Todo mundo sofre com a bagunça na casa. Ainda mais a gente que adora colecionar livros e sempre se vê com cada vez menos espaço, né?
Mesmo que você organize um cômodo ou tire a tralha do lugar, parece que a bagunça não tem fim. Os quartos nunca parecem arrumados e não te dão aquela sensação de leveza que um ambiente deveria te dar.
É esse problema que a Marie Kondo quer resolver com seu método de organização KonMari. Ela promete que você nunca mais vai ter que se preocupar com a bagunça e com ambientes lotados se seguir exatamente os passos dela.
Neste guia prático, eu vou te mostrar o método do livro de uma das maiores gurus de organização para você poder praticar em casa, no quarto ou na estante de livros agora mesmo.
Eu mesma já passei adiante sacolas e sacolas de roupas e livros. Isso que nem fui tão extrema quanto o livro sugere!
Antes de mostrar o passo a passo, uma observação
Quem viu a série da Netflix “Ordem na Casa” sabe: a Marie Kondo é uma japonesa extremamente ficcionada por destralhamento e organização. E seu método pode ser extremo para alguns – como é para mim.
O princípio da Marie Kondo é de jogar tudo que não te dá muita alegria fora. Isso mesmo, TUDO FORA. Papéis, coisas passadas, aquela blusa que você acha bonita mas não fica bem em você…
O que eu posso te dizer é que, depois de testar o método com minhas roupas e livros, a sensação de olhar para os quartos e ver apenas coisas que eu gosto é indescritível.
Dá um sentimento bom, uma vontade de passar a mão em cada item e usá-los novamente.
Fora que é muito mais prático, já que você sempre vai ter em mãos coisas que você curte sem pensar duas vezes e sua casa vai parecer mais bonita e organizada.
“Organizar é muito mais que guardar tudo em gavetas”
Marie Kondo
1. Se prepare para o processo de organização
O período da manhã é quando a sua disposição está no auge. O sol está alto, a casa está arejada e você está com muita vontade de colocar as coisas em ordem. Então é nesse horário que você deve começar o seu processo de organização.
Para entrar no ritmo de A Mágica da Arrumação, diferente do que muitos outros gurus dizem, é importante que você não escute música alta ou qualquer outra coisa que tira seu foco, tá? Afinal você precisa se concentrar em cada item e não pode se deixar confundir por uma música animada.
Se realmente quiser uma musiquinha, talvez uma música instrumental, como um violão solo, possa te ajudar.
Agora que temos o horário e a música, falta o passo final da preparação: visualizar o seu objetivo. O que você quer conquistar hoje com esta organização? Que estilo de vida você quer ter de agora em diante? O que não tem conseguido fazer que gostaria de começar?
Esses questionamentos, apesar de parecerem muito abrangentes, vão te ajudar na hora de selecionar seus itens.
2. Comece juntando todos os itens de uma categoria que estão pela casa
Arrume um pouco a cada dia e acabará fazendo isso para sempre.
Marie Kondo
Isso mesmo, a organização não deve ser feita por cômodos, mas por categorias de itens.
A ordem que você deve começar deve ser do que você tem menos apego emocional até as que são mais difíceis de avaliar:
- Roupas
- Livros
- Documentos
- Itens variados
- Artigos de valor emocional
A lógica é que quanto mais apego, mais difícil será tomar a decisão de jogar fora e menos objetiva será a sua organização. Primeiro você precisa se acostumar a ideia de se desfazer das coisas, para só então conseguir definir bem o que traz alegria e o que não.
Dentro de uma categoria, você pode dividir em mais subcategorias, como por exemplo nos livros:
- Ficção
- Técnicos
- Livros de referência (como de receita)
- Revistas
O que você deve fazer é juntar tudo dessa categoria que estiver pela casa em um grande bolo no chão ou na cama. Não esqueça de itens que estão na cabeceira, para lavar ou que estão em outros lugares aleatórios.
E não esqueça que isso também se aplica a livros. Você precisa tirar todos da estante para poder fazer uma avaliação correta de cada um.
