Neil Gaiman, escritor dos famosos livros Deuses Americanos e Sandman, é um dos grandes sucessos dos últimos anos. Ele nos encantou com seu modo de escrever, criar enredos e nos envolver com suas histórias tão reais quanto fantasiosas.
Os livros de Neil Gaiman são tão incríveis que deixam um gostinho de quero mais. E para te ajudar a encontrar a sua próxima aventura, levantei todas as obras de Gaiman lançadas em português até 2025.
Livros de Neil Gaiman
Os livros de Neil Gaiman são todos muito peculiares. Eles abordam as mais diversas temáticas, e tem sinopses tão malucas que te fazem pensar da onde veio tanta coisa estranha.
Conheça todos os mundos particulares do escritor:
Belas maldições (Good Omens)
Título original: Good Omens
Nota Skoob: 4.3 ⭐⭐⭐⭐
Belas Maldições, ou Good Omens em inglês, é um misto de comédia à lá Monty Python, aventura e sátira estilo Douglas Adams, co-escrito pelos amigos de longa data, Neil Gaiman e Terry Pratchett (que faleceu em 12 de março de 2015), e publicado em 1990.
O livro conta a história da amizade improvável entre o anjo certinho Aziraphale e o demônio Crowley, rivais enviados à Terra no começo dos tempos para, respectivamente, influenciar a humanidade para o bem e para o mal.
Porém, quando Crowley é encarregado de acompanhar o crescimento do anticristo, ele e Aziraphale precisam unir forças para impedir que o Armagedom profetizado ocorra.
É um livro extremamente divertido. Além disso, a série da Amazon Prime Video, Good Omens, consegue ser tão boa quanto o livro (senão melhor!).
A editora também lançou uma edição de luxo com brindes belíssima. O livro está na nossa lista de livros para colecionadores.
Lugar Nenhum
Título original: Neverwhere
Nota Skoob: 4.1 ⭐⭐⭐⭐
Lugar Nenhum é uma fantasia urbana criativa e engraçada.
O livro é carregado pelo humor tipicamente britânico, principalmente enquanto nos apresenta à fascinante Londres de Baixo, uma Londres subterrânea habitada por todas as pessoas invisíveis ao mundo, como mendigos, mas também reis ratos, uma dupla assustadora de irmãos assassinos, monstros em labirintos e uma excêntrica família que abre portas em qualquer lugar.
A riqueza do universo criado por Gaiman, entremeada ao mundo real, me encantou. Todos os personagens me faziam rir, e suas personalidades distintas os tornaram muito memoráveis. Terminei a leitura com o coração quentinho.
A história desse livro foi originalmente criada para uma série de TV com apenas 6 capítulos, transmitida pela BBC em 1996. Você pode dar uma olhadinha no trailer da época:
A série também virou quadrinhos, que aqui no Brasil foi publicada pela Panini Comics.
O Mistério da Estrela: Stardust
Título Original: Stardust
Nota Skoob: 4.1⭐⭐⭐⭐
O Mistério da Estrela, que também já ganhou adaptação, é uma história no estilo de conto de fadas – mas com o twist de Gaiman.
Aqui temos um mundo dividido entre o nosso e o de Faërie. Para que ninguém faça a travessia entre os dois, uma cidade, chamada Muralha, guarda um Muro. Assim, ninguém pode passar por ali, a não ser na Festa da Primavera, que acontece a cada nove anos.
Nessa cidade, Tristan promete a seu amor não correspondido que traria uma estrela cadente para ela, e ela promete que ele poderia pedir o que quiser. E assim começa a sua aventura.
Deuses Americanos
Título original: American Gods
Nota Skoob: 4.1 ⭐⭐⭐⭐
A história de Deuses Americanos mistura realidade e a presença dos deuses no nosso mundo.
E quem acaba de descobrir sobre a existência deles no nosso mundo é Shadow Moon, um ex-presidiário que acabou de cumprir sua pena e que agora presta serviços ao senhor Wednesday.
Sua missão é recrutar os antigos deuses para uma guerra contra os deuses modernos. Aqui no blog, nós fizemos uma leitura sobre a moral da história, sem spoiler. Também falamos um pouco mais sobre a adaptação da série lançada pela Amazon Prime (que até foi cancelada). Saiba mais sobre o livro Deuses Americanos.
Coraline
Título original: Coraline
Nota Goodreads: 4.3 ⭐⭐⭐⭐
E esta linda edição lançada de Coraline em 2020 é uma ótima pedida para fãs do escritor! O livro tem capa dura, laterais das páginas roxas, ilustrações novas e vários detalhes dentro de cada capítulo.
Sinopse: “No livro, a jovem Coraline acaba de se mudar. Em uma tarde chuvosa, a menina descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.
Coraline é um conto de fadas às avessas que reconhece a subestimada maturidade da maioria dos jovens leitores. A narrativa dá muitas voltas e percorre longas distâncias, criando um “outro” mundo onde todos os aspectos de vida são pervertidos e desvirtuados para o macabro.”
Os Filhos de Anansi
Título original: Anansi Boys
Nota média no Skoob: 4.2 ⭐⭐⭐⭐
Nota do Amor por Livros: 5.0 ⭐⭐⭐⭐⭐
Os Filhos de Anansi conta a história de Charlie Nancy, ou Fat Charlie. Ele é um homem bastante comum que vive em Londres, detesta seu emprego e é noivo de Rosie – uma mulher de família tradicional.
Com o casamento chegando, Rosie pede que Charlie convide seu pai para a cerimônia de casamento, só que ele não tem mais proximidade com o pai há pelo menos 20 anos. Não à toa, ele não tinha boas lembranças dele.
Mas mesmo assim, Charlie concorda em convidá-lo. E é aí que ele fica sabendo que seu pai faleceu no dia anterior, que ele tem um irmão e que, na verdade, seu pai era um deus – Anansi, um deus trapaceiro e brincalhão da mitologia africana.
A história vai até além do passado de Charlie, contando também com um trama policial e fantasmas. São diferentes pontos, mas eles vão se encaixando perfeitamente enquanto você vai lendo o livro, como uma teia de aranha bem construída. Não deixe de ver mais detalhes na resenha sobre Os Filhos de Anansi.
Entremundos
Título original: InterWorld
Série: Entremundos #1
Nota Skoob: 3.8 ⭐⭐⭐
Sinopse: “EntreMundos leva o leitor a viajar por várias dimensões na companhia de Joey Harker, um garoto comum que durante um inusitado teste de localização, descobre ser um Andador, alguém capaz de deslocar-se de uma dimensão para outra.
Enquanto tenta entender onde está e o que significa sua nova condição, Joey percebe que aquele é o começo de uma nova vida e de uma grande aventura em que magia e ciência se unem para garantir a paz em vários mundos.”
