Quem gosta de livros de fantasia e magia sabe como é difícil achar livros empolgantes para ler. Por isso, para te ajudar a encontrar outras leituras, eu, como fã de fantasia épica, selecionei uma lista com as melhores dicas de livros que você não pode perder.
A lista tem os meus livros favoritos e ainda outros títulos muito bem criticados. Mesmo que seja seu primeiro livro do gênero, tenho certeza que algum você irá gostar.
Os melhores livros de fantasia medieval e épica
O gênero da fantasia não tem um roteiro específico. Uns falam de forças malignas com poderes divinos, outros de guerras entre nações, e ainda outros sobre aventuras com diversas raças e magias já conhecidas do nosso imaginário.
Confira as minhas indicações de livros de fantasia:
- O Nome do Vento
- Mistborn: O Império Final
- Eragon
- O Caminho dos Reis
- O Senhor dos Anéis
- A Canção do Sangue
- The Witcher: O Último Desejo
- As Crônicas de Nárnia
- A Guerra dos Tronos
- A Roda do Tempo
- Duna
- O Aprendiz de Assassino
- A Quinta Estação
- O Poder da Espada
- Jardins da Lua
1. O Nome do Vento
Autor: Patrick Rothfuss
Saga: A Crônica do Matador do Rei
Com certeza O Nome do Vento vai como meu livro de fantasia preferido.
O livro me prendeu no momento em que a história de Kvothe, o taberneiro, começou a ser contada, com todos os altos e baixos de um personagem nada perfeito.
Durante a história, Kvothe cresce e se torna um homem orgulhoso e audacioso. Ele não é um guerreiro, mas é muito inteligente. Outros personagens, ainda mais misteriosos, são apresentados no livro, como a menina Auri que tem um jeito de pensar bem peculiar.
A forma como a magia funciona também é diferente do encontrado em outros livros de fantasia, com suas próprias regras e mistérios. Tudo muito bem pensado em uma narrativa que só vi do próprio Rothfuss. Você pode conferir mais sobre a minha opinião na resenha de O Nome do Vento.
2. Mistborn: O Império Final
Autor: Brandon Sanderson
Saga: Mistborn Primeira Era
Mistborn é uma série bastante peculiar.
É uma fantasia, mas os poderes desse universo são completamente diferentes do que esperamos. Aqui a absorção de certos metais é que confere, a apenas algumas pessoas específicas, diferentes tipos de habilidades.
A forma como o autor explora as diferentes táticas e cenas de luta que essas habilidades permitem é, sem dúvidas, o grande destaque da história.
Além disso, o roteiro “sempre tem outro segredo”. A cada página virada, somos presenteados com novas revelações e reviravoltas. É impossível prever para onde o autor está no levando até o final do último livro.
Os personagens também não ficam para trás. Poderia falar da personagem principal, Vin, uma menina pequena e sozinha que descobre que consegue “dar sorte” para negociações da sua gangue. Poderia falar de Kelsier, um revolucionário que quer acabar com o governo do Senhor Soberano. Mas todos são extremamente importantes para todas as partes dessa trilogia.
Ficou curioso? Confira mais na resenha de O Império Final.
Ou, ainda, se quiser saber mais sobre todas as 4 séries que se passam nesse mesmo universo criado por Brandon Sanderson, conheça os livros de Mistborn.
3. Eragon
Autor: Christopher Paolini
Saga: Ciclo da Herança
Esse livro está no meu coração desde a minha infância e foi o que mais me incentivou a ler outros livros do gênero.
Eragon é um livro clássico de fantasia medieval, com elementos inspirados pelo universo de O Senhor dos Anéis. Ele conta a história de um garoto que encontra uma joia azul, descobrindo mais tarde ser um ovo de dragão. Quando Saphira nasce, os dois criam um laço único, um laço que só existe entre um dragão e um ser humano. Daí para frente, você pode esperar magia, uma nova língua, elfos, plot-twist, bruxas e outros seres misteriosos.
Já deixo a ressalva que definitivamente a narrativa não é perfeita. Algumas partes são lentas e muito descritivas, mas a história e o tema valem muito a pena. Eu conto um pouco mais dos detalhes nesta resenha de Eragon.
