Crônicas de Duna é uma série de ficção científica com um universo extenso e detalhado criado por Frank Herbert.
Hoje o universo de Duna possui mais de 26 livros, se colocarmos na conta, além dos 6 livros principais, todos os títulos lançados pelo filho do autor, Brian Herbert.
Neste guia completo (e atualizado), vou te mostrar todos os livros de Duna, seu universo expandido, sua ordem de leitura básica e a ordem de leitura cronológica detalhada.
Quantos livros tem Duna?
O universo principal da saga Duna, um dos muitos livros de Frank Herbert, tem no total 6 livros lançados entre 1965 e 1985. Esses 6 livros são consideradas como 2 trilogias, já que os 3 primeiros contam a história de Paul Artreides, e os últimos 3 se passam muitos anos no futuro.
Porém, depois da morte de Herbert, quem assumiu a saga e criou um universo expandido foi seu filho, Brian Herbert. Ele lançou mais 20 livros com base nas anotações do pai e na sua própria criatividade.
Então, no total, Duna tem 26 livros publicados até 2025.
Os filmes mais recentes, Duna Parte I e Parte 2, adapta apenas o 1º livro de Crônicas de Duna. A Parte 3, que já foi confirmada, irá adaptar o livro 2, Messias de Duna.
Outra série pela HBO está em andamento, é utiliza os livros do universo expandido como base.
Ordem de leitura básica dos livros de Duna
Para uma primeira leitura, recomendo você começar pela ordem dos livros principais de Duna.
Depois, se você quiser se aprofundar realmente na cronologia, aí você lê os livros do universo expandido (até porque a grande maioria dos livros nem chegaram no Brasil).
Confira a ordem da história principal de As Crônicas de Duna, todos lançados por Frank Herbert:
1. Duna
Páginas: 680
Título original: Dune
Minha avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
“Uma estonteante mistura de aventura e misticismo, ecologia e política, este romance ganhador dos prêmios Hugo e Nebula deu início a uma das mais épicas histórias de toda a ficção científica.”
Duna é um excelente começo para toda a série. Mesmo cheio de detalhes específicos do seu próprio universo, a narrativa não é nada cansativa e a trama de desenrola e se conecta até o último ponto.
Como falamos na resenha de Duna (confere lá e deixe sua opinião!), o final incompleto deixa a desejar, mas não tira a grandiosidade da obra.
É um dos meus livros favoritos e está na nossa lista de melhores livros de ficção científica.
2. Messias de Duna
Páginas: 330
Título original: Dune Messiah
Minha avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Messias de Duna se passa 12 anos após o final do livro 1.
O império de Muad’Dib se tornou o maior império intergaláctico que já se viu, se expandindo através de seu exército fremen, que levou as palavras e a religião de seu imperador para novos planetas.
No livro Messias de Duna, Frank Herbert traça em detalhe o resultado da força imperial de Muad’Dib, incluindo as decisões que ele precisou tomar, e, principalmente, o que restou do seu lado humano.
O livro é curto, mas as várias camadas de engodos e politicagens continuam lá, te surpreendendo em cada capítulo. O final é e não é previsível ao mesmo tempo – há várias dicas sobre o que está para acontecer durante a leitura, basta você saber prestar atenção aos detalhes.
É um livro de começo, meio e fim, e uma extensão do universo muito bem-vinda. Conto mais na resenha de Messias de Duna.
3. Filhos de Duna
Páginas: 528
Título original: Children of Dune
Filhos de Duna é o último livro do arco de Paul Atreides.
Nesse livro, o Imperium agora é temporariamente regido por Alia, irmã de Paul, enquanto os filhos de Muad’Dib ainda não podem assumir o trono.
Porém, mesmo sendo herdeiros, sua ascensão não está garantida. Afinal, o trono ainda é muito disputado.
Dessa vez, é a Casa Corrino que está atrás do poder.
4. Imperador Deus de Duna
Páginas: 528
Título original: God Emperor of Duna
Sinopse: “Milênios se passaram em Arrakis desde os eventos narrados em Duna, e o planeta, que antes era desértico, agora está verdejante e vigoroso. O Imperador Deus de Duna, que garantiu uma paz forçada em todos os planetas, consegue entender o futuro, e sabe, com uma terrível certeza, que sua raça será extinta a menos que ele crie novas qualidades para a espécie.
As regras do Imperador não são benevolentes. Sua transformação não deixou apenas sua aparência desumana, mas também seu senso de moral. Nasce então uma rebelião para se opor ao déspota, liderada por Siona, da família Atreides. Mas Siona não sabe que a visão do Imperador para o Caminho Dourado exige que ela aceite um destino que nunca quis ou que algum dia poderia conceber. Narrado sob uma ótica particular, Imperador Deus de Duna inicia um novo arco de história na saga. Neste quarto volume, Frank Herbert apresenta um de seus personagens mais marcantes e discute temas como política, religião, amor e os rumos tomados pela sociedade.”
