Como Alexander Hamilton, um órfão sem educação formal e em uma ilha no Caribe destruída por um furacão acabou se tornando uma das pessoas mais importantes dos Estados Unidos da América?
Quem foi Alexander Hamilton
Alexander Hamilton foi um dos pais fundadores dos Estados Unidos (líderes políticos importantes que assinaram a declaração de independência ou que participaram da revolução americana).
Assistente de George Washington, Hamilton acabou se tornando o primeiro secretário do tesouro nacional, criador da guarda costeira e do primeiro banco do país. Ele foi morto em um duelo pelo vice-presidente dos Estados Unidos.
Hoje seu rosto está estampado na nota de 10 dólares:
Alexander Hamilton, o livro
A biografia de Alexander Hamilton do autor Ron Chernow foi lançada nos EUA em 2004, ganhando uma edição brasileira no final de 2020 pela editora Intrínseca.
O livro, em suas 900 páginas, narra a história de Hamilton desde sua infância (incrivelmente cheia de dores e perdas), passando por sua ascensão política e conclui com sua morte e legado.
“A história está de olho em você.”
Lin-Manuel Miranda
Acredito que muitos, assim como eu, se interessaram pela história de Alexander Hamilton por meio do musical da Broadway. Foi buscando por mais informações e curiosidades que descobri a existência dessa biografia e, claro, fiquei empolgado em ler.
Tinha apenas um problema: o livro ainda não tinha sido lançado no Brasil. E assim começou minha caça pela editora que poderia ter os direitos da obra. Felizmente por uma grande coincidência o livro foi anunciado pela Intrínseca 2 semanas depois.
O livro em si é grande. O tamanho pode assustar os que já não estão muito empolgados, mas a história é extremamente fascinante.
Já conhecia muitas das principais informações apresentadas no livro, mas isso em nenhum momento foi motivo para tornar a leitura chata ou repetitiva. A forma que o autor narra os fatos é em uma linguagem atual, o que torna a leitura prazerosa.
Para quem não gosta independência dos Estados Unidos, talvez a leitura não caia tão bem. O livro possui gigantescas informações sobre o contexto do período e isso não tinha como ficar de fora, afinal Alexander Hamilton foi fundamental nos primeiros anos do país recém independente.
Apesar de sua trajetória comovente e fascinante, Hamilton está longe de ser uma pessoa perfeita. Foi uma figura polêmica no âmbito familiar e político e sua biografia deixa isso claro.
Apesar de todas as suas conquistas, Alexander Hamilton foi o primeiro político americano a se envolver em um escândalo sexual.
Hamilton, o musical
Esta biografia de Ron Chernow foi a responsável por fazer a história de Hamilton ganhar um musical na Broadway e estourar na cultura Pop, levando diversos prêmios no teatro, música e TV.
Criado por Lin-Manuel Miranda, o musical conta a história dessa famosa figura americana em forma de Rap e Hip-Hop. E seu elenco é de maioria negra ou latina.
Sim, George Washington e Thomas Jefferson, homens brancos que foram donos de escravos, são interpretados por negros – dando o tom subversivo a obra.
“Essa é a história da América do passado, contada pela América de agora.”
Lin-Manuel Miranda
O próprio Ron Chernow foi consultor na criação do musical, apesar disso a história toma algumas liberdades poéticas, divergindo da realidade e o show. O musical ganhou uma versão filmada e está disponível no Disney Plus.
Você não controla quem vive, quem morre e quem conta a sua história
Reforço que apesar do tamanho do livro, sua leitura foi sempre agradável e com ótimas informações sobre o período da história americana.
O livro é altamente recomendado para os curiosos sobre o período da revolução americana e de excelentes biografias. Minhas expectativas, que eram altíssimas, foram atendidas.
Minha avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Ficou interessado no livro? Dá uma olhada na edição lá na Amazon!
E se você quiser saber mais sobre o Hamilton, o canal Nerdologia fez um vídeo explicando a vida de Alexander Hamilton. Confere o vídeo de 9 minutos:
Confesso que não vi o musical e nem li o livro mas esse artigo me deixou bem curiosa! Obrigada e parabéns pelo artigo!
Muito boa a resenha, realmente uma história intrigante que merece ser lida. O musical é sensacional e desperta ainda mais o interesse.
Parabéns pela resenha!
Assisti pouquíssimos musicais, mas Hamilton foi sensacional, a maneira como é contada a história ficou muito agradável de se ver e ouvir, já fiz outras leituras sobre Hamilton e outros personagens marcantes da época da Revolução Americana, não tive a oportunidade de ler a Biografia de Hamilton, mas tenho certeza de que é fascinante. Excelente resenha!
Sou grande fã do musical, já pesquisei alguns materiais extras sobre o período e sobre o próprio Hamilton, mas até então tinha a impressão de que a biografia seria uma leitura muito pesada, obrigado por mudar essa impressão!
E parabéns pela excelente resenha!
Muito obrigado pelo comentário! Sim, realmente aparenta uma leitura pesada, mas felizmente não é. A escrita do autor é show!