Após todos esses anos, o possível livro 6 foi lançado no fim de 2023. A gente conta tudo sobre o Ciclo da Herança também.
4. O Caminho dos Reis
Autor: Brandon Sanderson
Série: Os Relatos da Guerra das Tempestades
O Caminho dos Reis é outro livro de Brandon Sanderson, autor do Mistborn que já recomendei aqui. Ele faz parte da série Os Relatos da Guerra das Tempestades, que terá no total 10 livros.
O livro é gigante, mas nunca tedioso. Muitas informações são lançadas ao longo das 1240 páginas. À medida que avançamos na leitura, vamos conseguindo associar vários pontos que a princípio pareciam não ter ligação. Tudo vai sendo contado aos pouquinhos, e os personagens vão sendo construídos de uma maneira muito instigante.
Sanderson é um mestre em colocar informações em algum lugar, parecendo algo muito trivial, que depois acaba se revelando algo essencial. Nada que o autor coloca é inútil, tudo enriquece a história de alguma maneira.
Recomendo muito este livro, principalmente se você já é fã de Brandon Sanderson. Vem ver mais sobre esse universo, e como a história se conecta com Mistborn, na resenha de O Caminho dos Reis.
5. O Senhor dos Anéis
Autor: J.R.R. Tolkien
Saga: O Senhor dos Anéis
É impossível falar de fantasia medieval sem falar de J.R.R. Tolkien, o autor que criou muito dos estereótipos do gênero.
O Senhor dos Anéis é um clássico, uma aventura que une diversas raças para a destruição do mal.
O personagem principal dessa história é um pequeno Hobbit, que adora comer e viver tranquilamente, mas que precisa agora, junto com seu amigo, chegar até as montanhas e destruir O Anel.
É um livro de fantasia e aventura bastante denso, com diversas descrições de cenários e explicações paralelas. Outro livro para quem gosta de uma narrativa mais direta é O Hobbit, que é considerado um livro mais fácil para começar nesse universo grandioso de Tolkien – além de se passar antes de O Senhor dos Anéis.
Se já leu e quer descobrir ainda mais sobre a terra-média, você também pode seguir a ordem cronológica dos livros de Tolkien.
6. A Canção do Sangue
Autor: Anthony Ryan
Saga: A Sombra do Corvo
A Canção do Sangue também foi um livro que realmente me surpreendeu. Aqui, diferente dos outros até então, o personagem principal é um guerreiro e líder nato.
A história da trilogia de A Sombra do Corvo começa com a apresentação do “Matador do Esperança”, um guerreiro condenado a um duelo mortal. Em sua viagem até o local da batalha, ele narra sua vida desde o dia que foi entregue pelo seu pai para se tornar um irmão da sexta ordem.
Com um tipo diferente de magia, espere muita guerra e batalhas com espadas e arcos. Para saber mais, leia a resenha de A Canção do Sangue.
7. The Witcher: O Último Desejo
Autor: Andrzej Sapkowski
Saga: The Witcher
O universo de The Witcher é hoje super popular – e não é à toa. Li O Último Desejo com o receio de ser só um hype momentâneo, mas acabei adicionando o livro como uma das minhas leituras favoritas.
Dividido em contos, esse e os 2 primeiros livros da ordem da saga The Witcher vão te apresentando aos poucos sobre o universo, os personagens e suas histórias, principalmente sobre um dos poucos Witchers que ainda vivem: Geralt.
Apesar de ser um guerreiro criado para matar monstros, Geralt está sempre metido em uma disputa moral que não gostaria de estar. Suas sacadas sarcásticas, os trechos sobre sua amizade com Jaskier e seu amor por Yennefer também são ótimos nesse primeiro livro. Veja mais na resenha de O Último Desejo.
8. As Crônicas de Nárnia
Autor: C.S. Lewis
Saga: As Crônicas de Nárnia
Com uma história entre vida real e animais que falam, essa aventura com certeza ficou marcada na infância de muita gente, inclusive na minha.