O Livro do Cemitério
Título original: The Graveyard Book
Nota Skoob: 4.3 ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: “Enquanto seus pais e irmã são impiedosamente assassinados por um misterioso homem chamado Jack, um bebê consegue escapar de seu berço e se aventurar pelo mundo. Uma série de coincidências, aliada a uma grande dose de sorte, salva o pequeno de ter um destino tão trágico quanto o de sua família.
A história do bebê sortudo e fujão começa quando ele chega à rua e sobe a colina em direção ao velho cemitério. Lá o neném conhece os habitantes do local. Fantasmas de outras épocas que vivem em suas covas e mausoléus e que por circunstâncias do destino são forçados a adotar e batizar o bebê, agora chamado de Ninguém Owens, o Nin, para salvá-lo do seu perseguidor.”
O Oceano no Fim do Caminho
Título original: The Ocean at the End of the Lane
Nota Skoob: 4.2 ⭐⭐⭐⭐
Nota do Amor por Livros: 3.0 ⭐⭐⭐
É difícil falar sobre O Oceano no Fim do Caminho. Ele é uma verdadeira viagem sobre a infância e a hipocrisia dos adultos. É o tipo de livro que também tem um toque de imaginação e o poder dos deuses, como em outras obras de Gaiman, mas o seu principal diferencial está no seu personagem principal; apenas um menino.
A história conta sobre um homem que retorna a sua cidade natal e passa a lembrar da sua infância, da sua família, da sua amiga que morava no fim do caminho e de quando forças desconhecidas ameaçaram sua família.
E de quanta coragem ele precisou para entender o que era real e o que não era.
A leitura é bem curta. O livro também é um pouco autobiográfico, já que Gaiman fala até sobre a sua própria infância. Eu falo mais detalhes e minha opinião na resenha de O Oceano no Fim do Caminho.
Sonho de Prata
Ano: 2013
Título original: The Silver Dream
Série: Entremundos #2
Nota Skoob: 4.0 ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: “Na esperada continuação de EntreMundos, Neil Gaiman, Michael Reaves e Mallory Reaves retomam a fantástica história de Joey Harker, um garoto comum que até pouco tempo se perdia no simples percurso de seu quarto a cozinha, mas que finalmente conseguiu dominar sua habilidade de “andar” entre as dimensões e encontrou seu lugar como um Andarilho, um agente do Entremundos, organização responsável por manter a paz nos vários universos e dimensões.
Em sua nova aventura, Joey tem que enfrentar a desconfiança dos demais membros da organização, enquanto luta contra o tempo para impedir que os Binários dominem todas as terras conhecidas do Altiverso. Escrito a seis mãos, Sonho de prata é uma aventura fantástica com o carimbo de qualidade e imaginação de Neil Gaiman.”
Mitologia Nórdica
Ano: 2017
Título original: Norse Mythology
Nota Skoob: 4.3 ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: “Na mitologia nórdica, Gaiman permanece fiel aos mitos ao prever o maior panteão dos deuses nórdicos: Odin, o mais alto dos altos, sábios, ousados e astutos; Thor, filho de Odin, incrivelmente forte, mas não o mais sábio dos deuses; E Loki-filho de um irmão de sangue gigante para Odin e um malandro e insuperável manipulador.
Gaiman modela essas histórias primitivas em um arco que começa com a gênese dos nove mundos lendários e mergulha nas façanhas de deidades, anões e gigantes. Uma vez, quando o martelo de Thor é roubado, Thor deve disfarçar-se como uma mulher – difícil com sua barba e enorme apetite – para roubá-lo de volta. Mais pungente é o conto em que o sangue de Kvasir – o mais sagaz dos deuses – se transforma em um hidromel que infunde bebedores com poesia. O trabalho culmina em Ragnarok, o crepúsculo dos deuses e o renascimento de um novo tempo e de pessoas.”
Mitologia Nórdica foi nomeado para a categoria de melhor fantasia de 2017 do Goodreads.
A Roda da Eternidade
Ano: 2017
Título original: Eternity’s Wheel
Série: Entremundos #3
Nota Skoob: 4.1 ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: “Joey Harker nunca quis ser um líder, mas o destino o levou a se tornar um. E agora é sua responsabilidade evitar o fim do Entremundos, do Multiverso e tudo mais que existe em A roda da eternidade, a eletrizante conclusão da série Entremundos.
Desde que descobriu ser um Andarilho, capaz de se deslocar entre as dimensões, Joey acreditava ter encontrado seu lugar como um agente do Entremundos. Mas sua última missão foi um desastre e colocou todo o universo em risco… Agora, machucado e solitário, ele acorda em um futuro devastado e precisará assumir um papel para o qual não sabe se está preparado.”
Livros de Não-ficção
Neil Gaiman também gosta de falar sobre escrita, a arte e sua forma de ver o mundo. Ele também lançou livros mais documentais no começo da sua carreira.
Não Entre em Pânico
Ano: 1988
Título original: Don’t Panic
Nota Skoob: 4.2 ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: “Não entre em pânico celebra a vida de um homo sapiens chamado Douglas Adams que, um belo dia num campo em Innsbruck, em 1971, teve uma ideia. Este livro é também a história do que essa ideia se tornou: O guia do mochileiro das galáxias – a série de rádio original que deu início a tudo, bem como sobre a “trilogia” de cinco livros, a série de TV, o quase-filme, o jogo de computador, toalhas e o website que vieram depois.
O aclamado autor Neil Gaiman também conta toda a história de Liff, o Universo de Dirk Gently, e tudo o mais em que Douglas trabalhou, incluindo sua coleção póstuma, O Salmão da Dúvida.”
Faça Boa Arte
Ano: 2013
Título original: Make Good Art
Nota Skoob: 4.4 ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: “Façam boa arte. Esse foi um pedido sincero de Neil Gaiman quando discursou para a turma de 2012 da University of the Arts na Filadélfia. Um discurso autêntico e repleto de significado – durante os 19 minutos em que falou, dois dos mais emblemáticos conselhos de Gaiman foram “criem suas próprias regras” e “cometam erros”. Os conceitos libertadores defendidos para os alunos deram origem ao livro.
Gaiman teve a colaboração crucial do renomado designer gráfico Chip Kidd. A dupla abusa dos recursos gráficos e da metalinguagem para expressar o poder da criatividade. Gaiman alega que em qualquer área artística e de criação mesmo os erros que cometemos têm um grande potencial: com sensibilidade e muito trabalho, podem se transformar em brilhantes insights.”
