Nona Casa é o primeiro livro de Leigh Bardugo fora do seu vasto e bem-sucedido Grishaverso. Este é também o primeiro livro para o público adulto de Bardugo. Ele é mais explícito que suas obras anteriores, e os temas que ele aborda são mais pesados e detalhados, também.
Privilégio, pobreza, abuso de drogas e álcool, abuso sexual e muita violência. A história é sombria e não é para qualquer um, mas quem embarcar nela está prestes a conhecer personagens carismáticos, magia criativa e um enredo intrigante e envolvente.
“A magia é literalmente uma arte moribunda, e New Haven é um dos poucos lugares no mundo em que ela ainda pode ser trazida à vida.”
Nona Casa estreia a universidade de Yale e New Haven, a cidade onde ela se localiza.
Magia permeia a cidade, e as únicas pessoas que têm acesso a ela são os clubes acadêmicos mais exclusivos de Yale, formados por estudantes da elite financeira e política do país.
Isso quer dizer que o mundo privilegiado de Yale e New Haven é um ao qual Galaxy “Alex” Stern jamais teria acesso em circunstâncias normais.
Alex já foi viciada em drogas. Além disso, nunca conheceu seu pai, e sua mãe sempre foi supersticiosa e incapaz de realmente ajudar Alex a aguentar sua infância difícil.
Para Alex, Yale deveria ser uma impossibilidade.
Exceto que ela possui uma capacidade que pouquíssimos tem: ela enxerga fantasmas, uma habilidade fascinante e útil para Yale, mas que, para ela, sempre foi uma maldição.
A história começa em um ritual – uma ocorrência frequente dentre os diversos clubes de magia de Yale – ao qual Alex está supervisionando.
Como rituais normalmente envolvem oferendas de sangue e fortes emoções humanas, fantasmas estão sempre à espreita, e é trabalho de Alex observá-los e, se necessário, espantá-los.
Como ainda é seu primeiro ano em Yale, ela não deveria realizar esse serviço sozinha. Porém, Daniel “Darlington” Arlington III, seu mentor e único amigo, desapareceu meses atrás.
Quando os fantasmas começam a agir de forma estranha durante o ritual, Alex tem certeza de que ela fez algo errado.
Essa preocupação rapidamente desaparece quando ela é chamada por um detetive para checar o corpo de uma jovem que foi assassinada no campus.
Uma olhada para a vítima é suficiente – Alex está certa de que o assassino é parte de um dos clubes de magia de Yale.
“Quando se faz um acordo, com os vivos ou com os mortos, é melhor não descumprir a sua parte.”
Sobre os personagens de Nona Casa
A maior parte do livro é narrada por Alex Stern, com alguns flashbacks entremeados e narrados pelo ponto de vista de Darlington.
Alex é uma protagonista maravilhosa. Sobrevivente de um massacre e com traumas demais para serem contados, ela é uma jovem desconfiada, boca-suja e direta. Ela sabe que não pertence a Yale, e sabe que todos à sua volta pensam o mesmo, mas fará tudo (tudo mesmo) ao seu alcance para continuar lá.
Ela é uma personagem fascinante, cheia de nuances, e com moralidade cinza. Não é possível chamá-la de heroína, pois seus atos não são muito heroicos a maior parte das vezes, e esse é um dos meus aspectos favoritos sobre ela.
Darlington é o contraste perfeito para Alex. Conhecido no campus como um cavalheiro fora de época, ele é educado e polido, mas esconde sob esse verniz de privilégio grande inveja pelo raro poder de Alex. Ele possui uma sede insaciável por conhecimento mágico, a ponto de ser uma enciclopédia humana, e o melhor mentor que Alex poderia querer e—desesperadamente—precisar.
“Ninguém se dá conta de quanta vida acontece nas feridas, de quanto elas têm a oferecer.”
A dinâmica entre Alex e Darlington é uma das coisas que mais gostei no livro. Os diálogos engraçados, as trocas de insultos e, no meio disso, as confissões sombrias… cada momento compartilhado entre os dois me fazia virar as páginas sem parar.