Nas crônicas, nós somos apresentados desde a criação do universo de Nárnia, sua conexão com a terra e até suas últimas aventuras.
É claro que o livro tem diversas referências bíblicas, mas não impactam na história contada caso você não seja religioso 😄.
O volume mais conhecido, O Leão, A Feiticeira e o Guarda Roupa, é um dos títulos que deu início ao filme em 2004. Nele, C.S. Lewis nos apresenta aos 4 irmãos que encontram um antigo guarda-roupa na casa de um professor. Dentro do armário descobrem um mundo mágico, com criaturas místicas, em um inverno rigoroso imposto por uma feiticeira má.
Apesar de não ser o primeiro na cronologia, acredito que a melhor ordem de leitura de As Crônicas de Nárnia é pela ordem de lançamento.
9. A Guerra dos Tronos
Autor: George R. R. Martin
Saga: As Crônicas de Gelo e Fogo
Outra série que fica difícil não falar depois do sucesso da série na HBO. As Crônicas de Gelo e Fogo são realmente ÉPICAS.
Sua história política, seu pouco pudor com os personagens e as cenas que você não espera que aconteçam foi o que gerou essa fanbase toda. Fora as intrigas e mortes, né.
No primeiro livro acompanhamos a história de John Snow, o bastardo enviado para as muralhas, e sua família Stark, os Lannisters e seu romance entre irmãos e a verdadeira herdeira do trono, Daenerys, que consegue criar seus novos dragões. Fora todas as outras famílias e suas conexões com esses personagens.
Esse, assim como O Nome do Vento, ainda não tem o livro final lançado – muito menos qualquer data prevista.
10. A Roda do Tempo
Autor: Robert Jordan
Saga: A Roda do Tempo
Essa série é pouco conhecida aqui no Brasil, mas é considerada por alguns críticos a fantasia mais completa desde O Senhor dos Anéis.
A série é tão longa, com 14 livros com suas mais de 500 páginas, que infelizmente o escritor não finalizou a história em vida. Quem finalizou os últimos 3 volumes foi o escritor Brandon Sanderson (o autor de Mistborn), um fã declarado da série.
Com muitas referências místicas diferentes, diversos personagens e muitos detalhes sobre o funcionamento do universo, é o tipo de livro para você mergulhar e experimentar cada detalhe do que é narrado.
A gente escreveu um post sobre a ordem dos livros de A Roda do Tempo e outras curiosidades.
11. Duna
Autor: Frank Herbert
Saga: Crônicas de Duna
Duna é um dos livros de ficção científica mais vendidos do mundo, apesar de não ter penetrado na cultura pop como as sagas O Senhor dos Anéis e Guerra nas Estrelas.
Mas por que, então, ele está também na nossa lista de fantasia?
É porque Duna tem, também, diversos elementos das fantasias épicas.
O primeiro livro da série Crônicas de Duna narra a história de Paul Atreides e a trama intergalática que entrelaça seu destino com o misterioso planeta desértico de Arrakis.
Neste mundo criado por Frank Herbert, cada detalhe tem um significado. Diferente de muitas obras de ficção ou fantasia onde coisas estranhas são criadas apenas para tornar o mundo mais exótico, em Duna você vai se sentir transportado a um universo vivo e impressionante.
A narrativa dinâmica, retratando perspectivas diferentes ao longo da história, torna a leitura bastante cativante – a única parte do livro que requer mais paciência é o começo, pela quantidade de coisas novas para assimilar. Falo mais do que achei e se vale a pena ler Duna.
12. O Aprendiz de Assassino
Autora: Robin Hobb
Saga: A Saga do Assassino
Aprendiz de assassino é o primeiro livro da Saga do Assassino, da autora Robin Hobb (autora queridinha de George R.R. Martin).
Esta obra possui o que se espera de uma boa fantasia clássica: reinos, castelos, poderes sobrenaturais e tramas políticas.
O livro conta a história de Fitz, um filho bastardo do príncipe. Sendo bastardo, sua única saída para sobreviver é se tornar um assassino profissional do reino. Porém, Fitz possui um dom que não é muito bem-visto entre as pessoas, a habilidade de acessar a mente de animais.
