Você já pensou em algum momento da sua vida em como você gostaria de ser rico? Já olhou para as suas contas e desejou ter uma vida financeira completamente diferente?
Bom, todos nós já pensamos nisso, mas sempre desconsideramos a ideia com frases do tipo “isso não é para mim”, “isso é muito difícil” ou até “eu não sei economizar”.
Mas e se alguém te dissesse que você é, sim, capaz de ser um milionário?
De acordo com T. Harv Eker, autor do livro Os segredos da mente milionária, nós apenas ficamos ricos quando adotamos o pensamento das pessoas que já são ricas. E isso não é à toa: o autor percebeu que pessoas milionárias têm uma maneira bem parecida de pensar.
Mas, antes de começar a leitura, sugiro que você pense nessas perguntas: O que você acredita ser o sucesso? O que é ser uma pessoa rica para você?
Pense um pouco sobre suas respostas e como elas podem ter influenciado sua vida. Se você quiser mudar e ter sucesso financeiro, agora siga as dicas de Os segredos da mente milionária:
1. Entenda que você primeiro precisa mudar a sua forma de pensar
Eu sempre digo: não basta estar no lugar certo na hora certa. Você tem que ser a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa.
Para ser um milionário, o primeiro passo é mudar a sua forma de pensar sobre o dinheiro. Isso mesmo: não estamos falando de cursos caros e palestras em outros estados, mas do que se passa na sua cabeça. Sem entender esse primeiro conceito, mesmo na melhor oportunidade e tendo todo o conhecimento do mundo, você dificilmente será a pessoa certa, no momento certo e na hora certa.
Um bom exemplo de pessoas erradas que alcançaram o momento certo são aquelas que ganham muito dinheiro de uma vez em loterias. Essas pessoas geralmente acabam voltando à estaca zero não porque tiveram azar, mas porque não estavam preparadas mentalmente para lidar com muito dinheiro em mãos.
Agora, por outro lado, quando estamos realmente preparados e lutamos para que algo aconteça é que realmente atingimos grandes resultados. Se mesmo assim não tivermos sucesso em um ponto da jornada, não tem problema: seremos capazes de conseguir tudo novamente.
Então, se você quiser ser a pessoa certa no momento certo, você precisa ver que o resultado do seu sucesso é sempre fruto do que está dentro de você – a sua forma de ser e pensar.
Mas como ser essa pessoa certa? Calma que vamos explicar:
2. Você só será capaz de mudar quando estiver consciente sobre a sua forma de pensar
Agora que você já sabe que precisa mudar sua forma de pensar, o próximo passo é se conscientizar sobre seus pensamentos e suas crenças.
As crenças são tudo aquilo que você acredita e considera como verdades absolutas. Elas são criadas lá na nossa infância por tudo que nos influencia diretamente, como pais e professores, e podem vir em frases como “você não faz nada direito” ou “dinheiro não dá em árvore”.
Todas essas crenças permanecem dentro do seu subconsciente e conduzem sua vida financeira. O infeliz é que você nem percebe, mas seu sucesso e futuro são regidos por essas frases.
Por exemplo: se você acredita que é honesto, mas sempre te ensinaram que toda pessoa rica é desonesta, você inconscientemente não irá conseguir manter seu dinheiro. Você estaria tentando se transformar em algo que não acredita.
Também vale ressaltar que as crenças não são o que você é, são coisas que você absorveu de forma involuntária durante toda a vida. Notá-las é importante porque, apesar de não gostarmos de admitir isso, nós agimos muito mais por impulso do que de forma calculada.
Então, como você não pode mudar algo que você ignora que existe, busque lembrar e anotar quais frases seus parentes mais diziam para você. Depois, pense em como você se sente sobre elas, ou como elas podem ter influenciado a sua vida. Você irá conseguir entender muito mais sobre você do que imagina.
3. Você precisa entender e rever o seu atual modelo de dinheiro
Um modelo financeiro é a soma de como você age, sente e pensa sobre o dinheiro.
Como nascemos sem saber nada sobre o dinheiro, todos nós fomos ensinados a agir de forma diferente sobre ele na nossa infância. Esses ensinamentos, de forma positiva ou negativa, se tornaram condicionamentos para a nossa vida adulta.
Seus pensamentos conduzem seus sentimentos, seus sentimentos conduzem suas ações e suas ações conduzem a resultados.
Faça um exercício simples em casa: escreva o que você ouvia, via e vivenciava que envolviam o dinheiro. Pense no modelo de dinheiro dos seus pais. Todas essas experiências e frases estão lá, guardados no seu subconsciente, e são revividos toda vez que você toma uma decisão.