Assista ao discurso original no Youtube:
Arte importa: Porque sua imaginação pode mudar o mundo
Ano: 2021
Título original: Art Matters
Nota Skoob: 4.1 ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: “Livro encantador que reúne quatro textos inspiradores do autor sobre o fazer artístico: “Crença”, “Por que nosso futuro depende de bibliotecas, leituras e devaneios”, “Fazendo uma cadeira” e “Faça boa arte”.
Com leveza e humor, Arte importa é um livro emocionante e necessário, um apelo inspirador à imaginação e à coragem de criar diante de momentos difíceis. “Seja valente. Seja rebelde. Escolha a arte. Ela importa.”
Esse último já possui seu próprio livro físico, mas agora está reunido com outros textos de Gaiman. O livro tem capa dura e ilustrações nas laterais.
Do que você precisa para se aquecer
Ano: 2023
Título original: What You Need to Be Warm
Nota Skoob: 3.9 ⭐⭐⭐⭐
Do que você precisa para se aquecer é um livro poético e ilustrado. Com tantos conflitos e mudanças forçadas na história da humanidade, Neil Gaiman reflete sobre o que nos torna humanos e o que faz nós nos sentirmos seguros e acolhidos.
A edição é em capa dura e as ilustrações são coloridas. Parte das vendas apoiam o trabalho da UNHCR/ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados.
Livros Infantis
É incontestável que Neil Gaiman possui um talento multifacetado! Ele se expressa de maneira inconfundível também em suas obras infantis e nos traz incríveis histórias repletas de mistério, fantasia e humor.
Os livros de Gaiman são conhecidos por tratarem de temas pouco convencionais, como a morte ou questões psicológicas, sem subestimar a inteligência dos pequenos leitores.
A editora Rocco detém os direitos de publicação dos livros infantis de Neil Gaiman no Brasil. Vem conferir a lista:
O Dia em que Troquei Meu Pai por Dois Peixinhos Dourados
Ano: 1997
Título original: The Day I Swapped My Dad for Two Goldfish
Idade indicativa: 9 – 12 anos
Nota Skoob: 4.2 ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: “Seu melhor amigo tem dois peixinhos dourados que você deseja muito! Mas ele não quer seu bonequinho, suas figurinhas ou sua velha marionete. Que tal então o seu pai?
Depois de uma longa e tensa negociação, Nathan sai feliz da vida com o pai do amigo. Mas a mãe do garoto não se mostra satisfeita com o trato, e pede para o jovem desfazer o negócio. Começam aí os problemas. A inusitada permuta que dá título ao livro é apenas o começo de uma incrível série de troca-troca que leva a um desfecho surpreendente.
Escrito a partir de uma proposta feita pelo filho de Gaiman que, revoltado ao receber uma ordem do pai, sugeriu trocá-lo por um peixinho.”
Os Lobos Dentro das Paredes
Ano: 2003
Título original: Wolves in the Walls
Idade indicativa: 6+ anos
Nota Skoob: 3.9 ⭐⭐⭐
Sinopse: “Lucy escuta ruídos vindo de dentro das paredes de sua casa. Ela tem certeza de que existem lobos vivendo ali, mas a família não acredita nela. Pobre Lucy. Os ruídos continuam, cada vez mais apressados e alvoroçados. E, numa noite, as tais criaturas realmente aparecem. Exilada no quintal, a família tenta encontrar uma solução, enquanto os lobos assistem à sua televisão, comem a sua comida e dançam “danças lupinas” pela casa, até que a menina tem uma idéia: irem para os buracos nas paredes. E a partir daí a família de Lucy, que rastejou pelas paredes, chegam a um final surpreendente.”
Odd e os Gigantes de Gelo
Ano: 2008
Título original: Odd and the Frost Giants
Idade indicativa: 8+ anos
Nota Skoob: 4.1 ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: “Tudo se passa em um vilarejo da antiga Noruega. Com um nome nada comum – ao menos nos dias de hoje – o menino Odd carregava “uma perna boa, uma perna bem ruim e uma bengala de madeira”. Naquela época, a palavra Odd significava a ponta de uma lâmina e era um nome que trazia sorte. O significado que recebe atualmente – uma palavra inglesa que define “esquisito” – se encaixa melhor à visão que as pessoas tinham do menino: estranho, e de má sorte.
Para fugir do clima hostil que o rodeava, Odd decidiu se embrenhar na floresta, chegando à cabana de lenhador construída por seu pai. Enquanto se refugiava, o menino se deparou com uma raposa, que parecia ter um plano e dava sinais de que queria que Odd a acompanhasse. Para sua surpresa, no meio do caminho, encontraria ainda uma águia e um urso. Eram três criaturas com a mais curiosa das histórias para contar, e uma missão muito perigosa para um menino com o estado limitado em que ele se encontrava.”
O Alfabeto Perigoso
Ano: 2008
Título original: The Dangerous Alphabet
Idade indicativa: 6 – 8 anos
Nota Skoob: 4.2 ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: “Duas crianças corajosas e uma pequena gazela de estimação – carregando um mapa do tesouro – embarcam em uma viagem arriscada e assustadora por 26 versos alfabéticos. Com um cenário repleto de monstros, trolls, bruxas, fantasmas, criaturas com hábitos alimentares duvidosos e outros seres extremamente perigosos.
Como o título sugere, o alfabeto em questão é extremamente perigoso e pode conduzir a uma grande aventura ou a um terrível pesadelo, sendo recomendado para aqueles que já conhecem o alfabeto de cor.”
Menina Iluminada / Uma menina muito amada
Título original: Blueberry Girl
Idade indicativa: 4 – 8 anos
Nota Skoob: 4.4 ⭐⭐⭐⭐
Esse livro ganhou uma nova edição pela editora Intrínseca com o título “Uma menina muito amada”.
Sinopse: “Deixem que ela conte histórias e dance na chuva, dê cambalhotas, tropece e saia correndo. E que ela cresça como uma plantinha que balança ao sabor do vento.” Esses são alguns dos votos de Neil Gaiman para a filha de uma grande amiga, que na época era apenas uma sementinha com uma data para chegar ao mundo. Nesse poema de boas-vindas, os versos de Gaiman, repletos de afeto e ternura, são uma canção de ninar para embalar os sonhos e as peripécias de uma menina esperta e desperta, pronta para explorar o mundo. Mais do que isso: são uma prece para que a vida conceda muitas dádivas a uma criança muito amada.
Com graça, coragem e sorte, ela vai aprender a se conhecer e descobrir o melhor caminho para si ― tudo isso banhada pelo sol, encantada pela vida e impulsionada pelo carinho e pelo cuidado daqueles que a querem bem. Uma carta de amor à magia da infância. O desejo de uma mãe para uma filha.
Cabelo Doido
Ano: 2009
Título original: Crazy Hair
Idade indicativa: 7 – 12 anos
Nota Skoob: 4.0 ⭐⭐⭐⭐
Cabelo Doido também ganhou uma nova edição pela editora Intrínseca em 2024.
