileiras estão vindo pela editora Cabana Vermelha e, assim como os títulos em inglês, estão disponíveis na assinatura do Kindle Unlimited.
Para a minha grande satisfação, a editora manteve as capas brasileiras praticamente iguais às originais. E como são lindas!
Minha opinião sobre Vínculos que nos unem
Broken Bonds é altamente viciante!
A maioria dos livros são enormes, uns senhores calhamaços e, mesmo lendo em inglês, achei a escrita fluida e rápida. Por terminarem em momentos decisivos, os malditos “cliffhangers”, acabei emendando um no outro e terminei a série rapidinho.
É o tipo de leitura que ou você ama ou odeia, ou torce o nariz desde o início ou divulga para o mundo. (Ficou bem claro de qual lado estou, né?)
Romance
A loteria das “tropes” de romance, nesta série encontramos pelo menos um clichê para cada tipo de leitora, isso porque temos 5 romances! Sim, você leu certo.
Uma vez que Oli descobre sobre seus 5 Vínculos e decide dar uma chance ao grupo, ela se envolve com North, Nox, Gryphon, Gabriel e Atlas. Homens extremamente diferentes, com passados, sonhos e medos que terão que enfrentar para que as relações funcionem.
Embora os homens não se relacionem romanticamente entre si, vemos uma amizade linda sendo construída aos poucos — mesmo que um tanto forçada para que todos consigam estar perto de sua Central. Oli, por sua vez, tem seu momento de rainha com essa homarada toda aos seus pés.
Temos muita tensão com um romance que surge entre inimigos, declarações fofinhas de um envolvimento que começa com uma amizade, temos diferença de idade, um vereador alí no meio com pinta de chefe da máfia, um soldado, e até duas cenas com mais de um casal…
Ainda assim, não pensem que isso aqui é apenas sobre um cabaré, tem bastante drama nas entrelinhas, uma guerra pronta para estourar, e as cicatrizes de ser machucado por quem mais deveria nos proteger.
Inclusive, temos uma cena com discussão pesada em um dos últimos livros. Deixo o aviso de gatilho porque sei que pode ser um impeditivo para algumas leitoras.
A união deles também garante a amplificação de seus poderes e, como já temos 6 das pessoas mais poderosas do mundo ligadas, as possibilidades são quase infinitas!
Afinal, o que esperar de dois encantadores de monstros feitos de sombra, um metamorfo, alguém que pode controlar pessoas com o poder da mente, outro com o corpo quase indestrutível e, tudo isso, além de um alter ego que acredita ser uma Deusa?!
Dark
E como fica o romance dark nesta história toda?
Bom, a nossa mocinha possui uma entidade dentro de si, uma voz com sede de sangue, extremamente poderosa, e pronta para tomar o controle e se vingar pelos anos perdidos. E quando ela sai para brincar, gente, ninguém tem certeza sobre o nível de destruição que encontrará.
Ao meu ver, a violência seria o principal indicativo do dark.
Infelizmente, também temos ações bem erradas cometidas por um dos 5 Vínculos que leva quase a série inteira para se redimir. Ele é um personagem construído com várias camadas de problemas e traumas, que eu odiei por bastante tempo – até sermos apresentados à história completa. O lado positivo é que a autora conseguiu escrever um crescimento credível para ele ao invés de só “passar pano”.
Conheça cada um dos livros da série
Não quero dar muitos spoilers sobre cada livro, mas se vocês prestarem atenção nas capas e em alguns dos meus comentários, já dá para ter uma ideia de qual personagem terá um papel mais forte em cada volume. Funciona para quase todos eles.
Como todos os livros terminam com finais em aberto que te fazem correr (desesperadamente) para a continuação, não temos subdivisões de histórias que se resolver em um livro em si, são uma sucessão de fatos interligados.
1. Broken Bonds
Por trazer a apresentação do mundo e dos personagens, embora o mais curto, talvez este livro seja um pouco mais cansativo por trazer bastante informação.
Aqui também nasce a nossa aversão a um dos Vínculos e o início de um longo caminho de remissão. Além de dar um gostinho sobre os vários segredos da nossa protagonista.
Veja minha resenha completa de Broken Bonds!
2. Savage Bonds
Pela primeira vez na vida, Oli tem um vislumbre do que é controlar o seu poder ao invés de ser controlada por ele, o que muda a dinâmica perante os demais estudantes do exército em treinamento em que está se descobrindo.
Infelizmente, o seu poder também quer mais, tanto quanto o seu coração, e se deixar levar por mais uma união com seus Vínculos pode despertar um lado seu ainda mais perigoso.
3. Blood Bonds
Depois de anos fugindo do seu passado e da organização que planeja a usar como arma, Oli está de volta a um dos terríveis campos em que foi torturada.
Temos Vínculos em desespero tentando a recuperar, amizades importantes sendo fortificadas, e um vislumbre de como todos os seus homens estão ligados à ela.
4. Forced Bonds
Como lutar uma batalha em que não temos certeza de quem são os inimigos?
Com um plot e tanto na manga, a autora nos deixa nervosas para tentar resolver uma causa que parece quase perdida. Temos algumas lições sobre lealdade aqui.
Obs: Forced Bonds estava confirmado para chegar em português pela editora Cabana Vermelha no 2º semestre de 2024, mas ainda não temos novas informações.
5. Tragic Bonds
Tragic bons é o livro que me fez chorar horrores, que terminei destruída e soluçando.
Conseguimos uma visão clara do vilão e de suas ambições, temos cenas eletrizantes de luta, mas o grande impacto são as resoluções de um passado extremamente triste. Aqui é para abraçar o personagem e ficar em posição fetal.
Obs: Tragic Bonds ainda não chegou no Brasil.
6. Unbroken bonds
O grande final de uma batalha que nossos mocinhos nem sabiam a quanto tempo estava acontecendo.
Se achávamos que o alter ego de Deusa da mocinha já era perigosa, é porque não sabíamos quem eram os Vínculos dela. Uma loucura!
Levou a dinâmica de “parceiros destinados” a outro patamar ao nos apresentar histórias de amor que sobreviveram por milênios.
Obs: Unbroken Bonds ainda não chegou no Brasil.
Quem é a autora J. Bree
Australiana, amante de gatos, autora de fantasia e de romances dark, J. Bree já possui uma lista impressionante de publicações lá fora.
Sua série mais conhecida é The Bonds that tie, mas também escreveu Hannaford Prep (4 livros), Mounts Bay (7 livros), Queen Crow (3 livros), 1 romance individual e, atualmente, está trabalhando em Mortal Fates (2 livros e 2 contos publicados até o momento), de acordo com seu site.
E é isso! Tentei ao máximo falar um pouco sobre cada livro de Broken Bonds sem dar spoiler nenhum, porque eu passei por uma montanha russa de emoções com esta série e considero essa loucura uma parte imprescindível da experiência de leitura.
Espero que vocês gostem tanto quanto eu e depois voltem aqui para me contar qual o seu Vínculo favorito!