2021 chegou, e vou te dizer que eu fico muito feliz de poder compartilhar com vocês mais uma vez os livros que eu li durante esse ano!
Teve tanta coisa diferente nessa lista que é até difícil dizer o que me motivou a ler cada um deles. O ano da pandemia não foi fácil pra ninguém (nem pro blog) e os livros foram uma das coisas que me fizeram esquecer um pouco do caos ao meu redor.
Foram eles que me fizeram pensar em outros caminhos, em outras possibilidades. E durante essa descoberta, percebi também que fazia muito tempo que eu não lia algo por puro prazer, e não por obrigação, sabe?
Quando me libertei dessas obrigações, como ler cada livro que tenho, e voltei a ler mais para mim mesma foi que eu realmente voltei a ler. Inclusive bati meu recorde de leitura (25 livros), ainda mais depois de me acostumar a escutar mais audiobooks fazendo a faxina da casa.
E tenho certeza que essa descoberta trará ainda assuntos melhores aqui para o blog no ano que vem <3
Ler sempre foi, e sempre será, uma das atividades mais prazerosas que eu aprendi a manter durante toda a minha vida. E eu espero que o blog passe um pouco dessa energia positiva para você também.
A Startup Enxuta
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Opinião: É um livro que me inspirou a ter ideias. E também me ajudou muito profissionalmente, já que traz um panorama mais completo sobre as empresas e o que elas precisam para crescer rápido.
No começo do ano eu fiz um resumo completo de A Startup Enxuta aqui no blog. É um conteúdo mais direto que o próprio livro e dá uma ideia melhor de um passo a passo.
A Música do Silêncio
Opinião: Este livro é daqueles curtos para matar a rotina – um spin-off de A Crônica do Matador do Rei.
É uma história que me fascinou por sua peculiaridade. De fato não é um livro cheio de aventuras, como eu contei aqui na Resenha de A Música do Silêncio, mas é muito meigo e único.
Design Centrado no Usuário
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Opinião: Este livro é um pouco mais técnico, mas mesmo assim foi uma leitura bem leve. Ele é um ótimo ponto de partida para desenvolvedores, ou outras pessoas da área técnica, que gostariam de entender mais sobre UX e como aplicá-lo ao seu produto.
É bom reforçar que esse livro não é pensado para designers.
Mindset: How positive thinking will set you free
Nota: ⭐⭐
Opinião: Resenha curta para um livro curto. Peguei de graça na Amazon um tempo atrás e tem alguns destaques interessantes.
12 Regras para a Vida
Nota: ⭐⭐
Opinião: Para mim esse livro tinha muito potencial, mas se perdeu em meio a uma narrativa religiosa e enrolada.
Apesar disso guardei algumas coisas que fizeram sentido pra mim, como “cuide de você como cuidaria de alguém que você se importa” – a gente se negligencia muito.
Sprint
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Opinião: Se você trabalha em uma empresa de tecnologia já deve ter ouvido falar do Design Sprint, uma dinâmica de 5 dias para pensar e testar novas ideias.
Este livro traz a metodologia bem passo a passo e com várias dicas para você conseguir aplicar na sua empresa, independente de qual for o seu papel nela.
Vida organizada
Nota: ⭐⭐⭐
Opinião: Um livro curtinho sobre como organizar diversos aspectos da rotina. Achei interessante de forma geral.
Uma das práticas que eu adotei desse livro é de organizar sistematicamente a limpeza da casa, distribuindo as tarefas ao longo da semana – ao invés de tentar fazer tudo em um sábado ou domingo. Faço isso até hoje!
Sword Art Online 2, 3 e 4
Nota: ⭐⭐⭐
Opinião: Este aqui é um tipo diferente de livro: é uma light novel japonesa, um tipo de livro lançado em séries com poucas ilustrações embutidas.
Vou te dizer que eu sou muito fã do primeiro livro de Sword Art Online, mas aqui a história é bastante enrolada e não tem aquela energia eletrizante da primeira temporada.
O Mágico de Oz
Nota: ⭐⭐⭐
Opinião: Um clássico infantil dos Estados Unidos, esse livro sempre instigou a minha curiosidade. É um livro curtinho com uma história mágica que vale a pena ser experimentada.
Histórias maravilhosas de Andersen
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Opinião: A avaliação desse livro não vai para os contos de fadas de Andersen, mas para as belíssimas pinturas que ilustram cada uma das histórias.
Sério, é muito bonito ver os quadros de época e relembrar algumas das histórias que eu cresci ouvido. O papel é um couché que destaca as cores, apesar de ser uma edição para crianças (as letras são grandes e o livro é bem alto).
