É difícil olhar para os livros da DarkSide e não querer cada um deles na nossa estante. Cada edição é tão bem planejada, com capas, laterais e páginas customizadas, que faz qualquer leitor sonhar acordado com os livros da editora.
Mas a vida também é feita de boletos – e eventualmente outros livros – então precisamos priorizar um pouco e escolher bem quais livros queremos adquirir.
Então aqui vai uma lista para você começar sua coleção só com os melhores livros da Darkside:
1. Drácula – Dark Edition
Iniciando pelo clássico do mundo dos vampiros e uma edição limitada. Tem capa dura, laterais douradas e, além do conteúdo adicional, ilustrações de Samuel Casal.
O clássico do clássico também está na nossa lista de Os Melhores Livros de Terror.
Linha editorial: Medo Clássico
Páginas: 580
Sinopse: A obra atemporal de Bram Stoker narra, por meio de fragmentos de cartas, diários e notícias de jornal, a história de humanos lutando para sobreviver às investidas do vampiro Drácula. O grupo formado por Jonathan Harker, Mina Harker, dr. Van Helsing e dr. Seward tenta impedir que a vil criatura se alimente de sangue humano na Londres da época vitoriana, no final do século XIX.
A DARK EDITION é dedicada aos leitores trevosos de coração sombrio. Por dentro elas carregam o mesmo conteúdo sangrento; por fora demonstram a vida e a beleza de um clássico imortal. Para fazer os leitores se arrepiarem, Marcia Heloisa assina a tradução e introdução de Drácula. E como sangue tem poder, o descendente direto do autor, Dacre Stoker, escreve a preciosa apresentação desta edição. O leitor encontra textos de apoio que contam as relações entre a verdadeira Transilvânia e àquela eternizada no livro, bem como a influência dos vampiros na cultura pop mundial.
2. Frankenstein
Outro clássico de um jeito que a gente nunca viu é Frankenstein. Um livro cheio de detalhes, na contra-capa, sumário, ilustrações e até a última página.
Com a história original de Mary Shelley, essa edição também tem outros contos da escritora.
Linha editorial: Medo Clássico
Páginas: 304
Sinopse: A lista é interminável. São tantas versões que é quase impossível não estar familiarizado com a história: Victor é um cientista que dedica a juventude e a saúde para descobrir como reanimar tecidos mortos e gerar vida artificialmente. O resultado de sua experiência, um monstro que o próprio Frankenstein considera uma aberração, ganha consciência, vontade, desejo, medo. Criador e criatura se enfrentam: são opostos e, de certa forma, iguais. Humanos! Eis a força descomunal de um grande texto.
3. Ed & Lorraine Warren – Demonologistas
Esse terror inédito, diferente dos outros, é um compilado de casos reais de casas mal-assombradas e possessões demoníacas. É uma trilogia, cada um com uma cor diferente.
Linha editorial: DarkSide
Páginas: 272
Sinopse: Eles enfrentaram os mistérios mais sinistros dos últimos sessenta anos, sempre em busca da verdade. Agora é a sua vez de entrar em contato com o sobrenatural. Você tem coragem? Então leia ED & LORRAINE WARREN: DEMONOLOGISTAS, a biografia definitiva dos mais famosos investigadores paranormais do nosso plano astral.
4. Dance of Thieves
Esse livro não é de terror, mas está aqui por ser um belo exemplo de edição de livros de fantasia. Capa com acabamento fosco, fitilho vermelho e lateral toda azul, só fica ainda melhor com o mapa de dentro.
Linha editorial: Darklove
Páginas: 512
Sinopse: A trilogia Crônicas de Amor & Ódio, iniciada com The Kiss of Deception, caiu nas graças dos leitores mais apaixonados. O universo criado pela premiada escritora Mary E. Pearson encantou os brasileiros com suas disputas políticas e românticas, e as reviravoltas vividas por seus personagens tiraram o fôlego de muita gente.
Os milhões de leitores pelo mundo que se sentiram órfãos ao fecharem as páginas do último livro da trilogia agora têm um motivo para comemorar: Mary E. Pearson está de volta, pronta para roubar o coração dos leitores com Dance of Thieves, o primeiro volume de Dinastia de Ladrões, a nova série ambientada no mesmo universo das Crônicas, alguns anos depois de seu desfecho.
5. Donnie Darko
Um filme que virou livro, essa edição é um enigma por si só. A gente conta mais nessa resenha do livro Donnie Darko.
Linha editorial: Cinebook Club
Páginas: 240
Esse livro traz na íntegra o roteiro original do primeiro filme cult de verdade do século XXI.
