A Crônica do Matador do Rei é uma trilogia de fantasia medieval do escritor Patrick Rothfuss. Os livros dividem em 3 a narrativa de Kvothe sobre sua vida, desde sua infância, quando sua família foi assassinada, passando pela universidade, aprendendo sobre a magia e o poder dos nomes, e até chegar então à taverna que ele se passa por desconhecido.
Com uma história extremamente bem contada e personagens cativantes, O Nome do Vento entrou em muitas listas de livros favoritos de fantasia (inclusive na minha).
Porém, apesar de ser uma trilogia, o livro 3 ainda não foi lançado e muito menos tem uma data de lançamento. Estamos esperando já faz mais de 10 anos!
Se você quiser saber mais sobre o último livro, eu conto neste post tudo que sabemos sobre o livro 3 de A Crônica do matador do rei.
Qual a melhor ordem para ler A Crônica do Matador do Rei
Mesmo sem o último livro, o autor tem lançado alguns spin-offs sobre personagens secundários.
Então, para te ajudar a ler essa trilogia, aqui está a ordem dos livros da saga de Patrick Rothfuss:
- O Nome do Vento
- O Temor do Sábio
- A Música do Silêncio (novella)
- O Estreito Caminho Entre Desejos (novella – lançamento 2024 no Brasil)
- The Doors of Stone (sem data de lançamento previsto)
Conheça cada um dos livros de A Crônica do Matador do Rei
Agora que você já sabe a ordem de leitura, vou falar um pouco sobre cada um dos livros desse universo de Rothfuss.
1. O Nome do Vento
Lançamento: 2007
Páginas: 656
Nome original: The Name of the Wind
O Nome do Vento facilmente se tornou uma das minhas leituras de fantasia favorita. Não pelo começo, que é bastante arrastado, mas pelos altos e baixos do personagem principal, Kvothe.
Durante a história, conhecemos o personagem desde criança, quando era parte de uma trupe de artistas itinerantes. Até que um certo dia sua família e todos ao seu redor são assassinados pelo Chandriano e ele fica sozinho.
Passando por um momento de tristeza e provação, ele finalmente decide ir para Universidade, um dos seus sonhos de criança, para aprender mais sobre a magia e os mistérios dos nomes das coisas.
A forma como a magia funciona nesse livro também é diferente do encontrado em outros livros de fantasia, com suas próprias regras e mistérios. Tudo muito bem pensado em uma narrativa que só vi do próprio Rothfuss. Você pode conferir mais sobre a minha opinião na resenha de O Nome do Vento.
2. O Temor do Sábio
Lançamento: 2011
Páginas: 960
Nome original: The Wise Man’s Fear
No segundo dia da narrativa de Kvothe sobre sua história, agora ele conta sobre o momento que saiu da Universidade e está em busca de um patrocinador para suas músicas.
Porém, ele também vai acabar conhecendo Feluriana, uma criatura que irá levá-lo para outra terra.
3. A Música do Silêncio (conto)
Lançamento: 2014
Páginas: 144
Nome original: The Slow Regard of Silent Things
Esse é um livro pequeno e estranho sobre uma personagem pequena e estranha que vive nos subterrâneos da Universidade.
Contado de uma forma bem peculiar, essa narrativa é bem poética, sem altos e baixos ou grandes aventuras. Ele apenas conta o dia a dia de Auri em seus muitos locais misteriosos e mostra, pelo menos um pouco, a forma de pensar da personagem.
Como o próprio autor diz, essa não é uma história para todo mundo. Eu conto mais sobre porque eu gostei dessa leitura na resenha de A Música do Silêncio.
4. O Estreito Caminho Entre Desejos (conto)
Lançamento: novembro de 2023
Páginas: 192
Assim como Auri, Bast recebeu um livro sobre ele.
Para quem já havia lido o conto A Árvore Reluzente, incluído no livro O Príncipe de Westeros e Outras Histórias, esta é uma versão melhorada e maior daquele texto.