Mistborn #2: O Poço da ascensão
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
Opinião: Como o próprio Kelsier diz “sempre há mais um segredo”. De fato, esse livro veio várias reviravoltas (mais do que eu achava possível para um livro 2). Teve uma parte dramática e romântica um pouco desnecessária, mas que não faz o livro ser menos do que ele é.
Para saber mais, é só conferir uma resenha mais completa de O Poço da Ascensão.
Mistborn #3: O Herói das Eras
🏆 Favorito do ano
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
Opinião: Um fim REALMENTE surpreendente e que deixa várias aberturas para futuras continuações (como foi mesmo aproveitado, no Mistborn Segunda Era).
Todas as pontas são conectadas e os mistérios fazem muito mais sentido. Da até aquela vontade de ler desde o 1º livro e entender melhor cada detalhe dado pelo autor. Este também é um livro que você pode saber mais no post Resenha de O Herói das Eras.
Pai Rico Pai Pobre
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Opinião: Quando vi sobre esse livro achei que ele ia ser um pouco mais piegas do que realmente é. Ele conta as diferenças de crenças e ensinamentos que um pai rico (o pai do seu amigo) e um pai pobre (o seu próprio pai) podem ter. É um livro sobre a mentalidade de pessoas ricas e como aplicá-la no seu próprio dia a dia.
Dá vontade de começar a investir logo depois.
O Milagre da Manhã
Nota: ⭐⭐⭐
Opinião: O livro traz um lado mais motivacional e “coach” sobre porque começar o Milagre da Manhã. Achei um pouco forçado e repetitivo, mas não me arrependo porque me inspirou a ler sobre Bullet Journal (Diário em tópicos) e ter uma manhã mais produtiva.
O roteiro e as práticas que o autor descrevem podem ser conferidos gratuitamente no site do Hal Elrod (na verdade o custo é o seu e-mail, mas nunca recebi nada depois de pegar o material).
Diário em Tópicos
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Opinião: Este é um livro bem prático sobre como ter um Diário em tópicos. Depois de ler O Milagre da Manhã e começar a escrever em um caderno (um bem normal, pautado), resolvi ler uma página por dia desse guia.
Foi um dos melhores hábitos que adquiri nesse ano do isolamento, o que falo um pouco mais no post porque você deveria começar um bullet journal.
O guia tem várias ideias boas de como organizar um caderno que faça sentido pra você.
Articulating Design Decisions
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Opinião: Outro livro de design. É um pouco repetitivo, mas tem várias dicas sobre como apresentar ideias de Design e como fazer a área ter mais relevância dentro da empresa.
P.S.: Ainda amo você
Nota: ⭐⭐⭐
Opinião: o único romance do meu ano, P.S.: Ainda amo você é bem levinho e rápido de ler. A história é um pouco diferente do filme, mas o principal é o mesmo: o triângulo amoroso entre 2 caras populares, mas que são sensíveis de formas diferentes.
Ainda prefiro muito mais o primeiro livro. Não tem algo diferente, aquela inocência da personagem e a participação mais ativa das irmãs. Mas não chega a ser ruim também.
A coragem de não agradar
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Opinião: O livro tem uma maneira muito inteligente de explicar uma filosofia: um diálogo entre um jovem que não acredita na filosofia e rebate todos os argumentos e um homem com muita paciência e exemplos para explicar porque suas ideias fazem sentido.
Uma forma de espelhar nosso próprio negacionismo e vitimismo da pura verdade. É bastante reflexivo.
The Curated Closet
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Opinião: É um livro sobre como criar o seu estilo pessoal e manter um armário bem selecionado, sem aquelas roupas que só ocupam espaço e nunca usamos.
Infelizmente não consegui aplicar todo o sistema do livro para o meu armário, já que estou praticamente sem usar as minhas roupas de sair :p
Acho que depois dele eu já devo ter doado pelo menos uns 3 sacos de lixo de roupas e sapatos. Tudo com coisas que não me serviam bem ou que me machucavam em longos dias de trabalho. No começo é difícil, mas juro que depois acaba sendo libertador – a gente vê quanto dinheiro é jogado fora com esse tipo de coisa.
Mago: Aprendiz #1
Nota: ⭐⭐
Opinião: Fazia um tempo que não lia um livro de fantasia, então resolvi pegar esse.
O começo de Mago é um pouco infantojuvenil, mas estava bem agradável de ler. A história começa com a apresentação do mago, do guerreiro, dos príncipes e princesas, mas aí chegam as forças “alienígenas”.
