George R. R. Martin é um dos grandes nomes do gênero de fantasia épica. Criador do universo de As Crônicas de Gelo e Fogo, que inspirou a série de TV Game of Thrones, ele se destaca por tramas densas, personagens complexos e um mundo rico em detalhes.
Confira nosso guia com todos os livros de George R. R. Martin e todas as suas novidades!
Quem é George R. R. Martin?
Martin é um escritor que hoje, depois de Game of Thrones não precisa nem de apresentações. Ele é conhecido por fazer de tudo, menos escrever o último livro de sua série principal.
Com mais de 70 anos, Martin iniciou sua carreira literária na década de 1970, escrevendo contos e romances de ficção científica e fantasia. Ao longo dos anos, consolidou-se como um autor de universos amplos, personagens tridimensionais e uma abordagem mais realista da fantasia.
Seu maior sucesso veio, obviamente, com As Crônicas de Gelo e Fogo, adaptado na série Game of Thrones. Além dos livros, Martin também trabalhou como roteirista e produtor, contribuindo diretamente também para a adaptação de sua obra para a televisão.
Todos os livros de George R. R. Martin
George R. R. Martin tem um amplo portfólio de livros, indo além da sua série principal de fantasia. Conheça cada uma das suas séries e livros únicos (junto com as últimas novidades de cada).
Série As Crónicas de Gelo e Fogo (1996 – ainda em andamento)
(um pouco de nostalgia com o trailer da primeira temporada de GoT)
A Série de As Crônicas de Gelo e Fogo estão programadas para ter 7 livros na sua história principal. Publicados desde 1996, os dois últimos livros ainda não possuem data para serem lançados.
Confira a ordem dos livros de As Crónicas de Gelo e Fogo:
- A Guerra dos Tronos (1996)
- A Fúria dos Reis (1998)
- A Tormenta de Espadas (2000)
- O Festim dos Corvos (2005)
- A Dança dos Dragões (2011)
- The Winds of Winter (Os ventos do inverno – ainda sem previsão)
- A Dream of Spring (Um Sonho de Primavera – ainda sem previsão)
Quais são as últimas notícias sobre os últimos livros de Crônicas de Gelo e Fogo?
Em entrevista para a Time em Abril de 2025, George R. R. Martin fala:
“Não há dúvidas que The Winds of Winter está 13 anos atrasado. Eu ainda estou trabalhando nele. Eu tenho períodos que eu tenho progresso com ele e… outras coisas tiram minha atenção. Eu tenho deadlines com o show da HBO, eu tenho outras coisas para fazer.”
George R. R. Martin
Na entrevista ele também comenta que seus outros projetos ou viagena não interferem no seu trabalho no livro, mas sabe que alguns dos seus fãs o criticam por “passar tempo com outros projetos e não escrevendo”, mas que faz parte.
Outros livros do mesmo universo
No mesmo mundo de Westeros, temos alguns outros livros lançados por Martin. Um deles é O Cavaleiro dos Sete Reinos, um livro de edição única com a coleção de Dunk e Egg (ou seja, juntam os contos O Cavaleiro Andante, A Espada Juramentada e O Cavaleiro Misterioso).
Outro livro é Fogo & Sangue, que começa com a história de Aegon, o Conquistador. A história terá um segundo volume futuramente.
Ambos Fogo & Sangue e O Cavaleiro dos Sete Reinos, cronologicamente nesta ordem, se passam antes de As Crónicas de Gelo e Fogo. Fogo & Sangue se passa 300 anos antes da série principal e O Cavaleiro dos Sete Reinos se passa 89 anos antes.
- O Cavaleiro dos Sete Reinos
- O Cavaleiro Andante (1998)
- A Espada Juramentada (2003)
- O Cavaleiro Misterioso (2018)
- Fogo & Sangue (2018)
O Cavaleiro do Sete Reinos vai ganhar adaptação em série no final de 2025 e já está com a segunda temporada confirmada, segundo o canal Collider.
📌 Leia O Cavaleiro do Sete Reinos na Amazon
Contos publicados em antologias
George R. R. Martin escreve bastante contos, inclusive dentro do mundo de Westeros. Anteriormente disponíveis em outros coletâneas e antologias, todos os 3 contos agora fazem parte do livro Fogo & Sangue em versões estendidas – ou seja, você não precisa mais lê-los separadamente.
- Coletânea O Príncipe de Westeros e Outras Histórias
- O Príncipe de Westeros (2014). O conto foi levemente expandido com o livro Fogo & Sangue em 2018.
- Antologia Mulheres Perigosas
- A Princesa e a Rainha (2013). O conto foi expandido com o livro Fogo & Sangue em 2018.
- Crônicas de espada e feitiçaria
- Os Filhos do Dragão (2017). O conto foi levemente expandido com o livro Fogo & Sangue em 2018.
Fonte: Wiki of Ice and Fire.
Guias, as leituras extras sobre Westeros
Além dos contos, o mundo de Westeros tem alguns guias sobre o mundo, com história e mapas publicados pelo autor. Confira abaixo os 4 títulos disponíveis até agora.
1. A Ascensão do Dragão: uma história ilustrada da dinastia Targaryen (2022)
A Ascensão do Dragão é um guia ilustrado sobre o período da Conquista de Aegon até o fim da regência de Aegon III. Foi escrita por George R. R. Martin, Linda Antonsson e Elio M. García Jr..
📌 Leia A Ascensão do Dragão na Amazon
3. O Mundo de Gelo e Fogo: história não contada de Westeros (2014)
O Mundo de Gelo e Fogo é um guia ilustrado que vai da Era da Aurora até a Era dos Heróis (desde Aegon, o conquistador, até a queda do Rei Louco, Aerys II Targaryen).
2. A filosofia de Tyrion Lannister (2013)
A filosofia de Tyrion Lannister é um livro que reúne as melhores frases de um dos personagens mais afiados de Westeros.
4. Atlas das terras de gelo e fogo (2012)
Atlas das terras de gelo e fogo possui 12 mapas de Esteros e Essos.
Por onde começar a leitura de Crônicas de Gelo e Fogo?
A melhor forma de explorar a obra de Martin é seguir a ordem de publicação de As Crônicas de Gelo e Fogo. A leitura dos contos e livros complementares pode ser feita em seguida, aprofundando o entendimento sobre os acontecimentos e personagens que compõem o universo criado pelo autor.
A Morte da Luz (1977)
A Morte da Luz, ou Dying of the light em inglês, foi o primeiro livro publicado por George R. R. Martin. É um livro de ficção científica.
Sinopse: “Worlorn não é o planeta que Dirk t ́Larien imaginava, e Gwen Delvano não é mais a mulher que conhecera. Ela está ligada a outro homem e a esse planeta moribundo preso no crepúsculo, seguindo em direção à noite sem fim. Em meio à paisagem desoladora, há um violento choque de culturas, no qual não há códigos ou honra e uma batalha se espalhará rapidamente.”
Santuário dos Ventos (com Lisa Tuttle – 1981)
Santuário dos Ventos, ou em inglês Windhaven, é um livro que mistura fantasia e ficção científica. Foi escrita em parceria com Lisa Tuttle.
Sinopse: “O romance, ambientado num planeta distante, conta a história de Maris e seu sonho de se tornar um dos voadores, grupo de habitantes mais prestigiado do Santuário dos Ventos. Para isso, recorrerá a tudo que estiver a seu alcance para conquistar as preciosas asas – abalando a sociedade em que vive e gerando uma série de novas questões morais entre os voadores e os ‘confinados à terra’. Afinal: quem merece ganhar os céus? E até que ponto a benção se torna também uma maldição?”
Sonho Febril (1982)
Sonho Febril, ou em inglês Fevre Dream, é um livro de 1982. É uma história de vampiros com o twist de Martin.