Lançado em 2001, conta a história de Donnie, vivido por Jake Gyllenhaal, um adolescente problemático com sintomas de esquizofrenia e sonambulismo, que escapa da morte quando uma turbina de avião cai no seu quarto.
O filme foi produzido sem apoio de grandes estúdios e não contou com um bom orçamento para campanhas de marketing. Além disso, o filme ficou pouco tempo em cartaz nos cinemas para se tornar um sucesso de bilheteria. Apesar do lançamento fraco, sua popularidade veio muito depois, mas por mérito próprio.
6. Medicina Macabra
Esse livro traz casos grotescos e divertidos (se você tiver senso de humor). Essa também é uma edição com diversos toques e ainda é diagramada de um jeito único.
Tem 2 volumes publicados até agora.
Linha editorial: Macabra
Páginas: 432
Sinopse: Ainda que superstições e tradições folclóricas tenham influenciado a Medicina por um bom tempo, o passado também revela a existência de médicos capazes de encontrar soluções e aplicar tratamentos bem sofisticados. A Medicina mudou dramaticamente, passou por uma transformação que fez de sua arte uma ciência.
7. Confissões do Crematório
Confissões do Crematório é a uma história real sobre Caitlin Doughty, uma mulher que aceitou um trabalho em um crematório como seu primeiro emprego.
Em cada capítulo, ela conta a história de uma cremação e traz uma reflexão sobre a morte, os rituais e sobre como cada um encara esse momento. Um verdadeiro questionamento sobre os tabus que envolvem a morte e o medo de morrer.
Linha editorial: Darklove
Páginas: 256
Sinopse: Morrer é a única certeza da vida. Então, por que evitamos tanto falar sobre ela? A morte é inevitável, sentimos muito. Mas pelo menos, como descobriu Caitlin Doughty, ficar a sete palmos do chão ainda é uma opção.
”Confissões do Crematório” reúne histórias reais do dia a dia de uma casa funerária, inúmeras curiosidades e fatos históricos, mitológicos e filosóficos. Tudo, é claro, com uma boa dose de humor. Enquanto varre as cinzas das máquinas de incineração ou explica com o que um crânio em chamas se parece, Caitlin Doughty desmistifica a morte para si e para seus leitores.
O livro de Caitlin – criadora da websérie Ask a Mortician e da – levanta a cortina preta que nos separa dos bastidores dos funerais e nos faz refletir sobre a vida e a morte de maneira honesta, inteligente e despretensiosa – exatamente como deve ser.
Como a autora ressalta na nota que abre o livro, “a ignorância não é uma benção, é apenas uma forma profunda de terror”.
8. O Colecionador
Uma obra bastante perturbadora e com certeza não é para qualquer um. Esse livro ganhou espaço também na nossa lista de Os 13 Melhores livros de Terror.
A obra tem capa dura, páginas com bordar pretas e fitilho também em preto. Também tem uma introdução exclusiva no Brasil do Stephen King – outro grande autor do terror.
Linha editorial: Cinebook Club
Páginas: 352
Sinopse: O Colecionador é a história de Frederick Clegg, um homem solitário, de origem humilde, menosprezado por uma sociedade esnobe, que encontra o grande amor de sua vida. Tudo o que ele deseja é passar um tempo a sós com ela, demonstrar seus nobres sentimentos e deixar claro que eles nasceram um para o outro.
O Colecionador também é a história de Miranda Gray, uma jovem estudante de artes sequestrada por um maníaco que acha que pode obrigá-la a se apaixonar por ele. Tudo o que ela deseja é escapar do cativeiro, e vai usar de toda sua inteligência para sobreviver ao inferno em que sua vida se transformou.
O romance é narrado por dois personagens antagônicos: o sequestrador e sua vítima. Frederick e Miranda. Todos temos um pouco dos dois dentro de nós, concluímos ao final de suas páginas — quem consegue se desgrudar delas?
9. Edgar Allan Poe – Medo Clássico
Não podia faltar nessa lista também outro clássico, tanto da literatura quanto da Darkside.
Essa edição da editora é revisada por Marcia Heloisa, que também é pesquisadora e tradutora do gênero terror. Também conta com ilustrações e uma organização dos contos por tema, para facilitar o entendimento das obras de Edgar Allan Poe.
Fora isso, o livro ainda tem o conto “O Corvo” em inglês e na tradução por Machado de Assis e Fernando Pessoa.