Esses seres de outro mundo são povos guerreiros de outra dimensão que encontram passagens mágicas para aquelas terras em busca de dominação e guerras. E aí acaba se perdendo bastante, em tramas lentas e personagens não muito cativantes.
Algumas cenas realmente me prenderam, como a aventura dentro das montanhas com Tomas, mas a partir do meio em diante o livro acabou perdendo minha atenção.
Como ter uma vida normal sendo louca
Nota: ⭐⭐
Opinião: Outro livro que peguei para dar uma quebrada na rotina (e de graça na Amazon).
É um livro irônico do começo ao fim, com diversas passagens absurdas e cômicas. Alguns capítulos me fizeram rir bastante, como:
“Como terminar com sua melhor amiga: Faça uma festa surpresa na casa dela, em um dia de aniversário errado, e convide o triplo de gente que cabe. Como petiscos, sirva somente coisas que esfarelam (…). Na hora do parabéns, apareça com um saco de glitter para todos jogarem para cima, que nunca mais vai sair do sofá.”
Fiquei pensando quão louca eu ficaria se fizessem isso comigo hahahaha.
Divergente
Nota: ⭐⭐⭐
Opinião: Eu tenha esse box já faz uns 5 anos e resolvi abrir ele de uma vez. É até difícil escrever uma resenha desse livro considerando a base de fãs que ele tem hahaha! Mas também dá para entender porque ele ficou tão famoso: está sempre acontecendo algo surpreendente, sempre mesmo.
Como eu li anos depois do lançamento, já sabia de algumas fatores dessa distopia que, na minha opinião e gosto, me fazem dar uma nota mais baixa.
Mas de forma geral, foi um livro bom para variar um pouco e foi muito rápido de ler.
Insurgente
Nota: ⭐⭐
Opinião: Achei essa continuação um pouco lenta, para falar a verdade. A personagem principal está cheia de traumas e acaba deixando a narrativa bem mais lenta que o primeiro.
Não é surpreendente, mas mantêm os aspectos gerais da saga.
De fato foi uma lista bem variada, né? Teve de tudo um pouco, um dos aspectos que me faz ler mais rápido do que o meu normal. Talvez possa funcionar para você também 🙂
Meus destaques literários de 2020
🏆 Favorito: O Herói das Eras
📘 Menção honrosa: A Música do Silêncio
O que deve vir em 2021
- O Poder do Hábito
- Saga de Eragon (releitura)
- Trabalhe 4 Horas por Semana
- O Garfo, a bruxa e o dragão (saga de Eragon)
- Princípios
- Guia da escrita
- Outlander: A Viajante do Tempo
E para você, qual foi o seu livro favorito esse ano?
Estava esperando ver O Poder e a Espada na lista de 2021 ein… HAHAHA
Sem sombra de dúvidas O Poço da Ascenção e O Herói das Eras são dois livros fantásticos com finais ainda mais fantásticos. Não só os finais, convenhamos, a história tem tanta reviravolta e tantos segredos que fica difícil dizer ser o final é melhor que o começo ou que o meio ou qualquer comparação desse tipo. História fantástica, pena que a outra saga ficou sem sal… :'(
PS: eu ri aqui daquele trecho sobre o aniversário HAHAHAHA
Eu realmente queria colocá-lo, mas está difícil conciliar todos os livros da estante com o que é REALMENTE possível ler em um ano hahahah. Dei uma reduzida com as metas impossíveis 😛
Sobre o Mistborn, acho até difícil competir com a Primeira Era. O final de O Herói das Eras fechou muito bem o arco pra mim! O escritor é uma máquina de fazer livros (tenho minhas dúvidas se ele é humano às vezes), mas deve ter um limite para o que é possível criar em um universo específico.
Obs: eu ria sozinha enquanto lia esses trechos muito malvados. Fiquei pensando em quão bolada eu ficaria se alguém comece polvilho no sofá e ainda jogasse glitter para fechar o pacote hahahah
Acho que ele é o exemplo de fazer aquilo que se ama. É algo que vai além da motivação, com certeza tem algo a ver com propósito de vida!
Ah como assim não vai colocar na lista de leitura?! Isso está virando promessa de ano novo já, hahaha.
Mas te entendo, eu estou lendo o livro mais antigo de história medieval, comecei fim do ano, estou nos 40%, vai um tempo ainda, mas é muito bom ver como a fé e a religião foram distorcidas ao longo dos séculos e como as coisas foram adaptadas, algumas para melhor e outras para pior…
E cara, essa do aniversário, eu literalmente ri alto imaginando tu nessa cena, hahahahaha!
#sddsNara