Os sete maridos de Evelyn Hugo é um livro bem popular de Taylor Jenkins Reid. Ele foi lançado em 2019, mas continuou na lista de livros mais vendidos de 2021.
E eu entendo porque esse livro é tão popular. Ele, apesar de falar da vida romântica de Hugo, vai muito além disso, traçando a personalidade da estrela de Hollywood de uma forma que parece que ela é, de fato, real.
A sensação que eu tive enquanto lia era que estava lendo uma autobiografia. E em muitos momentos a história me doeu junto com a atriz.
Um pouco da história de Evelyn Hugo
Evelyn Hugo é uma figura lendária de Hollywood. Daquelas bem famosas mesmo, estilo Brad Pitt e Angelina Jolie. E, como toda figura famosa, ela é cercada por fofocas e escândalos.
O maior dos escândalos de sua vida foi ter se casado nada menos do que 7 vezes.
E aí todo mundo quer saber: por que essa mulher linda e maravilhosa se casou 7 vezes? Quem foi seu verdadeiro amor? O que realmente aconteceu em cada um desses casamentos?
Bom, aparentemente é uma jornalista, até então desconhecida, que será a única pessoa que poderá finalmente arrancar essas tão esperadas respostas.
Por uma razão que ninguém entende, ela é escolhida pela própria Hugo para escrever a biografia autorizada da famosa. E Hugo também não parece querer dizer porque, além da boa escrita, ela escolheu Monique entre tantas outras.
Ao contrário do que se pensa, essa biografia não vai falar apenas de homens e casamentos. Ela vai falar sobre toda a vida de Evelyn, desde o começo da sua fama, o que ela fez para estar nos holofotes (sem vergonha nenhuma) e as verdades das pessoas que ela conheceu e amou. Tudo isso para que as pessoas saibam quem ela realmente foi.
É verdade que essa história começa de um jeito extremamente clichê. Quem nunca viu um filme ou livro sobre uma jornalista, morando no meio da selva que é NY, que de repente é escolhida aleatoriamente para uma oportunidade incrível? Sendo que a escolha claramente não é nada aleatória?
Mas a história de Evelyn começa de forma bastante envolvente.
O que é necessário para chegar à fama?
Como eu não me canso de repetir, a história de Evelyn e sua personalidade é tão bem escrita que parece que estamos encarando uma história de não ficção.
O começo da história de Evelyn é triste, cheio de dificuldades e, claro, mostrando o verdadeiro cenário que é ser famosa em um lugar como Hollywood. E Evelyn fez tudo, por inocência ou não, para chegar nos holofotes.
Sua história com cada marido vai se desenrolando enquanto vemos a mais famosa das famosas contar o que ela precisou fazer para chegar lá. Um casamento para sair de casa, um casamento com um famoso, e um casamento de fachada, como alguns outros.
Mas isso eu não vou te contar porque acaba matando um pouco da surpresa do livro 😉
Um pequeno ponto: perde um pouco o ritmo
Depois da metade, os altos e baixos dão uma desacelerada e a história foca em uma parte específica do romance que eu, particularmente, achei um pouco enrolada demais. É um tal de vai e volta que eu gostaria que tivesse sido mais rápido, apesar da beleza do amor que Evelyn demonstra.
E quando chega próximo ao desfecho, você simplesmente já sabe o que vai acontecer. Já dá pra ligar os pontinhos muito antes que a protagonista.
Essas duas questões me fizeram desanimar um pouco e diminuir o ritmo de leitura, a qual até então estava bem acelerada.
Considerações finais de Os sete maridos de Evelyn Hugo
Mesmo considerando os pontos negativos que comentei, foi uma boa leitura. A escritora faz uma construção de personagem de uma forma que me deixou admirada.
Também o livro tem uma forte mensagem sobre a sexualidade e bissexualidade. Mesmo hoje sendo mais fácil falar sobre isso, na época era ainda pior, com consequências ainda mais duras, e isso fica muito explícito na história.
Fora também sobre toda a relação de machismo. Enquanto Evelyn era assediada, quem sofria as consequências era sempre ela. E, porque ela tinha um objetivo em mente, ela tolerou muito daquelas coisas.
Eles são só maridos.
Os setes maridos de evelyn Hugo
A Evelyn Hugo sou eu.
Um livro cativante para você que está buscando um romance com uma trama que vai além do amor entre duas pessoas, mas uma vida para experenciar.
Curiosidade: onde Taylor Jenkins Reid buscou inspiração para o livro Os sete maridos de Evelyn Hugo?
A autora, em seu perfil do Goodreads, comenta que se inspirou na biografia da atriz e cantora americana Ava Gardner. Ela é considera uma das 50 maiores estrelas do Estados Unidos que ficou particularmente famosa na década de 40 (no filme The Killers).
Ava Gardner também teve um começo difícil de vida. Seus pais perderam o que tinha e ela teve que trabalhar desde cedo. Diferente de Evelyn, ela se casou 3 vezes, sendo o último marido o próprio Frank Sinatra. Como eles se separaram em 57, o casal acabou ficando apenas 6 anos juntos.
Se você gostou desse livro, tenho outra sugestão de leitura para você: As Vantagens de ser Invisível, de Stephen Chbosky. Ele é um romance adolescente que também fala de muitas questões importantes. É de tocar o coração.
Se você já leu Os 7 Maridos de Evelyn Hugo e gostou, não deixe de conferir os outros livros de Taylor Jenkins Reid.