Os livros de ficção científica (ou sci-fi), diferente dos livros de fantasia que utilizam magia e forças desconhecidas, se baseia na ciência, tecnologia e suas possibilidades reais.
As temáticas do mundo desse gênero são bastante diversas e abrangem ideias como viagem espacial (meu favorito), viagem no tempo, distopias, mudanças climáticas, vida extraterrestre, engenharia genética e até o Cyberpunk (mais popularmente conhecido por Matrix, Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas, e o anime Ghost in the Shell).
Os melhores livros de ficção científica
Esta lista tem livros de ficção científica para todos os gostos. Até porque, além da temática, os livros podem ser engraçados, como O Guia do Mochileiro das Galáxias, como extremamente sérios e reflexivos, como Laranja Mecânica.
Vou também além dos clássicos do gênero, e trago novidades e outros livros diferentes que talvez você nunca tenha ouvido falar.
1. Devoradores de Estrelas
Autor: Andy Weir
Ano de publicação: 2021
Com certeza Devoradores de Estrelas vai como o melhor livro de ficção científica.
E o que te aconselho é ler esse livro do mesmo jeito que eu: sem saber muito sobre ele.
Falando de forma muito superficial sobre a história, o personagem principal acorda sem lembrar de nada, dentro de uma nave, e é com ele que vamos descobrindo o motivo de sua falta de memória e o que está acontecendo com a terra.
Você pode ler mais sobre o que achei da leitura na resenha de Devoradores de Estrelas. O livro também ganhou como melhor livro de ficção científica na premiação do Goodreads de 2022.
2. Perdido em Marte
Autor: Andy Weir
Ano de publicação: 2015
Primeiro livro de Andy Weir, nessa história o personagem Mark Watney é enviado para Marte e é dado como morto.
Abandonado e sozinho em solo marciano, Mark utilizará todo o seu conhecimento científico para sobreviver.
Eu gostei muito desse livro. É uma leitura envolvente, muito engraçada e te faz querer não parar de ler pra saber o que vai acontecer.
Ganhou uma ótima adaptação para os cinemas com Ridley Scott na direção e Matt Damon como o protagonista. O filme acabou recebendo 7 indicações ao Oscar, inclusive melhor filme e melhor roteiro adaptado.
3. Guerra do Velho
Autor: John Scalzi
Ano de publicação: 2016
Saga: Guerra do Velho
Guerra do velho é o primeiro livro de uma saga de John Scalzi. Aqui vamos para uma ficção científica espacial e militarista.
O foco principal do livro está nas Forças Coloniais de Defesa – FCD. Apesar de a FCD fazer alistamentos para proteger a terra e conquistar outros planetas, eles só aceitam candidatos com mais de 75 anos. A contrapartida é que essas pessoas ganharão a juventude novamente.
John Perry, o personagem principal, decide deixar sua vida na Terra para trás e se alistar no seu aniversário de 75 anos. Com um pouco de sarcasmo e sacadas divertidas, o livro vai desenvolvendo mais sobre esse homem de 75 anos que acaba em uma guerra interplanetária, explicando melhor porque candidatar pessoas com mais anos de vida ao invés de jovens de 18 anos. O blog ficções humanas fala mais sobre o livro.
4. Duna
Autor: Frank Herbert
Ano de publicação: 1965
Saga: Crônicas de Duna
Duna é um dos universos de ficção científica mais vendidos no mundo, apesar de não ter penetrado na cultura pop como a saga de O Senhor dos Anéis ou Guerra nas Estrelas.
O primeiro livro da série narra a fantástica história de Paul Atreides e a trama intergaláctica que entrelaça seu destino com o misterioso planeta desértico de Arrakis.
Uma das características mais marcantes do mundo criado por Frank Herbert é o significado de cada coisa: diferente de muitas obras de ficção ou fantasia onde coisas estranhas são criadas apenas para tornar o mundo mais exótico, em Duna você vai se sentir transportado a um universo vivo e impressionante.
A narrativa dinâmica, retratando perspectivas diferentes ao longo da história, torna a leitura bastante cativante – a única parte do livro que requer mais paciência é o começo pela quantidade de coisas novas para assimilar. Falo mais do que achamos e se vale a pena ler Duna.
Apesar de o primeiro livro ser o mais conhecido, a saga de Duna tem diversos livros e também um universo expandido.
5. A Quinta estação
Autora: N.K. Jemisin
Ano de publicação: 2015
Saga: A Terra Partida
A quinta estação vai um pouco além da fantasia. Ele traça um paralelo com nosso futuro e nosso presente, principalmente quando se trata de preconceitos.