5. Hereges de Duna
Páginas: 568
Título original: Heretics of Dune
Sinopse: “Mais de mil anos após a liderança do Imperador Deus Leto II, o planeta Rakis está em ruínas. Do deserto ao verde fértil e de volta à aridez, o mundo completou um ciclo e foi abandonado por milhões de habitantes, que por milênios tiveram suas ambições destruídas. Agora, o povo da Dispersão está retornando dos lugares mais distantes do universo, dividido em facções que buscam poder sobre o que restou do Império.
Em meio a essas mudanças, as Bene Gesserit encontram uma garota chamada Sheeana, que possui as habilidades dos Fremen. Essa garota, que causa furor religioso e pode realizar uma antiga profecia, tem o potencial de ser uma peça-chave para o destino da humanidade.”
6. Herdeiras de Duna
Páginas: 528
Título original: Chapterhouse: Dune
Herdeiras de Duna foi o último livro que o escritor finalizou antes de falecer por complicações de um câncer.
Sinopse: “Após a ação arrasadora de um misterioso culto matriarcal, a ordem Bene Gesserit se vê quase dizimada, o que representa uma terrível ameaça aos valores do Antigo Império. A fim de se defender, a Irmandade recua para o planeta de Casa Capitular, seu reduto mais oculto, levando consigo os segredos dos vermes da areia e da produção de mélange. E é a partir desse mundo misterioso que elas organizam sua resistência, suas ações e a restauração de seus planos, iniciados nos longínquos tempos de Duna.”
“Eu não me preocupo com inspiração, ou nada assim… depois, voltando e lendo o que eu já produzi, eu não consigo detectar a diferença entre o que veio facilmente e o que eu precisei sentar e dizer “bem, agora é hora de escrever e agora eu vou escrever.”
Frank Herbert, tradução literal
O universo expandido de Duna
Apesar do falecimento do autor em 86, seu universo se mantém vivo até hoje através de seu filho, Brian Herbert, que continuou a escrever histórias sobre o passado e o futuro do planeta Duna.
Já são 20 livros publicados, sem contar algumas graphic novels. Ou seja, são muito mais obras do que o próprio Frank Herbert escreveu em vida.
Muitos desses livros cobrem alguns buracos cronológicos deixados por Frank.
Por exemplo, um dos livros conta a história de Paul após o livro 1, outro conta alguns acontecimentos após o livro 2, Messias de Duna. Alguns ainda contam mais detalhes sobre o pai de Paul e sobre lady Jéssica.
Esses livros, que são chamados de “universo expandido de Duna”, ainda não estão disponíveis, em sua totalidade, no Brasil.
Porém, a boa notícia é que a Aleph, a editora que publica Duna por aqui, lançou em 2024 o primeiro livro do universo expandido no Brasil, Sisterhood of Dune, ou, melhor dizendo, Irmandade de Duna. Esse livro faz parte de uma trilogia chamada “Escolas de Duna”, e logo suas duas próximas continuações devem chegar por aqui também.
Esses são os livros do universo expandido:
- Trilogia Prelude to Dune
- House Atreides
- House Harkonnen
- House Corrino
- Trilogia Legends of Dune
- The Butlerian Jihad
- The Machine Crusade
- The Battle of Corrin
- Trilogia Escolas de Duna
- Irmandade de Duna
- Mentats of Dune (previsto)
- Navigators of Dune (previsto)
- The Duke of Caladan
- The Lady of Caladan
- The Heir of Caladan
- Princess of Dune
- Paul of Dune
- The Winds of Dune
- Hunters of Dune
- Sandworms of Dune
- The Road to Dune
- Tales of Dune
- Sands of Dune
Fica mais fácil entendê-los através da ordem cronológica de leitura abaixo 👇🏻.
Ordem cronológica completa de leitura
Para os que conseguem ler em inglês, dá para ter uma leitura bem detalhada do que acontece no universo de Duna, bem antes de Paul nascer.
