Quando falamos de suspense, enigmas históricos, reviravoltas, os livros de Dan Brown são atualmente um dos mais famosos do mundo.
Traduzido para 56 idiomas e com mais de 220 milhões de livros vendidos, de acordo com sua página oficial, o autor se consagrou por ter em suas histórias uma narrativa envolvente recheada de conspirações.
Quem é Dan Brown?
Dan Brown é um escritor norte-americano. Seu primeiro livro foi Fortaleza digital (1998), mas seu primeiro grande sucesso foi O Código da Vinci (2003), que fez um barulho imenso devido ao seu teor polêmico envolvendo o cristianismo. Se tornou um best-seller com mais de 100 milhões de cópias vendidas.
Seus livros, em geral, são uma corrida contra o tempo, onde os protagonistas lutam para decifrar enigmas para avançar.
Os livros cujo protagonista é Robert Langdon (interpretado por Tom Hanks nos filmes) são recheados de simbolismos religiosos e fatos históricos (muitas vezes misturados com ficção – então, cuidado!).
O uso de religião, arte e tecnologia em suas histórias é influência familiar, já que seu pai era professor de matemática e sua mãe era estudante de música sacra. Sua ex-esposa é pintora e historiadora da arte, e inclusive colaborou com pesquisas para seus livros.
Ele próprio estudou história da arte em Sevilha, na Espanha. Foi lá que se dedicou aos estudos dos trabalhos de Leonardo da Vinci, que foi muito importante em O Código da Vinci.
O autor, embora bastante popular e agradar muito o público em geral, é criticado por ser repetitivo na narrativa. Em vários livros, é possível ver a semelhança da estrutura de personagens e tramas.
Confira a lista completa dos livros do autor
Esta é lista dos livros de Dan Brown por ordem de lançamento.
- Fortaleza Digital (1998)
- Anjos e Demônios (2000)
- Ponto de impacto (2001)
- O Código da Vinci (2003)
- O Símbolo Perdido (2009)
- Inferno (2013)
- Origem (2017)
- O Segredo Final (2025)
1. Fortaleza Digital (1998)
Fortaleza Digital foi o primeiro livro de Dan Brown, e explora o mundo da espionagem cibernética ao ambientar a trama na poderosa Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos.
A história gira em torno de Susan Fletcher, uma brilhante criptógrafa que se vê diante de um enigma que pode comprometer a segurança dos Estados Unidos.
Quando o supercomputador da NSA, usado para decifrar mensagens terroristas, encontra um código inquebrável, Susan é chamada para investigar. Logo, ela descobre que esse código foi criado por um ex-funcionário da agência que deseja expor os segredos da NSA e questionar seus métodos de vigilância.
Enquanto luta contra o tempo para desvendar o mistério, Susan se vê presa em uma rede de traições e conspirações, sem saber em quem pode confiar.
O livro tem uma nota média de 3.9 no Skoob, com mais de 45 mil avaliações.
“Com um enredo bastante envolvente, Brown aborda uma variedade de tópicos que, a princípio, o leitor pode pensar que não fazem sentido nenhum, mas, à medida que avançamos, fica perceptível que cada temática interage com a outra de uma forma ímpar sob um conjunto específico de circunstâncias.”
Resenha de Jessy :)) no Skoob
“Se tratando de Dan Brown eu esperava muito mais deste livro.”
Raiane.Priscila, em 2020
2. Anjos e Demônios (2000)
Anjos e Demônios é o primeiro livro com o personagem Robert Langdon, que vai ser o mais recorrente nas séries do autor.
Às vésperas do conclave que escolherá o novo Papa, o simbologista Robert Langdon é convocado às pressas para investigar um assassinato brutal em um centro de pesquisas na Suíça.
A vítima, um renomado físico, tem marcado em seu peito um símbolo dos Illuminati, uma antiga sociedade secreta que, segundo evidências, ressurgiu para se vingar da Igreja Católica.
Os Illuminati roubaram uma poderosa arma de destruição e ameaçam explodir o Vaticano, além de assassinar os quatro cardeais mais cotados para suceder o Papa. Em uma corrida contra o tempo, Langdon parte para Roma ao lado da cientista Vittoria Vetra.
Juntos, eles percorrem criptas, igrejas e monumentos históricos, resolvendo enigmas e seguindo pistas que podem levá-los ao esconderijo dos Illuminati e à chave para impedir a catástrofe.
Anjos e Demônios ganhou uma adaptação em 2009 com Tom Hanks.
O livro tem uma nota de 4.3, com mais de 240 mil leituras no total.
Existe um guia chamado Os Segredos De Anjos E Demônios (link com a sinopse), publicado pela editora Sextante, que fala sobre o Vaticano, a sucessão papal e a sociedade secreta dos Illuminati que Dan Brown aborda nesse livro. Foi editado por Dan Burstein e Arne de Keijzer.
