Todo começo de ano é assim: a gente não espera a hora de adicionar os livros na meta de leitura e falar sobre os livros mais queridinhos do ano anterior!
Então nossa equipe, hoje com 6 membros, resolveu compartilhar suas leituras preferidas de 2023, trazendo narrativas e gêneros diferentes, com livros que acabaram de chegar no Brasil ou até mesmo obras mais antigas.
Então prepare-se para adicionar várias obras à sua lista de leituras, pois vamos compartilhar apenas os títulos que marcaram nosso ano. Vamos lá? Abaixo você pode navegar mais facilmente pelas leituras de cada membro:
Livros da Ana
Eu, Robô
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
“Eu, Robô” superou minhas expectativas. Esperava uma obra de ficção científica clássica, técnica e lenta, mas fui positivamente surpreendida. Achei tão bom que eu recomendo o livro para qualquer um, gostando ou não do gênero.
Para quem já ouviu falar sobre as clássicas três leis da robótica, é neste livro que elas são apresentadas (Isaac Asimov é o “pai” dessas leis).
A história é dividida em contos que exploram a criação das máquinas, os paradigmas criados por elas e como os robôs foram sendo incluídos no dia a dia da humanidade até dominar a economia. Tudo isso com histórias simples e envolventes!
Leia mais: minha resenha de Eu, Robô
O Chamado Selvagem
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
O Chamado Selvagem é mais um livro de Jack London (autor do meu favoritinho Caninos Brancos).
O personagem principal aqui é Buck, um cachorro acostumado com a vida boa e livre em uma terra ensolarada. Até que certo dia ele é roubado e enviado para puxar trenós na neve da Califórnia, durante a corrida do ouro.
Apesar de ser um cachorro grande, Buck vai aprender a lei do porrete e dos caninos. Vai ter diferentes tipos de dono. E vai aprender que, em terras como esta, quem segue as leis morais não tem necessariamente um final feliz.
Uma história curta (e um pouco pesada para quem não consegue ler sobre maus-tratos aos animais), esse é o tipo de livro que com certeza irei ler novamente. Eu falo mais na resenha de O Chamado Selvagem.
Messias de Duna
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Messias de Duna é a continuação de Duna, um dos meus livros favoritos!
Demorei um pouco para continuar a leitura porque estava com receio de não gostar da continuação, mas no fim o livro acabou ganhando minhas 5 estrelas.
Apesar de ser um livro 2 (e possuir mais outras continuações), e não ser tão grandioso como o primeiro, é uma história com começo, meio e fim.
Não vou falar muito sobre a trama porque não tem como não dar spoiler do primeiro livro, então se você quiser saber mais, é só ler na resenha de Messias de Duna.
Anne e a Casa dos Sonhos
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Anne e a Casa dos Sonhos é o 5º livro da série Anne de Green Gables.
Aqui ela já tem uns 25 anos, recém se casou e está, pela primeira vez, em sua própria casa. Um pouco longe de Green Gables, ela vai conhecer novas almas gêmeas, ter muitas felicidades mas também muitos desafios.
É um livro muito encantador e está entre os meus preferidos da série (junto com o livro um!).
Veja mais: resenha de Anne e a Casa dos Sonhos
Dragões da Noite de Inverno
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Dragões da Noite de Inverno é o livro 2 da série Crônicas de Dragonlance. Eu nunca cheguei a fazer uma resenha do primeiro livro porque não tinha gostado muito… então não estava esperando nada sensacional para essa continuação.
Não sei se foi porque eu não estava esperando nada, mas esse livro realmente me surpreendeu! Ainda mais porque geralmente o livro 2 de uma trilogia é meio lento e não tem um plot muito interessante (pois é um livro que precisa conectar pontos da história).
O desenvolvimento dos personagens (principalmente da elfa), foi muito bem feito, e a história também ficou bem menos óbvia. Os personagens ainda são meio caricatos, claro, mas a trama é bem construída.
Livros da Bruna
Desenhos ocultos
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
É uma leitura rápida, leve e fluída.