O continente onde se passa a história, A Quietude, é um lugar atormentado por desastres naturais o tempo todo.
Apesar de existirem pessoas capazes de usar a energia da terra para acalmar tremores ou destruir montanhas, chamadas de “orogenes”, de tempos em tempos esses desastres tem tanta força que quase exterminam a humanidade.
Essas pessoas poderosas, que deveriam ser respeitadas, são tratadas como meras ferramentas para o império, como seres amaldiçoados. Por isso, elas precisam esconder seus poderes. Interessou? Conheça mais do livro na resenha sobre A Quinta Estação.
6. O Problema dos Três Corpos
Autor: Cixin Liu
Ano de publicação: 2008
Saga: Lembrança da Terra do Passado
Primeiro livro de uma trilogia, O Problema dos Três Corpos é uma ficção científica que aborda os problemas de um contato com uma civilização extraterrestre hostil (afinal… será que deveríamos fazer isso?).
Até a metade da leitura parece que o livro não vai levar a lugar algum. Minhas motivações para continuar foi o livro ter ganho o Hugo e porque a sinopse dizia que teria alienígenas (o que me chamou atenção em primeiro lugar).
Apesar de não ser chato, não estava muito focado nesse assunto. Mas, então, na metade para frente, o livro começa amarrar todas as pontas e se torna fantástico.
É um grande background construído até chegar ao que interessa – e aí ocorrem várias explicações que tornam a leitura muito satisfatória. E o mais importante: me fez querer continuar e ler os próximos livros.
O livro ganhou série na Netflix pelos criadores de Game of Thrones em 2024.
7. Expiração
Autor: Ted Chiang
Ano de publicação: 2019
Expiração é o segundo livro de contos de Ted Chiang, também autor de “História da sua vida”.
Nessa nova coletânea, ele apresenta 9 contos trazendo questões filosóficas em vários níveis de profundidade. Alguns mais contemplativos, outros nem tanto.
As histórias são criativas e variam de tamanho, a menor com 4 páginas e a maior com quase 130.
A ficção científica aplicada nos contos é na medida certa. Quem ler, com certeza será impactado e ficará pensando nas histórias por um bom tempo.
Se você gosta de Twilight Zone, Black Mirror e Love+death & robots, esse livro é para você!
8. A história da sua vida e outros contos
Autor: Ted Chiang
Ano de publicação: 2002
Esse livro é uma coletânea de contos de ficção científica.
“História da sua vida”, o principal, é incrível e o melhor conto de todos. Ele que inspirou o filme A Chegada.
Em seguida, na preferência, vêm os contos: “O Inferno é a ausência de Deus”, “A torre da Babilônia” e “Entenda”. As demais histórias achei medianas.
Para mim, a segunda coletânea de Ted Chiang (Expiração) supera a primeira.
9. Matéria escura
Autor: Blake Crouch
Ano de publicação: 2016
Matéria escura é um dos best-sellers do autor Black Crouch. É um livro que te prende do começo até o fim.
A história é sobre Jason Dessen, um homem que acorda em uma usina abandonada e se vê em um mundo onde sua esposa não é sua esposa e seu filho nunca nasceu.
Além disso, ao invés de professor, ele é um físico quântico que conquistou algo impossível.
Será que ele está em outro universo ou está sonhando? Como ele pode retornar à vida que ele conhecia e sua família?
É um dos livros que ganhou adaptação esse ano.
10. Recursão
Autor: Blake Crouch
Ano de publicação: 2019
Recursão é mais um livro de Blake Crouch, autor de Matéria escura.
A história começa com a incrível premissa de que uma doença está causando falsas memórias em algumas pessoas, causando incertezas do que é real em suas vidas.
A partir daí, a história só cresce.
11. Flores para Algernon
Autor: Daniel Keyes
Ano de publicação: 1966
Publicado em 1966 e escrito em 59, esse livro ganhador do Prêmio Hugo e Nébula explora a ficção científica através de operações pioneiras e a superinteligência de uma maneira séria mas ao mesmo tempo muito delicada.
O livro começa com cartas simples e com diversos erros ortográficos escritas por Charlie, um homem com uma grande deficiência intelectual. Por ser uma pessoa muito gentil, sua professora o indica para ser o primeiro humano a participar de uma cirurgia capaz de torná-lo inteligente.
Empolgado para ter amigos e não ser tão sozinho, Charlie participa de pesquisas e, após a cirurgia, passa a aprender cada vez mais – melhorando também as cartas que ele escreve para seu relatório de progresso.