3. Ponto de Impacto (2001)
Às vésperas da eleição presidencial nos Estados Unidos, a NASA anuncia uma descoberta extraordinária: um meteorito enterrado na geleira Milne, no Ártico, contendo fósseis – uma prova irrefutável de vida extraterrestre.
A revelação surge em um momento crucial, já que a agência espacial se tornou um dos principais temas da disputa política. Enquanto o presidente Zachary Herney defende seu financiamento, seu rival, o senador Sedgewick Sexton, critica os altos custos e a ineficiência da NASA.
Para garantir a autenticidade da descoberta, a Casa Branca convoca Rachel Sexton, analista do Escritório Nacional de Reconhecimento e filha do candidato opositor, além de uma equipe de renomados cientistas, incluindo o oceanógrafo Michael Tolland.
No entanto, conforme investigam mais a fundo, começam a desconfiar de uma possível fraude. Antes que possam divulgar suas suspeitas, tornam-se alvos de um grupo de assassinos de elite, enviados por uma figura poderosa que deseja proteger o segredo a qualquer custo.
Ponto de Impacto tem nota 4.0 no Skoob, o que é uma boa nota, com mais de 100 mil leituras de 2000 abandonos.
4. O Código da Vinci (2003)
O Código da Vinci é o segundo livro com Robert Langdon e, de longe, o maior sucesso do autor. Apenas no Brasil, o livro tem mais de 300 mil leituras registradas no Skoob, com uma nota média de 4.2.
Atualmente, está na lista dos livros mais lidos no Brasil, em 30º posição.
Na trama, um assassinato no Museu do Louvre desencadeia uma perigosa investigação que pode revelar um segredo protegido há séculos por uma sociedade secreta. Jacques Saunière, curador do museu e líder do Priorado de Sião, é encontrado morto, mas antes de morrer, deixa uma mensagem enigmática na cena do crime.
A criptógrafa Sophie Neveu e o simbologista Robert Langdon são chamados para decifrar o mistério e logo percebem que estão envolvidos em uma conspiração histórica. Fugindo da polícia e de um assassino implacável, os dois percorrem Paris e Londres em busca de pistas ocultas nas obras de Leonardo da Vinci, mergulhando em segredos que envolvem a Igreja Católica e o verdadeiro significado do Santo Graal.
Correndo contra o tempo, Sophie e Langdon descobrem que o assassinato de Saunière pode estar ligado a uma revelação capaz de abalar os fundamentos do cristianismo. Com reviravoltas surpreendentes e enigmas históricos, O Código Da Vinci mistura suspense, arte e religião em uma trama envolvente e eletrizante.
Ganhou adaptação em 2006.
Existe uma edição especial de O Código da Vinci, publicada em 2016, para o público jovem. Além de diversos guias sobre o que é verdade e o que é mentira no livro de Dan Brown.
5. O Símbolo Perdido (2009)
O Símbolo Perdido é o terceiro livro de Robert Langdon.
Aqui a história começando quando ele é convidado por seu amigo e mentor, Peter Solomon, a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. No entanto, ao chegar, descobre que caiu em uma armadilha: não há palestra, e Solomon foi sequestrado.
O responsável pelo crime, Mal’akh, acredita que os fundadores de Washington ocultaram na cidade um segredo capaz de conceder poderes sobre-humanos, e está convencido de que Langdon é a única pessoa capaz de encontrá-lo.
Para salvar seu amigo, Langdon embarca em uma perigosa jornada pelos marcos históricos de Washington, como o Capitólio, a Biblioteca do Congresso e a Catedral Nacional, desvendando símbolos maçônicos e enigmas ocultos.
Ao lado de Katherine Solomon, irmã de Peter e uma brilhante cientista, ele precisa correr contra o tempo para decifrar os mistérios e impedir que o conhecimento ancestral caia em mãos erradas.
Ganhou série em 2022, que está disponível no Globoplay. Porém, a série de O Símbolo Perdido foi cancelada após sua primeira temporada, de acordo com o canal Deadline.
O Símbolo Perdido também possui diversos guias editados por outros autores sobre o que é verdade e mentira na ficção de Dan Brown.
6. Inferno (2013)
Inferno é o 4º livro do personagem Robert Langdon.
Robert Langdon acorda desorientado em um hospital, com um ferimento à bala na cabeça e sem memória das últimas 36 horas, e se surpreende ao ver o Palazzo Vecchio, em Florença, lembrando que não estava nos Estados Unidos.
Após um novo atentado contra sua vida dentro do hospital, ele foge com a ajuda da médica Sienna Brooks. Com um enigmático objeto encontrado em seu paletó, os dois embarcam na tarefa de decifrar uma série de códigos criados por uma mente obcecada pelo fim do mundo e pela “Divina Comédia”.
