Neil Gaiman é um escritor versátil e de grande sucesso, com diversas adaptações cinematográficas de seus livros. Ele é a mente por trás de grandes obras, como Sandman e Coraline.
Reconhecido por criar quadrinhos, livros e contos fantásticos que são referências na cultura pop. É por isso que vem a curiosidade em conhecer mais sobre esse brilhante escritor.
Quem é Neil Gaiman?
Neil Richard Gaiman nasceu na Inglaterra em 10 de Novembro de 1960 e aprendeu a ler aos seus incríveis 4 anos de idade.
Durante toda a sua infância, o autor adorava passar o tempo em bibliotecas devorando livros famosos como As Crônicas de Nárnia, O Senhor dos Anéis e Alice no País das Maravilhas.
Para ter visibilidade na sua vida profissional, Gaiman começou a carreira de escritor como jornalista. Assim, o seu primeiro livro foi uma biografia, que levou 3 meses para ser finalizada, da banda Duran Duran. Já o segundo foi a biografia de Douglas Adams, criador da série O Guia do Mochileiro das Galáxias.
Quando jovem, Neil Gaiman conheceu e virou amigo do roteirista Alan Moore (que ainda não era famoso). Nos anos seguintes, o escritor começou a escrever HQs em conjunto com outros escritores ou ilustradores. Dessa forma, o seu primeiro HQ com contrato com a DC Comics foi Orquídea Negra e teve como parceria o ilustrador Dave McKean.
Atualmente com 62 anos, Gaiman é casado com Amanda Palmer e mora nos Estados Unidos. É pai de 4 filhos: 3 de seu antigo casamento com Mary McGrath e um nascido recentemente, em 2015.
Fun fact
A única vez que Gaiman teve medo de estar em um palco foi aqui no Brasil. Isso mesmo.
Em 1996, na peça de teatro de Sandman, ele foi levado pelos seguranças depois que uma horda de fãs correram em sua direção. Mas também foi aqui que ele quebrou o recorde de autógrafos dados, indo até as 2 da manhã e ficando sem voz até o dia seguinte.
Outra coisa importante: ele só veste preto. Sempre.
Características das histórias escritas por Gaiman
Além de escrever para quadrinhos, o autor também se aventurou em livros de diversos gêneros, como romance, histórias infantis e histórias para adultos.
Suas narrativas são únicas, englobam aspectos de fantasia, terror e contos infantis. Nesse sentido, as obras de Neil Gaiman são cheias de referências sobre mitologias de diferentes momentos da história, religião, crenças modernas e antigas, culturas singulares e com a construção de cenários que se misturam com a realidade.
Atualmente já temos, inacreditavelmente, mais de 50 obras de Neil Gaiman publicadas no Brasil. Os principais títulos são:
- Coraline
- Sandman
- Deuses Americanos
- Good Omens (Belas Maldições)
- Mitologia Nórdica
- Os Filhos de Anansi
- O Oceano no Fim do Caminho
Livros que influenciaram a vida de Neil Gaiman
Em uma entrevista, o autor cita 3 obras que mudaram a sua vida:
1. As Crônicas de Nárnia
Neil Gaiman conta que pediu o livro completo para seus pais aos sete anos, no seu aniversário. O que impressionou Neil não foi exatamente a história do livro, mas sim a forma de escrever de C. S. Lewis. Desse modo, o estilo da narrativa o fez perceber que havia alguém por trás daquelas palavras e que escrever poderia ser divertido para ele também.
2. Elric de Melniboné
Foi esta obra que fez Neil Gaiman descobrir o mundo da ficção científica, da fantasia e do multiverso. O livro fez parte da sua adolescência e teve um grande impacto na sua vida.
Caso o livro tenha te despertado curiosidade, o Leitor Cabuloso escreveu um pouquinho sobre ele.
3. O Monstro do Pântano (Alan Moore)
Aos 16 anos, Neil Gaiman desistiu por um tempo dos quadrinhos e da ideia de que era possível fazer comics que fossem tão interessantes e importantes quanto outras mídias.
Porém, quando ele leu O Monstro do Pântano, viu que era possível fazer tudo aquilo que ele sonhava. O que se provou uma grande revelação para o autor e transformou também sua carreira na DC.
Reconhecimento na área
Como resultado de seu ótimo trabalho, Neil Gaiman recebeu diversos prêmios. São eles:
- 14 prêmios pessoais, como melhor escritor ou defensor da liberdade, de 1992 até 2010
- 4 prêmios de quadrinhos, de 1994 até 1997
- 92 prêmios ou méritos por seus livros e outras obras
Ele também é patrocinador de duas entidades:
- The Open Rights Group – organização que defende os direitos da privacidade e da liberdade de expressão na internet
- The Science Fiction Foundation – fundação que promove a ficção científica e que reúne aqueles que leem, escrevem e estudam sobre ela.
Neil Gaiman é uma figura icônica e influente na literatura contemporânea, dessa forma foi convidado para uma Master Class sobre a Arte do Storytelling, onde ensina a encontrar sua voz única, desenvolver ideias originais e dar vida aos personagens.
