As Crônicas da Quasinoite é uma fantasia épica, com seu próprio universo macabro, escrita pelo autor Best-seller do New York Times Jay Kristoff. Nevernight, o primeiro livro da série, foi um dos grandes lançamentos em 2016, e no ano seguinte já chegou no Brasil pela editora Plataforma21.
Ordem dos livros de As Crônicas da Quasinoite
As Crônicas da Quasinoite contam a história de Mia Corvere, uma garota que busca vingança pela sua família. Ela é treinada na Igreja Vermelha e quer ser iniciada pela Nossa Senhora do Bendito Assassinato, mas isso não será exatamente fácil para ela.
Em um universo único, a história conquista por ser sombria e sanguinária, com vários toques de sarcasmo. Por isso, e também por conter cenas de sexo, a idade indicativa dos livros é 18+.
Ordem de leitura
A trilogia de As Crônicas da Quasinoite já está completa.
- Nevernight: A Sombra do Corvo
- Godsgrave: O Espetáculo Sangrento
- Darkdawn: As Cinzas da República.
Em 2022, a editora lançou uma nova edição em capa dura com belíssimas ilustrações.
1. Nevernight: A Sombra do Corvo
Páginas: 608
Editora: Plataforma21
Lançamento: 2016
Sinopse da editora: Há histórias sobre Mia Corvere, nem todas verdadeiras. Alguns a chamam de Moça Branca. Ou a Faz-Rei. Ou o Corvo. A matadora de matadores. Mas, uma coisa é certa, você deveria temê-la.
Quando ela era criança, Darius Corvere – seu pai – foi acusado de insurreição contra a República de Itreya. Mia estava presente quando o carrasco puxou a alavanca, viu o rosto do pai se arroxeando e seus pés dançando à procura do chão, enquanto os cidadãos de Godsgrave gritavam “traidor, traidor, traidor”…
No mesmo dia, viu a mãe e o irmão caçula serem presos em nome de Aa, o Deus da Luz. E, embora os três sóis daquela terra não permitam que anoiteça por completo, uma escuridão digna de trevas tomou conta da menina. As sombras nunca mais a largaram.
Mia, agora com dezesseis anos, não se esqueceu daqueles que destruíram sua família. Deseja tirar a vida de todos eles. É por isso que ela quer se tornar uma serva da Igreja Vermelha – o mais mortal rebanho de assassinos de toda a República. O treinamento será árduo. Os professores não terão misericórdia. Não há espaço para amor ou amizade. Seus colegas e as provas poderão matá-la. Mas, se sobreviver até a iniciação, se for escolhida por Nossa Senhora do Bendito Assassinato… O maior massacre do qual se terá notícia poderá acontecer. Mia vai se vingar.
Somos matadores. Cada morte que causamos é uma oração. Todas, para o nosso conhecimento e dádiva ao mundo. O lobo não sente pena do cordeiro. A tormenta não pede desculpas ao afogado.
2. Godsgrave: O Espetáculo Sangrento
Páginas: 592
Editora: Plataforma21
Lançamento: 2017
Sinopse da editora: Mia Corvere, destruidora de impérios, foi ungida Lâmina de Nossa Senhora do Bendito Assassinato. Muitos membros da Igreja Vermelha, porém, não creem em sua conquista. A posição de nosso pequeno corvo ainda é precária, e ela não está nem perto da vingança que deseja por ter sua família assassinada.
Depois de um confronto com um velho inimigo, Mia também começa a suspeitar das motivações da Igreja Vermelha. Quando é anunciado que o cônsul Scaeva e o cardeal Duomo farão uma rara aparição pública ao final dos grandes jogos em Godsgrave, Mia desafia a Igreja e se vende como escrava para cumprir a promessa feita no dia em que perdera tudo.
No solo da arena, ela encontra novos aliados, rivais terríveis e mais dúvidas sobre sua estranha afinidade com as sombras. No desenrolar das conspirações, segredos são revelados e Mia, então, será forçada a escolher entre aqueles a quem é leal e a vingança.
3. Darkdawn: As Cinzas da República
Páginas: 704
Editora: Plataforma21
Lançamento: 2019
Sinopse da editora: Nobre amigo, depois de um breve silêncio, podemos enfim voltar os olhos para a saga de nosso pequeno corvo. É certo que você deve estar curioso para saber o que aconteceu após os eventos sanguinários que abalaram as arenas de Godsgrave. Com o irmão caçula nos braços, Mia Corvere saboreia seu triunfo. Foi uma longa jornada até aqui. A menina assustada que presenciara o enforcamento do pai tornou-se a assassina mais temida de toda a República de Itreya.
Passados oito anos desde que começou a planejar sua vingança, Mia finalmente instaurou o caos na Cidade das Pontes e dos Ossos ao ceifar a vida do grão-cardeal e do cônsul. No entanto, nem tudo é glória na vida da Faz-Rei. Os soldados luminatii e os servos da Igreja Vermelha estão à sua caça. Mercurio foi capturado e Mia deve salvá-lo antes que seu querido mentor pereça dentro dos muros da escola de assassinos.
Entre sua fuga e o resgate do velho, ela precisa conquistar a confiança de Jonnen, seu irmão. Pois, neste momento, o que sobrou de sua família deseja vê-la morta. Além disso, há algo mais assombrando seu destino. Um enigma fúnebre que cresce sob Godsgrave à medida que a veratreva se aproxima: os muitos eram um e serão de novo. Quando a noite chegar, talvez em definitivo, Mia Corvere conseguirá sobreviver num mundo em que até a luz dos sóis pode morrer?
Uma série de Nevernight foi lançada no Youtube
O livro foi transformado em série pela youtuber Piera Forde e alguns episódios estão disponíveis lá na plataforma. Dá uma conferida no trailer:
Quem é Jay Kristoff
Jay Kristoff é um autor australiano conhecido por suas sagas de fantasia e ficção científica. Fã de Dungeons & Dragons, ele começou sua carreira como publicitário antes de escrever.
Como escritor, ele já ganhou diversos prêmios, como o Aurealis Awards e um ABIA (Australian Book Industry Awards) com o livro Aurora Burning em 2021, e publicou seus livros em pelo menos 35 países.
Sua série mais famosa é “Nevernight”, ou As Crônicas da Quasenoite, mas ele também já publicou outras séries populares como Aurora Ascende e The Lotus War.
Uma curiosidade: Kristoff tem 2 metros de altura!