Ao longo dessa jornada, Dan Brown conduz os leitores por uma imersão na cultura, arte e literatura italianas, visitando lugares como a Galleria degli Uffizi, o Duomo de Florença e a Basílica de São Marcos.
Ganhou filme em 2016.
Com uma avaliação média de 2.3 no Skoob, esse é o livro mais bem avaliado de Dan Brown. Totalizando mais de 60 mil leituras, o livro de 2013 registrou apenas um pouco mais de 1400 abandonos.
“Terminei e amei!! (…) confesso que pesquisei cada coisa e me apaixonei por Florença.”
Maygeek7 no Skoob
“Pensa num livro maçante.”
Helen em 2023
7. Origem (2017)
Um dos últimos livros lançados de Dan Brown, Origem continua a saga do personagem Robert Langdon.
Quando ele chega ao Museu Guggenheim de Bilbao, para assistir à revelação de uma descoberta revolucionária de Edmond Kirsch, um futurólogo bilionário que promete responder às perguntas fundamentais da humanidade: “De onde viemos?” e “Para onde vamos?”, a apresentação é abruptamente interrompida por um ataque – e o conhecimento de Kirsch corre o risco de ser perdido.
Ao lado de Ambra Vidal, diretora do museu, Langdon foge para Barcelona em busca de uma senha que pode desvendar o segredo. Perseguidos por forças ligadas ao Palácio Real da Espanha, eles enfrentam extremismo religioso, símbolos enigmáticos e mistérios históricos, até chegarem à chocante verdade que Kirsch tentou revelar ao mundo.
8. O Segredo Final (2025)
O Segredo Final é o próximo lançamento de Dan Brown com o personagem Robert Langdon. Seu lançamento está previsto para 2025, tanto lá fora quando no Brasil. Por aqui, o livro chega dia 9 de setembro, de acordo com a Terra.
As informações sobre o livro ainda são vagas, mas o que se sabe é que a trama se passa em Praga, na República Tcheca, e acompanha Langdon em uma investigação que o leva a desvendar um segredo capaz de alterar para sempre o conhecimento humano sobre a mente.
“Em uma corrida eletrizante pelos mundos opostos da ciência futurista e das tradições místicas, Robert Langdon descobre a verdade chocante sobre um projeto secreto”.
Sinopse oficial
Quais são os melhores livros de Dan Brown?
De acordo com as avaliações da plataforma Skoob, esses seriam os melhores livros de Dan Brown.
- Anjos e Demônios – Nota 4.3 (305 mil leituras)
- Inferno – Nota 4.2 (95 mil leituras)
- O Código da Vinci – Nota 4.1 (437 mil leituras)
- O Símbolo Perdido – Nota 4.1 (220 mil leituras)
- Origem – Nota 4.1 (33 mil leituras)
- Ponto de Impacto (A Conspiração em Portugal) – Nota 4.0 (141 mil leituras)
- Fortaleza Digital – Nota 3.8 (168 mil leituras)
Adaptações dos livros de Dan Brown
Alguns livros de Dan Brown ganharam adaptações, e todos eles são da série em que o personagem Robert Langdon é o protagonista.
No total, foram 4 livros que ganharam adaptação até então.
- Filmes: O código da Vinci (2006), Anjos e demônios (2009), Inferno (2016).
- Televisão: Símbolo perdido (2021) – Apesar do livro ser uma sequência de O código da vinci, essa série virou uma prequel.
Em 2022, saiu uma notícia sobre um futuro filme animado do seu único livro infantil, Sinfonia dos Animais.
Livros infantis
A Sinfonia dos Animais (2020)
Em seu primeiro livro infantil, Dan Brown criou uma aventura interativa que combina música,
poesia e ilustrações vibrantes.
A história acompanha o Maestro Ratinho, um carismático condutor que guia os leitores por uma jornada musical, apresentando diferentes animais e suas personalidades únicas. Cada página traz rimas divertidas e mensagens sobre amizade, empatia e trabalho em equipe.
Além disso, o livro conta com um recurso especial: um aplicativo gratuito que permite ouvir músicas compostas pelo próprio Dan Brown, tornando a leitura ainda mais envolvente e imersiva.
O livro deve ganhar um filme animado pelas mãos do diretor Akiva Goldsman. Além disso, o livro também tem um concerto ao vivo, que acontece em diversas datas e países diferentes, a maioria nos Estados Unidos.
Em um vídeo, Dan Brown fala sobre seu amor pela música desde sua infância, e sua ideia de compartilhar esse amor com outras crianças.
*Os dados de avaliação utilizados são da plataforma Skoob, a maior rede literária brasileira. Coletados no dia 08/03/2025.