A história te prende do começo ao fim – você quer saber o que são os desenhos e o que está acontecendo.
O plot twist do livro te surpreende, apresentando uma trama totalmente inesperada em comparação ao início do livro.
Manual de assassinato para boas garotas
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Apesar de ser um suspense mais teen, esse livro é bom em muitos sentidos. Ele é bem escrito, com muitos plots.
Você acompanha a jornada da Pip em busca de entender os fatos de um assassinato que aconteceu na sua cidade, do qual ela acredita que, por conta da mídia, não teve uma solução justa.
O livro é uma ótima leitura de suspense, mesmo que seja uma leitura young adult. Tem muitas reviravoltas e é difícil prever tudo que acontece até o final! Gostei muito da leitura e conto mais na resenha do livro!
Amêndoas
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Amêndoas sem dúvidas foi o livro que mais me surpreendeu neste ano.
Ele é o tipo de livro que aquece o coração e você tem vontade de abraçar o protagonista.
O livro conta a história do Yunjae, um adolescente que nasceu com uma condição neurológica que o impede de sentir emoções. Por alguns motivos ele acaba precisando aprender a lidar com o mundo sozinho. Vale muito a pena ler.
Veja mais: resenha de Amêndoas
Em busca de mim
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Sempre fui fã da Viola Davis, mas após ler esse livro eu virei fã número 1.
Ela conta sua história com momentos pesados, onde ela fala sobre sua vida, como ela foi forte e como resignificar muitas coisas.
A Empregada
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
A empregada tem uma fórmula um pouco parecida com Desenhos Ocultos, mas isso não diminuiu em nada as surpresas que o livro traz.
É uma leitura rápida, com capítulos curtos. Em cada um acontece algo que você fica: opa, tem algo acontecendo aqui! Vale muito a pena ler! Gostei tanto que escrevi uma resenha de A Empregada aqui para o blog.
O segundo livro, O Segredo da Empregada, ganhou como melhor suspense no Goodreads Choice Awards de 2023.
Livros do Jael
Palavras de Radiância
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Antes de começar, eu já disse que Brandon Sanderson é meu autor favorito?
Palavras de Radiância é a continuação de O Caminho dos Reis, e devo dizer que minhas expectativas estavam altas e… Felizmente foram atendidas.
Palavras de Radiância é incrível, com vários momentos de explodir a cabeça e outros em que eu não conseguir parar de ler. É difícil falar sobre ele sem entrar em spoilers, mas caso quiser saber mais sobre o que se trata a obra, recomendo ler minha resenha do primeiro livro, O Caminho dos Reis. PdR é gigante sim, mas nunca ficou cansativo.
Brandon é o melhor autor de fantasia da atualidade, e obrigatório para quem gosta do estilo. Antes de finalizar, eu já disse que Brandon Sanderson é meu autor favorito? Apenas leiam!
Assassinos da Lua das Flores
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐½
Na questão histórica, o livro é muito fascinante por mostrar a história desse povo e como ela quase foi apagada da memória coletiva. O livro é um resgate e traz de volta à discussão todas as atrocidades cometidas contra os povos norte-americanos. Em especial, neste caso, os osages.
Assassinos da lua das flores é indicado para quem gosta de história e das obras de True Crime, que estão em alta hoje em dia. Uma grande parte do livro é ir descobrindo aos poucos, junto com as investigações, toda essa grande conspiração.
A leitura é muito fluida, com várias curiosidades, e o livro é bem curto. Apesar de serem 392 páginas, boa parte são fontes, e mostra como o livro é muito bem embasado.
Confira a resenha de Assassinos da Lua das Flores completa aqui no Blog.
Escravidão Volume 3
Avaliação:⭐⭐⭐⭐
Não tem o que dizer…gosto muito do Laurentino Gomes, e ele consegue nos fazer ficar curiosos ao que ele escreve.
O livro é o fim de uma trilogia que possui um tema importantíssimo. Todos nós brasileiros deveríamos saber o mínimo de nosso passado, principalmente esse tema em específico.
