Não sou fã de contos e não sou fã de terror, mas li O adulto e me surpreendi.
Preciso confessar como eu cheguei nessa leitura: eu tinha acabado de ler Objetos Cortantes e fiquei curiosa para ler outros livros da autora. A escrita dela é instigante e as descrições me fizeram sentir como se fosse a personagem.
Quando vi que ela estava lançando um novo livro, resolvi comprar. Só depois que me dei conta (pela quantidade de páginas) que era um conto, e ainda de terror!
Mas antes de te contar como foi a leitura para mim, preciso te falar um pouco sobre a autora.
Quem é Gillian Flynn?
Gillian Flynn é uma escritora americana de suspense conhecida por trazer aos seus personagens um perfil psicológico intrigante. Ao todo, ela já lançou 4 livros, somando mais de 10 milhões de exemplares vendidos pelo mundo.
Suas obras são:
- Objetos Cortantes, que virou série pela HBO;
- Lugares Escuros, que virou filme;
- Garota exemplar, best-seller que virou filme;
- O adulto, ainda sem adaptação visual mas muito promissor.
O adulto é seu lançamento mais recente, um pouco diferente do habitual, e é um conto de suspense com uma pitada de terror.
O que achei do conto?
Não vou contar a história além da sinopse abaixo para não dar algum spoiler ou induzir alguém a tirar conclusões antes de ler.
Para mim foi uma leitura rápida e sem enrolação. Eu li as 64 páginas de uma vez só.
A história me prendeu tanto que não vi o tempo passar.
Me surpreendi pelo fato do livro ser objetivo, mas ao mesmo tempo ter um mistério pairando pelo ar. O enredo me envolveu de uma forma que eu PRECISAVA saber o que ia acontecer.
No meio da história, as coisas começaram a pender para o lado sobrenatural. Isso mexeu muito comigo, pois tenho medo. Fiquei com o sentimento que precisava logo chegar ao final e saber a solução da situação.
Uma parte de mim ficou aliviada quando o fim chegou, mas outra simplesmente se perguntou: o que aconteceu aqui?
O conto me fez ficar pensando nele por algum tempo, então eu considero ele bom. Porém minha avaliação é de 3 estrelas porque senti falta de mais profundidade nos personagens e na história.
Isso não significa que ele é ruim. Tive esse sentimento por estar acostumada com enredos mais longos, que tem tempo para desenvolver melhor a história.
Curiosidades sobre O adulto
O conto foi escrito a pedido de George R. R. Martin e publicado pela primeira vez em uma antologia organizada pelo autor. Além disso, foi o vencedor do Edgar Award como melhor conto de 2015.
Sinopse do livro
Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes.
Certo dia, ela atende Susan Burkes, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação.
No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance.
Se você já leu algum livro dela, conta pra gente o que achou 🙂
Gostei bastante da resenha! E também que você leu o livro até o final, mesmo sentindo medo. Eu não gosto muito de terror também, mas sempre bom testar coisas novas 😀
Ótima resenha! Gostei!