Sandman e o impacto nos Quadrinhos
A série em HQ de Gaiman é considerada uma das mais influentes e revolucionárias da história dos quadrinhos. Assim, ela ajudou a elevar a importância dos quadrinhos como uma forma de literatura séria e artística, atraindo um público diversificado e conquistando reconhecimento acadêmico.
Roteiro de séries
Gaiman já se aventurou escrevendo séries de televisão e não foi pouca coisa – ele escreveu nada menos que dois episódios da famosa série Doctor Who. Algo que, como ele já falou, foi um objetivo de vida profissional.
216 – “The Doctor’s Wife”, em 2011
A esposa do Doutor (em português), é o quarto episódio da sexta temporada da série. Originalmente planejado para a temporada anterior, mas recusado por conta do orçamento limitado.
Neil Gaiman precisou revisar e ajustar diversas cenas para que então o episódio pudesse ser produzido na série. O episódio foi visto por 7,97 milhões de pessoas no Reino Unido e recebeu críticas positivas.
238 – “Nightmare in Silver”, em 2013
Depois do sucesso de “The Doctor’s Wife”, o produtor executivo Steven Moffat convidou Gaiman para escrever um novo episódio e pediu que tornasse o Cybermen (uma raça fictícia de cyborgs que estão entre os inimigos mais persistentes do Doctor) “assustador novamente”.
Dessa forma, foi no episódio 12 da sétima temporada que Neil retorna para a TV.
Neil Gaiman em Os Simpsons
Toda figura pública que se prese precisa dar uma passadinha em Os Simpsons, não é mesmo? Neil Gaiman já apareceu duas vezes.
A mais recente foi em 2017 no episódio especial de Halloween, inspirado em seu livro Coraline. Ele participa do episódio dublando o gato da Lisa.
Ele anunciou no twitter depois que um fã acertou quem ele iria dublar: “Aqueles que possuem olhos de águia entre vocês também pode descobrir qual filme ou história vai receber o tratamento de Halloween dos Simpsons nesse ano”.
The eagle-eyed among you may also be able to work out what film or story will be receiving the Simpsons Halloween treatment this year. pic.twitter.com/PX7gergwuo
— Neil Gaiman (@neilhimself) September 21, 2017
Sua outra aparição nos Simpsons foi dublando ele mesmo no episódio “The Book Job”, uma sátira de Onze Homens e um Segredo de Steven Soderbergh. O episódio conta sobre o mundo dos romances de fantasia infanto-juvenil e como Homer tenta montar uma equipe para escrever um livro e ganhar muito dinheiro.
Além dos Simpsons, Neil Gaiman também apareceu no desenho infantil Arthur em uma sessão de autógrafos do seu livro Instruções.
Adaptações das obras de Gaiman
Mas não é só de roteiro para outras séries que Neil Gaiman se aventurou no universo audiovisual. Suas obras que ganharam adaptações são:
- Stardust: O Mistério da Estrela (2007): uma das primeiras adaptações de seus livros.
- Coraline e o Mundo Secreto (2009): filme de animação stop-motion que encantou tanto o público infantil quanto o adulto.
- Lucifer (2016-2021): inspirada nos personagens de uma HQ da DC Comics, virou série na Netflix.
- American Gods (2017-2021): adaptada do livro de mesmo nome.
- Good Omens (2019-2023): Gaiman atuou como showrunner da série. Teve apenas 3 temporadas.
- Sandman (2022-presente): seu HQ de maior prestígio ganha adaptação pela Netflix.
- Dead Boy Detectives (2024-presente): É uma série que derivou de Sandman. Estará na Netflix.
Além das telas, as obras de Gaiman também ganharam o formato de peça de teatro, com o título: O Oceano no Fim do Caminho. Porém exibida apenas em Londres.
O livro Os Filhos de Anansi é outro que está nos radares das adaptações. Será uma minissérie do Amazon Prime Video e terá seis episódios com o próprio Neil Gaiman como co-roteirista.
I've been hinting for, well, over a year now, that there are two big TV shows I'm making. Last month, we announced Good Omens 2.
— Neil Gaiman (@neilhimself) July 21, 2021
Here's a clue to what the other one might be… pic.twitter.com/0x4HaZWS9s
Plágio em Harry Potter?
Dentre as muitas criações de Gaiman, Os Livros da Magia gerou algumas discussões.
Isso porque Os Livros da Magia conta a história de um garoto inglês magro, de cabelo preto, que usa óculos e tem o potencial para ser o maior bruxo do mundo. Veio um nome na sua cabeça? Não é Harry Potter, é Timothy Hunter.
Os Livros da Magia é o título de uma minissérie escrita por Neil Gaiman e publicada pela DC Comics em 1990. Harry Potter e a Pedra Filosofal só foi lançado 7 anos depois disso e as semelhanças são tão grandes que abriu discussões sobre plágio.
Porém Gaiman nunca garantiu isso e afirmou que: “O arquétipo do jovem feiticeiro tem vários outros precedentes na literatura”.
Você conhece outra curiosidade sobre o escritor? Conte para nós!
[…] informações de: Omelete, Zoom, Listas Literárias, Amor por Livros, O Cinema […]