Vale citar que existem atualmente duas edições do livro aqui no Brasil, uma pela Leya (cujo nomes dos personagens foram traduzidos) e agora outra pela detentora dos direitos, a Suma (que preferiu manter os nomes como nos originais).
Mas o que os nomes interferem na história?
Os nomes possuem um papel importante na narrativa. Na história, há uma crença que diz que o nome com a qual a criança for batizada influenciará fortemente esta virtude. (Exemplo: Chivalry, Regal e Shrews na primeira edição são respectivamente: Cavalaria, Majestoso e Sagaz).
A editora Suma também já anunciou que publicará outros livros da autora, além dessa primeira trilogia do Assassino (eles foram iniciados, mas depois abandonados aqui no Brasil). Um deles será O Navio Arcano: histórias envolvendo piratas e navios mágicos, ambientada no mesmo universo de O Aprendiz do Assassino.
13. A Quinta Estação
Autora: N. K. Jemisin
Saga: A Terra Partida
A Quinta Estação vai um pouco além da fantasia. Ele traça um paralelo com nosso futuro e nosso presente, principalmente quando se trata de preconceitos.
O continente onde se passa a história, A Quietude, é um lugar atormentado por desastres naturais o tempo todo. Apesar de existirem pessoas capazes de usar a energia da terra para acalmar tremores ou destruir montanhas, chamadas de “orogenes”, de tempos em tempos esses desastres tem tanta força que quase exterminam a humanidade.
Essas pessoas poderosas, que deveriam ser respeitadas, são tratadas como meras ferramentas para o império, como seres amaldiçoados. Por isso, elas precisam esconder seus poderes. Veja mais na resenha sobre A Quinta Estação.
14. O Poder da Espada
Autor: Joe Abercrombie
Saga: A Primeira Lei
Uma verdadeira fantasia medieval, O Poder da Espada já começa em meio a guerra e violência. Sem heróis ou antagonistas claros, cada personagem tem diversas qualidades e defeitos que você vai conhecendo ao longo da narrativa.
O livro conta a história principalmente pela visão de 3 personagens: Logen Nove Dedos, Jezal Dan Luthar e Sand dan Glokta. Tem várias cenas de luta e é bem menos concentrado em magia e mais na trama. É um livro menos clichê do que já estamos acostumados no mundo de livros de fantasia.
15. Jardins da Lua
Autor: Steven Erikson
Saga: O Livro Malazano dos Caídos
Esta é outra fantasia épica com um grande universo, divididos em diversas novelas que contam diferentes histórias em diferentes passagens do tempo. Por isso é um mundo extremamente complexo, que exige uma certa dose de paciência e curiosidade para o leitor se ambientar.
A série O Livro Malazano dos Caídos, que foi lançado a pouco tempo aqui no Brasil, tem 10 livros, sendo o primeiro chamado Jardins da Lua. A magia e a política desse mundo é revelado aos poucos, como parte dos lados positivos desse livro, já que logo de cara somos apresentados a todo cenário político do que está acontecendo.
O Blog sem Serifa explica porque você deveria dar uma chance pra esse universo.
Menção honrosa
Nesta lista de menção honrosa estão os livros de fantasia que, apesar de não entrarem na nossa lista de melhores, foram ótimas experiências.
A Guerra da Papoula
Autora: R. F. Kuang
Saga: A Guerra da Papoula
Este é o primeiro livro homônimo da trilogia A Guerra da Papoula. A história é usa como cenário os eventos reais da China e as guerras sino-japonesas, mas misturando elementos de magia e poderes divinos.
A personagem principal aqui é Rin, uma órfã que decide que quer fazer parte da Academia de Sinegard, onde os maiores generais e soldados de guerra são formados. Porém, passar na prova será apenas o seu primeiro desafio. Os outros alunos não acreditam que ela, uma pessoa pobre e sem família importante, deveria frequentar o centro.
Sobre a leitura, a analogia histórica com o nosso mundo é de longe a melhor parte. Além disso, o livro também se afasta dos clichês de fantasia, onde o protagonista sempre faz o que é certo. A resenha de A Guerra da Papoula fala mais sobre a leitura e os elementos históricos, se você se interessar.
