Holly Black, autora de um dos livros mais lidos no Brasil, O Príncipe Cruel, é uma escritora famosa por suas romantasias e livros infantojuvenis. Além dos livros, Holly também tem algumas HQs e antologias publicadas.
Nesse guia, vamos apresentar todos os livros de Holly Black e suas sagas, como O Povo do Ar e Spiderwick, por ordem de lançamento.
1. Contos de Fadas Modernos
A série Contos de Fadas Modernos compartilha o mesmo universo com O Povo do Ar, O Herdeiro Roubado e O Canto Mais Escuro da Floresta.
Contos de Fadas Modernos foi a estreia de Holly Black no universo literário, em 2002. É perfeita para quem busca fantasia com um toque de realismo urbano.
O primeiro livro, Tithe, apresenta Kaye, uma garota aparentemente comum que descobre ser uma fada criada entre humanos. A partir disso, ela é sugada para um mundo de intrigas, disputas por poder e pactos perigosos entre as cortes das fadas.
Ordem dos livros de Contos de Fadas Modernos
- Tithe
- Valente
- Reino de Ferro
2. As Crônicas de Spiderwick
Spiderwick é uma colaboração da autora Holly Black e o artista Tony DiTerlizzi, lançado inicialmente em 2003.
Nesta série infantojuvenil, os irmãos Jared, Simon e Mallory Grace se mudam para uma antiga mansão e descobrem um guia sobre criaturas fantásticas deixado por um antepassado. Ao abrir o livro, eles inadvertidamente libertam uma série de perigos e precisam lutar contra goblins, trolls e outras criaturas para proteger sua família.
Embora direcionada a um público jovem, a riqueza de detalhes do mundo criado por Holly Black e Tony DiTerlizzi encanta leitores de todas as idades.
No Brasil, temos uma edição de volume único com todos os livros da série, que incluem:
- O guia de campo
- A pedra da visão
- O segredo de Lucinda
- A árvore de ferro
- A ira de Mulgarath
O universo tem uma continuação que não chegou ao Brasil:
- The Nixie’s Song (Beyond the Spiderwick Chronicles #1)
- A Giant Problem (Beyond the Spiderwick Chronicles #2)
- The Wyrm King (Beyond the Spiderwick Chronicles #3)
Ainda, há alguns livros guias que também não foram traduzidos.
- The Care and Feeding of Sprites
- Arthur Spiderwick’s Field Guide to the Fantastical World Around You
- Arthur Spiderwick’s Notebook of Fantastical Observations
Spiderwick ganhou duas adaptações, um filme anos atrás e uma série em 2024.
→ Confira todos os livros que vão ganhar adaptação nos próximos anos!
3. Série Mestres da Maldição (2010 – 2012)
Tá aí uma série que você nunca deve ter ouvido falar!
A série Mestres da Maldição da Holly Black tem um tom mais sombrio e adulto. Ela se passa em um mundo onde uma minoria de pessoas possui habilidades mágicas conhecidas como “maldições”, podendo manipular emoções, memórias ou até mesmo alterar a sorte.
Cassel Sharpe, o protagonista, acredita ser o único membro não-mágico de sua família de trapaceiros, mas logo descobre que sua própria habilidade pode ser a mais perigosa de todas. O suspense e as reviravoltas fazem dessa série um thriller psicológico embalado em um universo mágico com corrupção e traição.
É uma série finalizada que a autora não pretende continuar, no ora.
Ordem dos livros de Mestres da Maldição
- Gata Branca
- Luva Vermelha
- Alma Negra
A idade indicativa de Mestres da Maldição é acima de 15 anos. Os livros não tiveram novas edições nos últimos anos, então são um pouco difícil de achar.
4. Magisterium (2014)
Magisterium é uma série escrita em colaboração entre Holly Black e Cassandra Clare, conhecida pelo universo de Os Instrumentos Mortais.
A história começa com Callum Hunt, um garoto que cresceu ouvindo que a magia é perigosa e que ele deveria evitá-la a todo custo. Para saber mais, confira nosso guia completo sobre Magisterium!
É recomendada para quem curte histórias como Harry Potter. Magisterium tem uma idade indicativa de 14 anos ou mais.
Ordem dos livros de Magisterium
- O Desafio de Ferro
- A Luva de Cobre
- A Chave de Bronze
- A Máscara de Prata
- A Torre de Ouro
5. A Menina Mais Fria de Coldtown
A Menina Mais Fria de Coldtown é um romance de volume único que se passa em um universo onde vampiros e humanos convivem em cidades fechadas, conhecidas como “coldtowns”. Depois que você entra pelos muros, nunca mais consegue sair.
A história segue Tana, uma jovem que acorda após uma festa e descobre que todos ao seu redor foram mortos por vampiros. Ela decide proteger os sobreviventes – incluindo seu ex-namorado infectado e um outro rapaz com um segredo terrível – enquanto fogem para uma Coldtown, o único lugar que acredita que resolver essa situação.
Lançado originalmente em 2013, pode ser que tenha uma continuação, de acordo com a autora.