3. Pegue cada item e se pergunte se aquilo te traz alegria
Um por um, pegue o objeto na mão e sinta se aquele item te traz alegria ou não. Esse é o único critério que você deve usar.
Por alegria, Marie Kondo quer dizer um sentimento bom – e não tem nada a ver se aquele item é de alguma forma útil ainda.
Devemos escolher as coisas que queremos guardar e não aquelas que queremos nos livrar.
Marie Kondo
Duas grandes armadilhas comuns de quando não gostamos de um item, mas não queremos nos desfazer: quando eles foram dados de “presente” ou ainda “podem ser úteis no futuro”.
São duas desculpas muito ruins para manter um objeto que não te faz bem na sua casa, o lugar que deveria ser seu e ter só coisas que você gosta.
Se você pegou o objetivo e teve qualquer tipo de dúvida, provavelmente quer dizer que ele não te traz alegria e deveria ir para a pilha de descarte. Aquele item já cumpriu o seu objetivo quando você o adquiriu e agora só está ocupando espaço.
Isso pode ser aplicado a aqueles montes de livros não lidos na sua estante que você nunca vai ler. Mas falo sobre isso adiante.
A decisão difícil de descartar livros
Descartar livros é a minha maior dor no momento hahahaha. Minhas maiores desculpas ao analisar minhas pilhas de livro foram:
“Poxa, eu não gosto tanto desse livro, mas a capa é tão linda!”
Mas do que adianta ter um livro bonito, se quando você olha para ele você se sente mal?
“Pode ser que um dia eu queria reler as minhas anotações”
Deixa eu te dizer: você não vai!
“Essa história não parece muito boa, mas agora eu já gastei dinheiro…”
E o dinheiro não vai voltar se ele ficar na sua estante, acredite.
Uma dica valiosa: se você sempre se vê comprando um livro novo e deixando os outros na fila, já é algo te dizendo que na verdade você não quer ler tanto aquele título que tá lá, pegando poeira.
Como alternativa para não ficar acumulando esse tipo de coisa, venda-os ou troque-os. Se você realmente quiser lê-los no futuro, adquira-os novamente.
Por que você deveria passar seus livros para frente (uma história pessoal)
Durante esse período, mesmo sofrendo um tico às vezes, eu já separei pelo menos 20 volumes que não quero mais e que podem fazer a estante de outra pessoa muito mais feliz.
Prova disso foi quando eu vendi a minha coleção de Divergente. Eu tinha o box há anos e nunca tinha nem aberto, já que comprei por impulso em uma promoção.
Dei uma chance para a leitura só para ver se ele ficava ou não, como falei dos livros que li em 2020, mas no fim eu realmente não gostei muito da história. Então além de ocupar espaço, poeira, e de adicionar peso nas minhas mudanças (você já mudou de casa tendo que carregar caixas e caixas de livros?), eu tinha gasto dinheiro à toa.
Mas enfim, o meu principal ponto é que essa moça que comprou o livro me mandou uma mensagem falando sobre o quanto ela queria muito, mas muito os livros. E como ela ficou feliz de recebê-los em casa em tão boas condições!
E o que eu falei para ela é muito verdade: eu fico feliz que eles estão com alguém que irá apreciá-los mais do que eu. Acho que isso é o amor por livros de verdade hahaha.
4. Agora sim é a hora de pensar em guardar os itens
Depois de decidir os itens que ficam, é hora de guardá-los. O princípio básico é definir um lugar específico para cada um desses itens uma única vez e colocá-lo sempre em seu devido lugar.
Então ao chegar em casa, não jogue a bolsa e a roupa em qualquer lugar. Aproveite e leve direto para onde esses itens devem ficar.
E como você já sabe que lugar é esse, você nem precisa pensar muito para tomar essa ação, entende?
Também evite de empilhar e deixar itens da mesma categoria separados. Assim a sua casa nunca mais vai ficar desorganizada novamente.