Vale lembrar que o livro tem alerta de gatilhos e é para maiores de 18 anos.
Cidade de Jade
Autora: Fonda Lee
Saga: Saga dos Ossos Verdes
Cidade de Jade, da Fonda Lee, é um livro de fantasia, mas é mais uma fantasia urbana do que medieval.
Ele tem inspiração na cultura asiática, com lutas lembrando os filmes do gênero de Kung Fu, e o estilo da utilização de “magia” é parecida com a de Mistborn. Aqui é a Jade que é capaz de dar, para algumas pessoais, poderes.
O interessante desse livro é que o uso da Jade traz sequelas, que tornam seu uso mais interessante.
Se você curtiu a premissa até aqui, segue nossa resenha completa de Cidade de Jade!
Outros livros de fantasia para descobrir
Se você ainda procura mais opções de livros medievais ou de fantasia épica, separei também alguns títulos que estão na meta de leitura da equipe.
Nesse caso, não sabemos se a leitura será boa ou não, mas pode te ajudar a encontrar outras opções para esse ano (depois conta pra gente o que achou!).
Meio Rei
Autor: Joe Abercrombie
Saga: Mar Despedaçado
Sinopse: Filho caçula do rei Uthrik, Yarvi nasceu com a mão deformada e sempre foi considerado fraco pela família. Num mundo em que as leis são ditadas por pessoas de braço forte e coração frio, ser incapaz de brandir uma espada ou portar um escudo é o pior defeito de um homem.
Mas o que falta a Yarvi em força física lhe sobra em inteligência. Por isso ele estuda para ser ministro e, pelo resto da vida, curar e aconselhar. Ou pelo menos era o que ele pensava. Certa noite, o jovem recebe a notícia de que o pai e o irmão mais velho foram assassinados e não lhe resta escolha a não ser assumir o trono. De uma hora para outra, ele precisa endurecer para vingar as duas mortes. E logo sua jornada o lança numa saga de crueldade e amargura, traição e cinismo, em que as decisões de Yarvi determinarão o destino do reino e de todo o povo.
A Filha do Rei de Elfland
Autor: Lorde Dunsany
Sinopse: Obra-prima que influenciou alguns dos maiores fantasistas contemporâneos. A Filha do Rei de Elfland transporta o leitor para um universo sublime e maduro repleto de trolls, bruxas, unicórnios e outras criaturas fantásticas. Na história, o filho do soberano é enviado para noivar com a bela Lirazel, filha do rei de Elfland. Mas, ao não se adaptar ao mundo humano, a jovem elfa retorna para o reino das fadas, restando a Alveric, apaixonado, mais uma vez encontrá-la.
O Espadachim de Carvão
Autor: Addonso Solano
Saga: O Espadachim de Carvão
Sinopse: Kurgala é um mundo abandonado por Quatro Deuses. Adapak é filho de um deles. E agora ele está sendo caçado. Perseguido por um misterioso grupo de assassinos, o jovem de pele cor de carvão se vê obrigado a deixar a ilha sagrada onde cresceu e a desbravar um mundo hostil e repleto de criaturas exóticas.
Munido de uma sabedoria ímpar, mas dotado de uma inocência rara, ele agora precisará colocar em prática todo o conhecimento que adquiriu em seu isolamento para descobrir quem são seus inimigos. Mesmo que isso possa comprometer alguns dos segredos mais antigos de Kurgala.
A Filha do Império
Autores: Raymond E. Feist e Janny Wurts
Saga: A Saga do Império
Sinopse: Mara, a filha mais nova da poderosa Casa dos Acoma, estava destinada a uma vida de contemplação e paz. Mas quando seu pai e seu irmão são mortos, sua vida muda de um dia para outro. Apesar do sofrimento, cabe a ela a tarefa de vestir o manto da liderança e enfrentar as dificuldades e os inimigos implacáveis.