Confira a ordem cronológica de leitura de Duna:
- “Hunting Harkonnens” – em Contos de Duna, Universo expandido
- The Butlerian Jihad – Universo expandido
- “Whipping Mek” – em Contos de Duna, Universo expandido
- The Machine Crusade – Universo expandido
- “The Faces of a Martys” – em Contos de Duna, Universo expandido
- The Battle of Corrin – Universo expandido
- Irmandade de Duna – Universo expandido
- Mentats of Dune – Universo expandido
- “Red Plague” – em Contos de Duna, Universo expandido
- Navigators of Dune
- “Imperial Court” – em Sands of Dune, Universo expandido
- “Edge of a Crysknife” – em Sands of Dune, Universo expandido
- House Atreides – Universo expandido
- House Harkonnen – Universo expandido
- “Blood and Water” – Trecho de House Harkonnen, Universo expandido
- House Corrino – Universo expandido
- “Fremen Justice” – Trecho de House Corrino, Universo expandido
- “Wedding Silk” – em Tales of Dune, Universo expandido
- Princess of Dune
- The Duke of Caladan – Universo expandido
- The Lady of Caladan – Universo expandido
- The Heir of Caladan – Universo expandido
- Duna
- “A Whisper of Caladan Seas” – acontece durante os eventos de Duna, em Tales of Dune, Universo expandido
- “Blood of the Sardaukar” – acontece durante os eventos de Duna, em Sands of Dune, Universo expandido
- “The Waters of Kanly” – acontece durante os eventos de Duna, em Sands of Dune, Universo expandido
- Paul of Dune – Universo expandido
- Messias de Duna
- The Winds of Dune – Universo expandido
- Os Filhos de Duna
- O Imperador-Deus de Duna
- Os Hereges de Duna
- As Herdeiras de Duna
- “Sea Child” – acontece durante os eventos de As Herdeiras de Duna, em Tales of Dune, Universo expandido
- Hunters of Dune – Universo expandido
- “Treasure in the Sand” – acontece durante os eventos de Sandworms of Dune, em Tales of Dune, Universo expandido
- Sandworms of Dune – Universo expandido
E ainda tem outros livros da saga, o The Road to Dune, Tales of Dune, Sands of Dune e Dreamer of Dune.
Para quem gosta de ler toda a cronologia, ler em inglês por enquanto é a única opção. Mas logo a editora Aleph lança o universo expandido por aqui também 😉.
Adaptações recentes de Duna
O adaptação mais recente do livro Duna foi separado em 2 partes. Sim, separaram a adaptação em 2 filmes longos para poder explicar toda a trama apenas do primeiro livro.
O filme mal tinha estreado e já havia ganhado nota recorde no IMDb, uma das maiores base de dados sobre cinema e a indústria do entretenimento, de 9,4 (mas agora já está em 8,5).
Duna Parte 3
Desde 2022, há um rumor que o filme de Duna poderia ser uma trilogia. Depois de “Duna: Parte 2”, que ainda adapta o primeiro livro, o diretor havia falado que gostaria de fazer um filme 3 adaptando o livro Messias de Duna (que, afinal, encerra a história de Paul Atreides).
Então, sem muitas surpresas, em abril de 2024, foi confirmado via canal do Deadline que teremos o filme 3 de Duna. Mas que esse será, de fato, o último filme de Duna do mesmo diretor.
Duna, A Profecia: nova série do universo
A série Duna: A Profecia, que antes se chamava Duna: The Sisterhood, já passou por mudanças e pausas. Mas agora finalmente já está disponível na HBO/Max.
A história irá focar na origem das Bene Gesserit, 10 mil anos antes de Paul (uma história inspirada pelo livro Irmandade de Duna).
Uma segunda temporada já foi confirmada, conforme divulgado no site oficial de Duna.
Quem foi Frank Herbert?
Frank Herbert foi um escritor e jornalista americano. Nascido em 1920, ele trabalhou em jornais desde os 19 anos, mas também serviu como fotógrafo na marinha durante algum tempo. Além disso, foi conferencista e consultor ecológico, o que explica o detalhamento dos seus universos.
Ele se casou com Flora Parkinson em 41, tendo uma filha, e depois com Beverly Ann Stuart em 46, tendo os filhos Brian Herbert e Bruce Calvin Herbert.
Em uma entrevista em 1973, o escritor diz que começou a ler ficção científica “uns dez anos antes” de começar a escrever no mesmo gênero. Sua carreira de escritor começou mesmo quando ele publicou The Dragon in the Sea, em 55, o qual falava sobre conflitos mundiais sobre a produção e o consumo de petróleo.
No total, ele publicou 23 livros de ficção, sendo que apenas 7 foram lançados aqui no Brasil. Confira aqui todos os livros de Frank Herbert.
Com 65 anos, ele faleceu devido a um câncer no pâncreas, em 1986.
O canal Nerdologia fez um livro falando sobre a relação da vida e obra de Frank:
A editora Aleph só anda requentando obras e nada de inovação. E mais fácil hoje eu aprender inglês a ponto de ficar fluente do que esperar a editora ter uma postura mais enérgica. Lastimável. Nesse ritmo nunca completarei minha coleção da mitologia Duna em minha língua pátria.
Oi, estou concluindo o 6° livro de duna, aonde eu acho o restante da saga?
Oi, Fmugen! Em português, o único livro restante da saga que você vai encontrar é Irmandade de Duna. O restante ainda não chegou no Brasil ainda, infelizmente.
Olá!
Aparentemente já saíram algumas traduções dos livros acessórios de Duna.
Tenho aqui ‘Lendas de Duna’ 1 a 3, e ‘Prelúdios de Duna’ 1 a 2.
Oi, Felipe! Obrigada por avisar, vou fazer uma revisão no texto aqui – já que existem alguns livros em português na internet, mas eles não estão em circulação no Brasil para venda. Me diz uma coisa, a edição que você refere é a da editora “Debolsillo”, que tem disponível online? Se for, acredito que essa seja uma versão ou muito antiga (o texto ainda utiliza trema), ou em português de Portugal. Me conta mais!