Rainbow Rowell é uma renomada escritora norte-americana conhecida por seus livros jovens-adultos. Mas ela não para por aí, a autora também gosta de escrever histórias contemporâneas, histórias com dragões e, até mais recentemente, histórias em quadrinhos!
Afinal, como ela mesma diz em seu site, “Rainbow Rowell escreve todo tipo de coisa”.
Neste post, como fã da autora, vou apresentar para vocês a coleção de livros da Rainbow Rowell, falando um pouquinho de cada um (principalmente dos meus favoritos).
Livros de Rainbow Rowell
Rowell sabe proporcionar muito bem momentos de suspiro, de sorrir para as páginas e de torcer para que, pelo amor de deus, o casal se beije logo.
1. Anexos
Páginas: 368
Título original: Attachments
Idade recomendada: 12+
Olha, eu sou desapegada com livros, mas Anexos é aquele que nunca empresto. Simplesmente porque esse é meu livro favorito da Rainbow Rowell.
Lembro dos momentos que passei lendo ele, das risadas que dei e da empolgação que senti.
O livro me surpreendeu desde o começo. Ele se passa no início da “era dos e-mails”, e ver como as pessoas se comportavam sobre essa mudança tecnológica foi muito engraçado.
Lincoln é um rapaz super tímido e tem a tarefa de ler os e-mails de outras pessoas para garantir que estejam trabalhando e não infringindo nenhuma regra da empresa.
No meio desses e-mails ele, começa a acompanhar a troca de mensagens irônicas e debochadas de duas colegas, Beth e Jennifer, e acaba se apaixonando por uma delas.
Apesar de se passar nos anos 2000, ele continua super atual, pois aborda amizade, solidão e amor na era digital.
2. Eleanor & Park
Páginas: 360
Título original: Eleanor & Park
Idade recomendada: 12+
Eleanor é nova na cidade e está sempre com roupas um pouco grandes demais, além de já chamar atenção com seu cabelo ruivo. Já Park é um cara meio nerd que só quer passar despercebido.
Os dois estão no ensino médio e pegam o mesmo ônibus para ir para a escola. Entre trocas de músicas e quadrinhos, os dois acabam se apaixonando.
Sim, essa é uma história sobre o primeiro amor e como ele pode ser intenso e difícil!
Eleanor e Park é um livro de volume único e não tem nenhuma notícia sobre uma possível continuação. Porém, em seu Instagram, Rainbow Rowell comenta que, entre seus livros, seria muito mais provavel escrever uma sequência de Eleanor & Park do que das suas outras obras.
3. Fangirl
Páginas: 464
Título original: Fangirl
Idade recomendada: 12+
Fangirl é um dos meus livros de conforto. Eu o releio uma vez por ano pela nostalgia e pela fluidez da leitura.
Aqui a história é sobre Cath, uma garota tímida e fã de uma série de livros chamado Simon Snow. A vida dela e da irmã realmente giram em torno dos livros, fóruns, fanfics e tudo mais que você possa esperar de uma fã hardcore.
Acostumada a passar seu tempo livre escrevendo fanfics com sua irmã gêmea, Cath não sabe como lidar com a dinâmica dos próximos quatro anos, agora que entrou na faculdade. Não só sua irmã deixou de lado o amor pelas fanfics, ela também decidiu que seria uma boa ideia terem dormitórios, colegas de quarto e horários de aula diferentes.
O que faz Cath ficar a beira de um ataque de nervos.
Para piorar, ela não tem nada em comum com sua colega de quarto, há meninos entrando na ala de “não meninos” (regras para que, certo?) e, ela não faz ideia de onde fica o maldito refeitório naquele labirinto de corredores…
Ah, em uma série de perguntas e respostas, a autora confirmou que não faria uma continuação de Fangirl.
4. Ligações
Páginas: 304
Título original: Landline
Idade recomendada: 15+
Em seu Instagram, a autora comenta que muito provavelmente não faria uma continuação de Ligações.
Sinopse: Georgie McCool sabe que seu casamento está estagnado. Tem sido assim por um bom tempo. Ela ainda ama seu marido, Neal, e ele também a ama, profundamente – mas o relacionamento entre eles parece estar em segundo plano a essa altura. Talvez sempre esteve em segundo plano.