E a química romântica promete muito nos próximos livros!
O elenco de secundários é pequeno, mas também carismático. Há Pamela Dawes, a supervisora de artefatos mágicos, uma jovem reclusa e quieta, mas uma aliada valiosa devido a seu vasto entendimento mágico. E o detetive Abel Turner, um homem sério e incorruptível, que é os olhos da Yale mágica na polícia e desconfia de tudo e todos envolvidos com ela.
Somos apresentados também a membros dos clubes, dentre eles os principais suspeitos do estranho assassinato que ocorreu no campus. É difícil dizer qual deles é mais suspeito.
Sobre a trama
Fãs de mirabolantes investigações de assassinato e mistério, bem como fãs de fantasia urbana, vão adorar Nona Casa.
As circunstâncias da morte da vítima, bem como as cada vez mais profundas conexões do assassinato à elite mágica de Yale, fazem com que a história flua facilmente. Eu não consegui parar até descobrir o culpado.
Os primeiros capítulos do livro são um pouco lentos, enquanto Bardugo trabalha em estabelecer as dinâmicas dos clubes mágicos de Yale, os poderes de Alex e como ela se encaixa em meio a tudo isso.
Mas uma vez que o assassinato ocorre e ela percebe que se trata de algo muito mais sombrio do que um corpo misteriosamente encontrado em Yale, a história acelera e não para mais.
Ainda assim, não se trata de uma história de ação e aventura como as obras anteriores de Bardugo. É um livro de investigação e mistério, com interrogatórios, invasões e buscas por suspeitos – e como tem suspeitos!
“São as Oito Ancestrais que importam. As sociedades de posses. As Casas do Véu. São as que mantêm suas tumbas continuamente.”
O livro inclui um mapa de Yale, o que facilita muito para acompanhar as movimentações de Alex em sua busca por respostas.
Alex encontrará aliados dentro e fora dos clubes, bem como dentre aqueles que ela temeu e evitou sua vida toda: os fantasmas que mais ninguém pode ver.
O segundo livro da trilogia se chama Para o Inferno, e lançou em português em outubro de 2023.
Adaptação televisiva de Nona Casa
Apesar de a terceira temporada de Shadow and Bone, também de Leigh Bardugo, ter sido cancelada após uma segunda temporada mais fraca, ainda podemos contar com outra adaptação da autora.
Em 2019, a Amazon Studios comprou os direitos de Nona Casa. Apesar disso, ainda não há muitas novidades.
Sinopse de Nona Casa
Título: Nona Casa
Série: Trilogia Alex Stern #1
Autora: Leigh Bardugo
Editora: Planeta Minotauro
Lançamento original: 2020
Sinopse: Criada nos arredores de Los Angeles por sua mãe hippie, Galaxy “Alex” Stern abandonou a escola cedo e se envolveu no perigoso submundo das drogas, entre namorados traficantes e empregos fracassados. Além de tudo isso, aos vinte anos ela é a única sobrevivente de um massacre terrível, para o qual a polícia ainda não encontrou qualquer explicação.
Alguns podem dizer que Alex jogou sua vida fora. No entanto, a garota acaba recebendo uma proposta inusitada: frequentar Yale, uma das universidades de maior prestígio do mundo… e com uma bolsa integral.
Alex é a caloura mais improvável de uma instituição como essa. Por que logo ela? Ainda em busca de respostas, Alex chega a New Haven encarregada por seus misteriosos benfeitores de monitorar as atividades das sociedades secretas de Yale.
Suas oito tumbas sem janelas são os locais mais frequentados pelos ricos e poderosos, desde políticos de alto escalão até os maiores magnatas de Wall Street. Alex descobrirá que as suas atividades ocultas nesses lugares são mais sinistras e extraordinárias do que qualquer imaginação paranoica poderia imaginar.
Eles mexem com magia negra.
Eles ressuscitam os mortos.
E, às vezes, eles atormentam os vivos.