As Provações de Apolo é uma das séries que fazem parte do já grande universo de Percy Jackson, criado por nosso querido autor Rick Riordan.
Porém, desta vez, a história é protagonizada por Apolo (sim, o orgulhoso deus do sol), que é forçado a viver como um adolescente mortal (e sem suas melhores caraterísticas físicas) após ser punido por Zeus.
Em que ordem devo começar a ler a série de As Provações de Apolo?
Como essa série segue a ordem cronológica do universo e tem grandes impactos nos personagens que já conhecemos, entender a ordem correta dos livros é essencial para aproveitar a história ao máximo.
As Provações de Apolo é uma continuação direta de Os Heróis do Olimpo, segunda série do Riordanverso.
Ele também se passa ao mesmo tempo que Percy Jackson: O Cálice dos Deuses, começo da trilogia que é protagonizada pelo trio original (Percy, Annabeth e Grover) – e que explica porque Percy não ajudou Apolo durante esses acontecimentos.
Afinal, o coitado estava atrás de cartas de recomendação para começar a faculdade.
Para quem está perdido no espaço tempo da série de Percy Jackson, nós criamos um guia com a ordem de leitura sugerida de todos os livros.
E o que aconteceu até agora?
Recapitulizando um pouco da história: em Os Heróis do Olimpo, Zeus culpa Apolo pelo retorno de Gaia.
Tanto por ele ter encorajado Octavian, seu descendente, a seguir seu plano de tornar os romanos mais poderosos, tanto por perder o Óraculo de Delfos para Píton novamente.
Outro ponto foi Apolo ter indicado Rachel Dare como seu oráculo, o que ocasionou a profecia dos sete – o que, na opinião de Zeus, antecipou a guerra.
Fora a questão de ter dado o ingrediente para que seu filho fizesse a cura do médico para Leo, uma cura da morte.
Meu pai só precisava de um bode expiatório. Então, é claro que ele escolheu o deus mais bonito, mais talentoso e, com certeza, mais incrível.
Apolo em O Sangue do Olimpo
É na série anterior também que Apolo ganha seu Valdezinator, um instrumento musical fabricado por Leo para negociar com o deus da música sua ajuda no seu plano para derrotar Gaia.
Sobre a série As Provações de Apolo
Voltando a falar sobre a história desta série: depois da derrota de Gaia, Zeus decide castigar Apolo e fazê-lo voltar a ser um simples humano (sim, mais uma vez), sem seus poderes divinos.
Então as aventuras de As Provações de Apolo são exatamente isso: as provações que Apolo precisa passar para retornar seu lugar como deus.
É assim que ganhamos um personagem tão marcante e comediante quanto Percy: o próprio, maravilhoso, belíssimo e intelectual deus Apolo. E ele não vai deixar quieto o fato de ser transformado em um saco de carne espinhento e sem barriga tanquinho.
Eu cambaleei para a frente. Vamos combinar que quando Prometeu elaborou vocês, humanos, usando argila, fez um trabalho porco.
Apolo em O Oráculo Oculto
Já no seu primeiro dia na Terra, tentando sobreviver a essa terrível experiência, ele acaba se encontrando com uma semideusa, Meg, uma menina que ainda vive nas ruas de Nova York e não sabe quem é seu pai ou mãe divina.
Meg, então, descobre que pode reinvidicar os serviços de Apolo, e ele assim se torna obrigado a fazer todas as suas vontades.
Ordem dos livros de As Provações de Apolo
As Provações de Apolo é uma série de 5 livros no total, com mais ou menos 300 páginas cada.
Em cada livro, o ex-deus irá precisar libertar um oráculo das forças dos imperadores para que as profecias, e o destino dos semideuses, retornem a moldar o futuro como deveriam.
Para ajudar, Apolo não lembra do que se passou nos últimos meses, e também não sabe o que fez de tão errado para deixar Zeus tão zangado.
Confira a ordem de leitura da saga:
(Confira a minha opinião sobre cada um dos livros clicando nos links acima)
Vale a pena ler As Provações de Apolo?
Eu sempre fui muito apaixonada pelos livros de Rick Riordan.
Ele tem um jeito muito simples de descrever tanto cenas engraçadas ou piadas, quanto cenas de ação e de reflexão!
Em As Provações de Apolo, essa dinâmica não muda, mas tem um toque a mais, que eu achei que fica ainda mais evidente para quem é mais velho (oi, pessoal que já passou dos 20).
Por ter essa sacada de um adulto preso a um corpo de 16 anos, a série é tanto para quem cresceu lendo Percy, e já é um pouco mais velho, e também para quem está começando a leitura agora.
Além disso, também vemos o deus mudando seus conceitos, entendendo o que é ser mortal e o quanto ele tem sido imperfeito em vários sentidos. É um crescimento bem lindo do personagem, porém também um pouco linear e óbvio.
Falando já dos personagens, para mim quem roubou a cena mesmo foi Meg. Ela é uma semideusa muito forte que está nem aí para as expectativas dos outros. Foi muito bom acompanhar seu crescimento e seu humor durante toda a saga.
Se você gosta de Percy Jackson, dê uma chance para essa saga. Acho que você vai gostar!