Inexperiente na arte de governar, Mara terá de recorrer a toda a sua força e astúcia para sobreviver no Jogo do Conselho, recuperar a honra da Casa dos Acoma e assegurar o futuro de sua família. Mas quando percebe que os inimigos que quase aniquilaram a sua casa vão voltar a atacar com fúria renovada, Mara só tem uma dúvida: será que ela, apenas uma mulher, ainda quase menina, poderá vencer em um jogo perigoso no qual seu pai e seu irmão falharam?
O Trono do Sol – A Magia da Alvorada
Autor: S. L. Farrell
Saga: O Ciclo Nessântico
Sinopse: Nessântico – terra de luxúria e perigos, que durante séculos influenciou povos além de suas fronteiras. Uma cidade forte, sedutora, e que mesmo sob o efeito do comércio e da guerra abriga intelectuais, ricos e poderosos de todo o país. Um lugar muito invejado, e por isso as coisas estão prestes a mudar.
Governada por Marguerite ca’Ludovici, que agora prepara-se para celebrar seu Jubileu e passar o seu legado para seu filho Justi, enquanto Jan ca’Vörl, um poderoso nobre, tenta armar uma rebelião.
Archigos Dhosti ca’Millac, líder da Fé de Concénzia e aliado de Marguerite, luta para controlar fundamentalistas como Orlandi ca’Cellibrecca , enquanto eles clamam por uma ação contra aqueles que insistem em afirmar que a magia não está ligada à fé em Cénzi.
Presa no meio desta disputa por poder está a jovem sacerdotisa Ana co’Seranta, cuja impressionante habilidade com a magia a torna um peão na luta pelo poder.
O Trono de Diamante
Autor: David Eddings
Saga: Trilogia Elenium
Sinopse: Após dez anos de exílio, Sir Sparhawk, cavaleiro da Ordem Pandion, retorna a Elenia e encontra sua terra natal imersa em sombras. O inescrupuloso Annias, primado da Igreja e membro do Conselho Real, manipula o débil príncipe regente para governar de fato, visando seus próprios interesses. A legítima soberana, Ehlana, acometida por uma estranha doença, jaz adormecida em seu trono, protegida por uma barreira de cristal. Graças a um poderoso feitiço, seu coração ainda pulsa, mas ela não resistirá a menos que uma cura seja encontrada antes que transcorra um ano.
Sparhawk parte, então, em uma busca obstinada para salvar sua rainha e seu reino, travando uma luta incessante contra o tempo, as autoridades vigentes e toda sorte de perigos – reais e sobrenaturais. Nessa jornada de luz e sombras, ele contará com a ajuda de seus irmãos de armas, de seu escudeiro fiel, de uma feiticeira, de um jovem ladrão e de uma misteriosa menininha, cujas origens são desconhecidas.
Fragmento de Cristal
Autor: R. A. Salvatore
Saga: D&D Forgotten Realms
Sinopse: Wulfgar lutava com o gigante remanescente, manobrando presa de égide para desviar os golpes poderosos do inimigo, mas ainda era capaz de ter vislumbres da batalha ao seu lado. A cena pintava um sinistro lembrete do valor do que drizzt lhe ensinara, pois o drow brincava com o verbeeg, usando a raiva descontrolada do monstro contra ele próprio. De novo e de novo, o verbeeg desferia um golpe mortal, mas a cada vez drizzt era mais rápido em atacar e dançar para longe. Sangue do monstro fluía de uma dúzia de feridas, e wulfgar sabia que drizzt poderia terminar o trabalho a qualquer momento. Mas, aparentemente, estava se divertindo com o jogo atormentador que jogava.
Elantris
Autor: Brandon Sanderson
Livro de volume único
Elantris é um livro solo de fantasia épica que se passa no planeta Sel do universo da Cosmere.
Ele conta a história de uma cidade que era conhecida como a cidade dos deuses, lugar onde as pessoas visitavam para receberem a cura e magia. Mas há 10 anos algo mudou, e as pessoas que passaram por essa transformação, chamada de Shaod, são agora amaldiçoadas.
Este foi o primeiro livro publicado por Brandon Sanderson, o autor de Mistborn.
