C. J. Tudor é uma escritora inglesa e uma figura literária muito famosa entre os fãs do gênero de suspense. Seu livro de estreia foi O Homem de Giz, título que foi recomendado até pelo próprio Stephen King.
Conheça mais sobre a escritora e os livros de CJ Tudor já lançados aqui no Brasil.
Ordem de lançamento dos livros da C.J Tudor
Todos os livros da CJ Tudor são volume único e não possuem continuação. A escritora diz que não pretende criar nenhuma saga, mas sim escrever diversas histórias diferentes nos próximos anos.
Os livros foram lançados pela editora Intrínseca no Brasil.
1. O Homem de Giz (2018)
Páginas: 272
O Homem de Giz foi o primeiro livro da C. J. Tudor. Lançado em 2018, o livro foi um sucesso já em sua estreia, principalmente por ter sido recomendado no Twitter pelo próprio Stephen King.
O livro conta a história de Eddie, um professor que vem tentando superar e esquecer o passado traumático. Ele é um homem solteiro e que por questões financeiras acaba alugando um quarto para uma jovem chamada Chloe.
Um dia ele recebe um envelope com apenas um pedaço de giz e um desenho de um boneco palito enforcado – fazendo com que Eddie relembre todos os traumas de infância. A partir daí, o livro segue duas linhas do tempo: em 2016 acompanhando a vida adulta de Eddie; e em 1986 durante a sua infância.
Durante as férias de verão em 1986, o protagonista passou por algumas situações traumáticas. Entre elas estão um acidente em um brinquedo de parque de diversões e a descoberta de um cadáver. Por si só isso já é bastante incômodo para uma criança, mas o mais assustador é que ele e seus amigos encontraram o corpo após alguém utilizar a mesma forma secreta que eles tinham para se comunicar: desenhar bonecos palito de giz. Saiba mais sobre o que achei da leitura na resenha de O Homem de Giz.
2. O que aconteceu com Annie (2019)
Páginas: 288
O livro conta a história do Joe que, 25 anos após o desaparecimento da sua irmã Annie, recebe um e-mail anônimo de alguém da sua antiga cidade.
Essa pessoa misteriosa informa que sabe o que aconteceu com a Annie e que isso está acontecendo novamente.
Joe, que é alcoólatra, está cheio de dívidas de jogo e precisa fugir de pessoas perigosas. Ele acaba decidindo voltar para sua antiga cidade para investigar e tentar obter respostas sobre sua irmã. Afinal, ele não tem nada a perder.
A partir disso, a história é contada em duas épocas diferentes, uma parte se passa em 1992 e conta como foi a adolescência de Joe, e a outra parte se passa no presente quando ele retorna para Arnhill.
O que aconteceu com Annie é o grande mistério do livro. Mas a história conta com várias tramas secundárias, desencadeadas pelo que aconteceu com ela. Saiba mais sobre sobre esse suspense na resenha de O que aconteceu com Annie.
3. As outras pessoas (2020)
Páginas: 304
As outras pessoas tem um início eletrizante, já nos prendendo nas primeiras páginas.
Gabe, o protagonista, tem chegado atrasado quase sempre para jantar e colocar a filhinha Izze para dormir. Isso tem sido motivo de discussão com sua esposa, e por isso ele está incomodado de pegar trânsito no caminho para casa hoje.
Ele está olhando distraidamente para o carro na sua frente quando nota uma menina idêntica a sua filha olhando para ele pelo vidro traseiro. A situação fica ainda mais estranha quando ela chama ele de “Papai”, o que paralisa seu coração. Ele tenta perseguir o carro, mas ele acaba fugindo de vista.
Gabe decide parar em um posto de gasolina e telefonar para sua casa só para checar se está tudo bem com sua filha. Quem atende a ligação é a polícia, pedindo para que ele venha para casa pois algo ruim aconteceu com sua esposa e filha.
Quando Gabe chega, descobre que elas foram assassinadas brutalmente. Ele conta o que viu, mas a polícia não tem motivos para procurar Izze. Ele acredita que aquela não é sua filha, que alguém a levou, mas ninguém acredita nele.
Além de outras 3 histórias paralelas a de Gabe, ainda existe o mistério de quem são As outras pessoas. Leia nossa opinião na resenha de As outras pessoas.
4. Garotas em chamas (2021)
Páginas: 352
QUE LIVRO meus amigos!
Sabe aquele suspense com plot twist que você não consegue imaginar? Garotas em Chamas é assim, te prende a atenção desde o início do livro e não é previsível o que vai acontecer.
O livro acompanha a protagonista Jack e sua filha Flo em uma mudança de cidade após um escândalo. O livro é narrado por elas e uma terceira pessoa, um homem misterioso que só descobrimos quem é no desenrolar da história.
Jack é uma vigária que, após uma polêmica misteriosa, é transferida para a paróquia de uma cidade do interior chamada Chapel Croft, uma cidade que à primeira vista parece pacata e calma, mas que não demora muito para que seus mistérios deixem a nova vigária desconfortável.
Leia a resenha do livro Garotas em Chamas para saber mais 😉
5. Onze portas para a escuridão (2022)
Páginas: 288
Título original: A Sliver of Darkness
Onze portas para a escuridão é uma das últimas novidades da Tudor.
O livro é uma coletânea de contos da autora, com supostamente as histórias mais macabras dela. Publicado em inglês em 2022, o lançamento no Brasil foi no dia 17 de abril de 2023.