Mas, iguais às crenças, essas não são ensinamentos seus, são de outras pessoas. Você não precisa mais que eles condicionem a sua vida.
4. Acredite (de verdade) que é você que está no comando da sua vida
Não é a sorte que irá trazer o sucesso que você espera. É você. E você precisa acreditar que é responsável pelo local que se encontra nesse momento.
Lembre-se que você não é uma vítima do destino. Só você pode mudar o curso da sua vida.
Para te ajudar a pensar se você realmente acredita que você é quem faz o sucesso da sua vida, existem 3 formas básicas de pensar que indicam quando estamos nos colocando como vítimas:
- Culpar os outros e não a si mesmo
- Sempre ter uma justificativa para seus erros
- Viver de queixas e ver só pontos negativos
De hoje em diante, quando você se vir culpando os outros, se justificando ou se queixando, pare imediatamente. Lembre-se de que você está criando a sua vida e atraindo para ela, a todo momento, o sucesso ou algo negativo.
Se você se identificou de alguma forma, existem também formas de se reeducar:
- Toda vez que você disser ou pensar em algo negativo, pense em como isso prejudica seu sucesso.
- No fim de cada dia, escreva coisas positivas e coisas negativas que aconteceram, e pense qual foi a sua responsabilidade sobre essas coisas.
- Evite pessoas que te põem para baixo. Somos também parte das pessoas que convivemos, e por isso é importante estar por perto de pessoas mais positivas e que tenham o mesmo objetivo que você.
5. O dinheiro é o seu resultado – e não o seu problema
Se você não tem tanto dinheiro quanto gostaria hoje, encare essa situação como um resultado de suas ações e pensamentos, e não como um problema que o impede de viver.
Você está enganado se você pensa que apenas quando for rico você será feliz. Na verdade, o dinheiro é apenas um meio para alcançar sua felicidade. É o que você fará com ele que te trará verdadeiras realizações.
Buscar o dinheiro só pelo dinheiro nunca será o suficiente, e isso apenas te deixará para sempre insatisfeito. Antes de mais nada, procure pensar em quais são objetivos finais, o que você quer construir (ou ter) com o seu sucesso.
E outra coisa: não tenha medo de ser rico ou de se tornar uma pessoa pior por causa dele. Você é quem dirá o que será de você ao tê-lo em mãos.
O dinheiro apenas intensificará aquilo que você já é. Se você é mesquinho, o dinheiro lhe dará a oportunidade de ser mais mesquinho. Se você é bom, ele lhe propiciará os meios de ser melhor. (…) E quem disser que não é assim está, com certeza, numa situação financeira ruim.
6. Não ache que dinheiro não é importante, isso apenas o afasta de você
Quando acreditamos que algo não é importante (como relacionamentos, família, amigos), nós acabamos não nos esforçamos de verdade para tê-lo. Essa mesma lógica também se aplica à nossa situação financeira.
Além disso, nós só podemos ganhar algo quando jogamos para vencer. Se buscarmos apenas ter conforto, é isso que teremos – um pouco de conforto, mas não riqueza. Se o nosso objetivo for pagar as contas, esse será o máximo que conseguiremos fazer – pagar contas, e não poder comprar ou ter o que desejamos tanto ter.
Você nunca será rico e nunca poderá desfrutar realmente do que deseja se continuar pensando que essa parte da sua vida não é importante. Você irá apenas continuará vivendo uma vida mediana, comprando sempre o mais barato e nunca o melhor.
7. Foque em oportunidades e não em obstáculos
É importante também não focar apenas nos seus medos, mas sim nos possíveis potenciais à sua frente. Lembre-se que não existe sucesso sem riscos e que a rota para ser um milionário não é fácil – é árdua e cheia de percalços. Por isso, não fuja de desafios e procure sempre crescer com cada erro.
Viu uma oportunidade? Se informe, calcule as probabilidades, conheça o ambiente que está entrando. Se achar que vai dar certo, encare com vontade. Mantenha o seu pensamento em oportunidades e então, mesmo se fracassar, você encontrará outro meio para ter sucesso.
Não deixe os problemas te diminuírem, tenha certeza que você é maior que eles. Foque no seu objetivo, nas oportunidades, nos pensamentos positivos e você já terá dado meio passo para ser um milionário.
8. Se espelhe nas pessoas bem-sucedidas ao invés de se ressentir
As pessoas ricas admiram outros indivíduos ricos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre guardam ressentimento de quem é rico e bem-sucedido.