Mas vamos por falar de item por item:
Guardando roupas
Você consegue guardar muito mais roupas se deixá-las dobradas. Não em pilhas, mas em pequenos triângulos que não vão se bagunçar quando você precisar de alguma coisa.
A própria Marie fez um vídeo explicando o princípio de dobrar bem suas vestimentas:
O que for preciso pendurar, você pode começar da esquerda, com as peças mais pesadas e longas, para a direita, com as peças mais leves e curtas. Assim você faz uma seta apontando para a direita.
Comece também da cor mais escura até a mais clara. Isso ajuda no equilíbrio do guarda-roupa.
Guardando livros
A própria Marie Kondo não dá muitas dicas sobre como organizá-los, mas eu já te contei as melhores dicas de como organizar seus livros na estante para que eles durem mais.
Esteticamente eu prefiro organizar os livros por cores, seguindo o arco-íris: violeta, azul, verde, amarelo, vermelho, preto e branco. Se possível, deixe os livros separados por tamanho!
Guardando Papéis
A regra é: jogue tudo fora, a não ser que sejam documentos. E deu, é isso haha.
O que sobrar vai em caixas.
Itens de consumo
Nesse caso, a dica é bem simples: deixe mais acessível os itens que você usa com mais frequência. Em armários aéreos, por exemplo, devem ser separados para aquele tipo de coisa que você usa com pouca frequência.
Fundos de gaveta também, deixe para parte do fundo os itens que você não precisa tanto. E nunca bloqueie um objeto com outro: ou se não você vai ver sua organização ruir rapidinho.
Outros itens
- Dinheiro: deixe todo o dinheiro e moeda em um local só, de preferência na sua carteira e não onde podem ser esquecidos.
- Bolsas: uma dentro da outra
- Itens de beleza e limpeza: tire os rótulos e você verá como tudo vai ficar muito mais clean. Ninguém é obrigado a ter propaganda na própria casa.
Jogue fora:
- caixas de eletrônicos
- fios não identificados
- eletrodomésticos com defeito e sem uso
- roupa de cama “para visita” (ou comece a usar, já que está só estragando)
- amostras de cosméticos paradas
- brindes aleatórios
- cartas de amor do ex (você não precisa mais disso e guardar na verdade só te prende ao passado)
A redução e o método de armazenamento não devem ser o seu foco. O objetivo aqui é escolher coisas que dão alegria.
Estar em um ambiente com coisas que te trazem felicidade te dá mais felicidade
O grande objetivo de organizar a casa por A Mágica da Arrumação é poder olhar a sua casa e se sentir feliz dentro dela. É olhar cada objetivo e ter certeza que eles tem um motivo muito grande para estar ali.
Fazer essa organização pode até te mostrar hobbies e paixões que estavam escondidas por “tralha”: coisas que você não gosta tanto, mas se sentia na obrigação de ter.
O exercício de saber se cada coisa te traz alegria, além de organizar, também te ajuda a identificar que relações, que trabalho e que amigos te trazem alegria. Já pensou?
O livro A Mágica da Arrumação, o qual baseou esse post, fala mais sobre o método, como e principalmente por que usá-lo. É uma leitura super rápida e simples.
Para mim o que mais chama atenção são seus últimos capítulos, onde a Marie Kondo explica mais as motivações do seu método e não tanto em “jogue tudo fora”. Vale a pena comprar em uma promoção, no formato de e-book.
Espero que você aplique o método logo e que possa me dizer aqui: Como você se sentiu depois de A Mágica da Arrumação?
Ok, agora tenho mais 1 livro pra comprar e não sei se isso é bom ou ruim.
HAHA!
Fiquei bem interessado nessa forma de organização de coisas…
Já sobre livros e anotações, estou trabalhando na minha lista de releitura periódica e tem livros que não são “prazerosos” de ler mas me dão uns bons tapas na cara quando eu preciso, haha.
Ler é sempre bom hahahhaa
É uma leitura bem rápida e simples também!
Sobre as anotações, sim, te entendo! Também tenho as minhas em alguns livros específicos, mas sei quando nunca mais vou tocar em um título depois rs