Recomendo a leitura de toda a trilogia, e aqui no blog você pode ler a resenha do Escravidão Volume 1 e Escravidão Volume 2.
Queda de Gigantes
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Se você ler por aí algo sobre o livro e nele mencionar: “uma aula de história” acredite, pois é.
Apesar de ser uma ficção histórica com personagens que não existiram (mas que interagem com personalidades reais), o livro é todo ambientado em um período muito interessante que mudou para sempre a história mundial.
O que Ken Follet faz nesse livro é algo surpreendente, não pensei que ia gostar tanto. Histórias interessantíssimas. Recomendo muito para quem gosta de história e/ou ficção histórica.
Fornos de Hitler
Avaliação:⭐⭐⭐⭐⭐
O livro é narrado pela Olga Lengyel, uma sobrevivente de Auschwitz (maior campo de extermínio criado pelos nazistas).
Os relatos aqui são importantes para que todos conheçam o terror do período, através de uma pessoa que viveu isso.
Recomendo a leitura para quem quiser saber mais sobre o holocausto e campos de concentração/extermínio do regime nazista.
Mas fica o alerta, que o livro é muito pesado em vários momentos.
Tress, A Garota do Mar Esmeralda
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐½
Tress é uma história muito bacana de ler. É uma fantasia leve que mira bastante no formato de um conto de fadas, mas sendo obviamente não tão simples – como era de se esperar por ser uma das obras de Brandon Sanderson (olha ele de novo aqui!).
O que eu mais gosto dos livros do autor é a singularidade de cada mundo. Cada um conta com uma característica que molda todas as histórias (que sempre são criativas). Neste livro, o grande diferencial é o oceano, que não é feito de água.
Tress é uma personagem muito carismática, sendo inocente em muitos aspectos, afinal não conhece nada fora de sua ilha. Mas apesar dessa ingenuidade, ela consegue ser muito inteligente em várias ocasiões, conseguindo até ensinar uma coisa ou outra para pessoas mais experientes que ela.
Outro ponto importante que faz a obra se aproximar de um conto de fadas são as belíssimas ilustrações feitas por Howard Lyon. Se possível, leia esse livro físico. A edição que a Editora Trama trouxe para o Brasil é um charme, e com certeza é um diferencial se comparado à tela com cores preto e branco do kindle.
Leia a resenha completa de Tress, A Garota do Mar Esmeralda aqui no blog!
Livros da Gabi
A Elite
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Pelo menos uma década atrasada, mas, enfim, li a trilogia “A Seleção” e virei fã!
Talvez se tivesse lido na minha adolescência não teria dado o devido valor à discussão política, então foi um atraso válido. E neste segundo livro as nuances de disputas entre reinos e manipulações do povo fervem!
No quesito romance, infelizmente temos um triângulo amoroso (coisa que eu odeio), e pior que a mocinha ainda fica com a o garoto errado… Mas entendo os leitores apaixonados pelo Maxon também.
Livro jovem, romance adolescente, distopia, conflitos políticos.
Amor e Gelato
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Quer conhecer a Itália mas o Euro está uma fortuna? Comece lendo “Amor e gelato” e viaje pelas ruas de Florença com as descrições da Jenna.
Após perder a mãe para uma doença, descobrir que o pai que nunca conheceu é italiano e ser despachada para Florença contra a sua vontade, a nossa mocinha descobrirá os segredos que a mãe guardou a vida toda. Assim como ela se apaixonará por um novo país, por uma vida completamente diferente e por um vizinho extremamente fofo.
Além de descobrir o que “família” realmente significa.
Livro jovem, viagem, Itália, família, paternidade.
Leia mais: resenha de Amor e Gelato.
Anatomia
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
O romance que esnobei, quase não li, mas que me prendeu na primeira página.
Que tal um romance de época, que se passa na Edimburgo de 1817, entre uma estudante de medicina e um ladrão de corpos? Inusitado, eu sei, porém muito bem desenvolvido!