Sinopse: “Quando o falido capitão Abner Marsh recebe uma oferta de sociedade de um rico e sinistro aristocrata chamado Joshua York, ele até chega a desconfiar que algo está errado. Mas nada que a possibilidade de receber milhares de dólares em ouro e construir o barco dos seus sonhos não possa fazê-lo mudar de ideia. Assim surge o Sonho do Fevre, o melhor e mais potente barco de todo o Mississipi. Uma embarcação magnífica que, ao navegar pelo rio, vai deixando pelo caminho uma coleção de histórias sombrias. Movido pela força do vapor, o Sonho do capitão pode se transformar no maior pesadelo da humanidade.”
The Armageddon Rag (1983)
The Armageddon Rag é um livro de 1983 que não chegou no Brasil. É livro de suspense.
Sinopse traduzida: “O ex-jornalista underground Sandy Blair percorreu um longo caminho desde suas raízes radicais nos anos 60 — até que algo inesperado o puxa de volta: o assassinato bizarro e brutal de um produtor musical que fez fortuna com uma banda chamada Nazgûl. Ao investigar o crime, Sandy se vê mergulhado novamente em seu próprio passado — uma viagem psicodélica pelas paixões reprimidas de sua geração. Um novo messias ressuscitou os Nazgûl, e o ritmo enlouquecedor dessa nova era pode ser mais perigoso do que parece — um réquiem de demonismo, controle mental e morte, cuja melodia apocalíptica talvez só Sandy consiga silenciar a tempo… antes que todos sigam o mesmo compasso.”
A Mão do Homem Morto – Volume 7. Série Wild Cards (com John J. Miller – 1990)
A Mão do Homem Morto faz parte da série Wild Cards, editada por Martin. Este volume, diferente dos outros, também foi coescrito por ele.
Wild Cards já está no seu 27º volume.
O Dragão de Gelo (1980 e depois ilustrado em 2006)
O Dragão de Gelo é um livro infanto-juvenil. É recomendado para leitores de 12 anos ou mais e possui 128 páginas.
Sinopse: “O dragão de gelo era uma criatura lendária e temida, pois nenhum homem jamais havia domado um. Quando sobrevoava o mundo, deixava um rastro de frio desolador e terras congeladas. Mas Adara não tinha medo, pois ela era uma criança do inverno, nascida durante o frio mais intenso de que alguém tinha memória. Adara não se lembrava de quando viu o dragão de gelo pela primeira vez. Parecia que a criatura sempre estivera em sua vida, avistada de longe enquanto ela brincava na neve gelada durante muito tempo depois de as outras crianças terem fugido do frio. Aos quatro anos ela o tocou, e aos cinco montou no dorso imenso e gelado do dragão pela primeira vez. Então, aos sete anos, em um dia calmo de verão, dragões de fogo vindos do norte desceram sobre a fazenda pacífica que era o lar de Adara. E apenas uma criança do inverno – e o dragão de gelo que a amava – poderiam salvar o seu mundo da completa destruição.”
Caçador em fuga (2007)
Caçador em Fuga é um livro de ficção científica escrito por George R. R. Marin, Gardner Dozois e Daniel Abraham.
Sinopse: “Ao despertar num lugar escuro, Ramón Espejo não se lembra de como foi parar ali. Logo ele descobre que é refém de uma raça alienígena e que, para recuperar sua liberdade, será forçado a ajudá-los a encontrar outro humano como ele – um fugitivo. Quando a caçada começa, no entanto, Ramón recupera algumas lembranças: a miséria e as péssimas condições de trabalho e de vida no México; a decisão de deixar a Terra e explorar um novo planeta-colônia, São Paulo; o sonho de encontrar metais valiosos e enriquecer; o desejo de uma nova chance. Agora, envolvido numa estranha perseguição nesse mundo hostil e imprevisível, Ramón precisa encontrar uma maneira de escapar de seus captores… e depois, de alguma forma, sobreviver. No entanto, à medida que suas memórias se fortalecem, Ramón descobre que seu pior inimigo pode ser ele mesmo.”
Contos de Martins
Nightflyers
Nightflyers é um conto de ficção científica de 144 páginas, recomendado para leitores acima de 12 anos.
Nas terras perdidas
Nas terras perdidas foi originalmente publicado em 1972 em uma antologia chamada Amazons II. Vai ganhar adaptação e já tem até trailer.
Outros contos:
- Escuros, muito escuros eram os túneis (em Mundo Apocalípticos)
- O Herói
- A Saída para San Breta
- O Segundo Tipo de Solidão
- Com a Manhã Vem o Pô da Neblina
- Uma canção para Lya
- E, sete vezes, nunca mate o homem
- Uma fera para Norn
- As Canções Solitárias de Laren Dorr
- O Homem da Casa de Carne
- Esta Torre de Cinzas
- Flores Amargas
- A Cidade de Pedra
- Reis da Areia
- O Caminho da Cruz e do Dragão
- Voadores da Noite
- Guardiões
- Recordando Melody
- Variações Inúteis
- O Tratamento do Macaco
- Retratos de Seus Filhos
- Sob o Cerco
- A Flor de Vidro
- O Homem em forma de pera
- O Troca-Peles
- Só as Crianças Tem Medo do Escuro
- A Fortaleza
- E a morte é seu legado
Graphic Novels por Martin
Como já falamos, o autor é bem prolífico, e já publicou algumas graphic novels. Confira os títulos abaixo.
Porto Estelar (2019)
Porto Estelar é uma graphic novel que recém chegou aqui no Brasil. Publicado originalmente em 2019,
Voyaging (2023)
Uma das obras mais recentes de George R. R. Martin, Voyaging ainda não chegou no Brasil.
Livros editados, antologias e coletâneas
George Martin também edita livros e compila coletâneas e antologias. Essa seria a lista dos livros que ele organizou:
- Wild Cards 1 ao 27 (1987 – em andamento)
- Songs of the Dying Earth: Stories in Honor of Jack Vance (com Gardner Dozois – 2009)
- Warriors (com Gardner Dozois – 2010)
- Songs of Love and Death: Tales of Star-Crossed Love (com Gardner Dozois – 2011)
- Ruas Estranhas (com Gardner Dozois – 2011)
- Mulheres Perigosas (com Gardner Dozois – 2013)
- Mulheres Perigosas possui um conto de Brandon Sanderson.
- As Crônicas de Marte (com Gardner Dozois – 2013)
- O Príncipe de Westeros e Outras Histórias (com Gardner Dozois – 2014)
- Old Venus (com Gardner Dozois – 2015)
Televisão
Martin também já produziu séries, confira:
- Twilight Zone (Além da Imaginação)
- “The Last Defender of Camelot” (1986)
- “The Once and Future King” (1986)
- “Lost and Found” (1986)
- “The Toys of Caliban” (1986)
- “The Road Less Travelled” (1986)
- A Bela e a Fera
- “Terrible Savior” (1987)
- “Masques” (1987)
- “Shades of Grey” (1988) with David Peckinpah.
- “Promises of Someday” (1988)
- “Ozymandias” (1988)
- “Dead of Winter” (1988)
- “Brothers” (1989)
- “When the Blue Bird Sings” (1989) with Robert John Guttke
- “A Kingdom by the Sea” (1989)
- “Ceremony of Innocence” (1989)
- “Snow” (1989)
- “Beggar’s Comet” (1990)
- “Invictus” (1990)
- Game of Thrones
- “Winter Is Coming” (2010)
- “The Pointy End” (2011) – como escritor
- “Blackwater” (2012) – como escritor
- “The Bear and the Maiden Fair” (2013) – como escritor
- “The Lion and the Rose” (2014) – como escritor
A lista está no site oficial do autor.
E aí, gostou desse guia completo dos livros de Martin? Que outros autores você gostaria de ver por aqui?