Sinopse: Fendas no espaço-tempo, apocalipses e crianças macabras. Nas tramas de Onze portas para a escuridão, nada é o que parece, e vida, morte, culpa e fantasia se misturam de forma aterrorizante.
Navegando entre a estranheza e o horror, os contos narrados nestas páginas nos apresentam uma série de realidades perturbadoras. Um homem parte em uma missão implacável que beira o fim do mundo. Uma garota com um estranho dom faz amizade com uma assassina sem coração. Quatro amigos resolvem explorar um prédio abandonado com segredos monstruosos. Pai e filha fazem uma viagem de carro por estradinhas rurais em meio ao completo breu. E uma tempestade de areia promete trazer lembranças indesejáveis…
Se os romances de C. J. Tudor são aclamados por seus enredos sombrios e cheios de reviravoltas, esta primeira coletânea de contos da autora nos leva ainda mais longe, mostrando as faces mais perversas e criativas de sua escrita. A edição brasileira ainda conta com ilustrações originais da premiada designer e quadrinista Amanda Miranda, que enriquecem ainda mais a atmosfera dos contos de C. J. Tudor.
6. Tormenta (2023)
Páginas: 336
Título original: The Drift
Tormenta, ou The Drift em inglês, título lançado originalmente em 2023, chegará no Brasil em Janeiro de 2025.
A história tem 3 narradores, cada um deles fazendo parte de um enigma. Hannah, que está presa em uma escola durante uma tempestade de neve, Meg, presa em um teleférico com outros 5 estranhos, e Carter, preso em sua cabana com seus amigos e sem energia.
Uma curiosidade é o livrot, de acordo com a revista Deadline, já teve seus direitos comprados para uma adaptação.
7. The Gathering (2024)
O último lançamento da C. J. Tudor é o livro The Gathering. Ele se passa em uma cidadezinha do Alasca que tem um assassinato brutal de um menino.
Mas a dúvida que fica: eles estão atrás de um assassino, ou de um monstro sanguinário?
Todos sabem que quem está por trás do acontecido está uma colônia de vampiros próxima. Por isso, Barbara Atkins, uma detetive especializada em matar vampiros, e Jenson Tucker, um antigo xerife da cidade, vão fazer de tudo para encontrar a verdade sobre esse caso.
The Gathering foi lançado, em inglês, em 09 de abril de 2024. Ainda sem notícias de quando chega no Brasil.
Qual o melhor livro de CJ Tudor?
Já lemos todos os livros da autora (menos Tormenta) e nossa opinião é que Garotas em Chamas é, com certeza, o melhor livro da CJ Tudor.
Levando em conta também todas as avaliações em diversos sites, como Skoob, Amazon e Goodreads, esse também é o melhor livro avaliado da escritora.
Ranking dos melhores livros de Tudor:
Acesse os links e confira a resenha de cada um!
Quem é C.J. Tudor
Caroline Jane Tudor, o nome real e completo da escritora, não é uma autora convencional. Apesar de ser fã de Stephen King e de outros autores do gênero desde pequena, ela demorou para fazer sucesso.
Seu primeiro livro, O Homem de Giz, só foi lançado depois dos seus 40 anos. Então até a fama chegar, ela profissionalmente já fez de tudo um pouco.
Sua forma de escrita preferida é misturar suspense e terror com uma pitadinha de sobrenatural. Bem parecido com suas principais referências: King, Michael Marshall e Harlen Coben.
Eu tento andar nessa linha – se você só gosta de mistérios e thrillers, não ficará decepcionado; mas se você gostar mais de coisas assustadoras ou de terror, pode ter isso também.”
C.J. Tudor em entrevista ao g1
Seu livro favorito de Stephen King, de acordo com o Goodreads, é O Iluminado, que ela busca ler todo inverno. Ela também é fã de rock e bandas como Foo Fighters e The Killers.
Adaptações dos livros
Garotas em Chamas por enquanto foi o único livro da Tudor que recebeu uma adaptação. Olha o trailer da série da Paramount:
(Você pode assistir a série pela Amazon Prime)
Mas os direitos de adaptação dos outros livros da autora já foram todos comprados. Então logo teremos mais notícias!
E aí, quais livros da C. J. Tudor você já leu e qual seu favorito?
Que Autora, que livros e que escrita. Eu me apaixonei! Homem de giz foi o primeiro e não pude deixar de ler os outros. Agora inicei Garotas em Chamas. Meu preferido até agora é os outros… Parece que melhora a cada livro rsss ansioso pelas adaptações.
Já li, o homem de giz, as outras pessoas, o que aconteceu com annie. Tô lendo garotas em chamas, mas no momento meu preferido e as outras pessoas. Amo de mais os livros dela.
É difícil escolher até qual favoritar hahahaha!
Nossa meu fav é o homem de giz mais irei comprar as outras pessoas e garotas em chamas amo essa escritora
Acho que você vai gostar muito!
Ficou muito bom o artigo com os livros da C. J. Tudor, sou muito suspeita para falar, um dos meu livros favoritos é As outras pessoas, quero ver se até final do ano leio Garotas em Chamas!! Gosto muito da escrita dela, as coisas fluem, tem suspense com uma pitada de sobrenatural. Gosto bastante!
A gente leu Garotas em chamas e virou o nosso favorito!