Sinopse: “A menina Bonnie encontra com um sujeito de uma cabeleira impressionante que desperta a curiosidade dela pelo que pode estar escondido no surreal “mundo” de fios de cabelo, que tem até música! Tudo num emaranhado de cabelo, com caminhos desviantes, voltas embaraçadas, baús de tesouro e navios piratas.”
Instruções: Tudo Que Você Precisa Saber Durante Sua Jornada
Ano: 2010
Título original: Instructions
Idade indicativa: 7 – 11 anos
Nota Skoob: 4.4 ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: “Já imaginou, de repente, estar dentro de um conto de fadas? O que fazer? Qual a melhor forma de agir? Instruções ensina o passo a passo para se sair bem desta aventura. Tudo que alguém precisa saber para completar a jornada sem se deixar abater pelos perigos e tentações inerentes a um conto de fadas.
Não é tarefa fácil, mas tudo vai dar certo se todas as instruções forem seguidas. ;)”
O Dia de Chu
Ano: 2013
Título original: Chu’s Day
Idade indicativa: 1 – 6 anos
Nota Skoob: 3.7 ⭐⭐⭐
Sinopse: “Chu é um filhote de panda fofinho como todo filhote de panda. O que há de diferente com ele – além de sua camiseta verde e de seus charmosos óculos amarelos estilo aviador – é que Chu é um pouco alérgico.
E quando ele espirra, coisas ruins podem acontecer.”
Felizmente, o Leite
Ano: 2013
Título original: Fortunately the Milk
Idade indicativa: 6+ anos
Nota Skoob: 4.1 ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: “Com a mãe fora de casa, os irmãos estão sob os cuidados do pai. Para evitar sustos, ela deixou tudo anotado e a comida etiquetada.
Entretanto, logo na primeira noite, eles queimam o jantar e vão a um restaurante indiano. Na manhã seguinte, o leite acaba. E como todos sabem, não se pode comer cereal matinal sem leite (nem tomar o chá do papai).
Então, o pai sai para comprar mais e o que encontra pelo caminho é muito mais do que um simples acompanhamento para o lanche da manhã. A preocupação crescente dos irmãos com a demora vira incredulidade quando o pai conta a mirabolante aventura por que passou até chegar em casa (com o leite, felizmente).”
João e Maria
Ano: 2014
Título original: Hansel & Gretel
Idade indicativa: 8 – 12 anos
Nota Skoob: 3.7 ⭐⭐⭐
Sinopse: “Familiar como um sonho e perturbador como um pesadelo, o conto narra a saga de dois irmãos que, em tempos de crise e falta de esperança, são abandonados pelos próprios pais e precisam enfrentar com coragem os perigos de uma floresta sombria.
Em um texto poético, Gaiman revive a tradição dos contos de fada, dando profundidade à aventura dos irmãos, mas sem abandonar a autenticidade e o talento único de mesclar realismo e fantasia. Mattotti, por sua vez, dá um ar inteiramente novo ao clássico. Seus traços criam um jogo de luz e sombra, permitindo que o leitor desvende aos poucos a imagem, assim como os segredos da história de João e Maria.”
A Bela e a Adormecida
Ano: 2014
Título original: The Sleeper and the Spindle
Idade indicativa: 10+ anos
Nota Skoob: 4.0 ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: “No livro, uma jovem rainha é informada, na véspera de seu casamento, sobre uma estranha praga que assola as fronteiras do seu reino. Um sono mágico se espalhava pelo território vizinho e ameaçava os seus domínios. Na companhia de três anões, ela abandona o fino vestido da festa, pega sua espada e armadura e parte pelos túneis dos anões para o reino adormecido. Uma viagem repleta de ação e suspense, até uma estonteante descoberta.
Em A Bela e a Adormecida, a história de Branca de Neve se entrelaça com a da Bela Adormecida em uma incrível releitura contemporânea das duas mais conhecidas princesas, acompanhado das ilustrações de Chris Riddell.”
O Primeiro Dia de Chu na Escola
Ano: 2014
Título original: Chu’s First Day of School
Idade indicativa: 1 – 6 anos
Nota Skoob: 3.9 ⭐⭐⭐
Sinopse: “Chu está prestes a ir para a escola. E como toda criança, ele está um pouco nervoso. O que ele vai fazer lá? Será que seus colegas vão gostar dele? Em seu primeiro dia de aula, Chu deveria se apresentar à professora e aos novos amigos e dizer o que mais gosta de fazer. Mas de repente, uma poeirinha de giz entra em seu nariz. E antes mesmo que ele possa começar a falar, ele solta um espirro daqueles. Como será que Chu se sairá em seu primeiro dia na escola?”
Kanela
Ano: 2006
Título original: Cinnamon
Idade indicativa: 6+
Nota Skoob: 3.5 ⭐⭐⭐
Kanela é um conto infantil de Neil Gaiman com ilustrações de Divya Srinivasan. Apesar de ser de 2006, o livro foi lançado no Brasil apenas em 2023 pela Editora Intrínseca.
O livro conta a história de uma princesa, Kanela, que nasce sem poder enxergar ou falar. Até que um dia ela conhece um tigre que a ajuda a ver o mundo além do seu palácio.
Contos
Gaiman mostra que seu talento como contador de histórias funciona perfeitamente no reino das narrativas curtas. Ele escreve com desenvoltura sobre os mais diversos universos – sejam criados por outros autores quanto os seus próprios.
Fumaça e espelhos
Ano: 1998
Título original: Smoke & Mirrors
Nota Skoob: 4.2 ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: “Uma coletânea de textos que Neil Gaiman escreveu nas décadas de 80 e 90. Um elemento une todos os textos: seu vínculo com a tradição. Dos 31 contos (e poesias) que compõem Fumaça e espelhos, são poucos os que não surpreendem de cara pelas idéias. E os que não chamam atenção nas primeiras linhas geram várias surpresas posteriores, pois você nunca sabe se aquele jovem pacato é um lobisomem ou se o heróico narrador do conto é o assassino. Ou mesmo o assassinado.”
Coisas Frágeis
Ano: 2006
Título original: Fragile Things
Nota média no Skoob: 3.9 ⭐⭐⭐⭐
Coisas Frágeis ganhou nova edição de volume único em novembro de 2023 pela Intrínseca. A edição segue a mesma linha visual de Lugar Nenhum e Deuses Americanos.
Sinopse: “Há poucos escritores que sabem contar histórias com o brilhantismo de Neil Gaiman. E quando a vida se impõe, ele não tem receio de rever seus planos de escrita ― e de se apropriar do que lhe escapou. Pois, como afirma na introdução do livro, ‘as pessoas se despedaçam com muita facilidade, assim como sonhos e corações’. É o que vamos conhecer ao nos deixarmos imergir em Coisas frágeis.