A cada passo, vamos entendendo o mundo que Charlie vivia e que ele será obrigado a encarar com outros olhos – e para onde ele poderá ir agora que não é mais aceito por seus amigos. Um verdadeiro aprofundamento sobre o que é felicidade, aceitação e amor familiar. Leia mais na resenha de Flores para Algernon.
12. O Guia do Mochileiro das Galáxias
Autor: Douglas Adams
Ano de publicação: 1979
Saga: O Guia do Mochileiro das Galáxias
O Guia do Mochileiro das Galáxias é um clássico da cultura nerd que todo mundo deveria dar uma chance um dia. É em homenagem a ele e seu autor, Douglas Adams, que comemoramos o Dia da Toalha no dia 25 de maio.
Ele é um livro muito irônico e divertido que narra a aventura de Arthur Dent após a destruição da Terra para a construção de uma Via Expressa Hiperespacial.
Salvo por seu amigo Ford, que descobre ser um ET naquele mesmo dia, Arthur vai parar em uma nave com apenas uma toalha, um peixe e um livro: O Guia do Mochileiro das Galáxias.
Esse é só o primeiro livro de uma saga, mas para mim foi o mais divertido de todos. Mas não entre em pânico, os outros livros possuem diversas piadas e ironias que também valem muito a pena serem lidas.
13. Jogador Número 1
Autor: Ernest Cline
Ano de publicação: 2011
Saga: Duologia Jogador Número Um
Em 2045, a vida real não presta. No lugar, todos passam a ter uma vida virtual em um lugar chamado OASIS, um espaço onde cada um pode ser o que quiser e como quiser.
Um concurso é criado para definir quem será o herdeiro do OASIS após a morte do seu criador. Wade, que cresceu nesse ambiente, entra no concurso e passa a estudar todas as referências pop dos anos 80, seguro que encontrará dicas do criador.
Mas outra organização, que quer limitar o acesso a esse universo, também está atrás da premiação.
Jogador Número 1 é uma mistura de futuro com referências pop dos anos 80. Ele deu origem ao filme dirigido por Steven Spielberg lançado em 2018.
14. A Floresta Sombria
Autor: Cixin Liu
Ano de publicação: 2008
Saga: Lembrança da Terra do Passado
Esse é um livro indicado pelo leitor e autor nacional Heitor CS:
“Segundo livro de sua trilogia, A Floresta Sombria é um step-up fantástico do já brilhante Problema dos Três Corpos.
Aqui, Cixin Liu desenvolve o cenário deixado pelo primeiro livro de forma genial, extremamente criativo e muito bem escrito. A narrativa ganha um quê de poesia em A Floresta Sombria, o que é um pouco falto em seu antecessor.
Infelizmente, pouco há que se falar do enredo que não seja considerado spoiler. O que pode ser dito, no entanto, é que recebemos, neste livro, uma excelente especulação do que seria a humanidade frente a… bem, um perigo grande, vamos deixar por isto.
A visão de Liu sobre a humanidade e nossa posição no cosmos é fria, crua e, de alguma forma, belíssima, de forma que é quase impossível terminar esse livro sem ser levado a experimentar um sentimento de admiração pelo universo e nosso infinitamente pequeno espaço nele.”
15. As Primeiras Quinze Vidas de Harry August
Autora: Claire North
Ano de publicação: 2017
Harry August descobre que quando morre, nasce novamente nas mesmas circunstâncias. Porém com a memória de todas as suas outras vidas.
Então em uma vida ele vira médico, na outra fica com o amor da sua vida… Em outra chance, ele já não consegue ficar com ela, já que acha que o relacionamento estava garantido.
Mas a história do livro vai além, e apesar de eu ter lido achando que era a história seria apenas sobre as vidas de Harry, o livro é muito interessante justamente por abordar outros assuntos.
A gente tem uma resenha de As Primeiras Quinze Vidas de Harry August e falamos mais sobre essas reflexões do livro.
Os livros clássicos de Ficção Científica
É claro que nessa lista não poderia faltar os clássicos do gênero de ficção científica. Em geral, são livros mais sérios, mostrando distopias e o relacionamento entre tecnologia e o ser humano.
16. Farenheit 451
Autor: Ray Bradbury
Ano de publicação: 1953
Esse é um clássico da distopia junto com 1984 de Orwell.
Escrito originalmente em 1950, ele apresenta um mundo onde os livros são considerados uma ameaça ao sistema, tornando-os proibidos. Quem os tiver será considerado um criminoso e será perseguido.