Primeiro preciso realçar as descrições da autora, que realmente nos ambienta nas ruas da capital escocesa e, segundo, parabenizar as discussões sobre uma mulher ter que se disfarçar de homem para seguir seu sonho de se tornar cirurgiã. O que já seria uma trama interessante… até a autora incluir mortes suspeitas, desaparecimentos e uma pitada de ficção científica.
Mistério, cenas fofas de romance, momentos sangrentos de dissecação.
Leia mais: resenha de Anatomia
Deuses de Neon
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐🌶️
Dizem que é dark – eu não concordo -, porém, a questão mesmo é se existe magia ou não.
Que tal ver os grandes nomes da mitologia grega transformados em chefões da máfia?
Aqui temos um homem poderoso e cruel conhecido por se apoderar das mulheres que quiser, e quando Zeus decide que sua próxima esposa será Perséfone, a garota entra em desespero.
Sem ninguém da alta sociedade para socorrê-la, a mocinha foge para o lado proibido, para a cidade inferior — governada por um moreno sombrio e misterioso… Que se mostra um cachorrinho apaixonado. O Hades entrega tudo para um romance hot, do romantismo a cenas de exibicionismo num clube particular!
Máfia, deuses do Olimpo, cenas de sexo com voyers.
Deuses do Tatame: Afrodite
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐🌶️
Uma mocinha forte e empoderada que pisa em vários estereótipos sobre lutadoras mulheres e, embora o nome remeta à mitologia grega, a história está mais para um Romeu e Julieta do mundo moderno.
Livro 3 da trilogia “Deuses do tatame”, esse aqui ganhou o título de favorito ao juntar uma Afrodite esquentadinha e um Romeu apaixonado num relacionamento de mentirinha que vira real bem rápido!
Temos um amor não correspondido, uma proposta inusitada e uma festa de casamento cheia de escândalos. Ah, e declarações de amor tão fofas quanto os hot são safados (ressignificaram o uso de uma faixa de kimono).
Romance e esporte, jiu-jitsu, enemies to lovers, namoro de fachada, hot.
Leia mais: resenha de Deuses do Tatame: Afrodite
Feitiço para coisas perdidas
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Como todos os livros da autora que li até o momento, a história começa com um drama familiar e uma viagem inesperada; desta vez, a viagem é para Salém, a cidade das bruxas nos EUA.
Após o falecimento de uma tia que nem sabia que existia, a nossa mocinha irá para Salém com a mãe para resolver uma pendência com imóveis; lá ela conhecerá um lado diferente da sua família, composto, teoricamente, por bruxas de verdade!
Mas será que a magia é real? É isso que ela tentará descobrir, além dos segredos do passado da mãe (e de suas antepassadas), com a ajuda de um mocinho com seus próprios fantasmas familiares a serem resolvidos.
Livro jovem, viagem, Salém, família, maternidade, magia.
Leia mais: resenha de Feitiço para coisas perdidas
Filhos da Bratva: A Herdeira
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐🌶️
4 homens lindos caindo aos seus pés? Na dúvida, fique com todos.
Talvez um dos mais hots da lista, e para quem tem uma mente mais aberta, já que o romance aqui é formado por um harém reverso (4 homens e 1 mulher).
O circo pega fogo quando estão juntos, porém, o romance passa por um abalo e tanto quando a mocinha é raptada e desaparece por mais de cinco anos.
E por que do crime? Bom… Eles não são exatamente mocinhos… Os 5 são os herdeiros das casas mais poderosas do mundo da máfia russa, ela é a próxima líder da organização e as família conquistaram vários inimigos ao longo dos anos.
Máfia, hot, harém reverso, violência.
Leitura de verão
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Esta capa fofinha é um golpe! Prepare-se para um tapa na cara com os dramas da vida adulta.
Temos um romance lindo se formando entre vizinhos que se conheciam na época da faculdade? Sim… Entretanto, os dois precisam lidar com tantos dramas e traumas do passado que o romance fica (bem) em segundo plano.
Aqui temos dois escritores tentando trabalhar juntos para terminarem seus livros e, no processo, talvez curar um pouco os corações machucados — detalhe importante: corações não são partidos apenas por ex-namorados, mas por quem mais amamos no geral.