Dois dias antes da tão planejada viagem para passar o Natal com a família do marido em Omaha, Georgie diz a ele que não poderá ir, por conta de uma proposta de trabalho irrecusável. Ela sabia que ele ficaria chateado – Neal está sempre um pouco chateado com Georgie –, mas não a ponto de fazer as malas e viajar sozinho com as crianças.
Então, quando Neal e as filhas partem para o aeroporto, ela começa a se perguntar se finalmente conseguiu. Se finalmente arruinou tudo.
Mas Georgie estava prestes a descobrir algo inacreditável: uma maneira de se comunicar com Neal no passado. Não se trata de uma viagem no tempo, não exatamente, mas ela sente como se isso fosse uma oportunidade única para consertar o seu casamento – antes mesmo de acontecer… Será que é isso mesmo o que ela deve fazer? Ou ambos estariam melhor se o seu casamento jamais tivesse acontecido?
5. Série Snow
Sabe o universo que a personagem de Fangirl é apaixonada? Esta é a série das fanfics que a Cath escrevia!
1. Sempre em frente: Carry On #1
Lançamento: 2015
Páginas: 504
Título original: Carry On
Idade recomendada: 12+
Série: Simon Snow #1
Os trechos ficaram tão bons que a escritora decidiu escrever um livro inteiro para os meninos e eu não poderia ter amado mais. Sou louca por eles!
Sempre em frente (Carry On) faz parte da saga “Simon Snow” e conta a história de um feiticeiro que, apesar de ser o Escolhido, é pouco habilidoso e incapaz de controlar seus poderes. E as coisas no seu penúltimo ano de escola ficam cada vez mais complicadas.
Uma grande guerra que definirá o futuro do mundo mágico se aproxima, um monstro está a espreita de diversas atrocidades, Simon ainda não consegue lidar com a ogiva nuclear que é a sua magia e… Ele não consegue parar de pensar onde está seu colega de quarto.
O livro é Young Adult, com um relacionamento beeem jovenzinho.
2. O filho rebelde: Wayward Son #2
Lançamento: 2019
Páginas: 344
Título original: Wayward Son
Idade recomendada: 12+
Série: Simon Snow #2
Simon venceu. Tudo deu certo. Ou não?
No segundo volume, Simon perde seus poderes e passa a ser um ser humano normal (nesse sentido, porque agora ele é meio dragão).
Penelope, sua melhor amiga, decide levar Simon e Baz em uma viagem de carro para visitar Agatha, mas é claro que essa aventura não ficaria só por isso.
3. Venha o que vier: Any Way the Wind Blows #3
Lançamento: 2021
Páginas: 560
Título original: Any Way the Wind Blows
Idade recomendada: 14+
Série: Simon Snow #3
Sinopse: Em Sempre em frente, Simon Snow e seus amigos perceberam que tudo o que sabiam sobre o mundo podia estar errado. E em O filho rebelde, eles se perguntaram se o que estava errado era o que sabiam sobre si mesmos.
Em Venha o que vier, Simon, Baz, Penelope e Agatha procuram um jeito de seguir em frente.
Para Simon, isso significa decidir se ainda quer fazer parte do Mundo dos Magos ― e, se não quiser, o que isso representa para seu relacionamento com Baz?
Enquanto isso, Baz está dividido entre duas crises familiares e sem tempo algum para compartilhar com alguém seus novos conhecimentos sobre vampiros. Penelope adoraria ajudar, mas trouxe um americano normal para Londres e não tem ideia do que fazer com ele. E Agatha? Bom, Agatha Wellbelove já está farta de aventuras.
6. Música Lenta
Lançamento em português: 31 de Outubro de 2024
Páginas: 336
Título original: Slow Dance
Slow Dance, ou Música Lenta em português, é o próximo livro da Rainbow Rowell.
Previsto para julho 2024 em inglês, ele chega também em português em outubro de 2024 e já está em pré-venda.
O livro será um romance para o público adulto (e não um young adult como os outros da autora).
A história é sobre os personagens Shiloh e Cary – amigos que todo mundo achava que deveriam ficar juntos.
O livro segue esses melhores amigos, quase almas gêmeas, desde a adolescência até uma vida adulta cheia de reviravoltas – entre casamentos, maternidade e um tempo na Marinha, eles tentam descobrir o que realmente devem ser um para o outro.