No livro, acompanhamos a história de Guy Montag, um bombeiro. Seu trabalho é queimar livros, o que até então fazia sem pensar duas vezes. Mas com a entrada de uma estranha e imaginativa mulher, ele irá começar a repensar sua profissão.
17. Neuromancer
Autor: William Gibson
Ano de publicação: 1984
Neuromancer vai pro lado distópico do Cyberpunk, um mundo sombrio e sem limites entre homem e máquina.
Case, o personagem principal do livro, é um cowboy e hacker. Porém, impedido por uma toxina, ele está proibido de entrar no mundo virtual, a Matrix. Então ele passa os dias no mundo real em Tóquio, trabalhando como traficante para sustentar ele e o vício da namorada, Linda Lee.
Até que ele recebe a visita de Molly com uma proposta de emprego.
Esse é o primeiro livro de William Gibson e ganhou os três principais prêmios da ficção científica: Nebula, Hugo e Philip K. Dick.
18. A Guerra dos Mundos
Autor: H. G. Wells
Ano de publicação: 1898
A Guerra dos Mundos, escrito por Wells, começa com a invasão da terra por marcianos, seres mais inteligentes que nós.
Toda a invasão é narrada por um observador, uma pessoa não identificada e comum. Ele acompanha desde a queda de estrelas cadentes até quando os seres humanos se tornam vítimas desses seres.
19. A Máquina do Tempo
Autor: H. G. Wells
Ano de publicação: 1895
Outro livro de H. G. Wells, A Máquina do Tempo é outro clássico de ficção científica. Nesse caso, temos a criação de uma máquina do tempo que permite se deslocar tanto para o futuro quanto para o passado.
O viajante em questão avança em milhares de anos, convivendo com um grupo pacífico que esconde um segredo horrível.
20. Eu, Robô
Autor: Isaac Asimov
Ano de publicação: 1950
Eu, Robô com certeza é um dos maiores clássicos de Isaac Asimov.
O livro é um conjunto de contos que mostram a evolução dos autômatos, desde robôs babás até a dominação total do cotidiano humano pela máquina.
Aqui, Asimov traz um lado mais positivo da nossa relação com a inteligência artificial. Porém essa relação só é possível por conta das Três Leis da Robótica, leis que são a base de operação de qualquer robô e que não podem ser sobrescritas.
Sim, Asimov é o pai das famosas 3 leis, muito comentada e referenciada em outros livros da cultura pop.
Nesses contos, os personagens precisarão entender as alternativas possíveis e os paradoxos que essas leis podem criar. Mais detalhes sobre a história e quais são essas leis você pode ver na resenha de Eu, Robô.
21. Laranja Mecânica
Autor: Anthony Burgess
Ano de publicação: 1962
Outro clássico distópico, Laranja Mecânica é uma crítica social do século XX.
Alex DeLarge, um adolescente extremamente violento e parte de uma gangue, é preso. No presídio, ele é usado como cobaia para um experimento que irá curar qualquer capacidade de fazer mal para outras pessoas.
Porém, o experimento, apesar de tirar a capacidade de exercer qualquer violência, retira também todo e qualquer poder de escolha de Alex.
É um livro bem violento e difícil de ser lido, mas fala sobre o livre arbítrio, o poder do governo e moralidade.
22. Admirável mundo novo
Autor: Aldous Huxley
Ano de publicação: 1932
Para fechar com outro clássico, Admirável mundo novo entra no tema manipulação genética e autoritarismo.
O universo do livro se passa em uma sociedade que, mais do que tudo, prioriza o avanço da técnica, da produção em série, e despreza as criações como literatura, música e cinema.
Uma sociedade que cria em massa humanos e os separa em castas, destinadas a papéis específicos.
Com certeza a humanidade não está muito otimista com o nosso futuro.
Sentiu falta de algum livro de ficção científica? Fala aí pra gente nos comentários.
“O que amamos um dia nos destruirá”
Aldous Huxley
Excelente lista, sou apaixonada pelos livros de ficção científica, Fundação sem dúvidas é o meu favorito, seguido talvez por Guerra dos Mundos e Da Terra a Lua, inspiradores para a época em que foram escritos! No momento estou lendo Resolute e o próximo da lista já está O problema dos 3 corpos.
E eu acrescento que faltou Becky Chambers! 🙁
Obrigado pela sugestão! Eu não conhecia a autora, qual você recomenda dela?
Faltou Ursula K Le Guin, ‘A mão esquerda da escuridão ‘, ‘Os despossuidos’
Vou por na minha lista para ler!