Um circo itinerante choca a plateia com uma apresentação incomum antes de desaparecer na noite, levando um dos espectadores. Em uma Inglaterra vitoriana peculiar, um inspetor precisa solucionar um misterioso assassinato na realeza. Adolescentes entram por acaso em uma festa e conhecem as garotas de seus sonhos ― ou talvez saídas de seus piores pesadelos. Dois anos após os acontecimentos de Deuses americanos, Shadow se vê em um antigo casarão escocês, preso a um jogo de vida, morte e monstros.
Essas e outras histórias estão reunidas no livro, composto por trinta e uma preciosidades literárias em prosa e verso, esculpidas por Neil Gaiman. De forma magistral, as tramas da obra transitam entre horror e humor sombrio, doçura e crueldade, trazendo cenários conhecidos dos leitores, como o conto “Como falar com garotas em festas”, e visitando universos inesperados, como os contos de fadas, Matrix, a Bíblia, além dos criados por Arthur Conan Doyle e H.P. Lovecraft.
Ao desafiar os limites da imaginação, sondar as profundezas da experiência humana e revelar como, inexoravelmente, ordinário e fantástico se entrelaçam, em Coisas frágeis Neil Gaiman evidencia o que o tornou um dos escritores mais originais de seu tempo.”
Como Falar com Garotas em Festas
Ano: 2006
Título original: How to Tak to Girls at Parties
Nota Skoob: 3.8 ⭐⭐⭐
Como falar com garotas em festas ganhou uma adaptação em filme.
Sinopse: “Dois garotos lotados de hormônios, uma festa e mulheres com uma beleza de outro mundo.
Indicado ao Hugo Awards de melhor conto em 2007, Como falar com as garotas nas festas é exatamente o que todo leitor espera de Neil Gaiman: inusitado e surpreendente.”
Alerta de Risco
Ano: 2015
Título original: Trigger Warning: Short Fictions and Disturbances
Nota Skoob: 4.0 ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: “Uma rica coletânea de histórias de terror e de fantasmas, ficção científica e conto de fadas, fábula e poesia que exploram o poder da imaginação.
Em “História de aventura”, Gaiman pondera sobre a morte e sobre como, ao morrer, as pessoas levam consigo suas histórias. No suspense “Caso de morte e mel”, ele nos presenteia com sua versão do mundo de Sherlock Holmes. Em “A Bela e a Adormecida”, duas conhecidas personagens de contos de fadas têm suas histórias entrelaçadas em uma releitura bastante original. “Hora nenhuma” é um conto muito especial sobre Doctor Who, escrita para o quinquagésimo aniversário da série de tevê, em 2013. E há também um conto escrito exclusivamente para esta coletânea: “Cão negro”, que revisita o mundo de Deuses americanos ao narrar um episódio que envolve Shadow Moon em um bar durante seu retorno aos Estados Unidos.”
A Verdade é uma Caverna nas Montanhas Negras
Ano: 2015
Título original: The truth Is a Cave in the Black Montains
Nota Skoob: 4.1 ⭐⭐⭐⭐
A Verdade é uma Caverna nas Montanhas Negras também está na antologia “Seres Mágicos & Histórias Sombrias”, edição da Darkside editora.
Sinopse: “Publicada inicialmente em uma coletânea de contos do autor, A verdade é uma caverna nas Montanhas Negras é uma história fascinante sobre família, a busca por um tesouro e a descoberta de um novo mundo.
Em uma colaboração inédita, os personagens e as paisagens de Gaiman ganham forma com um traçado sombrio e impreciso do artista Eddie Campbell, e o resultado é uma obra que passeia entre o livro ilustrado e o graphic novel, desafiando os limites entre texto e imagem em uma explosão de cor e sombra, memória e arrependimento, vingança e, principalmente, amor.”
Seres Mágicos & Histórias Sombrias
Ano: 2010
Título original: Stories
Nota Skoob: 3.5 ⭐⭐⭐
SMHS é uma antologia organizada por Neil Gaiman e Al Sarrantonio. Aqui o único conto escrito pelo próprio Neil é o primeiro, “A Verdade é uma Caverna nas Montanhas Negras“.
Sinopse: “Neil Gaiman, autor de Deuses Americanos, Coraline e Sandman, se uniu ao escritor de terror e ficção científica Al Sarrantonio para editar uma antologia especialmente sombria e mágica para leitores curiosos que gostam de sonhar. Eles sabem que os escritores são os criadores de um portal mágico capaz de sugar cada um de nós para seus universos particulares, e moldam mundos onde as palavras se tornam uma paleta de cores únicas capazes de ganhar vida em nossos corações, sonhos e pesadelos.
Com 27 histórias que expandem e redefinem a ficção imaginativa, Seres Mágicos & Histórias Sombrias reúne Joyce Carol Oates, Joe R. Lansdale, Jodi Picoult, Peter Straub, Chuck Palahniuk, Jeffery Deaver, Joe Hill e outros inúmeros autores renomados que toparam o desafio de transcender todo e qualquer limite ao darem vida a seus personagens e histórias de maneira afiada e intensa, cada um à sua maneira.“
Criaturas Estranhas: histórias selecionadas por Neil Gaiman
Ano: 2013
Título original: Unnatural Creatures
Nota Skoob: 3.9 ⭐⭐⭐
Sinopse: “Dezesseis histórias fantásticas, algumas escritas há mais de cem anos, outras inéditas, selecionadas por ninguém menos que o aclamado autor de Coraline e outros tantos sucessos, Neil Gaiman.
Como o título sugere, Criaturas estranhas é uma coletânea de contos povoada por seres fantásticos, magníficos e às vezes assustadores.
Assinadas por autores clássicos de ficção científica e fantasia, como Anthony Boucher e Diana Wynne Jones, a escritores contemporâneos, como Nnedi Okorafor e o próprio Gaiman, as histórias, que parecem ter saído de um sonho, ou talvez de um pesadelo, têm em comum o olhar atento e único de Neil Gaiman para o insólito.
Cada conto é precedido de um comentário do escritor, que visa a provocar ainda mais a imaginação do leitor.“
Histórias selecionadas
Ano: 2013
Título original: The Neil Gaiman Reader: Selected Fiction
Histórias Selecionadas é uma antologia com diversos contos do autor.
Sinopse: “Certa vez, ao ser perguntado que tipo de livro escrevia, Neil Gaiman não soube responder. Porque Gaiman nunca escreveu uma coisa só, sempre navegou por inúmeros gêneros e formatos.