Com aquela sensibilidade única e um humor afiado que só Rowell tem, Slow Dance será aquele tipo de história de amor gigante e envolvente que aguardamos muito para ler!
Contos da autora
1. Chuvas Esparsas
Páginas: 287
Idade recomendada: 14 anos e acima
Essa é uma coletânea de 9 histórias de Rainbow Rowell. Chuvas Esparsas chegou no Brasil em março de 2024.
Sinopse traduzida: Em sua primeira coletânea, a escritora nos presenteia com nove histórias de amor lindamente elaboradas. Garota encontra garoto acampando do lado de fora de um cinema. Melhores amigos debatem sobre os méritos dos bailes do ensino médio. Um príncipe se encanta por uma troll. Uma garota se apaixona por um garoto imaginário. E o próprio Simon Snow retorna para uma aventura de feriado.
É um banquete de personagens irresistíveis, diálogos hilários e narrativa habilidosa – resumindo, tudo o que você esperaria de um livro de Rainbow Rowell.
Quadrinhos de Rainbow Rowell
Fugitivos (2017)
Runaways foi a primeira HQ que Rowell escreveu para a Marvel (e sua primeira HQ da vida). Com desenhos de Kris Anka, a coleção durou até 2021
A história original foi publicada entre 2003 e 2004, quando os personagens acabam se juntando ao descobrirem que seus pais fazem parte de um grupo do mal. A versão de Rowell continua a história, mas agora com personagens mais maduros.
Pumpkinheads (2019)
Apenas em inglês
Páginas: 224
Idade recomendada: 14+
Sinopse traduzida: Deja e Josiah são melhores amigos temporários.
A cada outono, durante todo o ensino médio, eles trabalharam juntos na melhor plantação de abóboras de todo o mundo. (Não são muitas as pessoas que sabem que a melhor plantação de abóboras do mundo fica em Omaha, Nebraska, mas é verdade.) Eles se despedem todos os Halloween e se reencontram a cada 1º de setembro.
Mas este Halloween é diferente – Josiah e Deja finalmente estão no último ano e esta é a última temporada na plantação de abóboras. O último turno que passarão juntos. A última despedida.
Josiah está pronto para passar a noite toda melancólico com isso. Deja não está pronta para deixar que ele fique assim. Ela tem um plano: E se, ao invés de ficarem tristes e cumprindo o expediente como sempre na Cabana do Suco de Feijão Verde, eles saíssem com estilo? Eles poderiam ver todas as atrações! Provar todos os lanches! E Josiah finalmente poderia falar com aquela garota bonita que ele tem observado por três anos…
Fangirl: The Manga (2020 – 2024)
Fangirl: The Manga é uma adaptação fiel do livro do mesmo nome que contará com 4 volumes. Infelizmente, por enquanto as edições ainda não chegaram no Brasil.
O volume 4, que é o último de Fangirl, já tem capa confirmada, mas ainda não foi lançado.
She Hulk (2022 – 2023)
O projeto de She Hulk de Rainbow Rowell conta com o ilustrador brasileiro Rogê Antônio e o colorista Rico Renzi.
A escritora começou a trabalhar com a personagem da Marvel próximo do lançamento da série na Disney+, em 2022.
Nova edição de Lois Lane e Clark Kent, DC (2024)
Em seu Instagram, Rowell confirmou que está trabalhando em uma história do casal Lois e Clark Kent, da DC. Está previsto para julho!
Quem é Rainbow Rowell?
A autora norte-americana Rainbow Rowell é conhecida por escrever livros jovens-adultos ou adultos-contemporâneos. Suas obras mais famosas são Eleanor & Park e Fangirl.
Como característica de seus livros, Rowell sempre cria personagens que falam demais, que acham que estão estragando tudo e que se apaixonam.
Ela é casada e tem dois filhos, mora em Nebraska e gosta de planejar viagens para a Disney e discutir sobre assuntos banais. Além disso, gosta muito de ler quadrinhos, um dos motivos por que ela vem se aventurando em escrever esse tipo de produto desde 2017.
Rainbow Rowell possui 8 livros, 1 livro de contos e 4 histórias em quadrinhos.
E aí, quais são seus favoritos entre os livros da Rainbow Rowell?
Outros guias de autores para conhecer
Se você gosta de livros como o da escritora, aqui estão alguns guias que você pode gostar: