A Profecia das Sombras é o segundo livro da saga As Provações de Apolo.
A história do deus Apolo começou de forma bem divertida e com muita ação em O Oráculo Oculto. Foi por isso que fiquei com expectativa que as coisas continuassem com o mesmo ritmo. Mas não foi bem assim.
Apesar de a história ser bem explorada, o ritmo é um pouco mais lento e a comédia não é tão boa quanto o livro anterior. Apesar disso, ainda foi uma boa leitura e me engajou para o próximo volume!
A continuação das provações de Apolo
Apolo está aprendendo as dificuldades de ser mortal da pior maneira possível: correndo risco de vida o tempo todo.
Sem Meg, e a bordo do dragão de bronze de Leo junto com Calipso, Apolo vai precisar seguir a ótima e positiva (sarcasmo) profecia que a floresta de Dodona o deixou. No meio da cidade sem graça de Indianópolis.
Chegando na praça da cidade, o grupo não é bem recebido pela comunidade local (que na verdade são monstros disfarçados de humanos). Mas eles são salvos por uma mulher grisalha que parece muito ter saído das Caçadoras de Ártemis…
Ela os acolhe e os mostra a Estação Intermediária, um lugar criado pela deusa Britomártis para proteger aqueles que não tem um lugar seguro para ficar.
A primeira missão de Apolo, após o super reencontro que ele tem com a deusa, é recuperar seus grifos que foram capturados por um dos deuses imperadores.
Junto com Calipso, que tem zero poderes desde que saiu da sua ilha, eles vão até o zoológico tentar salvar os animais.
O que achei da leitura
Para começar, um bom ponto para levar em consideração é que eu não sou muito fã do Leo. Sei que sou minoria!
O segundo ponto é que achei Calipso meio sem graça. Ela é meio reclamona de mais, mas não de um jeito legal.
“Apesar do perigo em que estávamos, senti um pequeno alívio. Finalmente um vilão queria matar Leo mais do que queria me matar. Já era um progresso!”
Apolo sobre leo
A ação em si também não é muuuito boa. Veja bem, não é que tenha sido uma leitura ruim, mas em comparação aos outros livros de Percy Jackson, foi o suficiente para não deixar a leitura tão fluida.
No final do livro é que A profecia das sombras fica mais interessante – quando eles encontram o novo oráculo. Aí, sim, o ritmo pega e conhecemos um pouco mais sobre a nova natureza de Apolo e Meg.
Um ponto positivo é que continuamos acompanhando o crescimento de Apolo, seus muitos traumas e histórias. E também conhecemos um pouco mais da história de Meg e o que a fez se juntar a Nero.
Não é por quanto tempo você vive que importa. É aquilo pelo que você vive.
De forma geral, foi uma leitura mediana para mim, mas vou continuar lendo a saga para descobrir o que mais vai acontecer nesse mundo.
Sobre a série As Provações de Apolo
A série, que faz parte do universo de Percy Jackson escrita por Rick Riordan, conta a história de Apolo durante sua punição (dada por Zeus, seu querido pai) como um mero mortal na Terra.
A saga tem no total 5 livros e é uma continuação direta da trilogia Percy Jackson e os Heróis do Olimpo.
Os livros de As Provações de Apolo que já resenhamos:
- O Oráculo Oculto
- A Profecia das Sombras
- O Labirinto de Fogo
- A Tumba do Tirano
- A Torre de Nero