Por isso, nessa coletânea você vai encontrar histórias de terror, de humor, de amor, de fantasma, de fantasia e de mistério ― tramas que transbordam seres fantásticos, pessoas comuns com poderes esquisitos, pessoas esquisitas com problemas comuns, mundos maravilhosos e terríveis, e o mundo real, que não é tão real quanto você talvez imagine.
Ao todo são 52 textos, organizados por ordem de publicação e escolhidos pelos leitores em uma votação on-line. Alguns deles já foram publicados em antologias como Coisas frágeis e Alerta de risco, ou em romances como Deuses americanos, Os filhos de Anansi, Lugar Nenhum e O oceano no fim do caminho. Outros chegam pela primeira vez ao Brasil.“
Quadrinhos de Neil Gaiman
Antes dos livros de ficção, Gaiman estava imerso nas histórias em quadrinhos, como Orquídea Negra e Sandman, sucessos das HQs.
Orquídea Negra
Ano: 1988 – 1989
Título original: Black Orchid
Nota Skoob: 4.1 ⭐⭐⭐
Orquídea Negra é um dos primeiros trabalhos de Neil Gaiman.
Sinopse: “Uma super-heroína leva um tiro na cabeça em uma sala de reuniões de uma corporação anônima.
O corpo dela é consumido pelas chamas e seu assassino vai embora em liberdade.
Assim começa Orquídea Negra, uma das histórias em quadrinhos mais marcantes e de maior influência.”
Violent Cases (Casos Violentos)
Ano: 1987
Título original: Violent Cases
Nota Skoob: 39 ⭐⭐⭐
Sinopse: “A verdade e a confiabilidade das memórias são o fio condutor de Violent Cases, a primeira e famosa colaboração do escritor Neil Gaiman com o artista Dave McKean. A graphic novel mistura ficção e realidade de forma tão singular quanto combina texto e imagem, e traz em seu cerne o poder e a magia de contar histórias.
O protagonista nos conta que, quando tinha quatro anos e meio, uma altercação com o pai levou-o a um osteopata para tratar o braço. Este médico dos ossos, de procedência incerta, aparência imprecisa e passado nebuloso, é o pivô das memórias do narrador que, mesmo sem muita segurança, entrelaça os mundos de violência na família, das festas infantis e dos famosos gângsters do período da Lei Seca.”
Uma nova edição de colecionador de Casos Violentos foi lançada no Brasil em 2023 pela editora Aleph.
Sinal e Ruído
Ano: 1989
Título original: Signal to Noise
Nota Skoob: 4.0 ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: “A ousadia da dupla Neil Gaiman e Dave McKean chega talvez a seu ponto máximo. Tanto no aspecto gráfico como no roteiro que descreve os últimos dias de um cineasta e, ao mesmo tempo, os últimos dias do ano 999 d.C.
Sinal e Ruído foi publicado originalmente em 1989, na badalada revista inglesa The Face, quase que como a consagração dos quadrinhos como arte. Um livro que irá surpreender mesmo os mais apaixonados fãs de Neil Gaiman.”
Sandman
Ano: 1989 – 1999
Título original: Sandman
Nota Skoob: 4.8 ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: “A série conta a história de Morfeus, um dos perpétuos, criaturas análogas aos deuses, mas ainda maiores, responsável pelo Mundo dos Sonhos.
Basicamente ele controla e tem acesso a todos os sonhos da humanidade e de todas as criaturas capazes de sonhar, sendo o senhor do Mundo dos Sonhos, a terra aonde vamos em nossas horas de sono.
Quando uma ordem mística tentou capturar a irmã de Sandman, a Morte, em seu lugar eles capturaram Morfeus. Assustados com o que conseguiram, os membros da ordem o mantiveram cativo. E assim teve início um período de diversas décadas em que esse perpétuo ficou trancafiado à mercê de seus captores, deixando o Mundo dos Sonhos abandonado e os sonhadores desamparados.
A série nos revela como ele se libertou e como foi capaz de se adaptar no mundo após tantos anos de ausência, e também nos mostra um vislumbre de sua história e da mitologia dos perpétuos.”
A Coleção
- Sandman – série original (1988 até 1996)
- Morte (1993 até 1996)
- Sandman: Noites Sem Fim (2003)
- Sandman – Prelúdio
- Os Caçadores de Sonhos – livro ilustrado
- Os Caçadores de Sonhos – quadrinho (1999)
- O Universo de Sandman: Os Livros da Magia (4 volumes)
- O Universo de Sandman: A Casa dos Sussuros (3 volumes)
- O Universo de Sandman: Lúcifer (2 volumes)
- O Universo de Sandman: O Sonhar
O site O Vício explica melhor toda a série e como começar a lê-la. Dê uma olhadinha aqui.
Os Livros da Magia
Ano: 1990 – 1991
Título original: The Books of Magic
Nota Skoob: 4.3 ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: “Timothy Hunter é um típico garoto de treze anos de idade que passa suas tardes assistindo à tevê e andando de skate. Mas ele é diferente de praticamente todos os outros adolescentes do planeta e está prestes a descobrir o porquê. Resumindo em uma palavra: magia.
Tim não acredita nela, mas a magia certamente acredita nele – pelo menos o suficiente para que alguns praticantes já estejam planejando sua morte. Mas, pra sorte do garoto, ele também tem aliados nos planos sobrenaturais. Quatro dos maiores e mais misteriosos magos juraram protegê-lo e instruí-lo, e cada um deles está preparando uma jornada para demonstrar os perigos e as recompensas da magia. E, acima de tudo, lhe mostrarão o preço.”
A Cruzada das Crianças
Ano: 1993 – 1994
Nota Skoob: 3.6 ⭐⭐⭐
Sinopse: “Todos os filhos da aldeia, bem como todas as outras crianças que já desapareceram foram levados para um lugar chamado “País livre”, que é um lugar onde as crianças nunca envelhecem e estão livres do abuso e da tirania dos adultos.
O lugar é dirigido por um conselho de várias crianças que existiram há centenas de anos. O conselho está tentando trazer todas as crianças no mundo, mas, infelizmente, o País Livre está tendo dificuldade em apoiá-los todos. Para ajudar a reforçar o poder do País Livre, eles trazem mais de cinco filhos poderosamente infantis.”
Uma nova edição, chamada Terra Livre: Um Conto da Cruzada das Crianças foi lançada em janeiro de 2024.
A Comédia Trágica ou a Tragédia Cômica de Mr. Punch
Ano: 1994
Título original: The Tragical Comedy or Comical Tragedy of Mr. Punch
Nota Skoob: 3.7 ⭐⭐⭐
Sinopse: “Em Portsmouth, cinzenta cidade do litoral da Inglaterra, um garoto passa uma temporada inesquecível na casa dos avós. Um período de amadurecimento e descobertas, reveladas por personagens insólitos: seu tio-avô Morton, marcado desde a infância por uma deficiência física; uma misteriosa mulher, que ganha a vida interpretando uma sereia, e Swatchell, um artista com um passado obscuro.
À medida que as histórias desses personagens se entrelaçam e se desdobram, o garoto é forçado a confrontar segredos de família, estranhos fantoches e um pesadelo de violência e traição, em uma sombria fábula sobre o fim da infância – e da inocência – e a passagem para a vida adulta.”
A Última Tentação
Lançamento original: 2000
Título original: The Last Temptation
A Última Tentação é uma HQ de um CD de Rock, de Alice Cooper. A recomendação é ouvir o álbum enquanto lê.
Foi publicado uma versão em preto e branco anos atrás, mas hoje há uma edição colorida e de capa dura.
Sinopse: “Bem-vindo ao mundo do Teatro do Real, onde os pesadelos fazem seu poleiro e a escolha de partir ou ficar é sua ― mas, de qualquer maneira, a vida nunca mais será a mesma. Isso é o que acontece com Steven, um garoto que está assustado e confuso com as realidades da futura vida adulta. Um dia, Steven se depara com um velho teatro anunciando seu Grand Guignol. Desafiado a entrar, ele conhece o Showman ― um homem misterioso que apresenta Steven a um mundo degradado e aterrorizante. A escolha é de Steven, mas o prazer pertence ao Showman!“
A Paixão de Arlequim
Ano: 2002
Título original: Corazón de Arlequín
Sinopse: ”Uma obra de fantasia em que Neil Gaiman, com seus textos envolventes, e John Bolton, com suas ilustrações realistas, trazem, aos dias de hoje, o gênero da Commedia Dell’Arte italiana, sobre o amor de um Arlequim. Este, literalmente, prega seu coração na porta de Missy, a escolhida para ser sua Colombina. O romance traz também as figuras da Arlequinada caracterizadas em personagens que surgem ao longo da narração – a Colombina, o Doutor e o Pantaleão. E, para os não familiarizados com a tradição da Commedia Dell’Arte, há três páginas-guia com explicações sobre a Pantomima que contextualizam qualquer leitor.”
Criaturas da Noite
Ano: 2004
Título original: Creatures of the Night
Nota Skoob: 4.1 ⭐⭐⭐
Sinopse: “Este livro de Neil Gaiman, autor consagrado no universo dos quadrinhos, prima pelo ar de mistério e pelo flerte com o sobrenatural.
Ele é dividido em duas histórias: em “O Preço”, o cotidiano de um escritor é alterado por inexplicáveis acontecimentos; já em “A Filha das Corujas”, a vida de uma jovem abandonada quando criança ganha toques de fábula sombria.”
Marvel 1602
Ano: 2005
Título original: Marvel 1602
Nota Skoob: 4.0 ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: “A história acontece no ano 1602 no Universo Marvel, na qual os super-heróis apareceram quatrocentos anos antes. Os principais personagens devem resolver o mistério por trás de sua própria existência, enquanto lidam com intrigas na corte da rainha Elizabeth. Todos os principais personagens da Casa das Idéias aparecem na série. Nick Fury é o responsável pela inteligência britânica, Doutor Estranho é o médico da rainha, Peter Parker (Homem-aranha) é o pajem de Fury, o Demolidor é um menestrel cego, que entoa canções sobre o Quarteto Fantástico, um grupo de navegadores que adquiriu poderes especiais.”
Marvel: Eternos
Ano: 2007
Título original: Eternals
Nota Skoob: 3.9 ⭐⭐⭐
Sinopse: “Criados pelos seres conhecidos como Celestiais, os Eternos são imortais, dotados de poderes incalculáveis. Eles existem há milhares de anos. Já observaram civilizações surgirem e desaparecerem. Como é possível ninguém se recorda deles?
Para um homem em particular, contudo – o estudante de medicina Mark Curry -, a resposta dessa pergunta mudará seu mundo de formas que ele jamais poderia imaginar.”
Os Eternos foram criados por Jack Kirby em 1976, mas não fizeram muito sucesso na época. Gaiman e Romita Jr assumiram o projeto anos depois para reconstruir a história dos quadrinhos e encaixá-la no universo Marvel (com a ajuda de Kirby, claro).
Em 2021, Eternos ganhou filme.
Mistérios Divinos
Ano: 2007
Título original: Murder Mysteries
Nota Skoob: 4.2 ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: “Pela aparência do homem solitário sentado no banco do parque, ninguém jamais imaginaria suas origens – um antigo anjo, descido dos céus eras atrás. Ele apareceu na Terra para contar uma história que deve ser ouvida – uma história dos primórdios do tempo, quando o mundo ainda era um traçado aos olhos de Deus, e o pecado ainda não era conhecido, e do primeiro e mais execrável crime no recém-desabrochado universo do Criador. Um assassinato no Paraíso.”
Batman: O Que Aconteceu Ao Cavaleiro Das Trevas?
Ano: 2013
Título original: Batman: Whatever Happened to the Caped Crusader?
Nota Skoob: 3.8 ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: “Ele é o protetor de Gotham City, o espírito vingador da cidade, seu Cavaleiro das Trevas. Por anos, ele travou sua guerra de um homem só para manter as ruas seguras, mas, esta noite, a guerra causou sua última e maior baixa… O próprio Batman.
O Cruzado Encapuzado agora descansa em um caixão no Beco do Crime, o lugar onde nasceu. Seus amigos mais próximos e seus inimigos mais mortais se reúnem para prestar uma última homenagem. Cada um deles conta uma história diferente sobre o Homem-Morcego que conheceram: como ele viveu… e como ele morreu. Como uma sombra na noite, um misterioso personagem observa essa cerimônia macabra. Antes que a noite acabe, antes que o pano caia para o Batman para sempre, ele deve responder a questão: O QUE ACONTECEU AO CAVALEIROS DAS TREVAS? ”
Dias da Meia Noite
Ano: 2016
Título original: Midnight Days
Esta é uma colação das primeiras histórias do autor pelo selo Vertigo.
A história do Monstro do Pântano de Dias da Meia-Noite chama-se “Jack in the Green“. As outras duas são “Me Abraça“, protagonizada por John Constantine e Teatro da Meia-Noite, em que o Sandman original se encontra com o Sandman recriado por Gaiman.
Origens Secretas
Ano: 2017
Nota Skoob: 3.4 ⭐⭐⭐
Sinopse: “As Sementes Do Mal. Desde que o Batman surgiu nas ruas de Gotham City como um espectro impiedoso da justiça, o mal na cidade se transformou em algo muito, muito diferente. Onde antes havia famílias mafiosas e ladrões pés de chinelo, traficantes de droga e estelionatários, começou a nascer uma nova qualidade de vilania… uma tão implacável e assustadora quanto o próprio Cavaleiro das Trevas! Coringa, Pinguim, Duas-Caras, Hera Venenosa… Os nomes você já conhece, mas aqui vai poder se aprofundar na psique imprevisível e no passado misterioso dessas figuras que tornam a cidade do Homem-Morcego única… e letal!”