Linha editorial: Medo Clássico
Páginas: 384
Sinopse: É meia-noite. As asas de um corvo se misturam à escuridão. A velha casa em ruínas observa com janelas que pareciam olhos. Você jura ouvir a voz de alguém que já partiu para o outro lado, bem na hora em que um gato preto cruza seu caminho.
Tudo o que hoje conhecemos como terror começou a ganhar forma na obra de Edgar Allan Poe. Genial e maldito, Poe é considerado o mestre dos mestres da literatura fantástica. Stephen King, Clive Barker ou H.P. Lovecraft são apenas alguns de seus discípulos mais sombrios. Porém, com certeza não são os únicos. Desde o século XIX, o criador de “O Corvo” vem influenciando gerações de escritores consagrados, dos mais diversos gêneros, como Henry James, Franz Kafka, Arthur Conan Doyle, Júlio Verne, Vladimir Nabokov, Oscar Wilde e Jorge Luis Borges.
10. Saboroso Cadáver
Saboroso Cadáver é uma distopia e não é uma leitura que desce bem para qualquer estômago.
Isso porque aqui acompanhamos um funcionário de um frigorífero. Em um tempo que a carne de animais não é mais comestível, e muitos países começaram a aceitar o consumo de carne humana.
Conseguiu imaginar?
Páginas: 192
Neste livro, Bazterrica nos insere em um pesadelo onde o canibalismo é legitimado na maioria dos países, numa sociedade que se torna ainda mais dividida, sobrando aqueles que comem e aqueles que são comidos.
Saboroso Cadáver é um livro deliciosamente cruel e servido com pitadas generosas de impiedade. Não é uma leitura que desce bem para qualquer estômago e precisa ser degustada com calma. Quer saber mais da história? Confira nossa resenha de Saboroso Cadáver.
Se você ficou com vontade de mais, tem também a nossa lista de livros em edição de colecionador, com ainda mais alguns livros da editora.
As múltiplas linhas editoriais da DarkSide
Para quem ama a editora, ela tem criado diversas submarcas separadas por tópico literário:
- Darkside (marca mãe)
- Medo Clássico
- Darklove
- Graphic Novel
- Crime Scene
- Dark Fantasy
- Cinebook Club
- Crânio
- Caveirinha
- Fábulas Dark
- Macabra
- Somos
DarkSide: uma marca mãe que traz os livros de terror e suspense. Como um braço extra, a Medo Clássico só tem os mais clássicos dos clássicos dos livros de terror, como Poe, Lovecraft e outros. São edições feitas de fã para fã, com diversos materiais extras.
Darklove: espere a combinação do efeito Darkside com histórias que envolvem diversos tipos de sentimentos – e não só amor, como também amizade e ciclo de vida.
Crime Scene: a coisa fica mais séria aqui. Os livros trazem histórias reais de serial killers nacionais e internacionais. Daquele tipo que te faz ter medo de andar à noite.
Dark Fantasy, Fábulas Dark e Graphic Novel: para os fãs de fantasia! Não possuem tantos títulos, mas como sempre, as edições são impecáveis.
Cinebook Club: para quem curte filmes e adaptações literárias, essa linha fala de grandes livros que viraram filmes ou filmes que viraram livros.
Caveirinha: para as crianças corajosas que não tem – tanto – medo do escuro. Afinal, não são só os adultos que curtem uma historinha de terror.
Crânio e Somos: as linhas de não-ficção da editora, focadas em filosofia, histórias e biografias.
E aí, sentiu falta de algum livro na lista?
Com tantas referências boas me deixou curiosa para ler
Quem sabe algum te encanta? 🤭
Ok, acabo de perceber que nunca li um livro da Dark Side 😨
Confesso que o Dance of Thieves me deixou curioso ❤️
Eu tenho O Colecionador e li ele inteiro em um dia, de tão bom que ele é, você lê o livro todo sentindo a tensão dos personagens! Super recomendo, alias, recomendo todos os da lista e mais alguns, Darkside tem tantas obras fantásticas!
Parabéns pelo post, tem alguns livros ai que já estavam na minha lista, mas precisava de um post desse pra decidir se compraria ou não, agora vou lá gastar meu salário ahahaha
Obrigada! Os livros da Darkside são realmente muito difíceis de escolher hahahahha!
Todas as capas são lindas ❤ O Colecionador eu tenho vontade de ler pois ouvi falar muito bem! Adorei o artigo, eu não conhecia todas as linhas da Darkside obrigada por trazer essa informação!!
Tem para todos os gostos, né? Mesmo pra quem não é super fã de terror 🙂