Agora você tem opções para começar uma nova aventura de fantasia. Me fala, qual título é o seu preferido? Tem algum livro de fantasia que você curte e que não entrou na lista?
Eragon é sem dúvidas a saga que eu recomendo pra todo mundo que quer iniciar nesse meio “medieval” da literatura. Li os primeiros 3 livros quando ainda era jovem e o último apenas quando adulto mas recordo das emoções e de como estes livros me fascinaram. Eragon foi um livro que li em menos de uma semana e não estava de férias, simplesmente corria com meu dia pra chegar logo a hora de ler até de madrugada, haha.
O Poder da Espada foi um livro que comecei sem muita expectativa mas conforme as coisas foram acontecendo, conforme a história foi desenrolando, fui ficando fascinado com a profundidade da personalidade de cada personagem e com a história como um todo. Pra mim, sem dúvidas, o Glokta é o personagem mais fascinante pois é aquele cara do qual você não espera nada e no fim ele não te dá nada mesmo pois ele está pouco se f#dendo pra ti ou pro resto. HAHA
Fiquei curioso com essas duas sagas: O Livro Malazano dos Caídos e A Roda do Tempo, vou jogar na lista de desejos, hehe (:
Com certeza Eragon traz muitas memórias, né? É um livro muito querido para mim e com certeza está nos meus favoritos. Estar lendo-o de novo tem sido muuito bom (por mais que eu não tenha terminado em uma semana, mas em menos de um mês já é bem rápido, vai hahahaha).
O que definitivamente me atraiu em O Poder da Espada foi esse elemento mais adulto e sério do que nas outras séries. É bom também dar uma variada nesse estilo.
Já a Roda do Tempo também promete muito. O lado ruim é que tem 14 livros. O lado bom é que a gente não precisa esperar para saber o desfecho, RISOS.
Sem dúvidas Eragon traz muitas lembranças!
Quantas e quantas vezes eu imaginava o que eu teria feito/sentido/acreditado no lugar dele, essa história é foda.
É, está aceitável o ritmo de leitura, até parece que tu trabalha, cuida da casa e estuda…
Hahahaha!
Aqueles momentos em que a gente não culpa os nossos pais por não lerem tanto quanto a gente gostaria que eles lessem né…
O Poder da Espada é muito REALISTA!
Isso foi o que mais me encantou, é um livro sem heróis ou vilões, todos ali só querem viver suas vidas da forma que acham melhor. É um livro REALISTA.
14 f*cking livros… Poderia ter outro nome: Roda da Vida pois vai levar uma vida pra você ler a história completa, haha.
O trono do sol é um dos meus livros favoritos, só falta o ultimo para eu ler muito bom
Não apareceu na lista, mas recomendo muito Deltora Quest ♡♡♡ é uma coleção maravilhosa. O começo do primeiro livro pode parecer muito chato e sem graça, mas os livros entregam muito a cada página lida ksksk
Vou adicionar na minha lista de leitura 💙
Com certeza recomendo O Nome do Vento.
Logo nas primeiras paginas você já se encanta sem notar com a escrito do autor, e cada vez mais se você simpatiza com o Kvothe, cresce exponecialmente sua curiosidade para saber o que aconteceu e a ação do livro nos deixa extremamente animados. Os cenários e climas que a leitura nos trás são únicos e em menos de 10 dias li toda a série lançasa, deixava de dormir e lia durante as refeições as aventuras, aprendizados e arrependimentos que insensatez é capaz de prover.
O poder da espada é muito bom.
A canção do sangue é ótima.
Gosto também de assassins creed, principalmente do livro do Ezio.
Adorei Spartacus.
Agora estou sem opção…
Se alguém puder me ajudar com alguma indicação, fico imensamente agradecido
Oi, Carlos! Você já leu também a saga do The Witcher?
Oi Ana, td bem.
Ainda não Li. Estou acompanhando a série pela Netflix, mas estou totalmente perdido…kkk
Amei a filha do Império, eu só me arrependo um pouco, de não ter lido O aprendiz de Mago antes. Muito bom também, diga-se de passagem.
Estou lendo a rainha vermelha e O rei das cinzas – A saga dos Jubardentes .