Universo DC por Neil Gaiman
Uma edição de 2023 agora reúne todas as histórias que Neil Gaiman escreveu para DC (incluindo O Que Aconteceu Ao Cavaleiro Das Trevas?)
O encadernado se chama “Universo DC por Neil Gaiman”. Também estão incluídas histórias estreladas por Hera Venenosa, Charada e Metamorfo.
Deuses Americanos
Ano: 2018
Título original: American Gods
Nota Skoob: 4.1 ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: “Mistura de road trip, fantasia e mistério, o romance Deuses Americanos alçou Neil Gaiman à fama mundial e ao posto de um dos maiores escritores de sua geração.
Agora, os fãs de quadrinhos e da obra-prima do autor têm mais um motivo para celebrar: chega às livrarias o primeiro volume das graphic novels inspiradas em Deuses americanos. Ao todo, serão três volumes.”
A coleção:
- Deuses Americanos
- Deuses Americanos: Ainsel, Eu Mesmo
Biblioteca Gaiman
Ano: 2021
Nota Skoob: 4.1 ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: “Coleção de luxo com HQs inéditas de Neil Gaiman.
Possui os contos: As noivas proibidas dos demônios desfigurados da mansão secreta na noite do desejo sinistro, Criaturas da noite, Mistérios divinos, A verdade sobre o desaparecimento da srta. Finch e Arlequim apaixonado.
Prepare-se para conhecer uma edição especial e inesquecível e mergulhar em histórias que só Neil Gaiman poderia contar.”
Miracleman por Neil Gaiman & Mark Buckingham
Lançamento original: 2022
Uma obra originalmente de Alan Moore, aqui temos a versão de Mirecleman por Neil Gaiman.
Sinopse: “Dois anos se passaram desde que Kid Miracleman dizimou a cidade de Londres e foi derrotado. Desde então, teve início a Era de Ouro – uma era com promessas de prosperidade e paz governada pelo Miracleman do topo do Olimpo. Aqui se acompanham fragmentos de vida das pessoas que viveram essa era, em todos os seus enigmas e complexidades. Peregrinos fazem sua jornada ao topo do Olimpo com preces, desejos e as mais variadas intenções. Adolescentes discutem a figura de Kid Miracleman – com medo, intrigados, e… com admiração? Mortos são trazidos de volta em corpos ciborgue e se fazem perguntas sobre sua existência – inclusive o artista Andy Warhol e o criador do Miracleman: Emil Gargunza. Entre todas essas histórias, paira a pergunta: do que realmente se trata a gloriosa Era de Ouro? Do que ela é feita? E o que pode levar ao seu fim?”
Livros não traduzidos
O autor também conta com 6 obras ainda não traduzidas para o português:
- Duran Duran: The First Four Years of the Fab Five (1984)
- Ghastly Beyond Belief (1985)
- Angels and Visitations: A Miscellany (1993)
- Melinda (2004)
- M is for Magic (2007)
- Who Killed Amanda Palmer: A Collection of Photographic Evidence (2009)
- Chu’s Day at the Beach
- Pirate Stew
- MirrorMask
- Os Filhos de Anansi versão HQ
As adaptações das obras de Neil Gaiman
Neil Gaiman é um autor versátil, cujas obras transpõem fronteiras entre literatura e outras mídias. Conhecido por sua habilidade em contar histórias, Gaiman viu muitos de seus escritos serem adaptados para TV e cinema, além de já ter escrito roteiros específicos para televisão.
Suas adaptações começaram com “Lugar Nenhum“, que estreou originalmente como uma série de TV em 1996, antes de ser transformada em livro.
Em 2005, “MirrorMark” ganhou uma versão cinematográfica, com o nome “Máscara da Ilusão” aqui no Brasil, seguido por “Stardust – O Mistério da Estrela”, em 2007.
“Coraline“, talvez a obra mais famosa de Gaiman, foi adaptada em 2009 para um filme em stop-motion que capturou o tom sombrio do original.
A série “Lúcifer“, lançada em 2016, foi inspirada (não muito profundamente) nos personagens criados por Gaiman, mas sem sua participação direta.
Eu achei a série divertida e vi até o fim.
“Deuses Americanos“, livro adaptado para a Amazon Prime em 2017, começou com grande potencial, mas foi cancelada antes de concluir adequadamente sua história.
No mesmo ano, “Como Falar com Garotas em Festas” foi adaptado para o cinema, mas confesso que nem eu sabia da existência desse filme. Está disponível no Prime Video.
A série “Belas Maldições“, com a 1ª temporada lançada em 2019, foi uma adaptação completa em três temporadas, muito elogiada pela química entre seus protagonistas e a fiel representação do humor de Gaiman.
Na nossa opinião, a adaptação é mais divertida que o próprio livro.
Em 2021, lançou “Eternos“, do universo da Marvel, que não agradou muito. Era para ter saído um filme 2, mas até agora não temos nenhuma notícia.
“Sandman“, que estreou na Netflix em 2022, talvez seja a mais significativa das adaptações nesse momento, sendo muito antecipada por fãs e aclamada por sua interpretação visual. A temporada 2 logo deve ser anunciada, já que as gravações finalizaram em 2024.
Já “Dead Boy Detectives“, uma série baseada em personagens do universo de “Sandman”, foi lançada em 2024 pela Netflix, mas não fez tanto sucesso.
Por fim, “Os Filhos de Anansi” está programado para ser adaptado pela Amazon Prime, e outro filme que está em produção é a adaptação de “Kanela“.
Lista de livros de Neil Gaiman que possuem adaptação
- Dead Boy Detectives (spin off de Sandman)
- Sandman
- Eternos
- Belas Maldições
- Como Falar com Garotas em Festas
- Deuses Americanos
- Coraline
- Stardust
- MirrorMark
- Lugar Nenhum
Caramba, ele realmente é um escritor multifacetado!
Eu estou perplecto com tantas obras e principalmente com a variedade entre elas! =O
E aí, qual livro dele é a sua recomendação pessoal?
Ele é mesmo! Ele adora criar contos e histórias diferentes, fora que já fez até roteiro de série e teve participação em outras HQs.
Por conta disso é difícil dar uma recomendação específica, até porque as obras são muito diferentes entre si hahahaah.
Uma boa forma de começar a ler Neil Gaiman é pelo Deuses Americanos ou Coraline, que são suas duas obras mais famosas e “clássicas”.