Quando você encontra uma pessoa bem-sucedida e tem ressentimento do seu estilo de vida, com certeza esses pensamentos negativos não irão fazer aquela pessoa ser menos rica ou bem-sucedida.
Pensamentos negativos apenas irão trazer negatividade para a sua vida. Eles só te deixam ainda mais distante dos seus próprios objetivos.
Faça ao contrário: pratique abençoar aquilo que você quer ter ou ser. Se encontrar uma casa em que você gostaria de morar, abençoe o dono e sua casa; se encontrar alguém andando com aquele carro que você tanto queria poder comprar, abençoe-os também.
Admire quem tem sucesso e traga pensamentos positivos sobre isso. Tenha certeza que essa pessoa um dia será você! Lembre-se também que, assim como negatividade atrai negatividade, positividade atrai positividade.
9. Saiba receber coisas positivas
Aprenda a receber coisas positivas sem bloqueá-las que você verá como toda a sua vida mudará. Se você receber algo, não se sinta mal, apenas aceite e agradeça, sempre.
Se você é merecedor ou não de algo, só cabe a você mesmo definir isso, e não seus familiares, seu chefe ou seus amigos.
10. Acredite em você e saiba se autopromover sem medos ou vergonha
Primeiro: não espere que outras pessoas acreditem na sua capacidade para aí começar a acreditar em si mesmo. Conheça seus pontos fortes e fracos e passe também a valorizá-los.
Pense que a sua carreira e o seu trabalho são o seu negócio. As pessoas só vão comprar – te contratar – se elas acreditarem no que você tem para a oferecer. Por isso, acredite no que está vendendo que automaticamente você estará entregando valor também para outras pessoas.
Ao fazer isso, você estará se autopromovendo, o que não tem nada de errado. Ao contrário do que muitos pensam, a autopromoção é apenas um meio necessário para alcançar o sucesso no mundo empresarial.
Afinal, se você possui um negócio, ou vende alguma coisa, como espera que as pessoas saibam que você existe sem se promover?
11. Procure ter seu próprio negócio
Antes de mais nada, verifique se o seu desejo de querer um salário estável e uma vida com horários fixos não é apenas medo dos desafios. Se for, entenda que esse tipo de pensamento provavelmente só irá te impedir de ser o que você almeja – ser rico.
Não é fácil pensar nisso, mas trabalhar para outras pessoas não fará você trilhar o caminho de um milionário. Se mesmo assim as contas falarem mais alto, procure dividir seu tempo entre o seu emprego fixo e outras oportunidades.
E o mais importante: saia da sua zona de conforto! Quando sentir que consegue, pule e enfrente todos os obstáculos. Acredite no seu valor e no que você pode oferecer como resultado, só assim você não terá um teto máximo do que pode receber de dinheiro.
12. Saiba o que você tem e o quanto precisa. Ter uma mente milionária não significa ter 5 casas e 10 carros na garagem
Você não precisa ter todos os bens materiais do mundo para se considerar um milionário. Você só precisa saber o que é realmente necessário para você e o quanto precisa para alcançar seus objetivos.
A minha definição de liberdade financeira é simples: é a capacidade de viver o estilo de vida que você deseja sem precisar trabalhar nem depender do dinheiro de alguém.
Mas, se você realmente quiser ser rico, você precisa administrar bem o seu dinheiro. Mesmo tendo pouco, você precisa aprender a controlá-lo – e só isso já lhe trará mais dinheiro.
Comece contando o seu patrimônio líquido, isso quer dizer, no que você de fato tem – e não no que você recebe todo mês. Foque nele e o tenha sempre contado. Quando focamos em algo é aí que damos a oportunidade de fazer aquilo crescer.
“Mantenha-se concentrado nos quatro fatores do patrimônio líquido: aumentar os seus rendimentos, engordar a sua poupança, elevar o retorno dos seus investimentos e diminuir os gastos pessoais, simplificando o seu estilo de vida”
O sucesso não se trata apenas do dinheiro que você ganha e gasta, mas também do que você mantém em conta e como gasta o restante. Controle seu dinheiro e não o deixe controlá-lo. Não faça dele a válvula de escape para as suas emoções.
Por fim, não deixe de ler a obra completa
Agora que você leu tudo isso, seja a sua mudança agora e lembre-se que você só irá mudar sua situação financeira se realmente focar nela.
Também não deixe de ler Os segredos da mente milionária. É realmente uma leitura indispensável para qualquer um e tem minha total recomendação. Você pode comprar aqui na Amazon e receber rapidinho em casa.
“Conhecimento é poder. E poder é a capacidade de agir.”