Drama, amadurecimento, friends to lovers, casal de escritores.
Leia mais: resenha de Leitura de Verão
Meu querido meio-irmão
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐🌶️
O nome é sugestivo, a capa é erótica e a imagem criada para a história acaba sendo um pouco injusta por causa dos pré-julgamentos.
1º, os mocinhos só se conhecem quando já têm 17 anos.
2º, eles passam pouco tempo morando juntos.
3º, a autora solta uma bomba no final que faz tudo isso significar nada e me fez terminar em prantos.
Passada essa introdução, adoro os livros da Penelope mas neste ela realmente me surpreendeu. Temos cenas fofas, hot e dramáticas quase na mesma proporção, e tudo começa quando o filho preterido é obrigado a passar um tempo com a nova família do pai que o abandonou. Deixo o alerta para gatilho de abuso no passado do mocinho.
Hot, hate to lovers, passagem de tempo, abuso familiar.
Professor Feelgood
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐🌶️
Fãs de um casal com faíscas voando para todos os lados, este é para vocês!
A mocinha aqui trabalha em uma editora de livros. Sua função é descobrir novos títulos a serem publicados (amei), e surge uma oportunidade de promoção caso ela consiga lançar um autor misterioso que faz sucesso nas redes sociais.
O problema é que ele é o último homem da face da Terra com quem ela achou que teria que lidar. Eles discutem metade do livro, nós nos emocionamos na outra metade com os textos que ele escreve e, nos intervalos, ainda sobram algumas linhas para memórias dos dois juntos na infância e uns momentos hot no presente.
Hot, friends to enemies to lovers, passagem de tempo, mensagens românticas.
Leia mais: resenha de Professor Feelgood
Soul of a Witch
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐🌶️
Caso você também more sozinha, não indico a leitura às 3h da madrugada.
3º livro da trilogia “Almas”, “Soul of a witch” foi um pontapé perigoso para os romances dark e com pitadas de terror.
Embora seja uma trilogia, a ordem de leitura não importa, os 3 livros acontecem ao mesmo tempo, acompanhando 3 mulheres que tiveram suas vidas destruídas por um culto (de psicopatas) adorador de uma criatura maligna prestes a se libertar.
A mocinha deste aqui é uma bruxa poderosa que contará com a ajuda de um arquidemônio para destruir o Deus das Profundezas. Com o bônus dela ser a parceira que o arquidemônio espera há 2.000 anos! E como o mocinho está bem longe de ser, bom, um “mocinho”, as cenas de sexo são… livres de preconceitos kkkk.
Hot, fantasia, monster romance, demônio, terror leve, BDSM.
Leitura em inglês; até o momento, apenas o 1º foi publicado em português.
Unbroken Bonds
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐🌶️
Desfecho de “Broken Bonds”, uma série composta por 6 livros, é uma ótima pedida para quem ama romances com fated mates e tem uma cabeça aberta para romances complexos.
Num mundo em que os interesses amorosos nascem dentro de núcleos de pessoas predestinadas a ficarem juntas, a nossa mocinha encontra amor e segurança num grupo com 5 vínculos.
Ou seja, temos um harém reverso com 5 homens e 1 mulher. Sendo que cada um tem um passado complicado, um ótimo desenvolvimento de personagem e 6 livros para desenrolar tanto os romances quanto uma guerra entre mundos.
Detalhe: os poderes mágicos dos 6 combinados é quase uma bomba prestes a explodir. Ah, e por termos vários mocinhos, o romance também entrega diversos clichês nas entrelinhas.
Hot, fantasia, fated mated, harém reverso, friends to lovers, enemies to lovers, age gap, violência.
Leitura em inglês; até o momento, apenas os primeiros 2 foram publicados em português.
Leia mais: resenha do primeiro livro, Broken Bonds
Livros da Julia
As primeiras 15 vidas de Harry August
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
As primeiras quinze vidas de Harry August foi um presente de natal desse blog lindo – e um senhor presente que foi!