6. Boneca de Ossos (2013)
Boneca de Ossos é uma obra infantojuvenil que combina mistério e fantasia sombria. Lembra os livros de Neil Gaiman!
Com uma abordagem mais delicada e melancólica, Boneca de Ossos é um conto sobre amizade, amadurecimento e o poder da imaginação.
Três amigos – Zach, Poppy e Alice – embarcam em uma última aventura infantil antes de serem engolidos pelas complexidades da adolescência. Guiados por uma boneca de porcelana que acreditam estar assombrada pelo espírito de uma menina morta, eles partem em uma jornada cheia de mistério.
É um livro de final aberto, já fica a dica.
7. O canto mais escuro da floresta (2015)
Situado no mesmo universo de O Povo do Ar, e Contos de Fadas Modernos, Holly Black volta ao mundo das fadas com uma história de volume único.
A história acompanha Hazel e Ben, dois irmãos que vivem em uma cidade à beira de uma floresta onde humanos e fadas coexistem. No centro dessa floresta há um caixão de vidro contendo um príncipe fae adormecido.
Quando ele desperta misteriosamente, Hazel precisa enfrentar os segredos que guardou até mesmo de si mesma e descobrir seu papel na batalha entre as forças mágicas.
Essa história mistura o conto de fadas tradicional com uma pegada moderna e sombria.
8. O Povo do Ar e O Herdeiro Roubado (2019)
O Povo do Ar é a série mais famosa de Holly Black e também possui um dos livros mais lidos no Brasil, O Príncipe Cruel. Sua continuação, O Rei Perverso, também não fica muito atrás.
A história acompanha Jude Duarte, uma mortal criada no mundo das fadas após seus pais serem assassinados por Madoc, um general da corte.
Jude cresce enfrentando o preconceito por ser humana, mas decide lutar por seu lugar nesse mundo cruel e traiçoeiro. Ela acaba se envolvendo com o príncipe Cardan, um fae arrogante e perigoso, e a relação entre os dois é cheia de tensão, manipulação e, eventualmente, paixão.
A saga possui um conto, As irmãs perdidas, que fala de alguns acontecimentos entre o primeiro livro pela visão da irmã Taryn e está disponível de forma inédita no box da saga. Há também uma continuação da trilogia principal chamada O Herdeiro Roubado, que se passa 8 anos após A Rainha do Nada.
Ao todo, a saga do Povo do Ar possui 7 livros.
Já todo o universo de Elfhame conta com 11 livros, considerando também os livros da trilogia Contos de Fadas Modernos e O Canto Mais Escuro da Floresta.
Ordem dos livros de O Povo do Ar + O Herdeiro Roubado
- O Povo do Ar
- O Príncipe Cruel
- Conto: As irmãs perdidas
- O Rei Perverso
- A Rainha do Nada
- Como o Rei de Elfhame aprendeu a odiar história (Prequel)
- O Príncipe Cruel
- O Herdeiro Roubado
- O Herdeiro Roubado
- O Trono do Prisioneiro
Teremos mais livros de O Povo do Ar?
Em seu site, Holly Black afirma que ainda não vimos tudo que há desse universo! Quem leu O trono do prisioneiro já deve saber o que vem pela frente.
9. Malévola: o coração da rainha
Nesse romance baseado no universo da Disney, Holly Black reimagina a história de Malévola.
O livro explora os eventos entre o nascimento de Aurora e a famosa maldição do fuso, mostrando as motivações de Malévola, sua relação com os outros personagens e os dilemas que a levaram a ser vista como uma vilã.
10. Livro da Noite (2022)
Esse é o primeiro romance adulto de Holly Black e marca sua entrada na dark fantasy.
A história apresenta Charlie Hall, uma vigarista que vive em um mundo onde sombras podem ser manipuladas para espionar, roubar ou até matar.
Charlie tenta abandonar sua vida de crimes, mas é puxada de volta ao submundo das sombras quando descobre segredos que podem mudar o equilíbrio de poder.
É previsto para para ser uma duologia. O livro 2 de Livro da Noite, Thief of Night, já tem data para chegar em inglês: setembro de 2025.
Ordem da série Livro da Noite
- Livro da Noite
- Thief of Night (lançamento em inglês em setembro de 2025; no Brasil ainda não confirmado)
Obras da Holly Black sem tradução
- The Good Neighbors (HQ)
- Faeries Never Lie (coletânia)
- Flight of Angels (HQ)
- The Poison Eaters and Other Stories (coletânea)
- My True Love Gave to Me (coletânea)
- Monstrous Affections (coletânea)
- Lumberjanes 2017 Special Faire & Square #1 (gibi)
- Lucifer (HQ)
Projeto Enemies & Lovers: The Crown of Elfhame
Enemies & Lovers é um card game lançado no Kickstarter que é baseado no universo de O Povo do Ar.
É um jogo de cartas para 2 a 4 pessoas belamente ilustrado.
Quantos livros Holly Black já escreveu?
Holly Black já escreveu 35 livros, 6 volumes de Graphic Novels, 1 livro de imagens, uma coletânea de contos e editou 3 antologias.
Até que ela escreveu bastante coisa em 22 anos como escritora. E .uita coisa interessante.