Sou muito fã de livros de suspense. Quando vi pela primeira vez a capa de A corrente, o que me chamou atenção foi a frase de indicação do Stephen King:
“Esta história é incrivelmente original. Você não vai parar de pensar nela por muito tempo.”
Stephen King
E ele estava MUITO certo, nunca li nada parecido. Faz quase um ano que li o livro e ainda penso muito nele, e por isso achei que deveria compartilhar com vocês um pouco mais sobre.
Quem é o autor Adrian McKinty?
Antes de qualquer coisa, você precisa saber que A corrente é o único título do autor lançado no Brasil, por enquanto, e talvez esse seja o motivo dele não ser tão popular por aqui.
Adrian é nascido na Irlanda do Norte, porém hoje reside em Nova York, e já tem dezenas de suspenses publicados e premiados. Além disso, ele é escritor de crítica literária para 3 jornais: Sydney Morning Herald, o Irish Times e o Guardian.
Por que devo ler A corrente?
Já de cara o livro tem um início eletrizante.
A personagem principal Rachel acaba de deixar a filha de 13 anos no ponto do ônibus escolar e está seguindo para uma consulta médica, quando recebe uma ligação de uma pessoa desconhecida informando que sua filha foi sequestrada.
Além de ter que pagar um resgate de 25 mil dólares, como se isso não fosse o bastante, ela também precisa sequestrar uma criança (isso mesmo, sequestrar uma criança), pois agora ela faz parte da Corrente, e só depois disso que a filha dela será libertada!
O desenrolar da história te prende, pois sempre está acontecendo alguma coisa. O autor traz personagens e histórias secundárias que são muito bem trabalhadas e que no final se completam com a história principal de uma maneira muito “redondinha”.
Você não consegue largar o livro porque quer saber o que vai acontecer e quer respostas para as perguntas que ficam “pipocando” na sua mente:
- Vai dar errado o sequestro?
- Alguém em algum momento vai se negar a seguir a Corrente?
- O que acontece com quem já entrou para a Corrente?
- O que é a Corrente?
- Quando termina o seu papel dentro da Corrente?
O livro te prende do início ao fim, tem um ritmo frenético e, quando você pensa que vai dar uma acalmada, o autor te surpreende com uma Segunda Parte.
O final do livro foi muito bom, com muita ação (não esperava outra coisa pelo desenrolar da história), e fechou todas as pontas abertas.
Porém, na minha opinião, aconteceu muito rápido, muito mesmo. Eu não vou dar spoilers, mas eu comecei a ler a situação final, respirei fundo e o livro acabou! Fiquei com o sentimento que queria um pouco mais.
O que achei de A corrente?
Esse livro me fez refletir o tempo todo (e até hoje) sobre até que ponto eu iria para salvar as pessoas que amo. Sobre quem são as verdadeiras vítimas e se o fato de você ter sequestrado alguém para salvar quem ama te faz uma pessoa má.
A Corrente usa o amor como uma forma de manipular as pessoas para que elas não quebrem a corrente.
A Rachel sabe que, se ela não seguir os passos à risca, a outra mulher (que também é mãe) vai acabar matando sua filha, pois uma mãe sabe o que a outra faria para salvar o seu filho. Isso é um ponto muito forte que o livro traz.
Sem dúvidas é um livro muito bem escrito, que te faz sentir e refletir sobre coisas que normalmente não pensaria. Eu realmente me coloquei no lugar dos personagens, me perguntei o que faria para salvá-los.
Eu avalio esse livro com 5 estrelas.
E também deixo aqui uma dica e uma curiosidade:
Dica para quem for ler o livro
Se você tem filhos pequenos, esse livro pode ser um pouco intenso, minha dica é ir lendo com calma, pois ele gera alguns sentimentos fortes como raiva e medo.
Curiosidade sobre o filme de A Corrente
O livro já foi vendido para mais de 37 países e teve seus direitos de adaptação cinematográfica comprados pela gigante Paramount Pictures, de acordo com o site Omelete.
Já existe inclusive um nome cotado como diretor e produtor: Edgar Wright, que tem no currículo filmes como Baby Drive, Scott Pilgrim vs. the World e Homem Formiga.
Apesar de já ter sido negociado, ainda não tem uma data para a produção e lançamento.
Sinopse de A Corrente:
Livro: A Corrente
Autor: Adrian McKinty
Páginas: 377 páginas
Editora: Record
Ano: 2019
O dia começa como qualquer outro. Rachel Klein deixa no ponto de ônibus a filha de 13 anos, Kylie, e segue sua rotina. Mas o telefonema de um número desconhecido muda tudo. Do outro lado, uma voz de mulher avisa que Kylie está no banco de trás de seu carro, e que Rachel só verá a filha de novo se pagar um resgate — e sequestrar outra criança.
Assim como Rachel, a mulher no telefone é mãe, também teve o filho sequestrado e, se Rachel não fizer exatamente o que ela manda, o menino morre, e Kylie também. Agora Rachel faz parte da Corrente, um esquema aterrorizante que transforma os pais das vítimas em criminosos — e, ao mesmo tempo, deixa alguém muito rico.
A Corrente é implacável, apavorante e totalmente anônima. As regras são simples: entregar o valor exigido, escolher outra vítima e cometer um ato abominável do qual, apenas vinte e quatro horas antes, você se julgaria incapaz.
Rachel é uma mulher comum, mas, nos dias que se seguem, será levada a extremos que ultrapassam todos os limites do aceitável. Ela será obrigada a fazer escolhas morais inconcebíveis e executar ordens terríveis.
Os cérebros por trás da Corrente sabem que os pais farão qualquer coisa pelos filhos. Mas o que eles não sabem é que talvez tenham se deparado com uma oponente à altura. Rachel é inteligente, determinada e… uma sobrevivente.
Avaliação ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Ja tinha ouvido falar do livro mas pelos detalhes da resenha vejo que é bom e interessante. Parabéns
Obrigada!! É um livro que vale a pena ler 😀
Ótima resenha, me deixou com muita vontade em ler! O Plot me lembrou um pouco o filme A caixa.
Obrigada!! Se você ler, volta aqui nos contar o que você achou 🙂
Adorei a resenha, o livro já está na minha lista de leitura!
Obrigada!! Depois que ler, volta aqui nos contar o que você achou 😀
Já li a corrente, e concordo com cada ponto e vírgula dessa resenha. O livro é muito bom e vale a pena. Parabéns pela resenha, amei.
Obrigada!! 😀
Com certeza essa resenha me deixou muito curiosa sobre o livro! Muito bom!
Obrigada!! Se você ler, volta aqui nos contar o que você achou 🙂
Ótima resenha! ☺
Obrigada!! 😀
Não conhecia o livro e fiquei bem curiosa, certeza que vai entrar na minha lista de próximas leituras do ano.
Depois que ler, volta aqui nos contar o que você achou 🙂