Frank Herbert, nascido em 1920, foi um escritor que lançou diversos livros, muito além de Crônicas de Duna. Além do sucesso de sua obra principal, ele era jornalista, fotógrafo, conferencista e consultor ecológico, o que explica o detalhamento dos seus universos.
No total, Frank Herbert publicou 23 livros de ficção, sendo que apenas 7 foram lançados aqui no Brasil. Confira a lista de livros disponíveis em português de Frank Herbert.
1. Mente verde
Páginas: 311
Mente Verde se passa em um futuro distópico, com a diferença que se passa no Brasil, no final do século XXI.
O mundo aqui está superpovoado, e para alimentar toda essa quantidade de gente, a solução da China foi pegar florestas inteiras e transformá-las em plantio.
Além disso, havia uma missão para acabar com todos os insetos do mundo e substituí-los por espécies artificialmente desenvolvidas.
Alguém precisa exterminar esses seres, então acabar com os insetos é uma nova missão dos Bandeirantes. Mas no interior, onde todos achavam que não haviam mais dessas criaturas, surgem novos insetos. E uma porção de novas histórias e mitos.
2. Duna
Páginas: 680
Duna é um dos melhores livros de ficção científica. Isso por ele mistura misticismo, ecologia, política e aventura de uma forma que todas as pontas se conectam até o fim da leitura.
Mesmo cheio de detalhes específicos do seu próprio universo, a narrativa não é nada cansativa, contata principalmente em diálogos, e a trama de desenrola de forma cada vez mais natural.
Mesmo que você já tenha visto o filme de 2021, a gente conta mais sobre porque ler esse clássico na resenha de Duna.
3. Messias de Duna
Páginas: 330
Messias de Duna se passa 12 anos após o primeiro livro.
Seu império, que se tornou o maior império intergaláctico que já se viu, se expandiu através de seu exército fremen, que levou as palavras e a religião de Muad’Dib para novos planetas.
O poder concentrado em Paul, porém, garantiu também muitos inimigos, dentro e fora de Duna. A Guilda, as Bene Gesserit, os Bene Tleilax e a princesa se unirão em um plano ardiloso para enfim tirá-lo do trono. Cada um por seus próprios motivos.
No livro Messias de Duna, Frank Herbert traça em detalhe o resultado da força imperial de Paul, incluindo as decisões que ele precisou tomar, e, principalmente, o que restou do lado humano de Muad’Dib.
O livro é curto, mas as várias camadas de engodos e politicagens continuam lá, te surpreendendo em cada capítulo. O final é e não é previsível ao mesmo tempo – há várias dicas sobre o que está para acontecer durante a leitura, basta você saber prestar atenção aos detalhes.
É um livro de começo, meio e fim, e uma extensão do universo muito bem-vinda. Conto mais na resenha de Messias de Duna.
4. Filhos de Duna
Páginas: 528
Filhos de Duna é o último livro do arco de Paul Atreides.
Nesse livro, o Imperium agora é temporariamente regido por Alia, irmã de Paul, enquanto os filhos de Muad’Dib ainda não podem assumir o trono.
Porém, mesmo sendo herdeiros, sua ascensão não está garantida. Afinal, o trono ainda é muito disputado.
Dessa vez, é a Casa Corrino que está atrás do poder.
5. Imperador Deus de Duna
Páginas: 528
Sinopse: “Milênios se passaram em Arrakis desde os eventos narrados em Duna, e o planeta, que antes era desértico, agora está verdejante e vigoroso. O Imperador Deus de Duna, que garantiu uma paz forçada em todos os planetas, consegue entender o futuro, e sabe, com uma terrível certeza, que sua raça será extinta a menos que ele crie novas qualidades para a espécie.
As regras do Imperador não são benevolentes. Sua transformação não deixou apenas sua aparência desumana, mas também seu senso de moral. Nasce então uma rebelião para se opor ao déspota, liderada por Siona, da família Atreides. Mas Siona não sabe que a visão do Imperador para o Caminho Dourado exige que ela aceite um destino que nunca quis ou que algum dia poderia conceber. Narrado sob uma ótica particular, Imperador Deus de Duna inicia um novo arco de história na saga. Neste quarto volume, Frank Herbert apresenta um de seus personagens mais marcantes e discute temas como política, religião, amor e os rumos tomados pela sociedade.”
6. Hereges de Duna
Páginas: 568
Sinopse: “Mais de mil anos após a liderança do Imperador Deus Leto II, o planeta Rakis está em ruínas. Do deserto ao verde fértil e de volta à aridez, o mundo completou um ciclo e foi abandonado por milhões de habitantes, que por milênios tiveram suas ambições destruídas. Agora, o povo da Dispersão está retornando dos lugares mais distantes do universo, dividido em facções que buscam poder sobre o que restou do Império.
Em meio a essas mudanças, as Bene Gesserit encontram uma garota chamada Sheeana, que possui as habilidades dos Fremen. Essa garota, que causa furor religioso e pode realizar uma antiga profecia, tem o potencial de ser uma peça-chave para o destino da humanidade.”
7. Herdeiras de Duna
Páginas: 528
Sinopse: “Após a ação arrasadora de um misterioso culto matriarcal, a ordem Bene Gesserit se vê quase dizimada, o que representa uma terrível ameaça aos valores do Antigo Império. A fim de se defender, a Irmandade recua para o planeta de Casa Capitular, seu reduto mais oculto, levando consigo os segredos dos vermes da areia e da produção de mélange. E é a partir desse mundo misterioso que elas organizam sua resistência, suas ações e a restauração de seus planos, iniciados nos longínquos tempos de Duna.
Último livro escrito por Frank Herbert, As Herdeiras de Duna fecha maravilhosamente a série original. Seu enredo empolgante, aliado ao rico universo histórico, filosófico e religioso da saga, confirma ainda mais a Série Duna como uma das jornadas mais extraordinárias da ficção científica mundial.”
Herdeiras de Duna foi o último livro que o escritor finalizou antes de falecer por complicações de um câncer.
O autor escreveu ao todo 6 livros de Duna, e seu filho continua a escrever histórias sobre esse universo até hoje. Você pode conhecer mais detalhes na ordem de leitura de Duna.
Livros de ficção não traduzidos
- A Game of Authors
- A Thorn in the Bush
- Angels’s Fall
- Destination: Void
- Direct Descent
- Hellstrom’s Hive
- High-opp
- Soul Catcher
- The Ascension Factor
- The Dosadi Experiment and the Eyes of Heisenberg
- The Dragon in the sea
- The Godmakers
- The Heaven Makers
- The Jesus Incident
- The Lazarus Effect
- The Pandora Sequence
- The Santaroga Barrier
- The White Plague
- Whipping Star
Quem foi Frank Herbert?
Frank Herbert foi um escritor e jornalista americano. Nascido em 1920, ele trabalhou em jornais desde os 19 anos, mas também serviu como fotógrafo na marinha durante algum tempo.
Ele se casou com Flora Parkinson em 41, tendo uma filha, e depois com Beverly Ann Stuart em 46, tendo os filhos Brian Herbert e Bruce Calvin Herbert.
Em uma entrevista em 1973, o escritor diz que começou a ler ficção científica “uns dez anos antes” de começar a escrever no mesmo gênero. Sua carreira de escritor começou mesmo quando ele publicou The Dragon in the Sea, em 55, o qual falava sobre conflitos mundiais sobre a produção e o consumo de petróleo.
Eu nunca tive problemas em escrever apenas um parágrafo. Eu já ouvi falar disso. Eu me sentia relutante em escrever em alguns dias, por semanas inteiras, e às vezes até por mais tempo.
Frank Herbert
Com 65 anos, ele faleceu devido a um câncer no pâncreas, em 1986.