O livro, que possui em torno de 30 ilustrações de Nate Taylor, foi publicado em inglês em novembro de 2023 e agora está em pré-venda no Brasil! O estreito caminho entre desejos será lançado no dia 7 de março de 2024.
5. The Doors of Stone
Lançamento: sem previsão
Páginas: provavelmente em torno de 900
Livro que finaliza a trilogia de Kvothe. Ainda sem data de lançamento.
Falo mais sobre a demora e os detalhes do livro no post tudo que sabemos sobre o livro 3 de A Crônica do matador do rei.
A edição de colecionador de O Nome do Vento
Em 2017, saiu uma edição comemorativa de 10 anos da publicação original, com nova capa e ilustrações inéditas e ricas em detalhes.
Fora as 20 novas ilustrações, a edição tem dois mapas inéditos muito mais detalhados que os atuais. Aliás, o livro tem muito mais detalhes sobre esse universo em geral.
Em 2021, a editora arqueiro resolveu trazer essa edição para o Brasil.
Quem é o escritor Patrick Rothfuss?
Nascido nos Estados Unidos, Patrick Rothfuss passou muitos anos de faculdade em faculdade sem saber exatamente o que queria. Durante todo esse momento de indecisão na sua vida, Rothfuss continuou trabalhando no projeto que ele chamava de “O Livro”.
Em 2002, ele tentou publicar sua obra, mas sem sucesso. Em busca de mais visibilidade, ele publicou um capítulo do seu “O Livro” em uma competição chamada Writers of The Future, com o nome “The Road to Levenshir”. Foi esse prêmio que o deixou, finalmente, em contato com as pessoas certas.
Em 2007, provando seu sucesso, ele dividiu o livro em 3 partes e lançou o primeiro com o nome The Name of the Wind (O Nome do Vento). Logo em seguida, também ganhou o Quill Award e chegou na lista de best-sellers do New York Times.
Hoje em dia, o autor é casado e tem 2 filhos. Por um tempo, o autor era bem ativo na internet, sempre promovendo streams e atualizando o Twitter. Muitas vezes, apesar de não ter publicado o livro 3, ele falava sobre saúde mental, a pressão de ainda não ter publicado o final da sua história, e como isso o afetava profundamente.
Porém, nos últimos 2 anos, Rothfuss deu uma sumida. Até voltar com a divulgação da novella sobre Bast, onde ele também comenta, muito brevemente, que seu pai foi internado em um hospício, e que isso definitivamente trouxe mais uma fase complicada para sua vida.
Curiosidade: Patrick é um grande fã das obras de Neil Gaiman. Mesmo quando os dois escritores se encontrando profissionalmente, ele diz que ainda não consegue agir naturalmente por causa dessa grande admiração que tem por ele.
“Mas me ouça quando eu digo isso: Você não ama mais esses livros do que eu. Você não se importa mais com eles do que eu. Eu coloquei 20 anos da minha vida neles. Eles estão lado a lado com meu coração. Eles são minha alma tangível.”
Patrick Rothfuss sobre sua obra
Possível adaptação de A Crônica do Matador do Rei?
Os direitos autorais da séria A Crônica do Matador do Rei foram comprados pela Lionsgate alguns anos atrás, prometendo diversas adaptações do universo de A Crônica do Matador do Rei.
Eles até anunciaram um filme do primeiro livro e uma série televisiva que abrange o restante do universo. Tanto um quanto no outro, Rothfuss seria o produtor executivo, o que garantiria a consistência das adaptações.
Porém, depois da febre de Game of Thrones, e também pelos problemas que ocorreram por lançarem uma série televisa sem o último livro escrito, a produção parou completamente. Agora não há nenhum indicativo que o universo será adaptado para qualquer outra mídia por um tempo.
Estou a quase dez anos na espera de As portas de pedra. Tomara que saia nesta década ainda.
Eu também, e vou precisar reler porque li em 2014 os livros…Não vejo a hora de sair esse 3° livro
Esse livro é uma lenda 😭. Eu li por volta de 2017 sem querer (não gosto de ler série incompleta) e não acho que ele vai chegar tão cedo.