Rapidamente me vi envolvida nas curiosas circunstâncias de existência de Harry August, um jovem que, se tivesse vivido apenas uma vez, teria tido uma vida pouco marcante.
Todavia, a cada morte, ele nasce de novo no mesmo dia e lugar, retendo as memórias de sua vida anterior, e assim ele investiga diferentes caminhos e formas de viver, enquanto simultaneamente busca entender o porquê de ele nunca morrer de verdade.
Esse mistério por si só fez com que eu virasse página atrás de página sem parar. Descobrir a existência de outras pessoas com a mesma condição de Harry foi também uma surpresa inesperada, que fomentou minha curiosidade ainda mais.
Além disso, a maneira que a autora brincou com os conceitos de tempo e realidades alternativas, e como um único indivíduo com muito conhecimento pode afetá-los, para o bem e para o mal, foi muito original e fascinante.
No momento que cheguei ao final do livro, ele se tornou um favorito da vida! Confira a resenha completa de As Primeiras Quinze Vidas de Harry August.
Nona Casa
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐✨
Como esse era o primeiro livro de Bardugo fora do seu famoso Grishaverso, adentrei o mundo de Nona Casa com cautela, mas foi muito interesse.
Fui rapidamente envolvida com o ritmo viciante e a instigante investigação que Alex Stern começa, desafiando ordens e enfrentando as sociedades econômicas e políticas mais poderosas (e mágicas) da universidade de Yale, para trazer justiça a uma jovem que a lembra demais de seu próprio passado.
Alex é uma maravilhosa protagonista, sarcástica, afrontosa e independente, e adorei também o resto do elenco, desde Darrington, seu único amigo que desapareceu em estranhas circunstâncias, quanto o detetive que a ajuda a contragosto e a especialista em mágica que só quer ficar trancada em casa finalizando seu TCC.
Leitura obrigatória para fãs de Fantasia Urbana e histórias que misturam o real (como Yale e seus clubes de estudantes poderosos) com o mágico.
Leia mais: resenha de Nona Casa
Para o Inferno
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐✨
Após devorar Nona Casa, não consegui ter paz de espírito até ter em mãos o segundo livro, Para o Inferno.
Após o final chocante do primeiro livro, os novos planos de Alex me fizeram ler com ainda mais voracidade, precisando desesperadamente ver como ela solucionaria seus problemas sem criar novos (uma ocorrência rara para ela).
Quando terminei o livro, entrei em completa desolação ao descobrir que o terceiro ainda não tem data para sair. Ainda assim, recomendo imensamente a leitura, pois a aventura que começa neste livro também termina nele enquanto simultaneamente cria expectativas para sua sequência.
O Caminho dos Reis
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
A primeira trilogia Mistborn é um dos meus livros favoritos de Fantasia de todos os tempos.
Assim, quando comecei O Caminho dos Reis, primeiro livro da saga Os Relatos da Guerra das Tempestades, que é considerado o magnum opus de Brandon Sanderson, fui com grandes expectativas. E elas foram rapidamente respondidas!
Apesar de no começo lutar um pouco com o ritmo mais lento, o mundo novo criado por Sanderson é rico e muito complexo, e seu novo sistema de magia tem grande potencial. Adorei os personagens e quero muito ver onde o próximo livro vai levá-los, visto que em alguns casos seus objetivos podem se chocar.
A Questão da Palestina
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
O tema da Palestina sempre foi sensível no debate público, mas ele raramente é discutido com profundidade, e, na maior parte das vezes, ignora diversos fatores essenciais.
Edward Said, um dos maiores intelectuais palestinos do século XX, escreveu A Questão da Palestina em 1979. É de causar imensa revolta e dor ver que todas as tragédias e abusos que ele analisa e comenta sobre a ocupação israelense em território palestino são repetidas (e, muitas vezes, intensificadas) hoje, mais de cinquenta anos depois.
É leitura obrigatória para qualquer pessoa que leve este tema a sério, tenha interesse em aprofundá-lo, e queira ir além dos pontos mais rasos e desinformados do debate.
E você, quais foram os melhores livros que leu em 2023? Compartilha com a gente nos comentários!