O Lorde Supremo é, enfim, a ação que faltava em a Trilogia do Mago Negro. A narrativa é muito rápida, muita coisa acontece e os personagens finalmente vão para a batalha.
O enredo de O Lorde Supremo
Nesse livro, Sonea finalmente começa a questionar os mistérios que envolvem o Lorde Supremo. Ela agora precisa entender a verdade – ou acreditar no que Akkarin tem a dizer sobre ela.
Parece um pouco tarde, mas é nesse volume que finalmente entendemos como a magia negra é, como é praticada e porque é proibida. Também entendemos um pouco mais dos conflitos políticos do país e como o próprio Clã foi formado.
É realmente muita informação, principalmente nas primeiras páginas.
“Sachaka é um país enorme e cheio de segredos. O Clã sabe que há magos lá, mas entende pouco sobre eles.”
De forma paralela, e até mesmo um pouco sem importância, Dannyl nos mostra que existe, também, atrito dentro da própria Kyralia sobre a doutrina do Clã.
Em sua pequena aventura em busca de magos clandestinos, o Embaixador, além de ter que colocar sua imagem em risco ao falar sobre seu amor por Tayend, precisa ganhar a confiança de pessoas perigosas e influente nas famílias das Casas.
Muito diferente dos outros livros, todo o enredo acontece muito rápido. A história é muito mais dinâmica e divertida. Muitas revelações são feitas, muitas intrigas do passado são explicadas em um só volume.
Também temos muito mais romance, e todos eles, diga-se de passagem, são muito complicados.
Os personagens
Quem não queria conhecer melhor Akkarin, o nosso Lorde Supremo?
Nesse livro, ele finalmente se abre e todos os seus mistérios são revelados. Ele prova não ser tão sádico quanto parecia e de ser capaz de sentir, de se arrepender e de ter grandes responsabilidades perante as pessoas da cidade – sendo elas da favela, das casas ou do próprio Clã.
Mais do que ninguém, Sonea cresce e tem plena certeza que seu lugar não é se escondendo. Ela sabe que precisa estar na linha de frente defendendo àqueles que ama, não importando se seu orgulho for ferido ou se sua vida corre risco. É uma garota extremamente determina a alcançar seus objetivos.
Cery também nos mostra como amadureceu e cresceu na sociedade dos ladrões. Ele tem um importante papel na trama e na guerra que está por vir. Ele até encontra a sua forma de felicidade, além de respeito e fama por todo seu trabalho. Bastante diferente do que aconteceu no segundo livro, A Aprendiz.
Rothen não aparece muito, mas defende Sonea até o fim mesmo sem acreditar nela. Ele demonstra uma verdadeira atitude paternal, mais do que com seu próprio filho, Dorrien. É uma pena que um personagem tão querido não tenha tanto foco dessa vez.
Sobre Dorrien? Bem, ele é praticamente esquecido.
Opiniões finais sobre O Lorde Supremo
O Lorde Supremo é um bom fechamento para a saga. O começo da leitura é eletrizante, com mudanças radicais acontecendo já nas primeiras 100 páginas.
Dou alguns pontos de atenção para partes mal exploradas – o que é engraçado, porque nos livros anteriores alguns assuntos eram explorados em exagero. Alguns relacionamentos poderiam ter sido levados com mais calma, e não apenas jogados de qualquer jeito.
“Ele estava realmente feliz em tê-la como aprendiz? A ideia era estranhamente atraente. Talvez ela de fato tivesse conquistado o título: a favorita do Lorde Supremo.
Ela. A garota da favela.”
Também percebi que a tradução, ou o texto original, tinham vários vícios de linguagem. Algo bastante incômodo e que deixa a leitura repetitiva e pouco natural.
É uma pena, também, que o final seja um pouco previsível. Algumas mortes imprevistas acontecem, sim, mas eu não achei nenhuma delas chocante. A luta decisiva foi um pouco rápida, apesar de toda a enrolação para ela acontecer.
De forma geral foi uma boa leitura, mas eu não a recomendo para quem tem dificuldade com narrativas lentas. Minha nota para O Lorde Supremo é 3 de 5 ⭐⭐⭐.
Sinopse de O Lorde Supremo
Título: O Lorde Supremo
Série: Trilogia do Mago Negro
Autor: Trudi Canavan
Páginas: 324
Sinopse: “Na cidade de Imardin, onde aqueles que têm magia têm poder, uma jovem garota de rua, adotada pelo Clã dos Magos, se encontra no centro de uma terrível trama que pode destruir o mundo todo. Sonea aprendeu muito no Clã, e os outros aprendizes agora a tratam com um respeito relutante.
No entanto, ela não pode esquecer o que viu na sala subterrânea do Lorde Supremo, ou seu aviso de que o antigo inimigo do reino está crescendo em poder novamente. Conforme Sonea evolui no aprendizado, começa a duvidar da palavra do mestre de seu clã. Poderia a verdade ser tão aterrorizante quanto Akkarin afirma? Ou ele está tentando enganá-la para que Sonea o ajude em algum terrível esquema sombrio?”
Ate hj não superei o Akkarin.. kk